O que é feed e como utilizá-lo

Feed RSS

Já publiquei aqui algum tempo atrás um artigo sobre feed, hoje revisando-o achei o artigo não muito bom, por conta disso resolvi publicá-lo novamente, agora melhorado.

O que é feed?
O termo Feed vem do verbo em inglês “alimentar”. Feed é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link. Outros formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds são arquivos de áudio, podcasts e vídeos. Fonte: Wikipédia

Em outras palavras, feed é uma ferramenta importantíssima para o seu blog, com ele você poderá exibir suas últimas postagens de uma forma bem prática para todos os seus leitores, um exemplo: Via email.

Cadastrando seu blog:

Acesse o site do FeedBurner, se você já tem uma conta no Google Accounts (Gmail, Blogger etc) não há necessidade a criação de um novo cadastro, basta logar com seu email e senha do gmail. Caso você não seja cadastrado clique no Botão Create an account lá mesmo no feedburner e seguir os passos.

Após o cadastro chegou a hora da criação do seu feed, para isso, digite o endereço do seu blog no campo e depois avance para próxima página, como ilustrado na imagem abaixo:


Na página Identify Feed Source marque a segunda opção RSS e clique em próximo.

Escolha agora o título do seu feed e o endereço, exemplo: feeds.feedburner.com/blogandocomvc. Na página seguinte seu cadastro será concluido, clique em próximo.

Na outra página, clique em próximo novamente, não há o que configurar nela.

Seu feed foi criado, agora clique na aba Publize e veja as formas para exibição do seu feed, segue a lista abaixo com as opções e suas definições traduzidas:

Headline Animator: Apresentação de manchetes (feeds) animadas.
BuzzBoost: Republicação do seu feed como HTML.
Email Subscriptions: Ofereça atualizações por email.
PingShot: Notifique outros serviços quando você publicar.
FeedCount: Mostre para o mundo a circulação de seu feed.
Socialize: Publique nas redes sociais.

Lembrando que o endereço do seu feed é: feeds.feedburner.com/Endereçodoseufeed

Recomendo que leia também:
Como usar o leitor de feeds Google Reader [Ferramentas Blog]

Aproveite e assine nosso Feed. 

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.