O que Steve Jobs ensinou para os Blogueiros?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Não há outra palavra para definir quem foi Steve Jobs: ele foi um visionário! Muito à frente de seu tempo, revolucionou a tecnologia e o conceito de design em praticamente todas as áreas do conhecimento. Com a morte de Steve Jobs da Apple, o que nos resta é aprender o que ele nos deixou, esperando que outros gênios surjam. Nós blogueiros temos muito a aprender com ele…

Morre Steve Jobs

Não preciso aqui relatar aqui tudo o que foi criado por Steve Jobs ao longo das últimas décadas e acabou por definir os padrões da tecnologia no mundo desde o final da década de 1970. Poucos homens conseguiram reunir tantas capacidades e habilidades, sendo reconhecido exclusivamente por seu trabalho e competência.

Admirado por sua genialidade, Steve Jobs tem lições a ensinar na área de negócios, design, desenvolvimento tecnológico e até para gestão pessoal. Pensando nisso e nas características de seu trabalho, reuni algumas coisas que podem inspirar os blogueiros, baseado naquilo que foi Steve Jobs.

Um único projeto

Steve Jobs não se dedicava a milhares de coisas ao mesmo tempo. Cada projeto tinha sua dedicação exclusiva e a Apple seguiu este mesmo caminho. Um único modelo de celular, um único modelo de notebook, tocador de música, entre outros. Assim, sua equipe e ideias buscavam resultados bem específicos.

O blogueiro não pode ser perder em milhares de objetivos. Dedicar sua força e inteligência em um único projeto ou em objetivos bem claros, pode ser a chave para o resultado certo e o sucesso. Não se perca multiplicando sonhos…

Empreendedor

Uma boa ideia nunca ficou sem resposta para Steve Jobs. Mais do que um criador de tecnologias, Jobs foi um grande empresário. Poucos blogueiros tratam seus blogs com profissionalismo e seriedade necessários para avançarem e conseguirem o sucesso. Ser empreendedor é ter coragem para conquistar seus objetivos. Por que a maioria dos Blogs fracassam?

Focado na experiência do usuário

Usabilidade e produtos que facilitam a vida dos usuários sempre foi uma sina para Jobs e seus produtos na Apple. Praticamente tudo o que criou, todos querem usar, ter e não tem dificuldades para mexer. Um blog precisa ser acessível e prático, ajudando as pessoas a resolverem seus problemas e apresentando conteúdos úteis. O usuário é sempre o foco principal.

Ousadia

Muitas de suas ideias e projetos podem ser definidas como “ousadas”, antecipando até mesmo tendências e criando tendências. Saber o que se quer e apostar nos projetos, mesmo que desacreditados por outros, é fundamental para ser competitivo e sobreviver a longo prazo.

Carismático

Todos gostam de Steve Jobs e de seus projetos, trabalhos e escolhas. É muito difícil ser tão admirado por tantas pessoas, mas Jobs tinha um espírito carismático, confirmado por sua competência. Mesmo sendo extremamente exigente e tendo fama de ser muito rígido com seus funcionários e colegas, todos o respeitavam e eram conquistados.

Um blogueiro precisa conquistar seu público, relacionar-se com ele e interagir a ponto de conquistar sua confiança para que voltem sempre para ter mais. Um blog é algo pessoal, por isso as relações também são pessoais e diretas.

Perfeccionista

Para Jobs e a Apple, não era aceitável menos do que a perfeição. Poderia passar meses elaborando detalhes imperceptíveis para a maioria. A perfeição vem também ao não nos dividirmos em vários projetos e sonhos, tendo foco no que é realmente importante. Seu blog precisa de um olhar mais dedicado, que busca aprimorar-se até no que é imperceptível, para melhorar a experiência do usuário e provar sua competência.

Inovador

O grande diferencial do Jobs é que ele não parou no tempo e não se satisfez com um único sucesso. Ele poderia ter parado com o sucesso que teve com o Apple 2, mas ele não se limitava. Seu espírito criativo não o deixou quieto e seus projetos superavam os antigos e o faziam querer outros novos.

Ser inovador é não se conformar nem parar só porque já fez algo bom. Nunca se contente com o “bom”. Seu blog precisa ser sempre inovador, sempre renovado e sempre criativo para manter o público voltando, interessado.

Eu poderia fazer uma lista gigantesca de características sobre Steve Jobs, mas aqui deixo espaço para você também comentar dizendo o que achava de Steve Jobs, como acompanhava seu trabalho e como podemos aprender com tudo o que ele criou.

.

19 Comentários

  1. Olá brother Marcos!
    Você aproveitou e bem este fato histórico (morte de um gênio) para nos ensinar!
    É interessante que há pessoas que mesmo depois de mortas continuam a passar para nós grandes lições.
    Continue com sempre com esta linha de pensamento no seu blog!
    Abraços

    África

    Responder

  2. Prezado irmão Marcos – A Paz

    Estou seguindo o seu blog e temos aprendido muito com o prezado, meus agradecimentos e parabéns pelo seu ótimo trabalho. Na verdade você está nos abençoando com a suas lições. Que Deus continue abençoando vossa vida e família.

    A sua matéria sobre Steve Jobs foi genial. Estas qualidades são também qualidades de líderes em qualquer setor da vida, inclusive no setor religioso.

    Steve Jobs declarou em uma de suas entrevistas e se você me permite, Marcos, cito aqui: NINGUÉM JAMAIS CHEGARÁ AO SUCESSO, SE NÃO AMAR O QUE FAZ” – Steve Jobs chegou onde chegou, porque AMAVA O QUE FAZIA.

    Até mais…obrigado por tudo.

    Responder

  3. Marcos,
    uma das qualidades que mais admiro nele é a busca pela perfeição.
    Este olhar atento nos minimos detalhes.
    Pra alguns o perfeccionismo parece algo negativo, mas eu acredito que buscar a excelência é uma grande qualidade.
    é o que pode trazer mudanças verdadeiras.
    parabéns pelo artigo.
    um abraço,

    Responder

  4. É uma pena, não somos eternos na matéria, mas este se eternizou em nossas vidas, pessoas como ele e Bill Gates são hoje o esteio do mundo, gênios, estes sim são os gênios do século XX. Que a sua herança nos traga mais e mais benefícios.

    Responder

  5. Existem 2 tipos de pessoas no mundo do negocio:

    Os pensadores e os executadores

    Steve Jobs… era os 2 em 1 só… um génio! Aquele que criou o que nunca antes tinha sido criado, aquele que fez o que ninguém mais se lembrou de fazer…

    R.I.P Steve Jobs, o mundo das T.I perdeu um grande homem

    Responder

  6. “Lembrar-me de que estarei morto em pouco tempo é a mais importante ferramenta que já encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas da vida. Porque quase tudo – todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de constrangimentos ou de falhar – deixa de ser importante diante da morte, restando apenas aquilo que realmente importa.
    […] Lembrar-se de que você vai morrer é a melhor forma que conheço de evitar a armadilha de pensar que tem algo a perder. Você já está nú. Não há motivos para não seguir as escolhas de seu coração.”
    A cabeça de Steve Jobs – Leander Kahney

    Responder

  7. Maravilhosa postagem! Para um iniciante ou veterano, é benéfico aprender sempre!

    Com as pessoas de sucesso, alcançamos bons resultados, se tivermos seriedade e outras séries de ferramentas.

    Mais uma vez, parabéns, Marcos Lemes.

    Responder

  8. O cara trabalhava bem, reconheço. Mas eu sou avesso a quase tudo da Apple, começando pela logomarca. Uma alusão ao pecado original (a maçã mordida) não é uma marca que inspire coisas boas.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.