Novo painel do Blogger não tem “Editar HTML” #fail

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O Blogger anunciou para esse ano de 2011 grandes novidades para o serviço, incluindo total reformulação da interface de usuário, no painel de controle de nossos blogs. Algumas pessoas já estão usando o novo painel, mas todos notaram e reclamaram da mesma coisa: o menu “Editar HTML” sumiu e não é possível mais acessar o código fonte do template. Isso é um problemão! Mas tem solução.

ATUALIZAÇÃO: O Novo painel foi totalmente reeditado e está liberado para todos os usuários do Blogger. Além disso o problema do editor HTML também foi corrigido. Veja mais detalhes aqui: Como editar Templates e fazer backups no Novo Blogger?

Para quem não está sabendo das novidades do Blogger, recomendo que leia os seguintes posts:

A grande novidade e que está sendo liberada aos poucos, é a nova interface do painel. Ainda não foi liberada para todos e você pode ver se é um dos felizardos, acessando o Blogger pelo link http://draft.blogger.com – que é o painel de testes.

O problema é que não está mais disponível o menu “Editar HTML” para mexermos no código fonte do layout do blog. Isso significa que fica impossível, no novo painel, fazer modificações diretamente no código HTML e CSS dos templates de terceiros.

O menu de layout ficou assim, com apenas essas opções:

novo-blogger-menu-modelo

Nesse menu “Modelo” só é possível escolher algum dos modelos de layout recentes do Blogger, fazer backup/upload do nosso template ou voltar para os antigos modelos pré-2006.

novo-backup-blogger

Mas não encontramos em lugar algum a possibilidade de fazer alterações diretas no código como é possível no painel padrão, quando acessamos o menu “Design” ~> Editar HTML”:

Nesse menu e nessa tela podemos acessar diretamente o código que monta nossos blogs. Isso não existe no novo painel do Blogger.

Mas há uma solução. Você ainda pode acessar o painel antigo para fazer modificações pelo editor HTML ou se não gostar da nova interface. Para isso acesse o Blogger pelo endereço padrão: http://www.blogger.com.

Se você notou, há dois endereços para acessar o painel do Blogger. O outro é o http://draft.blogger.com que é o “Blogger em rascunho, um lugar de testes da plataforma. Como o novo painel é ainda uma versão de testes, é possível, acessando o endereço original, entrar no antigo Blogger.

Se ainda entrar para o novo painel, será preciso desmarcar a opção que torna o “Blogger em rascunho” (Draft Blogger) padrão, como ilustra a imagem abaixo:

desmarcar-blogger-draft

Desmarcando essa opção, volte a acessar o painel do Blogger, agora pelo endereço padrão http://www.blogger.com que tudo voltará ao normal. Mesmo assim, a nova interface continua acessível e funcionando pelo endereço do Draft.

O que podemos esperar é que, depois dessa fase de testes do novo painel do Blogger, seja liberado editor HTML como era antes. Não faz sentido a equipe do Blogger nos limitar nisso.

Vamos aguardar o que ainda virá.

.

27 Comentários

  1. Não gostei desse novo painel, preferia como era antes. Só não vou desmarcar a opção do Blogger em rascunho, pois gosto de ver as estatísticas…

    Responder

  2. Caso o blogger não inclua esta opção será um grande erro. O barato do blogger é justamente o usuário ter o controle de tudo, ou quase.

    Responder

  3. Tinha ficado tão feliz ao abrir meu blogger hoje, quando vi meu painel novo tal…me bati a manhã inteira atrás do “editar html” e nada aff fiquei muito triste…mais logo logo eles arrumam…Será??

    Responder

  4. Olá,

    O Blogger errou feio em ocultar o Editor de HTML. Se isso continuar, a única maneira, pelo menos até agora, será baixar o modelo completo, editar em aplicativo ou mesmo no bloco de notas, “upar” para o Blogger e “Zas”: reze para que não dê erro!

    Espero que o Blogger repense sobre isso.

    Até lá.

    Responder

  5. vim perceber hoje isso, se limitarem o blogger a isso irei pagar uma hospedagem e migrar para o wordpress, do que adianta uma atualização dessas limitando os usuarios a isso.

    Responder

  6. Arrastei uns gadgets do Blogger pelo novo painel, daí fui editar o HTML no painel antigo e não estou conseguindo mais. Na hora de salvar está dando essa mensagem de erro:
    <>
    Nem clicando no Botão Azul “Limpar Edições” tal erro é corrigido. #FAIL

    Responder

  7. O que eles ganham com isso? Realmente não dá pra entender o porquê deles tirarem a opção de “editar html”. Era uma das únicas coisas que o blogger tinha de positivo em relação ao wordpress.

    Responder

  8. Vão para o WordPress.com que lá é melhor, eu antigamente não trocava o blogger por nada, mas desde esses dias pra cá vi que o blog está limitando isso, a maioria das ferramentas não funcionam, ou dão erro, agora isso, muita mancada do blogger !

    Responder

  9. Bom primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo ótimo blog, bem organizado, layout bacana e escrita impecável. A minha opinião sincera sobre o assunto é: Se o blogger ficar em definitivo sem a opção editar html, eu e vários amigos blogueiros iremos para a plataforma WordPress, simples assim. Espero realmente que isso seja apenas temporário e que a equipe do blogger adicione a esse novo painel a função de editar o html, pois se não fizer isso, claramente irá perder alguns usuários.

    Abraço e sucesso.

    Responder

  10. Gente, existe sim uma maneira de editar o HTML. Você vai na aba modelo e desce até o fim da página, no fim existem 3 opções “Fazer Backup/Restaurar modelo” e logo após essa tem “Editar Modelo” é nessa em que você edita o HTML do seu blog e etc. Enfim, espero ter ajudado. Abraços :*

    Responder

  11. Fala Marcos, existe essa opção sim, é só acessar a guia “Modelo” e depois ir em “editar modelo”. Lá você poderá fazer quaisquer modificações em seu código fonte, assim como no padrão.

    Responder

  12. Pingback: Liberado oficialmente o novo painel do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  13. Qundo essa plataforma nova apareceu para mim eu conseguia usar o HTML normalmente clicndo em MODELO. Mas agora simplesmente sumiu. Vlw pela dica, Marcos. Tô compartilhando 😉

    Responder

  14. Eu tô odiando esse novo modelo.
    Uso um template modificado e hoje abri o blog para incluir um marcador e vi que estou de mãos atadas. Vou seguir as dicas de vocês. Mas estava com pressa e no modelo antigo faria isso em um minuto.
    O jeito agora é aprender a usar o WordPress e migrar.
    Tem como a gente reclamar, fazer uma manisfestação virtual? 😀
    Obrigada pelas dicas, mais tarde vejo todas.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.