O que fazer depois de registrar Domínio próprio no Blogger?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para quem usa o Blogger (BlogSpot) da Google, é possível mudar o endereço padrão para um endereço próprio, chamado de Domínio. Isso diminui o tamanho do endereço, melhora a indexação, entre outras vantagens, mas o blog pode continuar usando o Blogger do mesmo jeito que antes. É bem simples fazer tal mudança e o Blogger cuida de praticamente tudo, só que é preciso fazer algumas coisas e configurações para evitar problemas e perdas na hora de mudar o endereço do Blog.

Se você usa o Blogger e registrou um domínio próprio ou quer fazer isso para melhorar o endereço do seu Blog, é importante tomar alguns cuidados e fazer algumas mudanças e serviços complementares para evitar problemas. Aparentemente o Blogger cuidada de tudo, mas isso é só aparência – cuidam de QUASE tudo!

Já ensinei aqui como configurar um domínio próprio para seu Blog no Blogger e é recomendável que se faça tudo diretamente pelo sistema padrão do painel do Blogger.

Não importa muito qual o método que você usou. Fato é que, depois de fazer tal mudança, há alguns poucos detalhes a serem observados para evitar certas perdas e até dores de cabeça com alguns pequenos problemas.

1. Configurações do FeedBurner

Se o seu blog usa o serviço do FeedBurner (Como usar o FeedBurner?) para distribuir e administrar o Feed e Newsletter, será preciso certificar-se de que o sistema continua funcionando e enviando suas atualizações.

Depois de o domínio novo já estar funcionando em seu blog, publique algo e espere ao menos 24 horas para ver se o Feed será atualizado normalmente e se a Newsletter será enviada. Claro, você precisa ser seguidor de seu próprio Feed e newsletter para ver isso.

Caso algo não chegue, vá ao painel do Feedburner acessando a sua conta no http://feedburner.google.com/ para mudar o endereço do seu perfil. Vá no link “Editar detalhes do Feed…” como mostra a imagem abaixo:

Onde está indicado “Feed Original” coloque o novo endereço do domínio do Blog, mas mantendo a estrutura padrão do Feed do Blogger. Depois é só salvar para tudo voltar a funcionar normalmente. Na próxima publicação de seu blog você já receberá o Feed e a newsletter normalmente, inclusive o seu público também.

2. Sitemap e Ferramentas para Webmasters

Muita gente esquece do serviço Webmaster Tools da Google e, depois de configurar o sitemap, não volta lá para ver mais nada. Esse é o local que garante que seu blog continua sendo indexado pelo Google e que você mantem contato direto com eles sobre o conteúdo do seu Blog (O que é Sitemap e como usar no Blogger?).

A primeira coisa que precisa ser verificada é se o rastreamento continua normal. É algo para ser observado por vários dias depois da mudança do Domínio próprio no Blogger, já que algumas coisas na indexação do Google são lentas para aparecer e apresentar resultados.

Certifique-se de que, no menu “Configurações do site” ~> “Sitemap” o número de “URLs enviados” e o de “URLs no índice da web” continuam crescendo e variando sempre que algo é publicado no seu blog. Bem como se o “Status” está positivo e sem erros.

Vá também ao menu seguinte, “Acesso do rastreador” para verificar se o Status também está marcado como “Sucesso”. E por fim vá ao menu “Diagnóstico” para saber se não há nenhum outro tipo de problema.

O serviço do Ferramentas para Webmasters da Google, sempre que detecta algum problema, apresenta também como você deve proceder para corrigir e manter tudo funcionando corretamente.

3. Perfis externos ao Blog

Outra coisa extremamente importante e que muita gente esquece depois que muda o endereço do Blog é atualizar o perfil que tem nas redes sociais, sites, fóruns e serviços externos ao Blog e que apontam de alguma forma para lá.

Isso é extremamente importante especialmente nos serviços de programas afiliados e de monetização do seu blog, que podem parar de funcionar ou até punir seu blog indevidamente por achar que você está tentando enganá-los ao mudar o endereço e não os avisar.

4. Avisar os parceiros

Quando o endereço do seu blog era o padrão gratuito do Blogger você deve ter recebido links de parceiros ou ter sido citado em algum lugar como fóruns, comentários ou artigos de outros blogueiros. Avise-os de que seu endereço mudou, voltando àqueles locais e colocando o novo endereço de forma visível para todos.

Também é bom mandar um e-mail em forma de comunicado para seu público e escrever um post sobre o assunto. Assim todos ficam sabendo que seu blog tem um novo domínio e que ficou mais fácil acessar sua página.

5. Faça backup de tudo e crie um Blog de testes

Ok! Isso não tem muito a ver com a mudança de endereço do seu blog, mas é importante lembrar. Backup é algo extremamente importante sempre que se faz mudanças significativas no Blog. Não há risco de perder algo na hora de configurar o domínio, mas é bom prevenir.

Um blog de testes, alternativo e fechado apenas para você mexer na estrutura do Blogger sem risco de afetar o funcionamento de seu blog principal, pode ser uma ótima garantia de que seu blog sempre estará em plena atividade.

Acredito que com essas configurações você garantirá um ótimo funcionamento do seu blog depois de mudar o domínio, se risco de perder nada. Cobrindo esses pontos, todo o resto será natural e o próprio Blogger cuidará de tudo.

.

28 Comentários

  1. Olá, Marcos.

    Muito bom o seu post e muito esclarecedor, inclusive sobre a questão do Sitemap e Ferramentas para Webmasters. Mudei agora para o meu próprio domínio e vou seguir as recomendações desta postagens à risca. Isso pode parecer até trabalhoso, mas vale a pena.

    Um abraço e obrigado.

    Responder

  2. Realmente a questão do domínio é fundamental para quem quer ter um blog profissional e de qualidade, eu quando resolvi criar o [http://www.dicadecomercio.com] registrei primeiramente o domínio para depois criar o blog e usar todos os serviços sem nenhuma complicação.

    Responder

  3. Oi Marcos,

    Basicamente fiz tudo o que está recomendado no post, a única diferença é que desde o domínio próprio os sitemaps não mais atualizam automaticamente. Ou seja, toda vez que publico material novo, e digamos que atualizo 3 vezes o blog ao dia, sou obrigado a reenviar a última lista de sitemaps. Tem alguma ideia do que pode estar havendo?

    Responder

  4. Ótimas dicas, já venho te acompanhado a tempo, e só agora em 2012 que mudei de endereço template mudança total, assim adquirindo muito mais leitores e visitas e aprendendo tudo na raça com DEUS e ferramntasBlog e outros. comprei os 2 endereços e direcionei todos para um.
    Outra coisa é que tutoriais do próprio site não ajudam muito e sim sites como o seu, quando registrei em menos de 15 minutos tudo tava certinho e funcionando.
    Agora estou igual o Neymar só administrando =D
    Manutenções sempre tem que ficar de olho >.<

    By Relbert

    Responder

  5. Olá Marcos. Achei muito interessante essa novidade. Tenho vontade de fazer dessa forma, mas tenho receio, já que meu blog tem recebido em torno de 45.000 Visitas mensais… isso pode ser abalado?

    Responder

  6. Olá Marcos Lemos.

    Eu troquei o endereço do meu Blog, agora estou com certas dúvidas. Eu li em algum blog, que era preciso adicionar o novo endereço e enviar outro Sitemap, nas Ferramentas para Webmasters.

    Então EU, fiz este procedimento. Mas lendo este seu artigo, não tenho mas certeza, se fiz certo em adicionar.

    Somente, lembrando que EU adicionei, este novo endereço e também este outro SiteMap, mas eu mantive o endereço antigo e também o Sitemap antigo.

    Minha dúvida também fica por parte, de que se, adicionando dois SiteMap para o mesmo Blog, eu não esteja a enviar conteúdo duplicado para o Google.

    Outro dúvida! Eu, alterei a URL no Feed, do Feedburner, mas estou a enfrentar problemas para monetizar com o AdSense. Se eu removesse o Feed, E fizesse outro, quais problemas aconteceriam ?

    Abraços!

    Responder

  7. olá eu comprei o domínio do meu proprio para meu blog fazem dois dias e tenho reparado q desses dias pra cá o google não está mais indexando minhas postagens. Sendo q antes após eu postar em menos de 2 minutos já estavam indexados?
    O que pode estar me acontecendo?

    Responder

    • Você cadastrou o novo sitemap com a url nova no Google Ferramentas para webmaster?
      Nele é possível até mesmo indicar que foi modificado o endereço do site. Assim avisa o Google sobre a mudança e é trocado os links antigos da busca pelos novos.

      Responder

  8. Eu vi em algum lugar que depois que você hospeda em dominio próprio o blogger deixa de armazenar seu conteúdo e você tem que pagar outro site para armazenar fotos, postagens, e etc. É verdade?

    Responder

      • A princípio está tudo ok. Qndo vejo a disponibilidade de domínio, o blogger avisa que já está registrado.

        Já até criei o usuário de administração pelo “cpanel/geoluislopes.com” usando este domínio (administrador@geoluislopes.com), mas mesmo assim a URL do blog continua “blogspot.com.br”

        Vale lembrar que já veio em minha fatura a cobrança de U$ 10,00.

        É necessário mais algum passo? Precisa de validação?

        Realmente n sei o q faço!

        Responder

  9. Olá,
    Seu post foi de grande ajuda mais ainda restaram algumas dúvidas.
    A cerca de 20 dias , mudei o domínio blogspot para um dominio próprio. Alguns minutos depois já pude observar o perfeito redirecionamento das páginas clicadas, porém minha visitação caiu em cerca de 600 visitas dia . Foi então que resolvi enviar o sitemap para o webmaster e no dia seguinte eu tinha 554 urls bloqueadas para search. Me informaram que poderia ser duplicação de conteúdo pelo redirecionamento. Mudei então o endereço do blog no feed burner e reenviei o sitemap, mas o problema persiste. Alguma ideia do que pode estar acontecendo ? Estou tendo um prejuízo imenso com tudo isso.

    Grata pela atenção !

    Responder

  10. Ótimas dicas Marcos. Realmente são coisas bem importantes que devem ser feitas após registrar um domínio próprio. Essa do Webmasters da Google eu não conhecia ainda. Essas dicas foram muito úteis para mim.

    Responder

  11. Pingback: Crie um domínio para o Blogger (Passo a passo) -Mestre De Blogs

  12. Registrei um domínio próprio para o meu blog e já enviei um sitemap depois disso, apesar das paginas terem sido enviadas corretamente e estar tudo aparentemente ok, o status do índice no Search Console mostra que nenhuma página foi indexada. Demora mesmo para indexar ou será que tem algo errado?

    Responder

  13. Eu usei /sitemap.xml, hoje pela manhã vi que as páginas começaram a ser indexadas.
    Das 120 enviadas, 10 já foram indexadas.

    Obrigada pela atenção.
    Sempre encontro muitas dicas boas aqui no Ferramentas Blog!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.