O que é SEO e SEM e qual a diferença? Sobre técnicas de indexação

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Se você criou um blog, depois de publicar seu primeiro post, se questionou como divulgar e atrair visitas. É impossível não pensar no Google e outros buscadores e aí vem a dúvida: como ser bm posicionado nos mecanismos de busca? Não basta criar um blog e contar com a sorte. Para isso existem as técnicas de SEO e SEM. Mas, você sabe o que é isso e como usar?

 

Abaixo seguem alguns tutoriais que poderão de ajudar a melhorar as técnicas de SEO para o seu Blog.

 

seo-blog

 

1. SEO (Search Engine Optimization)

Otimização de sites para Mecanismos de Busca
A aparecer nos resultados naturais, chamados de “resultados orgânicos”, não é uma tarefa simples, mais ainda aparecer entre os primeiros do índice de buscadores como o Google. Mas existem técnicas que podem melhorar a indexação de um site e torná-lo mais acessível aos algoritmos, dizendo a este sistema da qualidade e relevância de certo conteúdo para alguns tipos de busca específicos.

O conjunto dessas técnicas é conhecido por SEO, sigla de “Search Engine Optimization”, que quer dizer “otimização para motores de busca”. Otimizar é elevar a qualidade de um conteúdo ou informação com relação a um tipo de busca que foi feita. Essas técnicas são baseadas nas centenas de algoritmos criados pelos sistemas de busca. Esses algoritmos é que classificam os sites e suas informações segundo um grau de relevância. Dessa forma, o trabalho de SEO é feito é garantir que um site responda favoravelmente ao máximo de algoritmos de forma satisfatória e tenha seu ranqueamento elevado para aparecer bem posicionados nos resultados orgânicos.

É preciso deixar claro que as técnicas de SEO não garantem, nem a longo prazo, que um determinado resultado para buscas específicas será posicionado no topo dos resultados orgânicos. Isso sempre depende dos algoritmos que não são manipuláveis. A reputação de empresas como a Google e seu valor de mercado estão diretamente ligados ao fato de seus índices não serem manipuláveis. Por isso este é um trabalho constante.

 

2. SEM (Search Engine Marketing)

Marketing para Motores de Busca
Dentre as estratégias para conseguir melhores posicionamentos de um site nos resultados orgânicos das buscas, há estratégias mais específicas e direcionadas. Enquanto as técnicas de SEO são voltadas para o conteúdo geral de um site, suas informações e atualizações constantes, temos também o SEM, que visa garantir à empresas, marcar e produtos/serviços bem específicos um bom posicionamento nos resultados das buscas para as palavras-chave mais importantes de seu nicho/alvo.

Essas técnicas não visam apenas os resultados naturais, mas toda forma de exibição que esses mecanismos podem oferecer. Esse é o modelo mais comercial dos buscadores, comprando-se espaços, modelos de propagandas contextuais ou comprando exibições. O mais importante é aparecer nas páginas de resultados das buscas quando certas palavras-chave são usadas.

Na busca por novos cliente, divulgação de novos produtos e serviços ou para firmar uma marca em um determinado público, o investimento em técnicas de SEM são primordiais, com a grande vantagem de se poder somar ações de SEO e obter dados totalmente rastreáveis sobre os investimentos feitos nesse modelo de marketing. Ações de SEM podem ser pontuais de com prazos determinados, bem como com custos facilmente mensuráveis e de baixo risco.

 

Artigos e tutoriais sobre SEO:

.

3 Comentários

  1. Muito interessante este post. Confesso ainda ter algumas dúvidas nesta área, mas suas explicações me têm ajudado a aprender pouco a pouco, e cada vez mais, sobre este assunto.

    Bjs

    Responder

  2. Estou conhecendo o FERRAMENTAS BLOG agora mas é incrível todas essas informações postada aqui, a impressão é de que vocês estão um passo a frente de muitos na web e pelo que tenho visto já já vocês estarão bombando na web, muito bom mesmo seus materiais, continuem assim e muito sucesso em 2012.

    César.

    Responder

  3. Pingback: O que é Link Building e como isso é importante para seu Blog? - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.