Como usar Webmaster Tools do Bing: Sitemap e SEO no Bing

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

bing-logomarcaJá faz tempo que a Microsoft lançou o Bing, um mecanismo de busca para fazer frente ao todo poderoso Google (luta inglória). Não podemos ignorar que uma parcela (pequena) usa o Bing para buscas e o seu blog precisa ser encontrado lá também. Há um novo serviço de Webmaster para você adicionar seu blog, criar sitemaps e aprender um pouco mais de SEO.

No final desse post tem link para criar sitemap no Google.

Eu já ensinei como criar um sitemap para o Bing, mas esse recurso foi totalmente substituído pelo novo no dia 21 de Julho/2010. Então, vamos nos atualizar. A novidade foi oficialmente anunciada aqui:

Tá praticamente tudo renovado e com recursos muito sofisticados de acompanhamento da indexação de seu blog. É um pouco “cópia” do que já temos no Google Webmaster Tools no “Termos de pesquisa”.

bing-webmaster-painel

Como adicionar seu blog no Bing Webmaster Tools

A primeira coisa é criar uma conta ou usar a que você já tem para os serviços das páginas da Microsoft, como a do Hotmail por exemplo.

Acesse: http://www.bing.com/webmaster/

Se for a primeira vez que acessar o serviço e nunca tiver enviado sua URL, será exibida a opção de “Add site”. Você pode ter vários sites/blogs numa mesma conta.

Clique no botão “Add site” (1.) para adicionar a URL de seu blog.

add-site-bing-webmaster

Digite o endereço do seu blog onde está indicado (2.) e clique no botão “Submit” para enviar sua solicitação (3.).

Agora vem o passo da verificação. Eles vão exibir uma janela para solicitar comprovação de que você é o “dono” do site/blog em questão. Você terá duas formas para comprovar isso: “Option 1” é hospedando um arquivo do tipo XML no Host onde está o seu blog (para caso de blogs no WordPress.org, por exemplo); já a “Option 2” é adicionar uma meta-tag no código fonte do seu blog (recomendável no caso de blogs no Blogger/Blogspot).

own-blog-bing-verificar

Siga os passos (não tem mistério).

No caso de quem usa o Blogger (Blogspot), vá ao painel, clique no menu “Design” ~> “Editar HTML” e procure pela linha “<head>” e imediatamente ABAIXO dela, cole o trecho de meta-tag.

Depois de cumprir o procedimento solicitado, clique no botão “Verify” para que o sistema do Bing confirme seu cadastro. O rastreamento e exibição de dados de indexação podem levar vários dias para começar a aparecer.

Adicionando Sitemap de seu blog no Bing Webmaster Tools

Até agora só cadastramos o seu blog e o passo mais importante disso tudo é enviar um sitemap para que seu blog seja mais rapidamente rastreado e ajude os algoritmos a lerem e encontrarem seu conteúdo (saber que seu blog existe e tudo o que tem nele).

Dentro do painel do serviço do Bing Webmaster Tools e com o seu blog já verificado, clique na sua URL. Na página que abrir, clique no menu “Crawl” (1.) e depois no link “Sitemaps” (2.):

add-sitemap-bing

Para começar, clique no botão “Add Sitemap”. Nesse ponto você terá de adicionar o endereço do arquivo de sitemap do seu blog.

submit-sitemap-bing

 

ATENÇÃO: esse endereço do Sitemap é diferente para blogs no Blogger e para blogs feitos no WordPress.org. Por isso veja o seu caso abaixo e siga como instruído.

Para blogs no WordPress.org

Nesse caso o procedimento é simples. Basta criar ou já ter criado um arquivo XML do seu sitemap, hospedado em seu host e adicionar o link na parte indicada do procedimento, clicando no botão “Submit”.

Para blogs no Blogger (Blogspot)

Esse é bem simples. Onde você deve entrar com o endereço do sitemap, você vai entrar com o endereço padrão de Feed do Blogger, como no exemplo abaixo:

URL-do-Blog.blogspot.com/feeds/posts/default

E se for de um domínio próprio, algo do tipo:

URL-do-Blog.com.br/feeds/posts/default

Assim, clique em “Submit” e pronto.

A própria microsoft tem seu “roteiro” e dicas de SEO, onde dou destaque ao seguinte link: Search Engine Optimization For Bing (em inglês). Claro, que é ainda mais importante ter o seu blog bem indexado no Google, já que é o líder de mercado para buscas na internet:

E para mais artigos sobre SEO/indexação, veja nossa lista de artigos:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

19 Comentários

  1. E pra esse sitemap não precisa fazer igual no Google caso tenha mais de 100 posts?
    É bem melhor assim…

    @carlostomaz

    Responder

  2. O único inconveniente dessa página do Bing é que agora é preciso ter o Silverlight instalado. Será que a Microsoft não vê que o Silverlight funciona muito mal no Linux?

    Siverlight = Moonlight = …nada. Não consegui ver nada.

    O Bing é bom só com imagens mesmo.

    (Marco Damaceno)

    Responder

  3. Concordo com o Marco Damaceno, é sacanagem fazer a gente baixar Siverlight. Não inclui meu blog do Bing, pronto.

    Responder

  4. Marcos, quando nos colocamos esses códigos de verificações no layout, após ser feita a verificação podemos removê-los? Ou são necessários ficar permanentemente no código fonte do blog… Eu sempre os mantive, mas se da para retirar, é uma linha a menos no código, aliás, duas, a do bing e do google.

    Responder

  5. @Krusty,
    Infelizmente tem que manter as tags.
    Elas retorna informações que garantem a privacidade de seus dados.

    Responder

  6. Dica muito útil. Faz mais de um mês que estou tentando cadastrar o meu site no Bing. Mas o meu problema era com a tag de verificação que é criada com aspas duplas e, no caso, do blogspot precisa ser com aspas simples. Espero que valha à pena, pois outros buscadores como o Yahoo não representam nem 1% do Google, por exemplo.

    Responder

  7. Muito bom Marcos, já fiz no meu blog. Considero isso extremamente importante, muitas das vezes nos preocupamos apenas em estar BEM perante o Google, porém o ideal é estar em todos os motores de busca.

    Abraços

    Responder

  8. O bing Webmaster Tools está com uma nova interface!

    Seria melhor atualizar o artigo, há muitas coisas novas no Bing Webmaster Tools,que eu mesmo nao compreendi.

    Responder

  9. Olá. Eu adicionei no Bing um sitemap do meu Blogger a terminar “url do meu blogger/feeds/posts/default” mas o Bing diz que o feed está vazio. Entretanto adicionei outro codigo para sitemap para blogger que é este urldoblogger/atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=500 e agora ainda está pendente, sei que o primeiro não foi aceite no bing.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.