O desafio dos Blogs: qual o tamanho do conteúdo na internet [Infográfico]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Já sabemos que a internet tem um tamanho quase incalculável e que há cada vez mais pessoas acessando e cada vez mais pessoas produzindo conteúdo. Mas, qual o tamanho desse conteúdo e como isso pode ser um desafio para nós blogueiros que queremos ser lidos e encontrados? Nesse infográfico podemos ver quanto conteúdo é produzido nas redes sociais e blogs e, saiba, o desafio é mesmo grande!

Já publiquei aqui diversos posts falando que blogar não é uma tarefa simples e que há muita concorrência, bem como é preciso dedicação:

Encontrei um ótimo infográfico que detalha a quantidade de conteúdo que é publicado diariamente na internet. Vou dividir ele em partes e comentar as mais interessantes. Esse infográfico foi produzido originalmente pelo Contently no post “How much content is on the web”.

Então, comecemos pelos blogs:

blog-posts-day

São produzidos 1.6 milhão de posts em Blogs todos os dias. Essa é a produção dos quase 150 milhões de blogs existentes na internet atualmente. Isso dá meio bilhão de novos posts todos os anos e estima-se que 35% disso é produzido por blogueiros profissionais.

Isso significa que, se você publica todos os dias em seu blog, há outros 1.600.000 posts sendo publicados para concorrer com seu conteúdo. Para se destacar nesse mar de posts, só há um segredo: conteúdo de qualidade e original!

Mas os blogs não estão no topo da produção:

twitter-tweet-day

Só o Twitter é responsável por 140 milhões de mensagens compartilhadas todos os dias no mundo. Só em 2010 foram postados mais de 25 bilhões de pios nesse microblog-rede-social-manicômio.

É claro que seu público alvo não é todo mundo. Por isso é tão importante ter um plano e objetivos para chegar ao seu público nas redes sociais. Isso também inclui o Facebook.

facebook-conteudo-day

Aqui a coisa fica mesmo complicada para conseguir se destacar. Essa é a rede social que mais cresce e está conquistando o Brasil. Se você dominar o Facebook agora, pode ter mais chances.

São mais de 1.5 bilhão de interações de conteúdo criados todos os dias no Facebook, incluindo atualização de status, notas e posts de blogs, fotos, comentários e vídeos. O Facebook tem hoje mais de 500 milhões de usuários. É número que não acaba mais.

O Facebook e o Twitter, se bem usados têm se mostrado ótimas fontes de tráfego e interação para blogs. Vale a pena dedicar-se um pouco mais para encontrar seu público e aprender a extrair o máximo dessas redes.

De forma geral, dá pra fazer o seguinte gráfico comparando o tamanho do conteúdo de cada um dos serviços analisados:

conteudo-dia-blogs-redes-sociais

Cada parte é o tamanho do conteúdo com relação aos demais, nos dando uma visão mais clara de como é grande a produção de conteúdo na internet hoje.

O mais interessante é ver que o Tumblr gera mais conteúdo (quase 10 vezes) que os blogs. O Tumblr não deixa de ser uma plataforma de blogagem, mas nessa análise foi colocado como um sistema à parte de produção de conteúdo. Assim, este é o concorrente direto dos blogs, ampliando o desafio que enfrentamos.

Posts sobre produzir conteúdo para Blogs:

.

15 Comentários

  1. E Marcos, você já viu a notícia a respeito de que a Microsoft, pretende indexar todo o conteúdo da internet assim como o google ?

    Eu li essa notícia em algum lugar ontem, mas não me recordo o endereço.

    E pelo que me lembro a matéria falava ainda de algumas pretensões de mercado, visando abocanhar uma fatia já dominada pelo Google.

    Responder

  2. Acho que este blog constantemente esquece do Orkut. Um dos maiores indutores de tráfego no meu blog é essa rede social. Ela se adequa muito mais a meu perfil e a das pessoas com quem convivo, já que consideramos o Twitter e o FB redes de futilidades, onde não é possível aprofundar nenhum conteúdo. Também usamos muito a divulgação nas redes focadas do Ning.

    Responder

    • Thiago,
      Vc tem toda razão: no Brasil o Orkut ainda é muito relevante e util para atrair tráfego para os Blogs e, se as comunidades forem bem trabalhadas é ótima fonte para se encontrar seu público alvo e ampliar debates.

      Responder

  3. O WP.com (ao contrário do Blogger) parece que acordou para o sucesso do tipo de postagem típica do Tumblr, e está lançando temas apropriados para elas (esses temas conjugam o visual arrojado do Tumblr com os recursos do WP), como este:

    http://en.blog.wordpress.com/2011/04/14/new-theme-tapestry/

    http://theme.wordpress.com/themes/tapestry

    De início ele já chama a atenção por vir ajustado com 10 tipos diferentes de postagens (5 a mais que o Tumblr).

    Responder

    • Thiago,
      Não confunda funções de um layout com o potencial de uma plataforma.
      Para o Blogger existem milhares de templates que fazem o mesmo e até melhor. A plataforma do WP.com é muito pior do que o Blogger e nem merece comparação assim. Além disso, o Blogger também tem mais recursos que o Tumblr consegue agregar.

      Responder

  4. Sensacional… Adoro ler tudo que é postado aqui no Ferramentas Blog… Saiba que muito do que venho fazendo veio daqui e de ajuda de amigos também… Mas ler o ferramenta é essencial. Ainda vou melhorar muito meu blog… Sou nova em blog mas totalmente apaixonada pelo Blogger e por blogar… Um abraço a todos!

    Responder

  5. Olá Marcos!

    Nessa postagem que você colocou, uma coisa me chamou atenção.
    E no meu ver é nesse item que devemos focar.
    Você diz que 35% desse conteúdo é escrito por blogueiros profissionais.

    Esta aí o segredo do sucesso, devemos estudar bastante para se profissionalizar como blogueiro e fazer parte de uma elite, uma parcela bastante seleta de blogueiros.

    No mais tudo vai colaborar para nosso sucesso.

    Abraço e Sucesso sempre.
    Roger Dance.

    Responder

  6. Ola Marcos.

    É uma publicação interessante e gostei daquilo que os infográficos nos informaram.

    Quando terminar esta série de artigos, seria de grande proveito para todos nós se conseguisse algo similar para o universo nacional. Como o Thiago disse, há uma relevância grande do Orkut e tenho minhas dúvidas se o Tumblr tem este peso todo por aqui. Enfim, é uma sugestão!

    Abraço

    Responder

  7. Muito interessante a postagem, vendo pelo lado que todo blogueiro, tem que ter esses numeros na cabeça. Saber onde esta nosso publico algo ja é meio caminho andado para o sucesso!

    Responder

  8. Marcos, não achei nenhum exemplo. Acho que não existem templates para o Blogger que mostrem cada tipo de postagem com um visual diferente. Você acha que isso é possível tecnicamente? Eu levei do Tumblr para o Blogger a idéia de postar certas coisas com um visual particular (como nas citações ou nas conversas), mas tenho de fazer uma construção postagem a postagem.

    Responder

  9. Pingback: Seu Blog não é NADA na Blogosfera | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.