O tamanho da Blogosfera e questões de sobrevivência

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Blogar não é uma tarefa fácil, isso todos nós sabemos, mas o que poucos sabem é qual o tamanho desse universos de blogs que são criados diariamente, o que significa uma concorrência por busca de espaço e atenção quase desumana. Algumas coisas são importantes saber para sobreviver nesse mundo chamado Blogosfera e os dados são desanimadores.

Já tratei aqui em alguns artigos sobre como a tarefa de blogar é algo que precisa ser feito a longo prazo e com constante planejamento e persistência, mas alguns ainda podem estar iludidos, pensando que poderão ganhar muito dinheiro e até ficarem famosos. Mas a realidade não passa bem por aí.

Os dados são os seguintes:

Existem no banco de dados do Technorati – maior agregador de blogs do mundo – mais de 130 milhões de blogs, mas apenas 7 milhões foram atualizados nos últimos 120 dias. Isso leva para uma taxa de abandono de quase 95% dos blogs criados. Uma pilha de lixo virtual, com visitas zero e completamente ignorados pelos robôs de buscas e seus algoritmos que varrem a web, indexando e classificando o que existem. E o número de blogs existentes dobra a cada 5 meses.

Os dados referentes ao anos de 2008 mostram que são criados mais de 175 mil blogs por dia em todo o mundo. A média de vida de um blog (útil ou não) é de no máximo 90 dias e raros são os blogueiros que os atualizam constantemente, onde muitos nem passam do primeiros artigo/poste.

Muitos são os fatores que levam a uma taxa tão alta de abandono. O principal motivo é a total falta de objetivos na hora de se criar um blog e o puro modismo e momento. Querer dizer algo, não significa que se tenha o que dizer. Outro motivo é justamente o tamanho da concorrência e o tempo que se é preciso para conseguir audiência, divulgando um conteúdo e esperando uma boa indexação nos mecanismos de pesquisa para as suas palavras-chave.

multidao

Mas, indiscutivelmente, duas coisas pesam mais para que as pessoas desanimem de fato: não conseguem atualizar constantemente seu conteúdo e não vêem retorno para o que estão tentando fazer.

Tentar criar algo inédito é virtualmente impossível, mas ser inovador, nem tanto. Assim, pense o seu blog como um lugar para as pessoas encontrarem o que precisam, escreva artigos de qualidade e que ampliam debates. Seja persistente. Atrair visitas leva tempo, é preciso estar nas Redes-sociais, atualizar sempre (no mínimo 3 ou 4 vezes por semana, melhor ainda todos os dias) o que mostra para os buscadores que o seu blog tem sempre algo a ser indexado.

Agregue valor no que você está tentando fazer, sem copiar ou reproduzir terceiros e sem burlar a legalidade. A internet é um lugar de ampliar e compartilhar conhecimentos e isso é fundamental para que se sobreviva a longo prazo. Descubra o seu espaço e se relacione com outros blogueiros, trocando experiências para não fica isolado do que está acontecendo.

Fontes: Sobre Blogs / FayerWayer.

.

12 Comentários

  1. Mais de 99% por cento destes blogs tem somente 1 leitor. O resto luta pelos usuários de verdade. E menos de 10 mil deles são realmente lucrativos.

    Responder

  2. Oi, Marcus!

    O difícil não é criar um blog, mas sim mantê-lo. E esse manter leva tempo, disposição e vontade de fazer a diferença, principalmente na hora de se produzir conteúdo original e cativar o leitor. Parabéns pelo artigo!

    Abraço

    Responder

  3. É cruel esse mundo,mais vou tentar mais um pouquinho-todo dia aprendo algo novo,sou meio chato e persistente,abraços

    Responder

  4. Pingback: Estratégias de divulgação para Blog – Tenha muitas visitas | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Quanto custa ter e manter um blog? | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Todos os passos para criar um Blog no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Blogosfera e a selva de pedra: vivemos em uma meritocracia? # Bloggers

  8. Pingback: Por que ninguém lê seu Blog? | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: Blogs mortos para o dia de Finados | [ Ferramentas Blog ]

  10. Realmente, difícil é manter, estou na mesma situação, como acabei tornando meu blog em um negócio, acabou ocupando grande parte de meu tempo gerindo orçamentos e serviços extras, meio que já tinha perdido a emoção de atualizar meu blog, agradeço a dica e me esforçarei para dar continuidade em meu projeto!

    Responder

  11. Olá Marcos, como a maioria dos blogueiros eu também já tive alguns blogs e desisti deles, recentemente eu retomei um trabalho e percebi que o que é preciso é um pouco de força de vontade e principalmente acreditar no que se faz.
    O meu blog de 1 a 5 visitas por dia passou para mais de 100 em duas semanas fazendo atualizações diárias e compartilhando em minha redes sociais,fóruns,Yahoo respostas,etc.Eu sou mais um que quero sim ganhar dinheiro com o meu blog, aliás este é o meu objetivo principal, mas sei que é um trabalho árduo, porém muito prazeroso,
    Abs e parabéns pelo trabalho.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.