O que Blogueiros aprenderam com o Google em 2011

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Todos nós que temos blogs dependemos do Google para gerar boa parte de nosso tráfego orgânico, natural. Isso está certo e temos que investir nesse tipo de visitação para manter o blog crescendo e as visitas sempre em alta. Ajuda muito aplicar técnicas de SEO e acompanhar o desenvolvimento do algoritmo da Google, seguindo suas regras de conteúdo. Este ano de 2011 foi particularmente especial, com grandes mudanças que afetaram a todos. Vejamos um pouco!

Não foi só o nascimento do Google Panda que trouxe grandes mudanças e transformações às buscas e que afetaram o desempenho de blogs e sites por todo o mundo. Muitas dessas transformações na estrutura da Google passaram também por uma melhor integração às redes sociais e até reformulações visuais.

Seu blog pode ter sido afetado por um conjunto dessas mudanças, seja para melhor ou para pior. Vimos muita gente perder milhares de visitas, terem resultados reposicionados e outros até excluídos por completo. Vejamos algumas dessas mudanças no Google e já podemos começar a pensar no que virá para o próximo ano.

A Experiência do usuário

A Google sempre enfatizou a importância da experiência do usuário ao se deparar com os resultados de suas buscas. Mas a deusa da internet não se preocupou apenas com o que o usuário encontra dentro do buscador, mas também para onde envia as pessoas com os links.

Isso passa desde o tempo de carregamento de uma busca até o tempo de carregamento de uma página. Páginas e sites lentos perderam posição.

Mudanças na interface da apresentação dos resultados também enfatizam a experiência, quando a Google passou a oferecer a possibilidade de vermos antes como as páginas são e escolhermos a melhor opção sem precisar entrar diretamente no conteúdo.

Interação com Redes sociais

Se ignorar o avanço das redes sociais, especialmente o seu concorrente direto, Facebook, a Google dedicou-se a colocar peso nos links conseguidos em divulgações e integrações das pessoas nesses locais, contando como peso relevante para determinar quais os melhores resultados.

É possível acompanhar Tweets em tempo real, comentários do Facebook e quem de seus amigos compartilhou no G+ ou deu um +1 para determinados links. O peso do social está mais forte para determinar o que é relevante para um certo público.

Fica evidente que em 2012 isso ganhará ainda mais relevância à medida que o Google+ (a rede social da Google) toma forma e força. Damos mais importância para o que nossos amigos compartilham do que para o que lemos em algum lugar. Dá até pra ver as fotos das pessoas em determinados resultados se estamos logados no Google.

Google com muita cafeína

Chega de notícias velhas e de repetições para a informação que se multiplica em links. Veio com força total a mudança no algoritmo da Google que privilegia conteúdos recentes, novos e reformulados/atualizados. O foco é a atualidade da informação que é oferecida nos resultados para algumas buscas.

Um exemplo é pensarmos nas buscas que virão em 2012 sobre as olimpíadas. Quando alguém procurar por “Olimpíada” mesmo sem citar Londres, é mais provável que esteja interessado em informações sobre o evento atual.

Mas isso também forçará os produtores de conteúdo a sempre renovarem seus artigos e textos, mantendo-os atuais e relevantes quando isso for necessário. A mudança fica mais evidente se pensarmos que para certos resultados não há mais um índice fixo e difícil de mudar. O Google mudará seu índice de forma a ser relevante para os resultados daquele momento.

O Google Panda veio para arrasar

O grande susto do ano foi o nascimento do Panda. Aquele bichinho bonitinho meteu medo em muita gente, derrubou índices e visitas, mas também reposicionou quem deveria estar no topo. A grande mudança está na necessidade de privilegiar conteúdo original e único, comprovadamente relevante para um determinado público.

Foi o fim para quem só duplicava e copiava conteúdo alheio.

A reformulação é estrutural no algoritmo do Google, que tenta analisar melhor as palavras chave, valorizando mais o conteúdo em si de acordo com o contexto geral de um site. É preciso que todo o conteúdo e estrutura do Blog seja voltado para a relevância daquela informação buscada.

O que esperar do Google em 2012?

Surpresas sempre virão. A equipe de desenvolvimento do Google chegou a aformar que fazem mais de 500 alterações no algoritmo, funções e estrutura do Google ao longo do ano. Isso mostra a importância das técnicas de SEO para tornar seu blog mais amigável aos robôs deles.

Também é de suma importância acompanhar as notícias sobre implementações no Google e estudar suas diretrizes para manter sites e blogs de acordo com o que eles esperam. Mas também não se pode criar uma dependência tão grande do Google. Lembre-se sempre de fidelizar seu público e investir nas redes sociais que também atraem grande tráfego se bem usadas.

aqui também fiz só um apanhado geral sobre tudo o que vimos a Google fazer ao longo do ano. Teve muito mais coisas e muitas outras mudanças menores que, ao somar, podem ter afetado também o seu blog. É bom ficar de olho.

.

17 Comentários

  1. sem dúvida o Google mudou muito esse ano acho que foram tantas em um curto espaço de tempo que muita gente ainda não se customou mais sem dúvida alguma a usabilidade melhorou muito!

    Responder

  2. Graças as mundanças do Google meu Blog está recenbendo atenção que merece. Visitas melhoraram e o posicionamento também.

    Chega de injustiças, agora só fica no topo quem realmente merece. 🙂

    Abraço!

    Responder

  3. Sem dúvida as novas funções do Google vai deixar quem realmente merece no topo como disse o Renato! Ótimo post Marcos!

    Responder

  4. Rapaz… essas informações são preciosas.
    Agora fica uma dúvida sobre o Panda. É para acirrar a concorrência que ele surgiu? Por exemplo no meu caso, que posto sobre críticas de filmes no meu blog. Se um site postar críticas antes do mesmo filme, é inevitável que algumas palavras chaves coincidam… o meu texto terá menos relevância porque foi postado depois?

    Responder

  5. Olá Marcos, muito bom o artigo.

    Mas, se me permite a crítica (e só faço-a porque você mesmo enfatiza bastante esse ponto), seus últimos textos tem apresentado muitos erros de português.

    Falo isso para o bem, e não para o mal, pois aprecio muito teus artigos. Não deixe que pequenas falhas venham a ofuscar o brilho deles.

    Sucesso.

    Responder

  6. ae os erros de portugues vc diz “o que blogueiros aprenderam com o google em 2011”
    e escreve “Mas a deusa da internet não se preocupou…”

    Responder

    • Axo,

      Está certíssima a concordância.

      Quando nos referimos ao mecanismo de busca, então trata-se do Google, no masculino.
      Se nos referimos à empresa, toda poderosa, então se diz “A Google”, no feminino.

      Aprendeu agora?!

      Responder

      • Marcos,
        sou professor de português e escrevo em um blog de língua portuguesa, especificamente de Redação. Para ser sincero, não vejo com bons olhos comentários do tipo “se texto apresentou um errinho de concordância”.
        É lógico que devemos primar por um texto perfeito. No entanto, não é possível que agora tenhamos que criticar alguns pequenos deslizes que não prejudicam o entendimento do conteúdo, o qual merece toda importância.
        Já vi alguns erros gramaticais no [ Ferramentas Blog], mas me recuso a apontá-los visto que são irrisórios em comparação com o conteúdo.
        Enfim, não se preocupe com isso e continue desenvolvendo o ótimo trabalho de sempre.

        Responder

  7. Realmente essas mudanças chegam a ser impressionantes, porém, pessoalmente elas foram muito positivas, tudo em meu site melhorou o que nos faz ter certeza que estamos no caminho correto.

    Finalmente tive um aliado de peso, e que peso, contra plagiadores.

    Abraços.

    Responder

  8. Por falar em tantas mudanças Marcos, também mudei o layout do futebol extensivo. Passa por lá. Sobre o artigo devo dizer que a google é importante sim para todos nós. Técnicas de SEO, o próprio page rank são de tremenda importância.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.