O que é melhor para o Blogueiro: Notebook ou PC?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Gostaria de levantar um debate para aqueles que trabalham de alguma forma com seus blogs: é melhor usar um notebook, algo pessoal ou um PC, computador de mesa, mesmo que não seja compartilhado com a família?
Quero abrir esse espaço para pensarmos qual seria a melhor estrutura técnica para trabalharmos nossos blogs e projetos paralelos, sem perder em conforto e eficiência técnica.

Aqui neste artigo vou levantar questões genéricas sobre vantagens e desvantagens de ter um notebook ou um PC como plataforma de trabalho para um blogueiro. Cada pessoa tem suas necessidades e demandas na hora de escolher o melhor formato.

Mas quero ver também a opinião para configurações, sugestões e indicações de marcas, características técnicas e o que vocês acham que seja essencial que uma máquina precisa ter para anteder a um blogueiro profissional.

Quem sabe assim conseguimos chegar às especificações que seriam um ótimo modelo padrão de notebook e PC para blogueiro? Seria muito interessante. E se conseguirmos isso, publicarei um artigo com as conclusões de qual tipo ideal para nós blogueiros sermos bem atendidos em nossas necessidades.

Vantagens do Notebook

A portabilidade do notebook dá mais liberdade para o blogueiro levar sua ferramenta de trabalho para onde quiser e esse pode ser uma vantagem determinante na escolha. Além disso existem modelos para todos os gostos. Se você sabe exatamente o que quer, um netbook, notebook ou ultrabook irá atendê-lo sem problemas.

Comprando uma boa marca, será seu computador por ao menos 3 ou 5 anos sem precisar de upgrades. Os preços vão variar e, na grande maioria dos casos, são acessíveis.

Vantagens do PC

Penso que a maior vantagem é a flexibilidade dos PCs em serem adaptáveis. É possível dar um upgrade no PC sempre que algo novo surgir ou uma nova demanda aparecer. Por exemplo: se precisa de mais poder de processamento de vídeo, basta trocar a placa de vídeo ou simplesmente colocar mais memória. Claro que algumas partes dos notebooks são fáceis de fazer upgrade, mas outras nem tanto.

Um PC acomoda-se melhor nas mesas de escritórios, pode ter um monitor bem grande e pelo preço de um notebook bacana, podemos comprar um PC ainda melhor. Outra vantagem de um Computador de mesa é você mesmo poder montar suas configurações como preferir, parte por parte.

O computador de mesa dá a você mais “poder de fogo”, já que é possível gastar com partes mais específicas, periféricos voltados para suas demandas.

Desvantagens do Notebook

Uma desvantagem é a limitação do tamanho da tela, que gira em média de 15″ (polegadas). Meu notebook pessoal tem 15″ e oferece dimensões suficientes para quem trabalha majoritariamente com texto. Mas quando preciso editar vídeos não é uma boa opção.

Notebooks tende a ser limitados também em performance. E quando se equiparam a PCs, custam muito mais caro que a média, tornando o investimento quase inviável. Com o mesmo preço de um ultrabook, por exemplo, podemo comprar um poderoso PC, incluindo um monitor de 29″.

Outra desvantagem é que os notebooks tendem a ser mais frágeis e estão vulneráveis a acidentes, especialmente quando transportados.

Desvantagens do PC

A impressão que tenho é que os computadores de mesa fica desatualizados mais rápido. Mesmo tendo um investimento mais em conta para boas configurações, parece que sempre há algo melhor logo depois que compramos o nosso. No fim, um bom PC acaba precisando de upgrade após uns 2 anos (ou menos se você for viciado em tecnologia).

Outro problema é que, se ele não estiver em seu escritório (pode ser um escritório na sua casa) ou dentro do seu quarto, acaba virando um computador coletivo, acessível para toda a família.

E por ser uma máquina mais poderosa que a média dos notebooks, você acaba montando algo para jogar, assistir filmes, ouvir suas milhares de músicas, entre outras atividades que não apenas navegar na internet e cuidar de seu Blog. É uma vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo, já que você investe em um equipamento que pode ser mais versátil.

Conclusão?

Melhor será se todos que lerem esse artigo nos ajudassem a chegarmos a uma conclusão coletiva. Como disse no início, podemos compartilhar nossas preferências, até com especificações técnicas, para que depois eu possa formular um outro artigo com aquilo que seria o modelo ideal para blogueiros trabalharem e usarem como ferramenta.

Defendam suas marcas preferidas e seus estilos.

Eu mesmo ainda uso um velho notebook que compre em 2007 e nunca mais troquei. Pode ser que vocês me convençam de que já está na hora de procurar outro (Notebook ou PC de mesa?) para alavancar melhor meu desempenho como blogueiro profissional.

36 Comentários

  1. Eu costumo usar notebook e smartphone devido ao fato de ser portátil. Não dá pra passar o dia todo em casa (ou em outro lugar) escrevendo e lendo. Além de que posso compartilhar algo na hora que quiser.

    Responder

  2. Eu sou um enorme fã de desktops, mas na minha humilde opinião, notebooks são quase sempre melhores do que desktops quando seus donos forem blogueiros.

    Falo isso por causa da facilidade de locomoção que temos com notebooks e da dificuldade que temos com desktops. Blogueiros invariavelmente vão precisar acessar seus computadores fora de casa: seja em eventos que forem convidados, seja em viagens, seja simplesmente no café da esquina ou na casa de um amigo.

    Para blogueiros que tenham a necessidade de editar vídeos constantemente, a questão do tamanho da tela do notebook é facilmente resolvida com um monitor externo. Hoje, temos diversas opções no mercado a valores bem razoáveis.

    Bem, espero ter ajudado. Abs!

    Responder

    • Penso que é preciso definir bem que tipo de mobilidade precisamos, pois dependendo dos casos, você pode ter um desktop e usar um tablet/smartphone para compensar a necessidade de continuar em contato com redes sociais e até eventualmente publicar no blog.

      Responder

      • Um smartphone funciona bem, mas para produção de conteúdo é muito limitado. Um tablet já é menos limitado, mas ainda tem o problema do conforto na hora de digitar. De qualquer forma, meu comentário foi feito pensando na compra de apenas um aparelho para cobrir o máximo de coisas possível.

        De fato, um desktop + tablet ou smartphone com internet, podem suprir a necessidade de muita gente. Varia da disponibilidade ($$) em comprar mais de um aparelho para atender às necessidades. =)

        Responder

    • Com o windows 8 ou vários outro serviços em nuvens essa mobilidade deixa de ser um ponto forte, pois você pode acessar seu conteúdo de qualquer computador com internet.

      A mobilidade que destaco, é para conforto físico mesmo, poder usar no sofá, na cama, na rede… pra usar na rua (ou fora de casa) basta acessar qualquer serviço de nuvens.

      Responder

  3. Olá, Marcos. Sempre usei notebook para projetos de internet, justamente pela praticidade e por oferecer o necessário para qualquer pessoa que trabalha com textos. Por ser portátil, assim que uma ideia surge, pode-se colocá-la em prática em qualquer lugar. Escrever artigos, por exemplo, é muito mais interessante quando se tem essa disponibilidade.

    Caso o trabalho de um blogueiro também inclua a produção de vídeos, realmente um PC de mesa é mais recomendado, pela potência e pela tela maior, necessária para uma boa edição. Isso também vale para imagens (Photoshop, Gimp, etc). Os upgrades, por exemplo, são necessários e constantes para quem trabalha nessa área.

    Então, acho que a menos que você precise lidar com vídeos e imagens em alta definição, o notebook é a melhor pedida para um blogueiro. A liberdade e a leveza que seu uso proporciona deixa mais simples o trabalho, ajudando a melhorar a performance como produtor de conteúdo.

    Mas, efim, se você tem dinheiro para investir em ambos, go ahead!

    Responder

  4. Bom, antes eu usava o Desktop, achava muito bom porem quando compartilhado com a familia acaba se tornando quase impossivél de você ser blogueiro até porque você salva seus trabalhos e vai uma criança lá e leva tudo embora, más já o notebook é uma ferramenta mais privada e que você pode está com ele em qualquer lugar, então o notebook facilita muito a vida dos blogueiros.. Más quando o Desktop PC é todo seu você só não vai ter a comodidade de poder levar ele a todo lugar que você vai e nem de poder editar seu blog a qualquer momento em seu quarto, na sala ou em qualquer outro lugar..

    Responder

  5. Eu utilizo as duas plataformas.

    Todos os arquivos ficam salvos no desktop e compartilho a mesma rede para ter conforto.

    Prefiro o desktop porque minha tela é maior, utilizo um pc médio com 4gb ram processador phenomx4 quad-core e utilizo uma led bravia 40″ como monitor. Como faço muitas fotos e videos em full hd, gosto de ver como fica nos dois mundos…

    já o notebook uso um vaio 4gb ram processador i3 primeira geração (velhinho, já)

    Quando as costas doem, pego o laptop e continuo na rede, no sofá, na cama… quando me canso de segurar o laptop volto para o desktop.

    Na verdade já bloguei por celular atavés do app wordpress para blackberry, mas é extremamente descondfortável (ao menos pra mim).

    Acho importante ter as duas plataformas, não me imagino produzindo apenas em uma. Acho também que as configurações vão depender do que se trata seu blog, por exemplo, se a demanda de videos e imagens forem muito grandes, se precisar renderizar muita coisa para produzir conteúdo, certamente vai precisar de uma configuração mais robusta, se for médio como é o meu caso, a configuração média dá conta do recado e se for um blog com mais texto como é o caso do FB, acredito que uma configuração média, vá até sobrar.

    Responder

  6. O certo é ter os dois.
    Se o notebook estragar, na mesma hora tem um desktop, e vice versa.

    Além disso, se o Blogueiro trabalha em tempo integral com o Blog, o desktop pode ser a boa pedida para trabalhar em casa e o notebook para ocasiões em que tenha que sair de casa.

    Sem dúvida, ter os dois é muito melhor.

    Responder

  7. Também havia passado algum tempo pensando neste problema, de tanto pensar resolve matar 2 peixes de uma vez. Não sou fã de Notebooks, mas a necessidade de portabilidade para um profissional blogueiro ou webmaster é necessário, então resolve comprar um notebook de meio porte no valor entre 1500 a 2000 Reais com tela de 14 Polegadas para usá-lo em minhas viagens e trabalhar ao ar livre e comprar um monitor de 26 polegadas para ligar ao notebook e assistir meus seriados, animes e filmes, assim como testar projetos com a diversidade de varias resoluções. Pensei em comprar um notebook bem mais potente para jogos, mas como já tenho um PSP Vita e PS3, além de Jogar bastante em meu Tablet com Android e Smartphone não achei necessário. Dentro de alguns anos dispositivos portáteis vão substituir completamente os Desktops superando em potência e vantagens, acho interessante adaptar-se a ideia.

    Responder

  8. Oi Marcos, sou amadora, então, pode ser que minhas preferencias não se encaixem no padrão quando você tabular os resultados. Peço desculpas pelas descrições pobres dos aparelhos. Todos os aparelhos ficam em rede.

    – Desktop: é poderoso, fica no quarto e compartilho com o marido. Como tem a tela enorme, uso mais para ver tv, filmes, jogar e quando quero editar alguma imagem ou vídeo especial. Uso também para backup.

    – Notebook (sony PCG-61317L): uso na maior parte do tempo, geralmente na sala e para tudo, inclusive em editores de imagem. O marido trocou o processador (não sei por qual, desculpe)e agora está ainda mais rápido. Não levo para eventos (é pesado e minha bolsa já tem coisas demais), então, a tão famosa mobilidade não se aplica rsr.

    – Telefone (galaxy note7000), uso quando estou fora de casa para responder e-mails das minhas lojas online rapidamente. Uso também para postar fotos e fazer comentários rápidos em redes sociais, mas não do blog, só pessoais. Embora a tela seja grande, não uso para publicar no blog ou nas lojas, acho difícil digitar e configurar postagens nele.

    Espero ter contribuído, abraços, Pat

    Responder

  9. Bom, Marcos, pra variar mais uma inovação em sua temática sempre dinâmica. Parabéns!
    Eu sou da velha guarda e minha resistência na utilização de Notes, Nets ou Ultras reside apenas no fato do hábito que me escraviza, de uma certa maneira. Indo mais a fundo, mesmo esta opinião sendo totalmente parcial e também dependente da escravidão, penso que o uso do PC nos obriga à disciplina, uma vez que sua não mobilidade impede que nos distraiamos. A postura frente ao PC, que requer em teoria mais cuidado (claro que assim estou afirmando, com receio de má interpretações) que os demais – que são um convite ao relaxamento. Nestes últimos podemos conjugar práticas que não teríamos, sob nenhuma hipótese, diante do velho PC, ou ao menos seríamos compelidos a tê-las. Enfim, sei que estou ficando velho e esta análise é muito superficial e aquém da qualidade de sua provocação com este artigo.
    Grande abraço, amigo. E obrigado… sempre.

    Responder

    • Concordo com você. Outro dia li um post do giz, que era sobre a rotina de trabalho deles, todos os editores cumprem suas “horas” no escritório, quando poderiam fazer exatamente o que fazem em casa, num bar ou na praia. Lembro que no artigo o contexto era exatamente esse, a rotina te obriga a não relaxar.

      Concordo com você que o PC é mais disciplinador, mas nesse contexto, depende muito do tema do blog e da frequência com que é atualizado.

      Abraço!

      Responder

  10. Acredito que o uso de uma ou outra ferramenta ou tecnologia depende de muitas variáveis que apenas o próprio blogueiro poderá analisar. Não dá pra simplesmente dizer que um é melhor que outro. Também tem uma questão importante a ser analisada que é a disponibilidade de tempo dedicado ao trabalho com o blog aliada a necessidade de guardar idéias.

    Suponhamos que o blogueiro não passe a vida inteira blogando e que também tenha vida social. Ao sair com a namorada, com certeza não levará o notebook pra escrever. Mas se aparecer uma boa idéia no jantar, até o gardanapo usado vai servir pra anotar a idéia e trabalhá-la depois. (Detalhe, se o jantar for em casa, ter um desktop não muda a situação …rs… )

    Pra mim se resumi no você falou mesmo – o notebook traz flexibilidade e o desktop traz pontência. Em minha humilde opinião de quase aspirante a blogueiro amador – o blogueiro profissional precisará utilizar os dois e não se limitar apenas a eles, utilizando também qualquer tecnologia acessível, seja smartphone, tablet, celular e mesmo o velho papel e lápis. Até por que o blogueiro profissional que se limitar ao uso de apenas um desses itens perde espaço, idéias e oportunidades. Seria o mesmo que apostar tudo em um único tipo de monetização. Nesse caso, a adaptabilidade supera a escolha da tecnologia.

    Abraços

    Responder

  11. Na minha humilde opinião eu prefiro o desktop. Por uma razão bem simples:adoro games!
    O notebook só tem placa On Board o que é ruim para jogos. Mas o note é portátil, o que é ótimo para blogueiros. Num dia de calor por exemplo, o que tem de mais gostoso de ficar na sombra de uma árvore blogando?

    Responder

  12. Eu uso um pc, mas sinto falta de um Notebook . Meu pc é compartilhado com minha filha e meu netinho de 7 anos, que não entende que não posso deixar o pc quando ele quer rsrsrsrs. Acho que não só para quem é blogueiro, mas para quem precisa sempre do computador e nem sempre pode deixá-lo livre o Notebook é uma ótima opção. Apesar que tenho certeza que quando comprar meu Notebook, meu netinho vai pedi-lo também rsrsrsr…Boa noite

    Responder

  13. Olá, acredito que quem pode ter os 3: desktop, notebook e desktop é ótimo, pois pelo celular eu atualizo redes sociais, falo pelo bate papo e vejo emails, só não utilizo para postar por demorar muito para digitar e sem mais complicado para colocar imagens e etc..; Já o desktop, é bom por um lado, já por outro, você precisa ficar preso num determinado lugar; Já o notebook, show de bola, você pode carrega-lo para qualquer lugar, postar, esta logado no Facebook, msn e etc..
    Fico com o notebook neste caso pela praticidade!
    Até mais

    Responder

  14. Tenho um notebook compaq que é bem versátil. Mas já estive pensando em adquirir um desktop, pois em casa seria muito mais confortável, posso fazer upgrade é mais barato e eu posso ter uma tela maior. O notebook me atende bem, mas ficaria para quando eu precisar sair e com alguma atividade.
    Sucesso

    Responder

  15. Sou formado em Técnico de Informatica, graduando em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, e blogueiros também. Ai vai minha opinião mais que qualificada sobre o assunto.

    Se for investir mesmo em sua profissão como Blogueiro, recomendo ter os dois tipos de computadores, ambos tem suas vantagens e desvantagens, e se observar bem, onde um tem desvantagem o outro completa. Mas, nem todo mundo pode escolher ou ter poder financeiro para manter os dois tipos.

    Vamos especificar por nicho ou área de atuação do Blogueiro:

    Se o mesmo trabalha com Blogs que visam tecnologias web, aplicativos, ferramentas, conteúdos e textos, e também vídeos e imagens, pois um HD com espaço entre 500GB e 1TB, mouse usb, uma placa de vídeo boa (que muitos notebooks tem), memoria de uns 4GB ou superior, daria conta do recado. NOTEBOOK PARA ESTE.

    Já se o Blogueiro for gamer, tec, Informatica, tecnologia no geral, e trabalhar muito com hardware: equipamentos de som, dispositivos, acessorios, perifericos como impressoras, scanners e mesas digitalizadoras, etc. Se o blogueiro vive e necessita de hardware poderoso mas com possibilidades e necessidades de sentir a maquina. PC PRA ESTE.

    Resumindo:
    Notebook = Blogueiro com foco em conteúdo e desenvolvimento web e atividades concentradas na Internet.

    PC = Blogueiros Técnicos e com atividades que circulam em torno de um escritório fixo ou sala, onde está seu material de trabalho e não tem a necessidade de sair.

    Mas se você for rico, sempre tem a opção de usar os dois, três e mais um Smartphone e Tablet 🙂

    Responder

  16. Vejo muita vantagem em optimizar e postar no blog usando o PC, tenho um maior conforto e uma maior visualização das páginas. O notebook é apenas minha peça de número 2, uso somente quando é preciso!

    Responder

  17. Marcos Lemos, em nossa redação usamos pcs, por uma questão de performance e velocidade para desenvolvimento de banner e outros afazeres, mas na cobertura de eventos não tem outro. são tablets e notebooks.

    Responder

  18. Acho que um notebook é bem melhor para as diversas tarefas de um blogueiro. Portabilidade, conforto e outras coisas.

    Eu geralmente fico sentado(ou meio deitado) na cama quase todo o tempo em que estou trabalhando no blog (por favor, não me chamem de preguiçoso, é que fica mais confortável).

    E se precisar ir para a mesa, sala, ou outro lugar, é só levar junto (depois de 5 minutos longe dele já morro de saudades).

    Mas lógico, que se a pessoa realizar tarefas frequentes como Edição de Vídeos, ou usar outros programas muito pesados, o notebook vai ficar devendo bastante. E ainda, se a pessoa curtir uns games de vez em quando, o notebook vira um problema. Às vezes, dá vontade de aposentar meu note e comprar um PC.

    Enfim, acho que a escolha entre um notebook ou PC, vai depender unicamente das necessidades de cada um.
    O melhor seria ter os dois…rsrsrs, mas pobre tem que se virar com o que tem, né…

    Galera do FB, valeu e boa escolha pra vocês.

    Responder

  19. Com certeza o notebook é a melhor opção devido a mobilidade, mas se trabalha com edição de vídeo, recomendo um computador de mesa (Desktop) ou investir em uma placa de vídeo dedicada para seu notebook.

    Responder

  20. Acho que é uma questão de hábito e preferência pessoal. Eu pessoalmente prefiro usar um micro desktop, me sinto mais confortável usando um equipamento em que nada é miniaturizado, quando comecei na informática (1982) era o que tínhamos, uso notebook só quando preciso me deslocar por algum motivo.

    Quem está na área há menos tempo muitas vezes já começou a usar computador em um notebook, então acho que a médio/longo prazo é natural que cada vez mais pessoas comecem a optar pelo notebook e o desktop acabe caindo em desuso. Eu particularmente vou lamentar. Prefiro uma máquina maior, com monitor de 21 polegadas, mais coolers de ventilação, nada que precise ser manuseado com a ponta dos dedos. Notebook para mim é algo para usar em deslocamentos.

    Responder

  21. Bom, eu ja tive blog(sem sucesso :D) e sempre editei no desktop(nao tenho/tive note), mas vejo a vantagem do desktop, pelo fato de ter vantagens melhores, no caso, voce instalando em um escritorio(pode ser um quarto,(contanto que so voce tenha acesso), instalar um monitor bem maior qu note, no caso pra quem meche com edição de vídeo, não tem o problema da energia),e pelo fato de voce poder fazer um up(mais facil e acessivel que note), no caso, de precisar sair, como o proprio Marcos disse, se voce tiver uma fanpage em uma rede social, posta uma espécie de preview, até chegar em casa e poder publicar no blog. eu penso assim, mas cada com sua opnião.

    Responder

  22. Olá Marcos. Discussão interessante essa. Creio que está tudo ligado a preferências pessoais, do ponto de vista tecnológico notebook e PC se assemelham, diferindo apenas na mobilidade do notebook, mas nem tanto. Tenho o PC All In ON de 18,5 polegadas e quando viajo jogo dentro da bolsa e levo comigo. A máquina é mais que suficiente para blogar. Tenho um notebook de 15″ Mas Gosto mesmo é de tela grande, pretendo trocá-lo por um maior. Outro ponto positivo do PC é permitir uma posição mais confortável quando sentado. No note acabamos por nos curvar mais depois de uma hora sentado.

    Parabéns pelo debate!
    Forte Abraço,
    Yan Klovinsk

    Responder

  23. Sempre acompanhei seu blog em silêncio, mas hoje resolvi opinar. Por necessidade de editar áudio, vídeo, escrever com conforto, sempre preferi usar PC. Mas me tornei blogueira a sério mesmo há pouco tempo, e acabei sentindo a necessidade de alguma mobilidade. Ai primeiro adquiri um smartphone, que no começo supria minhas necessidades de ficar de papo no Face e no Twitter, só que depois não bastou. Era difícil ter que, por exemplo, passar mais tempo fora de casa. Avaliei bastante preços, marcas, nível de conforto e as minhas necessidades, e acabei por adquirir um netbook de 10 polegadas com uma ótima qualidade de processamento e placa de vídeo. Se preciso editar áudio ou vídeo nele, dá – não é tão potente quanto o meu PC, mas quebra o galho, por exemplo, caso eu precise viajar ou passar o dia fora fazendo moral com a família ou amigos. Me retiro do meio da galera por um tempinho, só, pra escrever post, e volto pro meio da galera. O smartphone acabou ficando pra, de algumas em algumas horas, conferir as mídias sociais, e de resto, uso meu netbook pra tudo.

    Mas se eu tivesse que optar, sem dúvida ficaria com o meu PC, desde que ele ficasse como está agora, no meu quarto e sendo de uso pessoal apenas meu. É muito ruim dividir computador (sempre tem alguém que não entende muito e some com arquivo, pega vírus, etc.), e se eu não pudesse por algum motivo deixar o meu no meu quarto, ai sim optaria por um bom notebook.

    Responder

  24. Honestamente, para os que desenvolvem seus blogs, sem duvida nenhuma um notebook já esta excelente. Agora se aliado a um blog, voce tem que editar vídeos, entao esqueca o notebook, ou no meu caso, trabalhe om os dois!!! Como assim? Dependendo do nivel de processamento de video, enquanto o PC faz o trabalho pesado, me dedico aos textos e desenho grafico. Na hora de subir o material, que no meu caso sempre o arquivo é grande, nao faz diferenca, pois o que determina isso nao é a capacidade da maquina e sim a capacidade de subida de meu modem USB de Internet, que posso escolher em qual maquina conectar. Até a proxima amigos…

    Responder

  25. Eu tenho uma fanpage sobre a banda americana Paramore, mas trabalhei com blogs a muito tempo (fiz um sobre mim, mas quando você não é famoso… afinal quem vai parar para ler um blog se um anônimo) criei essa fanpage a uma semana e reparei que preciso atualizar ela o tempo todo, mas o meu PC não faz esse trabalho direito. Eu estou de olho em um macbook (não decidi se vai ser um air ou pro) pois depois de horas de pesquisa eles acabaram sendo os melhores em tudo(mas foi último colocado em preço). Também vi um aspire one, mas quando fiu olhar na loja,acabei odiando pelo tamanho da tela.E agora? eu vou me virar com meu Galaxy 5 e meu PC Positivo(que não veio nem com placa de vídeo) até a Black Friday de 2013, pois tudo que é a melhor opção hoje, vai estar meio ultrapassado até lá. Mas se houver um notebook que atenda as expectativas de alguém que (quando voltar ás aulas) vai ter que ter um computador potente, que rode tudo rápido, que tenha placa de vídeo potente para rodar jogos e vídeos full HD, que seja bonito(a questão de barato não vem ao caso, pois, se for pra por a mão no bolso, que seja o melhor e cada centavo vala a pena) e NUNCA me deixe na mão por favor me avisem.
    Será que o melhor mesmo é um apple ou posso ter tudo isso em um notebook de outras marcas.

    Desde já obrigado.
    Abraço para o Marcos Lemos, FB já quebrou muitos galhos e me ensinou muito.

    Anderson Santos

    Responder

  26. Desculpe, mas não vi nenhuma relação entre escolher notebook ou pc e melhorar o blog ‘-‘
    Pode até influenciar no layout, sei lá, mas ainda não entendi o que isso tem a ver em ser um blogueiro melhor.

    Responder

    • Bia,

      O artigo aqui não trata sobre “ser um blogueiro melhor” ou como “melhorar o blog”. É apenas um post sobre qual a melhor ferramenta de trabalho para um blogueiro: se ter um notebook, um computador de mesa (desktop) ou um tablet.
      Se você ler com atenção o artigo perceberá isso, ok?

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.