O conteúdo do seu blog é coerente? 5 Dicas sobre coerência textual

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

coerencia-artigo-setaBoa parte do conteúdo de um blog é baseado em texto, escrevemos artigos e postagens. Algo que tenho observado é que poucos blogs, mesmo os mais famosos erram em uma questão básica na hora de produzir seus posts: não são coerentes. Produzir textos coerentes é garantir o sentido. Quando nos deparamos com textos fracos em coerência, desistimos de ler e isso ainda afasta o seu público.


Não ter coerência nem sempre significa estar errado, mas apenas não ser capaz de produzir conteúdo que pecam em continuidade de idéias (misturam idéias), não têm uma conclusão clara ou até exageram no grau de informalidade e até são fracos no uso de argumentos.

Já comecei a abordar um pouco desse tema num outro post que recomendo como leitura complementar:

Assim, escolhi algumas dicas que podem ajudar você a pensar sobre a estruturação do conteúdo de seu blog e servir como métrica na hora de você criar e avaliar esse conteúdo.

1. Títulos inadequados
Escreva títulos pertinentes e relevantes, que descrevem o conteúdo e que dão força à URL de sua página.

2. Descontinuidade temática
Tente sempre abordar um único tema por post. Isso ajuda a escrever artigos menores, mais objetivos e focados. Você pode se perder quanto maior for o post e quanto mais subtemas tentar abordar.

IE236-042

3. Organização e encadeamento de idéias
Monte um mapa de idéias para seu blog e pense sempre como esses temas e conteúdos podem estar interligados. Organização ajuda você a sempre produzir mais conteúdo e até a manter seu blog sempre atualizado.

4. Inconsistência de argumentação
Não jogue idéias de qualquer maneira em seu blog. Pesquise, aprofunde e cite fontes. Pense em seus argumentos e monte sua estratégia para defender seu ponto de vista.

5. Configuração do texto
Basta lembrar das aulas de redação do seu tempo de escola: um texto é composto de introdução, desenvolvimento e conclusão. Ao escrever pense também na estrutura que o seu texto terá, qual será o tamanho dos parágrafos, usando frases pequenas.

Existem outros elementos importantes na estrutura e construção da coerência de um texto, mas observando esses, naturalmente você conseguirá melhorar sua produção de conteúdo. E, uma última dica: os rascunhos ajudam muito!

Outros posts sobre criação de conteúdo:

.

2 Comentários

  1. Instintivamente já procurava seguir esses preceitos. Inclusive até mesmo em meus comentários deixados em post dos blogs que leio. Mas vou procurar aperfeiçoar ainda mais essas dicas valiosas.

    Algumas postagens minhas foram elaboradas de maneira bem legal, mas ainda peco em várias questões. Obrigado pelo direcionamento que tem dado a nós blogueiros.

    Abraço
    Roger Dance

    Responder

  2. Gostei das dicas. O meu tema principal são pesquisas sobre o tema da felicidade. Mas também tento abordar sub-temas relacionando-o sempre com o tema principal e incluindo também alguns episódios da minha vida (para não se tornar um blog monótono). Espero que o que escreva faça sentido, mas, de qualquer modo, vou ter em conta as suas dicas.
    Um abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.