O conteúdo ainda é Rei. Mas seu Blog é Relevante?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Depois de tantas atualizações do Google, entre Pandas e Pinguins, muitos blogueiros ficaram perdidos sem saber como se recuperar das perdas de visitas e posições nos resultados de busca. A grande questão é que o principal “segredo” e SEO continua sendo o mesmo: o Conteúdo é Rei! Mas como tornar o conteúdo de seu blog novamente relevante?

A linha que separa um blog inútil de um blog com conteúdo relevante é bem definida, mas poucos são capazes de perceber a diferença e podem passar anos insistindo no mesmo erro. O que deixa a maioria dos blogueiros perdidos é não entender como as técnicas de SEO pararam de funcionar ou não funcionam mais como antes.

Todos se voltam para a qualidade do conteúdo, atualizações mais constantes e tentam multiplicar sua presença e interação nas redes sociais para recuperar as perdas. Muitos já nem conseguem mais boa indexação no Google, por mais que insistam.

Para aqueles que ainda são iniciantes no mundo dos blogs, a luta parece ainda mais desigual.

No fim todos se justificam com as mesmas desculpas: fazem o melhor possível, criam conteúdo original e de qualidade. O problema é que isso não basta para o Google. Há algo que sempre fica faltando na maioria dos blogs e que é o grande segredo, a verdadeira arma para se lutar por indexação nos mecanismos de Busca.

Resolva problemas!

Sim, o segredo é simples: quanto mais o conteúdo do seu blog for capaz de resolver problemas das pessoas, tirar dúvidas, apresentar soluções e provar-se útil para um público específico, maiores são as suas chances de indexação, mais o Google vai gostar de você.

Este é o verdadeiro significado da palavra “relevante” para o Google. Não basta ter a informação completa sobre determinado assunto, é preciso resolver problemas.

A grande maioria das buscas feitas são com perguntas sobre dúvidas e problemas que as pessoas querem ver resolvidos. Mesmo quem quer encontrar uma simples receita de brigadeiros ou vai escolher qual carro comprar.

Por isso mesmo que não basta produzir conteúdo constantemente ou tentar ter a maior qualidade possível. Você poderá conseguir isso, mas se o seu post não atende à uma demanda específica de um público específico, dificilmente terá chances de ficar bem posicionado para as palavras chave que você deseja.

É claro que nem todo conteúdo que você publicar em seu blog vai ser respondendo dúvidas e apresentando soluções para algo especificamente. Basta pensar no conjunto de todos os seus artigos e como eles estão interligados; então faça a seguinte pergunta: como isso pode ajudar alguém?

.

13 Comentários

  1. Fantástico artigo Marcos, comigo aconteceu o que você falou, demorei para perceber que estava criando conteúdo inútil e por isto o Google não estava indexando, pois as técnicas de otimização já não funcionam tão bem como antigamente. Agora o foco é realmente resolver os problemas das pessoas!

    Forte abraço e sucesso!

    Responder

  2. No começo, quando comecei com meu blog, indexar um artigo era moleza. Agora, com tamanha carga de conteúdo para o Google analisar diariamente, parece mesmo estar mais difícil conseguir uma boa colocação nos resultados de buscas.

    Realmente, descobrir esse diferencial tornou-se o grande segredo.

    Responder

  3. isso deve explicar porque, mesmo não sendo os temas mais postados no Pitacos de Lua, lá em estatísticas, em entradas e palavras chaves os posts mais mostrados são quase sempre as que tem passo a passo, Pap…

    Responder

  4. Isso mesmo Marcos, tem que ter conteúdo e ser relevante. Estou começando agora, mas estou adotando esse modelo. Bom que você com a sua expertise, recomenda que deve ser assim. Valeu muito.

    Responder

  5. Concordo com o que você disse Marcos.
    Tento criar conteúdo de qualidade, porém estou começando com meu blog, e ainda tenho pouco conteúdo.
    Minha dúvida é: Devo divulgar meu blog logo de início, ou devo esperar mais tempo e ter mais conteúdo para iniciar a divulgação?

    Obrigado,
    Parabéns pelo seu blog!

    Responder

  6. Sou blogueiro há anos! Tenho autoridade para falar que nem sempre contéudo é importante, e sim o que você disse,ou seja, o que as pessoas estão buscando na internet todas as horas, se você usar palavras chaves e tiver um site de “autoridade” quando voce consegue essas tres coisas, basta escrever duas ou tres linhas que já está indexado. Mas tem um detalhe: O conteúdo + o que as pessoas estão buscando + palavras chaves = presença na primeira página

    Responder

    • Moisés,

      Nesse ponto você está muito equivocado. O Google não aceita conteúdos de baixa qualidade e incompletos. Ainda mais agora com a nova atualização. Não faz o menor sentido o que você disso e não há chances de ser indexado pensando e agindo assim.

      Responder

    • Se seu conteúdo for novo e exclusivo, com certeza você será indexado. É o caso do seu portal (Atualizado com coisas sempre novas e de forma rápida), um vídeo que passou pela manhã na TV e você já posta depois do meio dia) as pessoas pesquisam por data e você é beneficiado. Por isso vc tem razão.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.