O que é mais importante para um blog dar certo?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

importante-blogRecebemos aqui dezenas de emails e contatos pedindo ajuda para solucionar ou conseguir coisas que não são realmente relevantes para um blog ou o processo de criar um blog. Tem muita gente preocupada com superficialidades e esquecem do que pode ser mais importante para seus blogs e, por isso, não conseguem sobreviver a longo prazo na blogosfera. O que pode ser mais importante para o seu blog que essas superficialidades que tiram o seu foco?

Dessa vez queremos sua opinião nos comentários: o que você tem se preocupado na hora de construir seu blog que não seja tão importante? Você está deixando coisas importantes de lado?

O que é mais importante para um blog dar certo?

Fizemos aqui uma lista do que deve ser considerado importante, mas você pode comentar abaixo, dizendo o que você realmente considera importante para o seu blog dar certo:

  • Conteúdo de qualidade = Estamos sendo repetitivos, mas quem acompanha o [ Ferramentas Blog ] já notou que damos muita importância para o conteúdo e temos mais dicas ensinando a criar conteúdo do que para qualquer outro assunto.
  • Layout = Não é só questão de estética e beleza, mas de usabilidade. Nem sempre um blog “bunitinho e fofinho” é fácil de navegar. As vezes o mais simples é o melhor e garantirá mais qualidade.
  • Análise do tráfego = Para de se preocupar apenas com o contador de visitas e comece a analisar a qualidade e os detalhes dessas visitas. A capacidade de conversão, tempo de duração das visitas e taxa de rejeição são questões mais úteis para você entender quem é seu público.
  • Paciência e persistência = Tem gente desesperada, achando que em 10 dias terá um blog bombando e famoso. Leva muito tempo para um blog crescer e se destacar. Isso é como um trabalho e só dará certo a longo prazo. (Longo prazo é mais de 6 meses no mínimo)
  • Estudar, ler e aprofundar = Não importa sobre o que é seu blog, sem ler ou estudar sobre blogs, sobre seu tema e sem essa dedicação específica para buscar conhecimento, você nunca chegará nalgum lugar.
    4 E-Books indispensáveis para blogueiros

O melhor é parar de pensar em pequenas coisas, como contadores de visitas e gadgets alegres. Tem gente desesperada com falta de comentários e nem repara que as pessoas não estão visitando seu blog por tempo suficiente e nem gostam do que encontram. E há os que só reclamam de não saber configurar o blog como quer, mas nem tentou aprender um mínimo de HTML.

Comece focando no que é mais importante para depois poder se preocupar com o que é supérfluo. Seu blog precisa de cuidados muito mais sérios do que o número de seguidores do seu Twitter ou se seu link foi ou não aceito no UEBA!

Artigos que podem te ajudar a ter foco:

.

7 Comentários

  1. Olá, Marcos

    Direto no cerne da questão.
    Dos itens que tu citou no post, ainda não me dediquei tempo suficiente à Análise do Tráfego. É muito importante, sem dúvida. Entretanto, estou mais focado em ter conteúdo de qualidade. Não precisei mais do que duas visitas aqui e algumas em outros blogs tão bons quanto o [Ferramentas] para perceber que isso é o que importa. O resto vem com o tempo.

    Como alcançar esse objetivo? Trabalho sério é a resposta. Gasto um bom tempo lendo sobre os assuntos que vou publicar em meu blog. Aliado a isso, procuro mantê-lo organizado para quem visita encontrar com facilidade o que procura. Por isso uso poucos marcadores, mas bem definidos. O layout ainda não é o que eu quero, mas estou sempre procurando melhorá-lo, de modo que fique agradável e fácil de navegar.

    Outro ponto que considero importante é a interação com os leitores e com os autores de outros blogs. Nunca deixo um leitor sem resposta. No meu caso é fácil porque não recebo tantas visitas. O dia em que o tráfego aumentar, vou tentar seguir o mesmo caminho porque acredito que esse ponto é fundamental: a troca de ideias e a interação. E, com os autores de outros blogs, procuro me relacionar nas redes sociais e tem sido muito gratificante mesmo.

    Quanto a ser repetitivo, acredito que deve continuar tocando no ponto que fala sobre conteúdo de qualidade, pois é fundamental. Vai ter sempre um blogueiro novo chegando por aqui que vai aproveitar suas dicas.

    Forte abraço

    Responder

  2. Concordo com vc, porém nem sempre o layout precisa estar em segundo plano…
    Por exemplo o caso do meu blog: O assunto principal (meu foco) é a aparência pois crio templates e layouts.
    Apesar de que aplico perfeitamentamente suas dicas sobre o conteudo ser relevante (dentro do meu tema é claro).
    Confiro sempre os dados de visitas para manter meus leitores satisfeitos e a taxa de rejeição no mínino possivel.

    Minha conclusão é que há casos em que é preciso cuidar de todos os aspectos do blog sem menosprezar o layout 🙂

    []s

    Responder

  3. – Vou ser sincero, acho que o que tem atrapalhado muito o meu blog, é o Layout. Estou procurando um template "simples", arrojado, moderno, que eu e os leitores se sintam mais livre, tornando o blog mais completo e acessível.

    Responder

  4. fiz meu blog há mais ou menos 1 mês, e creio q ele esteja indo num bom caminho, pq já tenho umas 750 visitas, quase todos os meus posts tem recebido comentários, mas o meu layout é tão feinho! eu peguei um pronto no blogger e n personalizei nada, mas eu creio q não é isso o q importa!

    Responder

  5. Olá.

    Bem, uma das coisas que considero como importante em um blog é um bom comportamento e no tratamento. Saber creditar quando se inspira ou quando se usa um gadget ou até mesmo templates feitos por alguém.

    Em suma, ter uma conduta ética também é ponto importante para que um blog dê certo.

    Responder

  6. Entrei em um blog hoje e levei um susto pois logo de cara, acima do cabeçalho existiam vários banners de pelo menos 10 agregadores diferentes. Tudo bem que temos que divulgar nosso conteúdo, mas quando li a postagem, lá no final tinha o link de onde ele simplesmente copiou e colou o conteúdo.

    Infelizmente, muitos agregadores selecionam os links e postam, mas o blog é pura cópia descarada de outros blogs e páginas na internet. Cheguei a alertar o pessoal de um blog porque vi o conteúdo deles copiado em outro lugar.

    Copiar lição de casa quando você tem dez anos é uma coisa, fazer isso quando adulto é uma involução.

    Abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.