O tamanho da Blogosfera e questões de sobrevivência

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Blogar não é uma tarefa fácil, isso todos nós sabemos, mas o que poucos sabem é qual o tamanho desse universos de blogs que são criados diariamente, o que significa uma concorrência por busca de espaço e atenção quase desumana. Algumas coisas são importantes saber para sobreviver nesse mundo chamado Blogosfera e os dados são desanimadores.

Já tratei aqui em alguns artigos sobre como a tarefa de blogar é algo que precisa ser feito a longo prazo e com constante planejamento e persistência, mas alguns ainda podem estar iludidos, pensando que poderão ganhar muito dinheiro e até ficarem famosos. Mas a realidade não passa bem por aí.

Os dados são os seguintes:

Existem no banco de dados do Technorati – maior agregador de blogs do mundo – mais de 130 milhões de blogs, mas apenas 7 milhões foram atualizados nos últimos 120 dias. Isso leva para uma taxa de abandono de quase 95% dos blogs criados. Uma pilha de lixo virtual, com visitas zero e completamente ignorados pelos robôs de buscas e seus algoritmos que varrem a web, indexando e classificando o que existem. E o número de blogs existentes dobra a cada 5 meses.

Os dados referentes ao anos de 2008 mostram que são criados mais de 175 mil blogs por dia em todo o mundo. A média de vida de um blog (útil ou não) é de no máximo 90 dias e raros são os blogueiros que os atualizam constantemente, onde muitos nem passam do primeiros artigo/poste.

Muitos são os fatores que levam a uma taxa tão alta de abandono. O principal motivo é a total falta de objetivos na hora de se criar um blog e o puro modismo e momento. Querer dizer algo, não significa que se tenha o que dizer. Outro motivo é justamente o tamanho da concorrência e o tempo que se é preciso para conseguir audiência, divulgando um conteúdo e esperando uma boa indexação nos mecanismos de pesquisa para as suas palavras-chave.

multidao

Mas, indiscutivelmente, duas coisas pesam mais para que as pessoas desanimem de fato: não conseguem atualizar constantemente seu conteúdo e não vêem retorno para o que estão tentando fazer.

Tentar criar algo inédito é virtualmente impossível, mas ser inovador, nem tanto. Assim, pense o seu blog como um lugar para as pessoas encontrarem o que precisam, escreva artigos de qualidade e que ampliam debates. Seja persistente. Atrair visitas leva tempo, é preciso estar nas Redes-sociais, atualizar sempre (no mínimo 3 ou 4 vezes por semana, melhor ainda todos os dias) o que mostra para os buscadores que o seu blog tem sempre algo a ser indexado.

Agregue valor no que você está tentando fazer, sem copiar ou reproduzir terceiros e sem burlar a legalidade. A internet é um lugar de ampliar e compartilhar conhecimentos e isso é fundamental para que se sobreviva a longo prazo. Descubra o seu espaço e se relacione com outros blogueiros, trocando experiências para não fica isolado do que está acontecendo.

Fontes: Sobre Blogs / FayerWayer.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

12 Comentários

  1. Mais de 99% por cento destes blogs tem somente 1 leitor. O resto luta pelos usuários de verdade. E menos de 10 mil deles são realmente lucrativos.

    Responder

  2. Oi, Marcus!

    O difícil não é criar um blog, mas sim mantê-lo. E esse manter leva tempo, disposição e vontade de fazer a diferença, principalmente na hora de se produzir conteúdo original e cativar o leitor. Parabéns pelo artigo!

    Abraço

    Responder

  3. É cruel esse mundo,mais vou tentar mais um pouquinho-todo dia aprendo algo novo,sou meio chato e persistente,abraços

    Responder

  4. Pingback: Estratégias de divulgação para Blog – Tenha muitas visitas | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Quanto custa ter e manter um blog? | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Todos os passos para criar um Blog no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Blogosfera e a selva de pedra: vivemos em uma meritocracia? # Bloggers

  8. Pingback: Por que ninguém lê seu Blog? | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: Blogs mortos para o dia de Finados | [ Ferramentas Blog ]

  10. Realmente, difícil é manter, estou na mesma situação, como acabei tornando meu blog em um negócio, acabou ocupando grande parte de meu tempo gerindo orçamentos e serviços extras, meio que já tinha perdido a emoção de atualizar meu blog, agradeço a dica e me esforçarei para dar continuidade em meu projeto!

    Responder

  11. Olá Marcos, como a maioria dos blogueiros eu também já tive alguns blogs e desisti deles, recentemente eu retomei um trabalho e percebi que o que é preciso é um pouco de força de vontade e principalmente acreditar no que se faz.
    O meu blog de 1 a 5 visitas por dia passou para mais de 100 em duas semanas fazendo atualizações diárias e compartilhando em minha redes sociais,fóruns,Yahoo respostas,etc.Eu sou mais um que quero sim ganhar dinheiro com o meu blog, aliás este é o meu objetivo principal, mas sei que é um trabalho árduo, porém muito prazeroso,
    Abs e parabéns pelo trabalho.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.