Como usar Webmaster Tools do Bing: Sitemap e SEO no Bing

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

bing-logomarcaJá faz tempo que a Microsoft lançou o Bing, um mecanismo de busca para fazer frente ao todo poderoso Google (luta inglória). Não podemos ignorar que uma parcela (pequena) usa o Bing para buscas e o seu blog precisa ser encontrado lá também. Há um novo serviço de Webmaster para você adicionar seu blog, criar sitemaps e aprender um pouco mais de SEO.

No final desse post tem link para criar sitemap no Google.

Eu já ensinei como criar um sitemap para o Bing, mas esse recurso foi totalmente substituído pelo novo no dia 21 de Julho/2010. Então, vamos nos atualizar. A novidade foi oficialmente anunciada aqui:

Tá praticamente tudo renovado e com recursos muito sofisticados de acompanhamento da indexação de seu blog. É um pouco “cópia” do que já temos no Google Webmaster Tools no “Termos de pesquisa”.

bing-webmaster-painel

Como adicionar seu blog no Bing Webmaster Tools

A primeira coisa é criar uma conta ou usar a que você já tem para os serviços das páginas da Microsoft, como a do Hotmail por exemplo.

Acesse: http://www.bing.com/webmaster/

Se for a primeira vez que acessar o serviço e nunca tiver enviado sua URL, será exibida a opção de “Add site”. Você pode ter vários sites/blogs numa mesma conta.

Clique no botão “Add site” (1.) para adicionar a URL de seu blog.

add-site-bing-webmaster

Digite o endereço do seu blog onde está indicado (2.) e clique no botão “Submit” para enviar sua solicitação (3.).

Agora vem o passo da verificação. Eles vão exibir uma janela para solicitar comprovação de que você é o “dono” do site/blog em questão. Você terá duas formas para comprovar isso: “Option 1” é hospedando um arquivo do tipo XML no Host onde está o seu blog (para caso de blogs no WordPress.org, por exemplo); já a “Option 2” é adicionar uma meta-tag no código fonte do seu blog (recomendável no caso de blogs no Blogger/Blogspot).

own-blog-bing-verificar

Siga os passos (não tem mistério).

No caso de quem usa o Blogger (Blogspot), vá ao painel, clique no menu “Design” ~> “Editar HTML” e procure pela linha “<head>” e imediatamente ABAIXO dela, cole o trecho de meta-tag.

Depois de cumprir o procedimento solicitado, clique no botão “Verify” para que o sistema do Bing confirme seu cadastro. O rastreamento e exibição de dados de indexação podem levar vários dias para começar a aparecer.

Adicionando Sitemap de seu blog no Bing Webmaster Tools

Até agora só cadastramos o seu blog e o passo mais importante disso tudo é enviar um sitemap para que seu blog seja mais rapidamente rastreado e ajude os algoritmos a lerem e encontrarem seu conteúdo (saber que seu blog existe e tudo o que tem nele).

Dentro do painel do serviço do Bing Webmaster Tools e com o seu blog já verificado, clique na sua URL. Na página que abrir, clique no menu “Crawl” (1.) e depois no link “Sitemaps” (2.):

add-sitemap-bing

Para começar, clique no botão “Add Sitemap”. Nesse ponto você terá de adicionar o endereço do arquivo de sitemap do seu blog.

submit-sitemap-bing

 

ATENÇÃO: esse endereço do Sitemap é diferente para blogs no Blogger e para blogs feitos no WordPress.org. Por isso veja o seu caso abaixo e siga como instruído.

Para blogs no WordPress.org

Nesse caso o procedimento é simples. Basta criar ou já ter criado um arquivo XML do seu sitemap, hospedado em seu host e adicionar o link na parte indicada do procedimento, clicando no botão “Submit”.

Para blogs no Blogger (Blogspot)

Esse é bem simples. Onde você deve entrar com o endereço do sitemap, você vai entrar com o endereço padrão de Feed do Blogger, como no exemplo abaixo:

URL-do-Blog.blogspot.com/feeds/posts/default

E se for de um domínio próprio, algo do tipo:

URL-do-Blog.com.br/feeds/posts/default

Assim, clique em “Submit” e pronto.

A própria microsoft tem seu “roteiro” e dicas de SEO, onde dou destaque ao seguinte link: Search Engine Optimization For Bing (em inglês). Claro, que é ainda mais importante ter o seu blog bem indexado no Google, já que é o líder de mercado para buscas na internet:

E para mais artigos sobre SEO/indexação, veja nossa lista de artigos:

.

19 Comentários

  1. E pra esse sitemap não precisa fazer igual no Google caso tenha mais de 100 posts?
    É bem melhor assim…

    @carlostomaz

    Responder

  2. O único inconveniente dessa página do Bing é que agora é preciso ter o Silverlight instalado. Será que a Microsoft não vê que o Silverlight funciona muito mal no Linux?

    Siverlight = Moonlight = …nada. Não consegui ver nada.

    O Bing é bom só com imagens mesmo.

    (Marco Damaceno)

    Responder

  3. Concordo com o Marco Damaceno, é sacanagem fazer a gente baixar Siverlight. Não inclui meu blog do Bing, pronto.

    Responder

  4. Marcos, quando nos colocamos esses códigos de verificações no layout, após ser feita a verificação podemos removê-los? Ou são necessários ficar permanentemente no código fonte do blog… Eu sempre os mantive, mas se da para retirar, é uma linha a menos no código, aliás, duas, a do bing e do google.

    Responder

  5. @Krusty,
    Infelizmente tem que manter as tags.
    Elas retorna informações que garantem a privacidade de seus dados.

    Responder

  6. Dica muito útil. Faz mais de um mês que estou tentando cadastrar o meu site no Bing. Mas o meu problema era com a tag de verificação que é criada com aspas duplas e, no caso, do blogspot precisa ser com aspas simples. Espero que valha à pena, pois outros buscadores como o Yahoo não representam nem 1% do Google, por exemplo.

    Responder

  7. Muito bom Marcos, já fiz no meu blog. Considero isso extremamente importante, muitas das vezes nos preocupamos apenas em estar BEM perante o Google, porém o ideal é estar em todos os motores de busca.

    Abraços

    Responder

  8. O bing Webmaster Tools está com uma nova interface!

    Seria melhor atualizar o artigo, há muitas coisas novas no Bing Webmaster Tools,que eu mesmo nao compreendi.

    Responder

  9. Olá. Eu adicionei no Bing um sitemap do meu Blogger a terminar “url do meu blogger/feeds/posts/default” mas o Bing diz que o feed está vazio. Entretanto adicionei outro codigo para sitemap para blogger que é este urldoblogger/atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=500 e agora ainda está pendente, sei que o primeiro não foi aceite no bing.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.