O que podemos aprender com o Ranking de blogs brasileiros

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Todos queremos estar no topo de listas e constar entre os melhores, em tudo o que fazemos. Na blogosfera não é diferente e temos uma lista anual que classifica os melhores blogs em todos os níveis. Resolvi fazer uma análise dos 100 primeiros colocados par aprendermos o que eles fazem e como chegaram a este nível. As listas existem e não podemos usar apenas para elevar o ego de alguns, mas para nos ensinar a trabalhar bem na internet e ocupar o nosso espaço, conquistar nosso lugar.

Não, o [ Ferramentas Blog ] não entrou na lista. Em 2008 tínhamos apenas 1 mês de vida e agora para 2009 não estávamos cadastrados com o novo domínio. Vamos ver como será em 2010.

O Ranking de blogs brasileiros foi organizado pelo Mundo Tecno e o Dossiê Alex Primo, neste ano de 2009. Mas já foi feito anteriormente nos anos de 2007 e 2008. Não é possível comparar a lista de 2007 com a de 2008 e 2009, porque a metodologia usada naquele ano foi diferente, mas á pra comparar os dois anos seguintes. Eles criaram uma fórmula complicada, que só vou mostrar aqui, mas não vou explicar:

pontos = ((PageRank*1000) + Backlinks Google + (Backlinks Yahoo/100)+ (Feed readers/10) + Backlinks Alexa + (Backlinks Blogblogs*10))/100

Nem vou questionar aqui a metodologia. Acredito que o trabalho é válido e escolheram um critério de comparação. Poderia ser outro, sim, mas esse é válido e é bem objetivo (elimina a subjetividade das votações ou da avaliação de uma grupo específico). Então vamos aos dados relevantes dessa lista.

Selecionei algumas informações e dados bem práticos e com poucos comparativos. A começar pelo endereço URL dos 100 primeiros colocados nesta lista. Dividi em 3 grupos: Domínio próprio (seja de qual tipo for “.com”, “.com.br”, “,net” etc); Sub-domínios (“blogspot.com”, uol.com.br” etc); e por fim os Diretórios (“URL.com.br/NOME” e outros tipos) que são incorporados ao conteúdo de outros sites/blogs. Ficando nessa quantidade:

59 blogs têm Domínio próprio

29 blogs são de Diretórios

12 apenas estão em sub-domínios (sendo que 1 deles migrou para Domínio próprio após a divulgação da lista)

Isso nos mostra a importância dos domínios próprios, mas prova também que não são absolutos. São a maioria e isso dá um ar mais sério para o trabalho desenvolvido. Nem tem como separar por conteúdo, pois os que usam domínio próprio estão em todos os nicho e categorias de conteúdo. Dos Sub-domínios, nenhum é do WordPress, e 9 dos 12 estão no Blogger (Blogspot da Google). Já os Diretórios são a maioria do Interney.net e da Uol.com.br.

Já os nichos e temas principais dos blogs fica predominante o assunto Variedades/Pessoal/Cotidiano (juntei os 3 por considerar do mesmo nicho), seguidos dos de blogs de tecnologia/metablogs (também juntos, por serem assuntos complementares).

37 blogs de Variedades/Pessoal/Cotidiano

18 blogs de tecnologia/Metablogs

Ter um nicho, um tema principal para seu blog, de forma bem definida e clara, é uma boa garantia de qualidade e mostra a objetividade de um trabalho. Isso também facilita na hora de pesquisar assuntos, palavras-chave, procurar parcerias e fidelizar os leitores. Para todo trabalho é preciso ter foco e ao visitar cada um desses blogs, notamos justamente isso. Mesmo depois de um longo tempo, sempre têm sobre o que publicar e não se perdem em assuntos muito diferentes do que se propõem.

Esse é um outro dado: o tempo que estão blogando e a média de atualizações desses blogs. A média é superior a 2 anos de existência, o que prova que blogar é um ato de longo prazo. Para aqueles que acham que vão fazer sucesso logo que começarem, estão enganados e isso é como um trabalho: precisa de dedicação constante. As atualizações desses blogs também supera a média de 3 artigos por semana (15 por mês). Escrever e ler muito é fundamental.

Por fim, vale destacar a métrica Pagerank (padrão da Google). Apenas três blogs tinham um PR baixo, onde praticamente todos estavam acima de PR3. Foram 2 com PR zero (todos os dois cuja URL é de Diretórios) e há 1 com PR2 (que é um domínio e da área de variedades). As métricas não mostram a qualidade de um blog, nem prova qual seja melhor ou pior e servem para ilustrar que o que vale é a qualidade do conteúdo.

Dos blogs listados em 2008, somente 23 se repetiram no novo Ranking de 2009. Essa mobilidade da blogosfera é que mostra a importância de se trabalhar sério e preocupar-se a longo prazo.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

2 Comentários

  1. Realmente, tem muito o que se pode aprender com os mais experientes. Sou blogueiro há menos de 3 meses e nem passei pelo período de firmamento (primeiros 90 dias). Contudo, venho aprendendo bastante em muitos dos blogs citados na lista.

    E como você disse, blogar é tarefa de paciência e dedicação, e só assim alcançará um lugar nesta lista. Sei que esta longe agora, mas meu desejo é estar nela (lista).

    Boa tarde para todos!

    Mangamen

    Responder

  2. Marcos sempre com boas dicas, bem que o FerramentasBlog podia constar na lista, mais ainda é cedo, espero que no proximo ano esteja na lista, sou blogueiro ah pouco tempo e to aprendendo muita coisa por aqui, até as coisas mais simples são de suma importancia, afinal os detalhes fazem toda diferença!

    Abraço a todos!

    VideosVicio

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.