O WordPress.org é mais seguro que o Blogger?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Depois de passar por uma longa instabilidade, o Blogger assustou muita gente, excluindo posts, ficando inacessível por 36 horas e até danificando a estrutura de alguns blogs. Isso levanta a questão para aqueles que levam seus blogs a sério: qual o sistema de blog mais seguro: Blogger ou WordPress.org??? Muita gente pensou em migrar e é preciso ponderar alguns fatos sobre o assunto antes de tomar qualquer decisão.

Este post não é para discutir qual plataforma é melhor. Já fizemos esse debate aqui em outra oportunidade e até em vídeo-aulas:

O que levava muita gente a defender o Blogger como sendo melhor que outras é que ela é mais estável e é um serviço da Google, o que deveria garantir altíssima qualidade e estabilidade. Isso foi até confirmado com dados concretos:

blogging-downtime

Fonte: Pingdom

No gráfico acima vemos que o Blogger praticamente nunca fica fora do ar (no período analisado). Nossa experiência como usuário comprova a estabilidade do Blogger. Mas entre os dias 12 e 13 de maio/2011, o Blogger admitiu ter ficado inacessível por 20,5 horas ao longo de 36 horas de instabilidades (O Blogger esteve fora do ar e indisponível sem explicação consistente).

Então o Blogger não é seguro?

Não podemos nos iludir que, se contratarmos um serviço de host para ter um blog no WordPress.org, que não acontecerão problemas semelhantes ou até piores. Aqui mesmo no [ Ferramentas Blog ] tivemos instabilidades no mês de Fevereiro/2011 por quase 48 horas.

Nenhum serviço de hospedagem de blogs, nenhum serviço de internet, podem garantir estabilidade de 100%. Uns podem ter mais recursos para minimizar os danos, mas até a toda poderosa Google passa por dificuldades.

Os serviço estão sujeitos a erros humanos (provável causa do problema do Blogger naquele dia), incidentes climáticos e pane nos equipamentos.

Assim, nenhum serviço é seguro!?!

Garantir que seu blog ficará todo o tempo acessível, que não haverá quedas, é improvável. Mas qualquer serviço de hospedagem, seja o Google ou uma empresa que você queria contratar para usar o WordPress.org, pode oferecer um mínimo de condições.

Se vai contratar um host, que seja de uma empresa idônea, conhecida e que tenha condições de disponibilizar dados de estabilidade mínimos do serviço. Perguntar sobre limites de tráfego, espaço da hospedagem, banda de transmissão e outros, pode te ajudar a decidir.

O Blogger tem espaço praticamente ilimitado para o seu conteúdo do blog e não há limites de transmissão ou banda para os acessos ou dados enviados/recebidos. Isso é uma grande vantagem sobre os demais.

Quem cuida da segurança do seu blog?

O que se pode fazer para minimizas efeitos de instabilidades ou para que as instabilidades não sejam um susto enorme e um medo constante de perder o seu blog, você mesmo precisa cuidar de segurança.

Trocar a senha periodicamente, fazer backups constantes (diários de preferência), criar blogs para testes, entre outras coisas, é o mínimo que você pode fazer.

Por isso, não se guie pela emoção e não migre para o WordPress.org só por conta de um susto com o Blogger. Sua decisão não pode passar por isso, mas por outras necessidades e demandas.

Outros posts sobre Blogger e WordPress.org:

.

14 Comentários

  1. Quando eu li o título do post, achei que era sobre falhas de segurança e tals. Mas de qualquer maneira, essa questão de estabilidade, é complicado, é impossível oferecer 100% de uptime porque os problemas envolvendo hospedagem vão além das cotas de bandwidth.

    No caso do blogger, foi instabilidade após uma manutenção, algo “normal”, após alterações no serviço.

    Responder

  2. O sistema do WordPress.com é bem lento principalmente em horários de pico, mostrando instabilidades severas que muitas vezes desanimam os que postam pela noite e gerenciam seu blog nesse horário (painel e desempenho do site). O blogger apesar de mais simples, não costuma ter tanta lentidão. Mas na minha opinião o WordPress como plataforma oferece mais recursos, mas é questão de gosto.

    O WordPress em um servidor próprio roda bem rápido tanto no painel quanto no desempenho do site, ao contrário da versão gratuita. Mas a instabilidade do serviço, caso haja, não será do WordPress em si, mas do servidor que você contratou, então a culpa é deles e não do WP. Existem hosts famosos nacionais sem limites de banda a um preço acessível, não farei propaganda mas basta pesquisar.

    Responder

  3. Eu como usuário antigo do blogger e novo no wordpress.org, passei pela migração de plataforma, mas sem abandonar a antiga. E continuo com o posicionamento de que são as 2 melhores, cada uma com algumas vantagens em relação a outra, cabendo ao destino do blog, verificar qual a melhor.

    Eu já passei por pequenos problemas no blogger, no wordpress ainda não. Porém, tenho pouco usando.

    Se fosse pra dar um “pitaco”, indicaria o wordpress.org, principalmente, se você estiver trabalhando com a criação de um infonegócio…

    Responder

  4. Marcos, comparar o Blogger com o WordPress.org não é uma boa idéia. Podemos comparar o serviço com outros semelhantes, tipo Tumblr, WordPress.com, Sapo.pt, UolBlogs e por aí vai.

    Eu reconheço que o WordPress.org é superior porque ele é instalado no servidor de sua preferência, e caso dê problema, você pode trocá-lo se ele não te satisfazer completamente.

    O Blogger continua sendo o serviço gratuito mais confiável da Internet. Erros humanos acontecem em todo lugar e devem ser evitados.

    Até nós quando mexemos no código cometemos equívocos. Programadores sabem que uma linha trocada ou um código faltando caracteres bagunça tudo, e que jogue a primeira pedra um programador que NUNCA cometeu um erro ao escrever um programa.

    Responder

    • Códigos são complicados, tanto no Blogger, quando no wordpress.org, um dia desses, inserindo algumas funções deixei meu blog do wordpress fora do ar, simplesmente por pequenos erros nos códigos….:)

      Isso que dá não usar o blog de testes…hehehe

      Responder

  5. Bom , ninguém pode esperar que tudo seja perfeito, mas não culpo o Blogger e não acho o WordPress melhor que ele.
    Todo ficam em manutenção como vocês disseram no post, então não adianta reclamarmos, temos que esperar o blogger voltar ao normal e o WordPress também deve ter muitas falhas, então um ser melhor que o outro, depende do usuário que está vendo!

    Responder

  6. Concordo 100% com voce marcos, erros acontece faze o que nao pode reclamar de uma coisa que estão disponibilizando de graça vamos se contentar com o que tem 😀

    Responder

  7. Há meses eu penso em construir um website usando o dreamweaver e depois desse erro, esse projeto fortaleceu….Mas ainda estou analisando, pois uso o Blogger há dois anos e foi a primeira vez que isso aconteceu.

    Responder

  8. Marcos,

    Bela declaraçao…muito sensato com seu artigo !
    Para migrar tem que ser APENAS por criterios, e todos eles muito particulares,com objetivos e condiçoes de cada blogueiro.

    Abraço fraterno,

    Responder

  9. Eu axo que foi uma vez sem exemplo o k aconteceu ao blogger! acredito k tudo esta normal e k vai volter a ser uma plataforma segura! é natural k isto exista pois o blogger esta a ser totalmente alterado agora em 2011

    Responder

  10. Os blogs podem até não sair do ar, mas o sistema, esse sai do ar constantemente. Além disso, há sempre o risco do Google (por um motivo legítimo ou não) banir vc do serviço. O pior é que não há como voltar pq simplesmente não há como contactar o Blogger (só por aquele projeto de fórum que eles tem, o qual vive abandonado).

    O Blogger é ótimo pra quem está começando ou pra quem só tem um blog como hobby. Mas pra quem gasta umas boas horas semanais trabalhando no site e escrevendo artigos, o melhor é seguir com o WordPress.org pra evitar problemas futuros.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.