Otimizar os ganhos do seu blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

dinheiro2 Para aqueles que estão monetizando seus blogs e que têm estudado sobre esse assunto mais a fundo, gostaria de deixar algumas dicas para aumentar os ganhos com anúncios contextuais (ex. AdSense) ou mesmo para vendas e outros tipos de programas afiliados. Tenho feito muitos testes com os anúncios que coloco aqui no [ Ferramentas Blog ] e tenho conseguido bons resultados e gerado mais receita, mais ganhos e você também pode implementar isso.

Antes desse artigo, publiquei algumas dicas sobre o bom posicionamento dos anúncios no layout de um blog ou site. Isso é importante pois a forma como os anúncios são visualizados determina o seu potencial de gerar receitas. Mas existem outros fatores que influenciam a capacidade de ganhos de seu blog:

Como ganhar mais Dinheiro com Blog

Aproveite para ver essa série de vídeos que vai te mostrar tudo o que você tem que saber sobre como ganhar dinheiro com um Blog, as melhores formas de monetização e exemplos práticos.

As dicas que seguem abaixo valem, não só para anúncios de programas afiliados do tipo AdSense, mas também para qualquer outro tipo de publicidade que você possa colocar em seu blog (veja no final desse artigo links de alguns programas afiliados que recomendamos). Mesmo que seu blog seja para vender seus próprios produtos, vendas são também anúncios. Assim, algumas coisas são fundamentais para se obter um melhor resultado.

Não basta ter anúncios colocados de qualquer maneira em suas páginas e esperar que as pessoas cliquem ou comprem, então vamos analisar alguns fatores.

Tráfego – Visitas

Esse é o ponto principal. Sem visitas, e que sejam vistas de qualidade, é impossível gerar ganhos com eu blog. E esse é o grande desafio. Seu blog só terá boas visitas e visitas consistentes, crescentes, se o seu conteúdo for de qualidade e relevante para quem chega até suas páginas.

Também é importante ter uma boa divulgação em redes-sociais e uma boa indexação nos mecanismos de busca (principalmente daí, já que são os responsáveis pela maioria de visitas de um bom site ou blog).

É importante fidelizar seus leitores pelo Feed e atualizar constantemente. Quanto mais você puder oferecer em termos de conteúdo, mais as pessoas irão voltar para ler o que você tem a dizer. Tenho experimentado isso aqui no [ Ferramentas Blog ] especialmente nesses últimos 2 meses em que tenho publicado mais intensamente e me dedicado mais à qualidade de meus textos. Com isso as visitas têm ficado mais tempo e minha taxa de rejeição caiu significativamente. Sem falar no número de assinantes de Feed, gente que lê minhas atualizações diariamente.

Como minha principal fonte de monetização é o AdSense, esse cuidado fez com que meus ganhos crescessem mais. Mais cliques, mais ganhos.

Posicionamento dos Anúncios

Há um artigo inteiro, que citei acima, só tratando disso especificamente, mas vale repetir algumas coisas. Estude o seu layout, faça mudanças e testes para descobrir quais são as partes mais visíveis de sua página para que você possa posicionar bem os anúncios e como fazer isso de forma satisfatória. É importante conhecer seu conteúdo e saber quais são seus artigos mais visitados para que lá se tenha mais destaque os anúncios de seu blog.

Não tem como descobrir o potencial de seu layout sem fazer testes e isso leva tempo. Eu sempre tento usar alguns parâmetros e em média gasto de 7 a 15 dias com certos posicionamentos e estilos ou critérios para ter um bom comparativo. Use o Google Analytics e/ou o Histats para fazer as análises e, mais uma vez, seja paciente.

Relevância dos Anúncios

Quando se trata de anúncios contextuais, como o AdSense ou o UOL Afiliados, a relevância dos anúncios é determinada pelos robôs do sistema que lê o conteúdo de suas páginas para determinar qual tipo de anúncios é melhor e que tem mais a ver com o que você publica.

Quando se trata de afiliados onde você pode escolher o que vai ser anunciado ou se for para você vender algum produto próprio,  é extremamente importante que ofereça a seus visitantes produtos adequados ao que têm interesse.

Se seu blog trata sobre “Pesca Esportiva” não adiante de nada ter anúncios oferecendo “celulares”.

Aqui cabem duas dicas, portanto: conheça bem o seu nicho, tendo um assunto específico e bem definido para o seu conteúdo; conheça o seu público alvo, oferecendo o que eles desejam. Quando escrevo que você deve oferecer o que seu público quer, trato aqui de seu conteúdo principalmente e se seu conteúdo for relevante e os anúncios e produtos que ofertar forem relacionados ao que se tem em seu conteúdo, então seus visitantes vão qualificar seu blog como coerente e voltarão mais vezes e até clicarão nos anúncios e/ou comprarão seus produtos.

Concluindo.

Estude seu blog, gaste um tempo dedicado à otimizar seu potencial, especialmente cuidando da navegabilidade, da forma como as pessoas podem trafegar por suas páginas e permanecerem interessadas pelo que você tem a oferecer. No fim, tudo isso aqui trata-se de um único assunto e ponto: qualidade! Você deve sempre se preocupa com a qualidade de seu blog em todos os aspectos para que gere sempre mais visitas e com isso conheça melhor seu público alvo e saiba oferecer o produto e o anúncio certo.

Não tenha vergonha de monetizar suas páginas, mas se vai fazer isso, então faça bem feito.

Baseado em: How to Optimize Ads on a Blog for Higher Profit [VIDEO]

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

1 Comentário

  1. Marcos, gosto muito do seu trabalho, e está me ajudando muito….tenho muito o que fazer com meu blog, ele é muito novo e não tenho visitas…

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.