O que é PHP?

Quem usa Blogger não precisa se preocupar sob o que o seu blog roda, afinal, trata-se de algo bancado pelo Google, reconhecida mundialmente como sendo a maior empresa de internet da atualidade. Mas quem usa WordPress, precisa se preocupar essencialmente sob onde e sob o quê o blog roda, afinal, trata-se de milésimos de segundos que são absolutamente essenciais para manter os visitantes satisfeitos em ler seu conteúdo com velocidade. Pois bem, para começar, precisamos saber sob que linguagem o WordPress roda, e esta linguagem é nada mais nada menos do que o PHP.

Exemplo de código PHP em editor com coloração de sintaxe

Exemplo de código PHP em editor com coloração de sintaxe

PHP é uma linguagem de programação interpretada, opensource e hoje a mais utilizada para a criação de conteúdo dinâmico na web por causa de sua imensa facilidade de utilização e amplo suporte pelas maiores empresas de hospedagem do mundo.

A linguagem surgiu em 1994, através de um pacote de programas CGI criado por Rasmus Lerdorf chamado Personal Home Page Tools. Em 1997 foi lançado um novo pacote, com o nome PHP/FI, que integrava também um interpretador de comandos SQL, para utilização junto à Bancos de Dados.

Pouco tempo depois, foi lançado o PHP 3 através de uma colaboração do programador israelense Zeev Suraski, que desenvolveu um analisador que contava com o primeiro recurso de orientação à objetos implementado pela linguagem. Logo após, foi lançado o PHP 4, numa colaboração mútua entre Zeev e Andi Gustmans, que desenvolveram um analisador com maior suporte à orientação por objetos. Logo, descobriu-se um problema relacionado à cópia de objetos, que impedia a correta execução do script.

Já na versão 5, esse problema foi resolvido, e, por ser uma linguagem extremamente modularizada, foi amplamente adotada pelos servidores web, e amada pelos programadores devido à sua simplicidade e integração com vários bancos de dados, tendo sido amplamente usada junto ao MySQL e ao Apache(servidor web), criando assim o pacote AMP (Apache+MySQL+PHP).

Logo, com a popularização desta linguagem, foi desenvolvido vários scripts para a mesma, visando cumprir os mais variados objetivos. Um desses scripts é o WordPress, que hoje é o script PHP mais utilizado para a criação de blogs em sua categoria.

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.