O WordPress.org é mais seguro que o Blogger?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Depois de passar por uma longa instabilidade, o Blogger assustou muita gente, excluindo posts, ficando inacessível por 36 horas e até danificando a estrutura de alguns blogs. Isso levanta a questão para aqueles que levam seus blogs a sério: qual o sistema de blog mais seguro: Blogger ou WordPress.org??? Muita gente pensou em migrar e é preciso ponderar alguns fatos sobre o assunto antes de tomar qualquer decisão.

Este post não é para discutir qual plataforma é melhor. Já fizemos esse debate aqui em outra oportunidade e até em vídeo-aulas:

O que levava muita gente a defender o Blogger como sendo melhor que outras é que ela é mais estável e é um serviço da Google, o que deveria garantir altíssima qualidade e estabilidade. Isso foi até confirmado com dados concretos:

blogging-downtime

Fonte: Pingdom

No gráfico acima vemos que o Blogger praticamente nunca fica fora do ar (no período analisado). Nossa experiência como usuário comprova a estabilidade do Blogger. Mas entre os dias 12 e 13 de maio/2011, o Blogger admitiu ter ficado inacessível por 20,5 horas ao longo de 36 horas de instabilidades (O Blogger esteve fora do ar e indisponível sem explicação consistente).

Então o Blogger não é seguro?

Não podemos nos iludir que, se contratarmos um serviço de host para ter um blog no WordPress.org, que não acontecerão problemas semelhantes ou até piores. Aqui mesmo no [ Ferramentas Blog ] tivemos instabilidades no mês de Fevereiro/2011 por quase 48 horas.

Nenhum serviço de hospedagem de blogs, nenhum serviço de internet, podem garantir estabilidade de 100%. Uns podem ter mais recursos para minimizar os danos, mas até a toda poderosa Google passa por dificuldades.

Os serviço estão sujeitos a erros humanos (provável causa do problema do Blogger naquele dia), incidentes climáticos e pane nos equipamentos.

Assim, nenhum serviço é seguro!?!

Garantir que seu blog ficará todo o tempo acessível, que não haverá quedas, é improvável. Mas qualquer serviço de hospedagem, seja o Google ou uma empresa que você queria contratar para usar o WordPress.org, pode oferecer um mínimo de condições.

Se vai contratar um host, que seja de uma empresa idônea, conhecida e que tenha condições de disponibilizar dados de estabilidade mínimos do serviço. Perguntar sobre limites de tráfego, espaço da hospedagem, banda de transmissão e outros, pode te ajudar a decidir.

O Blogger tem espaço praticamente ilimitado para o seu conteúdo do blog e não há limites de transmissão ou banda para os acessos ou dados enviados/recebidos. Isso é uma grande vantagem sobre os demais.

Quem cuida da segurança do seu blog?

O que se pode fazer para minimizas efeitos de instabilidades ou para que as instabilidades não sejam um susto enorme e um medo constante de perder o seu blog, você mesmo precisa cuidar de segurança.

Trocar a senha periodicamente, fazer backups constantes (diários de preferência), criar blogs para testes, entre outras coisas, é o mínimo que você pode fazer.

Por isso, não se guie pela emoção e não migre para o WordPress.org só por conta de um susto com o Blogger. Sua decisão não pode passar por isso, mas por outras necessidades e demandas.

Outros posts sobre Blogger e WordPress.org:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

14 Comentários

  1. Quando eu li o título do post, achei que era sobre falhas de segurança e tals. Mas de qualquer maneira, essa questão de estabilidade, é complicado, é impossível oferecer 100% de uptime porque os problemas envolvendo hospedagem vão além das cotas de bandwidth.

    No caso do blogger, foi instabilidade após uma manutenção, algo “normal”, após alterações no serviço.

    Responder

  2. O sistema do WordPress.com é bem lento principalmente em horários de pico, mostrando instabilidades severas que muitas vezes desanimam os que postam pela noite e gerenciam seu blog nesse horário (painel e desempenho do site). O blogger apesar de mais simples, não costuma ter tanta lentidão. Mas na minha opinião o WordPress como plataforma oferece mais recursos, mas é questão de gosto.

    O WordPress em um servidor próprio roda bem rápido tanto no painel quanto no desempenho do site, ao contrário da versão gratuita. Mas a instabilidade do serviço, caso haja, não será do WordPress em si, mas do servidor que você contratou, então a culpa é deles e não do WP. Existem hosts famosos nacionais sem limites de banda a um preço acessível, não farei propaganda mas basta pesquisar.

    Responder

  3. Eu como usuário antigo do blogger e novo no wordpress.org, passei pela migração de plataforma, mas sem abandonar a antiga. E continuo com o posicionamento de que são as 2 melhores, cada uma com algumas vantagens em relação a outra, cabendo ao destino do blog, verificar qual a melhor.

    Eu já passei por pequenos problemas no blogger, no wordpress ainda não. Porém, tenho pouco usando.

    Se fosse pra dar um “pitaco”, indicaria o wordpress.org, principalmente, se você estiver trabalhando com a criação de um infonegócio…

    Responder

  4. Marcos, comparar o Blogger com o WordPress.org não é uma boa idéia. Podemos comparar o serviço com outros semelhantes, tipo Tumblr, WordPress.com, Sapo.pt, UolBlogs e por aí vai.

    Eu reconheço que o WordPress.org é superior porque ele é instalado no servidor de sua preferência, e caso dê problema, você pode trocá-lo se ele não te satisfazer completamente.

    O Blogger continua sendo o serviço gratuito mais confiável da Internet. Erros humanos acontecem em todo lugar e devem ser evitados.

    Até nós quando mexemos no código cometemos equívocos. Programadores sabem que uma linha trocada ou um código faltando caracteres bagunça tudo, e que jogue a primeira pedra um programador que NUNCA cometeu um erro ao escrever um programa.

    Responder

    • Códigos são complicados, tanto no Blogger, quando no wordpress.org, um dia desses, inserindo algumas funções deixei meu blog do wordpress fora do ar, simplesmente por pequenos erros nos códigos….:)

      Isso que dá não usar o blog de testes…hehehe

      Responder

  5. Bom , ninguém pode esperar que tudo seja perfeito, mas não culpo o Blogger e não acho o WordPress melhor que ele.
    Todo ficam em manutenção como vocês disseram no post, então não adianta reclamarmos, temos que esperar o blogger voltar ao normal e o WordPress também deve ter muitas falhas, então um ser melhor que o outro, depende do usuário que está vendo!

    Responder

  6. Concordo 100% com voce marcos, erros acontece faze o que nao pode reclamar de uma coisa que estão disponibilizando de graça vamos se contentar com o que tem 😀

    Responder

  7. Há meses eu penso em construir um website usando o dreamweaver e depois desse erro, esse projeto fortaleceu….Mas ainda estou analisando, pois uso o Blogger há dois anos e foi a primeira vez que isso aconteceu.

    Responder

  8. Marcos,

    Bela declaraçao…muito sensato com seu artigo !
    Para migrar tem que ser APENAS por criterios, e todos eles muito particulares,com objetivos e condiçoes de cada blogueiro.

    Abraço fraterno,

    Responder

  9. Eu axo que foi uma vez sem exemplo o k aconteceu ao blogger! acredito k tudo esta normal e k vai volter a ser uma plataforma segura! é natural k isto exista pois o blogger esta a ser totalmente alterado agora em 2011

    Responder

  10. Os blogs podem até não sair do ar, mas o sistema, esse sai do ar constantemente. Além disso, há sempre o risco do Google (por um motivo legítimo ou não) banir vc do serviço. O pior é que não há como voltar pq simplesmente não há como contactar o Blogger (só por aquele projeto de fórum que eles tem, o qual vive abandonado).

    O Blogger é ótimo pra quem está começando ou pra quem só tem um blog como hobby. Mas pra quem gasta umas boas horas semanais trabalhando no site e escrevendo artigos, o melhor é seguir com o WordPress.org pra evitar problemas futuros.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.