O que podemos aprender com o Ranking de blogs brasileiros

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Todos queremos estar no topo de listas e constar entre os melhores, em tudo o que fazemos. Na blogosfera não é diferente e temos uma lista anual que classifica os melhores blogs em todos os níveis. Resolvi fazer uma análise dos 100 primeiros colocados par aprendermos o que eles fazem e como chegaram a este nível. As listas existem e não podemos usar apenas para elevar o ego de alguns, mas para nos ensinar a trabalhar bem na internet e ocupar o nosso espaço, conquistar nosso lugar.

Não, o [ Ferramentas Blog ] não entrou na lista. Em 2008 tínhamos apenas 1 mês de vida e agora para 2009 não estávamos cadastrados com o novo domínio. Vamos ver como será em 2010.

O Ranking de blogs brasileiros foi organizado pelo Mundo Tecno e o Dossiê Alex Primo, neste ano de 2009. Mas já foi feito anteriormente nos anos de 2007 e 2008. Não é possível comparar a lista de 2007 com a de 2008 e 2009, porque a metodologia usada naquele ano foi diferente, mas á pra comparar os dois anos seguintes. Eles criaram uma fórmula complicada, que só vou mostrar aqui, mas não vou explicar:

pontos = ((PageRank*1000) + Backlinks Google + (Backlinks Yahoo/100)+ (Feed readers/10) + Backlinks Alexa + (Backlinks Blogblogs*10))/100

Nem vou questionar aqui a metodologia. Acredito que o trabalho é válido e escolheram um critério de comparação. Poderia ser outro, sim, mas esse é válido e é bem objetivo (elimina a subjetividade das votações ou da avaliação de uma grupo específico). Então vamos aos dados relevantes dessa lista.

Selecionei algumas informações e dados bem práticos e com poucos comparativos. A começar pelo endereço URL dos 100 primeiros colocados nesta lista. Dividi em 3 grupos: Domínio próprio (seja de qual tipo for “.com”, “.com.br”, “,net” etc); Sub-domínios (“blogspot.com”, uol.com.br” etc); e por fim os Diretórios (“URL.com.br/NOME” e outros tipos) que são incorporados ao conteúdo de outros sites/blogs. Ficando nessa quantidade:

59 blogs têm Domínio próprio

29 blogs são de Diretórios

12 apenas estão em sub-domínios (sendo que 1 deles migrou para Domínio próprio após a divulgação da lista)

Isso nos mostra a importância dos domínios próprios, mas prova também que não são absolutos. São a maioria e isso dá um ar mais sério para o trabalho desenvolvido. Nem tem como separar por conteúdo, pois os que usam domínio próprio estão em todos os nicho e categorias de conteúdo. Dos Sub-domínios, nenhum é do WordPress, e 9 dos 12 estão no Blogger (Blogspot da Google). Já os Diretórios são a maioria do Interney.net e da Uol.com.br.

Já os nichos e temas principais dos blogs fica predominante o assunto Variedades/Pessoal/Cotidiano (juntei os 3 por considerar do mesmo nicho), seguidos dos de blogs de tecnologia/metablogs (também juntos, por serem assuntos complementares).

37 blogs de Variedades/Pessoal/Cotidiano

18 blogs de tecnologia/Metablogs

Ter um nicho, um tema principal para seu blog, de forma bem definida e clara, é uma boa garantia de qualidade e mostra a objetividade de um trabalho. Isso também facilita na hora de pesquisar assuntos, palavras-chave, procurar parcerias e fidelizar os leitores. Para todo trabalho é preciso ter foco e ao visitar cada um desses blogs, notamos justamente isso. Mesmo depois de um longo tempo, sempre têm sobre o que publicar e não se perdem em assuntos muito diferentes do que se propõem.

Esse é um outro dado: o tempo que estão blogando e a média de atualizações desses blogs. A média é superior a 2 anos de existência, o que prova que blogar é um ato de longo prazo. Para aqueles que acham que vão fazer sucesso logo que começarem, estão enganados e isso é como um trabalho: precisa de dedicação constante. As atualizações desses blogs também supera a média de 3 artigos por semana (15 por mês). Escrever e ler muito é fundamental.

Por fim, vale destacar a métrica Pagerank (padrão da Google). Apenas três blogs tinham um PR baixo, onde praticamente todos estavam acima de PR3. Foram 2 com PR zero (todos os dois cuja URL é de Diretórios) e há 1 com PR2 (que é um domínio e da área de variedades). As métricas não mostram a qualidade de um blog, nem prova qual seja melhor ou pior e servem para ilustrar que o que vale é a qualidade do conteúdo.

Dos blogs listados em 2008, somente 23 se repetiram no novo Ranking de 2009. Essa mobilidade da blogosfera é que mostra a importância de se trabalhar sério e preocupar-se a longo prazo.

.

2 Comentários

  1. Realmente, tem muito o que se pode aprender com os mais experientes. Sou blogueiro há menos de 3 meses e nem passei pelo período de firmamento (primeiros 90 dias). Contudo, venho aprendendo bastante em muitos dos blogs citados na lista.

    E como você disse, blogar é tarefa de paciência e dedicação, e só assim alcançará um lugar nesta lista. Sei que esta longe agora, mas meu desejo é estar nela (lista).

    Boa tarde para todos!

    Mangamen

    Responder

  2. Marcos sempre com boas dicas, bem que o FerramentasBlog podia constar na lista, mais ainda é cedo, espero que no proximo ano esteja na lista, sou blogueiro ah pouco tempo e to aprendendo muita coisa por aqui, até as coisas mais simples são de suma importancia, afinal os detalhes fazem toda diferença!

    Abraço a todos!

    VideosVicio

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.