O que as pessoas pensam sobre seu Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Ao criarmos um blog, queremos que muita gente visite e leia o que estamos postando, interajam conosco e gostem do que estamos fazendo. Mas sempre fica a dúvida se estamos fazendo algo errado, o que podemos e devemos melhorar e a opinião das pessoas pode pesar muito. Recebo aqui no [ Ferramentas Blog ] milhares de pedidos para avaliar blogs, gente querendo uma opinião “especializada” se estão no caminho certo.

Recebi um contato da Larissa Pancieri do Blog Quase Descolada, pedindo minha opinião sobre o que ela faz, algo como uma avalização. Vou colar aqui o e-mail dela, pois ilustra bem praticamente todos os modelos de pedidos que recebo desse tipo.

Eu respondi para ela o que respondo para praticamente todos que me pedem a mesma coisa: Não avalio nem dou opinião sobre blogs alheios.

Tenho uma convicção de que o blog é algo pessoal, que precisa ter uma marca única e um estilo próprio. Se você faz o que gosta, e o blog está a sua cara, então não importa o que outros acham ou pensam dele. Eu já escrevi sobre isso aqui e recomendo que seja lido:

Não estou dizendo que você deve ignorar o que os outros pensam sobre seu blog. O importante é saber ponderar as opiniões. Buscar a opinião de alguém que entende um pouco mais é relevante; conversar com seu público e pedir a opinião deles também deve ser feito. Só que isso não deve afetar sua própria opinião e suas vontades.

Claro que alguns tipos de blogs precisam seguir padrões e modelos que pensem mais naquilo que irá agradar os outros. Estes são blogs menos pessoais, as vezes blogs corporativos ou até se o seu blog for uma extensão do seu trabalho. Aí sim, será preciso buscar ajuda e opinião de terceiros. Se o seu blog é algo mais pessoal, fruto de seu trabalho, mas é sua diversão também, então não ligue muito para o que os outros pensam.

De toda forma, existem coisas que você precisa pensar e considerar, que são importantes para qualquer tipo de blog, para que seja bom e agrade ao máximo de pessoas possível:

Pensando em algumas coisas que sirvam de parâmetro de comparação, considere os seguintes pontos importantes na hora de avalizar seu desempenho e a qualidade de seu blog:

  • Tenha um domínio próprio = seu blog precisa de um endereço fácil e que seja um registro próprio.
  • Use a plataforma certa e explore todo o seu potencial = Não importa se Blogger ou WordPress.org, o mais importante é que atenda suas necessidades e que você saiba usar o máximo dos recursos disponíveis.
  • O layout precisa ser único = instale um layout, um visual único e adequado o conteúdo do blog. A identidade visual do seu blog é extremamente importante.
  • O conteúdo é a alma do seu Blog = seja original, único e relevante para o seu público alvo, escrevendo sobre o que você gosta. As pessoas chegam até seu blog para encontrar algo diferente e novo.
  • Não desista = seja persistente. A blogosfera é grande e será preciso muito tempo para conseguir bons resultados.
  • Interaja com as pessoas = Não se feche em seu mundo e busque interagir com as pessoas em todos os lugares, sem ficar esperando que venham até você.

Minha opinião sobre o seu Blog? Se você for capaz de fazer o mínimo do que citei acima, fazendo o que você gosta, suas chances de ter um ótimo blog são muito grandes e todos vão gostar do que você faz. A opinião das pessoas é importante, mas só até certo ponto. Veja que as referências que comentei são abrangentes e não estou aqui ditando regras a serem seguidas, apenas traçando diretrizes de como manter bem o seu blog.

.

20 Comentários

  1. Passei por inúmeras situações na blogosfera, e pesei em até excluir meu blog para sempre e nunca mais postar, pois pensava que meu blog não iria dar sucesso. Mas fui persistente e ainda sou, meu blog já está iniciando ter popularidade e comentários. Já plagiei (isso é triste, você tem que ver o que causou) e fui plagiado (que também é muito ruim). Mas nem tudo é um mar de rosas! O que vale as vezes é a intenção. Eu também já cheguei a perguntar a determinada pessoa (não quero citar nomes) se meu blog daria sucesso e era bom, ele me disse que está no ritmo de alguns blogs, e achei isso bom! Ele me deu conselhos ao contrário de certas pessoas que fizeram me julgar mais ainda! Ainda não estou acreditando que criei um comentário deste tamanho (rs). Bom, abraços.

    Responder

  2. Nem sempre o blog muda a seu favor.
    Em alguns casos, vale relembrar que o blog pode mudar você, pra melhor é claro.

    Por exemplo. Meu blog é de Humor. O Humor tem um leque muito grande.

    Quantas piadas são engraçadas para alguns e ruins para outros, as tirinhas, etc, etc, etc.

    Eu nucna tive tanto senso de humor assim para algumas coisas.
    Mas a verdade é que se você coloca seu blog numa direção diferente da sua essencia, procurando atingir um publico alvo, mas este publico é um publico bacana. Vale a pensa repensar seus conceitos, e no meu caso, foi deixar de ser ranzinza… kkkkk
    Até mais pessoal!!!

    Responder

  3. Excelente artigo Marcos!

    Eu estou sempre perguntando aos meus usuários através de enquetes e pesquisas, qual a avaliação deles para o meu blog, mas sempre deixo a decisão final para mim. Pois só assim é que o blog vai ser realmente meu, e não um blog coletivo onde qualquer idéia vai ser colocada em pratica.
    Na questão dos pontos que você ressaltou, já faço tudo isso desde que eu comecei o meu blog, mas de qualquer forma foi muito útil!

    Até!

    Responder

  4. Em termos numéricos, já recebi mais elogios do que críticas, e estas vêm sempre sob a capa do anonimato. Gente que procura algo, não encontra, decepciona-se e solta o verbo, geralmente em palavras de baixo calão.

    Os elogios vêm mais dos amigos, porém, não me deixo levar por eles. Considero-os mais valiosos quando parte de alguém que não conheço, o que me deixa com a doce ilusão de que estou realmente fazendo algo útil e que está sendo bem recepcionado.

    Vibro muito quando vejo, no acompanhamento online do FEEDJIT, que alguém que eu nunca vi digitou o nome de meu blog no Google, procurando nele alguma informação, porque já o conhece ou porque foi recomendado. Este é o meu momento de glória. A parte que mais compensa. É um elogio silencioso que vale mais do que 500 cliques do botão ‘curtir’.

    Agora vem a parte da autocrítica:

    A ilusão acaba e eu fico com aquela impressão de que devo procurar outro hobby, porque, definitivamente, de blogueiro eu não tenho nada. Não sei nem mesmo criar um bom design para o cabeçalho.

    Responder

  5. Marcos, concordo com esta questão de toque pessoal no que fazemos em nossos blogs.

    Por mais que queiramos atingir um certo tipo de nicho ou público, estamos afinal, criando conteúdos sobre nossas próprias experiências, concepções, abordagens, opiniões.

    Não haverá nunca um blog perfeito, nem um design perfeito, nem um conteúdo perfeito.

    Estamos todos errando o tempo inteiro na blogosfera, e alguns de nós acabamos por aprender com estes erros. Creio que é ai que entra a persistência para continuarmos aprimorando mais e mais nosso trabalho.

    Afinal, trabalho nunca faltará para bloggers!

    Abraços!

    Responder

  6. Oi Marcos, nossa encontrei esse post na hora certa 😉
    Eu vivo me perguntando se estou no caminho certo, qual a opinião das pessoas sobre meu blog …
    O único ponto negativo que percebi foi “Interaja com as pessoas” (:
    Obrigada por postar coisas assim que nos fazem pensar e ignorar um pouco as opiniões alheias.
    Seu trabalho é muito 10! :*

    Responder

  7. HAAH outro item que não me encaixo é “Ter um domínio próprio”,
    bom isso é pessoal e não acho que seja necessário um endereço “.com” ou “.com.br”,
    estou satisfeita com o blogspot.com 😉

    Responder

  8. Olá muito bom seu artigo, pois quem tem um blog como eu acredito que cada ponto citado deve ser seguido e depois de conseguir isto basta escrever sobre o que mais gosta que o sucesso virá naturalmente.

    Responder

  9. Oi, Marcos, adorei esse artigo. Tem muito “guru” americano dizendo o contrário, que se você quer ganhar dinheiro com o seu blog deve ignorar seus desejos e ir atrás do que o público quer. Eu sempre achei isso uma furada. Acho que ter personalidade é fundamental. Isso não significa não ouvir nada de ninguém. Faz parte da interação natural com os leitores que eles dêem sugestões legais, que a gente tem todo o direito de aceitar ou não. Mas se o blogueiro for tentar agradar a todo mundo, vai acabar perdido…

    Responder

  10. tinha um blog há alguns anos como teste quando a ferramenta era novidade. Desde esse tempo todo muita coisa mudou, as pessoas começaram a migrar para redes sociais mais interativas e que denotam menos personalidades criadoras. Hoje as coisas estão como que … “voltando” aos bons tempos, em que era necessário mentes razoalmente dotadas de integridade e inteligência para sabermos suas opiniões, isto claro, se deve ao fato de que qualquer coisa postada na net já é notícia ultrapassada à que foi vista na tv ou nos celulares e afins. Como era uma novidade aqui no brasil (brasil em minusculo mesmo…um dia sem corrupção poderemos escrever em formato caixa alta) muita coisa também era feitas as pressas e muito conteúdo de dar pena. Hoje vejo com bons olhos os blogs que realmente contam uma história, um evento, uma vida…assim como este seu blog que mesmo não querendo ser … já é!
    abraços

    Responder

  11. Quando se deseja uma opinião, a melhor coisa a fazer é procurar um consultor. Chega uma hora que a opinião de um profissional é valiosa. Mas peritos não vivem de brisa, né? Eles precisam ganhar o deles também.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.