O que fazer com seu Blog no feriado de Fim de Ano

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

feriado-blogar As festas de fim de ano estão aí, tanto o Natal quanto o Reveillon praticamente param todas as rotinas. Muita gente viaja e/ou não trabalha nem estuda, para-se todas as atividades para ficar com a família, amigos ou simplesmente ficamos sem fazer nada mesmo. Mas é um período do ano com muitas atividades, principalmente por conta das festas mesmo. Então, como fica o Blog nesse período e o que você vai fazer com seu blog nos dias que decorrem as festas? Veja como se planejar e não deixar o seu blog abandonado e vazio na próxima semana.

Eu estava lendo um artigo do Darren Rowse do ProBlogger, chamado: What Are You Doing with Your Blog Over the Holidays? Aí ele conta o que já fez em anos anteriores e o que pretende fazer dessa vez. Isso me inspirou a escrever dando sugestões para você decidir o que é melhor para o seu blog nesse período. O [ Ferramentas Blog ] não vai parar por completo e praticamente vamos manter o ritmo, mesmo tendo menos visitas.

O que de fato acontece é que praticamente a internet fica menos “movimentada” o que pode significar para muitos blogs, menos visitas nesse período que vai do dia 23 de dezembro até 5 de janeiro. Veja o gráfico abaixo que ilustra exatamente isso (como foi o ano passado para este blog) e note que as principais baixas são no dia 24 e no de 1. Praticamente as visitas pairam 50% nesse período.

grafico-festas-fim-de-ano

Isso já serve de aviso para quem é blogueiro a pouco tempo: não se assuste com a queda nas visitas nesse período e há pouco o que fazer para evitar isso – na verdade não tem nada que possa ser feito para evitar tal queda. Mas não significa que deva abandonar seu blog às moscas e não produzir nada relevante para esse período. então veja algumas sugestões.

O que fazer com seu blog no feriado?

Escrevi faz algum tempo, um artigo sobre o que fazer no fim-de-semana para cuidar melhor de seu blog e recomendo a leitura disso, pois muitas das dicas lá vão ser bem úteis de aplicar agora no fim de ano.

Agora veja algumas dicas, sugestões do que você pode fazer no feriado com o seu blog. Fica a seu critério escolher a melhor opção ou montar sua própria estratégia.

1. Publicar normalmente = Você pode agir como se nada estivesse acontecendo e continuar com a rotina de suas atividades virtuais. Isso é ótimo para quem não vai viajar e vai trabalhar normalmente nessa semana que vem. Mas também funciona muito bem para quem programa postagens e escreve com antecedência. Você pode deixar seu blog no “piloto automático” com posts que serão publicados agendados – o que serve muito bem para quem é organizado e prevenido.

2. Parar por completo = você pode optar por parar totalmente e não publicar nada nesses dias. É um longo período, o que não recomendamos que se faça, mas pode ser que certos nichos não exijam tanta atualização e parar, mesmo que por até 15 dias não é problema. Então o melhor a se fazer é escrever um artigo avisando que as atividades do Blog serão suspensas, dar os motivos (se for por uma viagem ou mesmo opção sua) e recomendar leituras de textos mais antigos de seu blog. Deixar um aviso mostra seriedade em seu trabalho e respeito com seus visitantes e eles ficam sabendo quando tudo voltará ao normal.

3. Publicar retrospectivas = Veja tudo o que você fez neste ano e tudo o que foi publicado de melhor em seu blog. Retome temas e publique uma série de artigos que possam servir como base de leitura e recomendação para seus visitantes. Essa é uma boa tática para desenterrar alguns temas e mostrar aos seus visitantes tudo o que você já fez. Também é uma ótima tática para você revisar seu conteúdo.

4. Revisar artigos, metas e estatísticas = Um blog não é feito apenas do que você escreveu, mas também de suas metas e objetivos e de avaliações periódicas se conseguiu atingir os objetivos esperados. Aproveite o tempo livre para pensar como vai agir nesse próximo ano, refaça pesquisas, e vejas suas estatísticas para saber o que precisa melhorar.

5. Publique de forma mais leve, menos focado = Aproveitar as festas e escrever de maneira menos formal, deixar mensagens de boas festas e transmitir sua alegria com o novo ano que nasce pode ser uma boa estratégia para se aproximar mais de seus leitores. Você pode fugir de seu tema ou até mostrar como seu assunto principal pode se envolver mais com esse “espírito” de festas. Aproveite para publicar menos, mas manter o seu blog com um movimento mais sazonal.

Outros artigos que podem ajudar:

.

6 Comentários

  1. Oi Marcos!

    Essas festas de fim de ano são bem complicadas de querer movimentar o blog, pq tem poucas pessoas online nessa época mesmo. Ano passado resolvi dar férias ao blog até a 2ª semana de janeiro. Esse ano não sei, sinceramente. Creio que vou postar normalmente, nem que seja uma vez por semana. As dicas desse post são valiosas e nos fazem pensar sobre as possibilidades que temos na administração do blog.

    Abraço

    Responder

  2. Marcos, boas dicas estas, eu como não vou viajar vou postar, mas com menos intensidade, pq mesmo sem viajar acabamos dando uma parada mesmo. Já comecei fazendo uma retropesctivas de fatos de 2009, mas tudo leve. Feliz Natal e um Ano Novo de cheio de Paz para Todos.

    Responder

  3. Decididamente natal e ano novo são períodos em que as pessoas normalmente estão mais voltadas para o convívio familiar, neste interím a vida OFF acaba se sobrepondo a vida ON, no meu caso tirarei folga somente na véspera e nos feriados.

    Responder

  4. Acho que isso vai depender muito do nicho do seu blog e de como você vai conduzir. Por exemplo,o meu blog é voltado para o público feminino. Assim, escrevo posts sobre moda,maquiagem,unhas,etc. Nos dias próximos às comemorações de final de ano,publico textos relacionados com dicas de looks para os eventos e afins. Tive um ótimo retorno de público. Exceto nos dias 24 e 25/12,é claro. =)
    Dessa forma,reforço a ideia de que é preciso saber para quem você escreve e no que eles estão interessados.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.