Os primeiros 90 dias de um Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

analise-blog-90-dias2 Como analisar seu blog e obter mais resultados.
Você se lembra de como começou o seu blog e já analisou seus resultados para medir seu crescimento e promover melhorias? O início de um blog é fundamental para determinar se irá sobreviver ou está fadado ao esquecimento e ao desastre, ao abandono. O tempo médio de sobrevivência de um blog é de no máximo 90 dias e se o seu blog superou essa marca, então precisa rever alguns passos para pisar em terrenos mais firmes de agora para frente.Nessa análise veremos, mesmo para blogs mais antigos e estabelecidos, como é importante ver como tudo começou.

Já tratamos aqui diversas vezes de como é difícil e concorrido manter um blog e conseguir um lugar ao sol:

E já dissemos aqui diversas vezes de como é importante acompanhar as estatísticas de seu blog, indo além do número de visitas, mas sobre como se comportam seus leitores, as palavras-chave mais importantes e seus artigos mais eficientes. Tudo isso precisa ser visto com um sistema eficiente como o Google Analytics ou o Woopra, que são muito bons em exibir dados detalhados sobre as suas visitas. Recomendo que leia também:

Mesmo que você não tenha usado um mecanismo como o Google Analytics desde os primeiros dias de seu blog, o que veremos abaixo é válido para os 90 primeiros dias em que você começou a analisar seu blog. Aqui para o [ Ferramentas Blog ] tenho os dados desde o primeiro dia, 24 de setembro de 2008, e vou usar esses dados para ilustrar este artigo e te ajudar a pensar seu blog.

grafico90dias

Os Primeiros 90 dias.

Praticamente se começa em “zero”, especialmente no número de visitas – se não é zero deve-se ao fato de nós mesmos e alguns amigos e parentes serem forçados convidados a ler o que começamos a fazer. Praticamente não se recebe visitas vindas de mecanismos de busca, que podem levar mais de 30 dias para começar a indexar seus artigos de forma satisfatória. E isso significa que toda a visita recebida vem de sua capacidade de divulgação.

É nesse período que aprendemos a usar os agregadores de conteúdo e vamos para as redes sociais. Também é quando estamos mais empolgados com o novo “brinquedo” e estamos aprendendo a usar recursos, fazemos testes de layouts e publicamos mais (publicamos mais, mas com pior qualidade).

Se você conseguir superar essa fase e estiver publicando com frequência, vai perceber uma melhorar significativa na qualidade de seus textos, pois você estará lendo mais e escrevendo mais. Escrever é uma habilidade que leva tempo para aprimorar.

O que se deve observar nas estatísticas.

1. Como seus leitores usavam seu Blog.

Observe os seguintes dados ilustrados nessa imagem:

uso-do-blog-inicio

Onde o mais importante é ver se seu blog tem uma boa média de páginas visitadas, se a Taxa de rejeição é baixa e o tempo de permanência do visitante. O normal é que esses números tendem a piorar com o passar do tempo, isso se você publica constantemente, mas não pode piorar muito. Assim, veja e compare o início com dados recentes.

Mas para dados como “Número de Visitas” e quantidade de “Exibições de Páginas”, esses têm que crescer muito. Outro dado que não pode piorar é a “Taxa de Rejeição”. Este dado significa que boa parte das visitas recebidas não passa de um único conteúdo ou mesmo não permanece mais do que alguns segundos. Se este número superar os 65% é algo preocupante e é preciso rever a qualidade do conteúdo postado e o público alvo escolhido que não encontrar em seu blog o que realmente procuram.

2. Conteúdo mais visitado.

Muito importante é rever quais foram os artigos que mais atraíram a atenção dos leitores logo no início de seu blog e até ver se estes artigos ainda fazem o mesmo sucesso. Isso é fundamental para traçar metas e descobrir o que é mais eficiente e até o que pode ser revisado em seu blog para melhorar os resultados atuais.

Usando o Google Analytics, vá ao menu na barra lateral chamado “Conteúdo” e clique em “Conteúdo Principal”, como mostra na imagem:

analytics-conteudo-principal

E procure, rolando a página, pelo painel com a lista de links das postagens mais visitas para analisar esses dados obtidos nos primeiros 90 dias de seu blog e saber o que atraia mais a atenção de seus visitantes. Esse painel chama-se “Desempenho do Conteúdo”, semelhante à imagem:

analytics-desempenho-conteudo

3. Fontes de Tráfego.

Nesse passo, que é o mais simples, veja de onde você mais recebia visitas e quais eram essas as principais fontes de tráfego que recebia o seu blog quando começou. Como disse antes, será notório que a maior parte não vinha de mecanismos de pesquisa, mas de outros lugares, como blogs parceiros, agregadores de conteúdo e redes sociais. Vá ao menu, no Google Analytics, “Fontes de tráfego” ~> “Visão Geral” para ter todos esses dados.

analytics-fonte-trafego

 

analytics-fonte-trafego2

Publiquei aqui um artigo que trata justamente da importância de não depender apenas do Google como fonte de visitas para o seu blog e voltar as origens e aos primeiros passos de seu blog pode ajudar a resgatar esse empenho em divulgar seu blog de outras formas e até ampliar seus números de forma significativa:

Concluindo.

Agora é hora de comparar seus resultados com os dias atuais e traçar metas para a continuidade de seu trabalho na blogosfera. O que se pode notar é que muitos blogs fracassam justamente por não serem capaz de rever sua história. Acabei de revelar um de meus segredos para continuar crescendo, e crescendo mais que a média do meu nicho: estou sempre reavaliando meu trabalho e buscando melhorar o que tenho.

Analisar as estatísticas e números é importante e te ajudam a fazer auto-crítica, percorrer seu trabalho e redefinir metas e objetivos. Você aprenderá com seus erros e poderá mensurar sua capacidade de atuação. Assim, descubra como fazer outras análises e como fazer revisões de seu blog, especialmente sobre suas fontes, leituras e estudos que acabam dando origem aos seus textos. Lembrando sempre que originalidade é o mais importante.

Recomendo que leia também:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

4 Comentários

  1. Caramba, a partir deste post abri tantos links pra ler. Uma semana e não devo dar conta. Não tinha parado para analisar as páginas mais acessadas para saber onde é o meu forte. Boa sacada, passou desapercebido por mim.
    Vlw pelas dicas.

    Responder

  2. Gostei muito do que li. Mesmo! Mas receio da segunda etapa que diz:

    "Muito importante é rever quais foram os artigos que mais atraíram a atenção dos leitores logo no início de seu blog e até ver se estes artigos ainda fazem o mesmo sucesso. Isso é fundamental para traçar metas e descobrir o que é mais eficiente e até o que pode ser revisado em seu blog para melhorar os resultados atuais."

    Se agirmos desta forma deixamos de escrever o que nós queremos para começar a escrever o que atrai mais leitores.
    Como é? 🙁

    Responder

  3. Jorge,

    Se vc escreve em seu blog sobre um tema/assunto q vc gosta, então pode escrever o que seu público quer ler sobre tal tema/assunto q continuará fazendo o q gosta.

    Responder

  4. Gostei muito do post!! Estou procurando aprender muito sobre o meu blog (inclusive html, para ver se mudo template e tals..), pois ele já passou dos 3 meses, mas houve uma “queda de popularidade” que não consigo superar.

    Meu blog é prioritariamente literário, mas uso o espaço para outros tipos de posts, inclusive resenhas sobre filmes que assisto e algumas coisas pessoais. Já fiz essa análise do que faz mais sucesso e foram justamente os posts de filmes e pessoais, entretanto os posts que mais gosto de fazer e foi pq criei o blog, são as resenhas de livros que tem pouca “audiência”, o que me deixa bem triste!

    Obrigada pelas dicas!

    Acabo caindo no problema que o Jorge Tuna apontou: sei o que “faz sucesso”, mas não é necessariamente o que quero escrever!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.