Como Otimizar os Títulos dos Artigos do Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Das técnicas de SEO mais eficientes para se conseguir uma boa indexação de conteúdo nos mecanismos de busca, a mais eficiente e fácil de verificar resultados é saber usar corretamente os títulos e sub-títulos dos artigos em seu blog.Seguindo algumas regras básicas na hora de criar o conteúdo de seu blog, isso pode acelerar o processo e até ajudar a melhorar o posicionamento de seu blog nos resultados. Então, vejamos como entender e usar bem os títulos.

Quando se fala de técnicas de SEO – Search Engine Optimization – para melhorar a indexação de um certo site, blog ou conjunto de conteúdos, muitos pensam que basta conhecer e dominar o máximo de algoritmos e aplicar as técnicas que isso bastará para estar nas primeiras linhas de resultados do Google. Mas não é bem assim que funciona e não é tão simples. A credibilidade da Google e de outros buscadores, como o novo Bing, está em justamente evitarem a manipulação e oferecerem o resultado mais relevante para quem fez a busca.

Já tratamos diversas vezes sobre esse assunto aqui, mas vale ressaltar novamente para que fique claro. Um blog ou site é feito de conteúdo e esse conteúdo tem que ter qualidade, ser original e tem que ser relevante para quem o procura. Você pode aprofundar sobre isso lendo os artigos indicados aqui. O seu foco tem que ser sempre em seu conteúdo, no seu nicho escolhido e nas palavras-chave que agregam valor ao seu texto/artigo e são a ligação entre suas páginas:

Com esses textos (e os que indicaremos ao final do artigo) você poderá fazer bom uso do que vamos mostrar aqui sobre a importância dos títulos e sub-títulos dentro dos artigos. Os títulos são importantes, primeiros para atrair a atenção dos leitores e os manter interessados no texto, e segundo, são importantes para ajudar que este conteúdo seja melhor indexado nos mecanismos de busca.

Como trabalham os robôs das buscas?
Numa explicação rápida. Os mecanismos de busca, em seus algoritmos que vasculham a internet catalogando links e seus conteúdos, procuram basicamente por palavras-chave e as suas relações umas com as outras e com o restante do site. O que os robôs buscam é por palavras e frases que têm sentido e importância para um determinado assunto e os cataloga. Quanto mais palavras e frases relacionadas umas com as outras os robôs encontrarem sobre um determinado assunto, mas relevante é considerado aquele conteúdo.

O link do artigo e o título principal de seus artigos.
Com toda certeza e todos sabemos disso, o título é que vai atrair o interesse dos visitantes para se sentirem motivamos a ler o que você publicou. Isso também vale para os robôs. O olho humano é atraído pelas formas, cores e tamanhos dentro da formatação de um texto. Exatamente por essas formas, cores e tamanhos diferenciados é que os robôs vão procurar PRIMEIRO pelas palavras-chave de um texto. Por isso, o primeiro lugar que deve conter as palavras-chave de seus artigos é o título principal.

Para nós que usamos o Blogger como plataforma de nossos blogs, são esses títulos que se tornarão o link das páginas. Os links de nosso artigos criados no Blogger seguem sempre o mesmo padrão:

http://NomedoseuBlog.blogspot.com/AAAA/MM/título-do-artigo-como-vc-escrever.html

Onde, “AAAA” será o ano da publicação, “MM” é o mês em que o artigo está arquivado e o que está em vermelho é exatamente o que você digitar como título de seu artigo no editor de posts, conforme a imagem abaixo.

titulo-artigos

ERRATA: (texto corrigido citado como recebi do Botoja Dicas que me ajudou nessa parte – ver comentário)
O grande problema é que esses links têm um limite de quantidade de caracteres. Cada link criado a partir do título que você escrever para seus artigos terá um limite de caracteres. Veja a explicação com a ajuda do Botoja.

“[O tamanho e a quantidade de caracteres] depende do tamanho do nome de seu blog. O Blogger coloca como URL até 80 caracteres.
Então se o seu blog chama-se “teste” por exemplo, a URL principal dele seria: http://teste.blogspot.com.
Se o dono desse blog fizesse uma postagem com o título de “testando o blog”, a URL dessa postagem seria mais ou menos isso: http://NomedoseuBlog.blogspot.com/2009/07/testando-o-blog.html.
Ao todo essa postagem tem 63 caracteres, portanto ele poderia usar mais 17 caracteres no título sem prejudicar a URL.

Resumindo, o blogger disponibiliza 80 caracteres para uma URL de postagem, desses 80, 34 são utilizados no HTTP://.blogspot.com/AAAA/MM/.html [sobrando] então 46 caracteres. Diminua a quantidade de caracteres do nome de seu blog e tem-se o número de caracteres que poderá usar no título da postagem sem prejudicar a URL.
Será que deu pra entender? Lembrando que esses cálculos são para blogs com o endereço “.blogspot.com”. Para blogs com domínios próprios o cálculo deve acrescentar o “www.” e retirar o “.blogspot”.”

Os espaços também contam e são substituídos por hifens e também contam como caracteres. É importante observar, então, quais são as palavras mais importantes para aparecerem em seu título que se tornará o link desse post. A dica é pesquisar as palavras-chave como indico nos artigos acima.

Os sub-títulos dentro dos artigos.
Um textos em seus artigos que for muito maior que uma média de 450 palavras é recomendável que se dê títulos às partes ou seja, que o artigo seja dividido por sub-títulos ou seções. Para essas partes vale dar alguns destaque.
Use as tags de título na hora de editar os seus artigos, editando eles diretamente no código HTML. No editor padrão do Blogger, basta clicar, em “Nova Postagem”, na aba “Editar HTML” (visível na imagem acima).

As tags de título são assim, com os respectivos resultados:

<H1>Título 1</H1>
<H2>Título 2</H2>
<H3>Título 3</H3>
<H4>Título 4</H4>
<H5>Título 5</H5>
<H6>Título 6</H6>

Título 1

Título 2

Título 3

Título 4

Título 5
Título 6

Quando os robôs vasculham um conteúdo, vão em busca dessas tags por definirem que se tratam de títulos e onde as palavras-chave de um conteúdo devem preferencialmente ap
arecer. Se você tem dificuldades em editar seus artigos usando HTML, faça testes criando textos num blog alternativo para você ver os resultados e descobrir quais modelos funcionam melhor para o seu layout e assim aprender a usar essas tags.

Dando mais destaques às parte de seus artigos.
Também são forma de destacar um conteúdo o Negrito, Itálico e Sublinhado, e use cores.
É importante usar em partes de destaque do texto, especialmente nas palavras de maior valor para o tema e que podem ser consideradas palavras-chave. Isso dá fluidez ao texto, ajuda a descansar os olhos dos leitores e facilita a identificação e reconhecimento das partes que compõem o texto, chamando a atenção para o que é mais importante.

Por fim, temos os links que apontam para conteúdo interno ao seu blog. Use em certas partes e até em palavras dentro do texto, links que podem direcionar o leitor para artigos complementares. Você pode fazer isso de forma indireta e mostra que o seu texto tem conexão com o restante de seu trabalho, formando um conjunto.
Os links são procurados pelos robôs para identificar o quanto o seu blog está relacionado em outras partes com o conteúdo ali encontrado, ampliando a indexação para além de um único artigo e considerando seu blog como um todo, melhorando a relevância de seus artigos.

Recomendamos que complemente a leitura deste conteúdo com:

E considere assinar, gratuitamente, nosso Feed para ficar sempre atualizado com o que publicamos aqui.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

22 Comentários

  1. Ótimo post, parabéns. Costumo criar subtítulos em meus artigos mais não dessa maneira como você citou, geralmente só coloco em uma fonte maior, Negrito e com uma cor diferenciada. Vou tentar fazer dessa maneira para ver como é que fica. Ótimos artigos por aqui hein! ^^

    Responder

  2. Olá!

    Vim seguindo o seu link do twitter e adorei o artigo! A leitura me fez observar detalhes que antes eu não percebia e logo de cara já mudei o nome do meu blog, que se chamava Bordados de mim, por ser este o título do meu poema de maior sucesso, no entanto, meu blog acabava aparecendo em blogs de bordados, risos. Agora o título é: Bordados de mim em poesia; Vamos ver se dá certo, ainda não estou segura se ficará assim mesmo, mas este artigo já me mostrou o caminho. Obrigada por mais essa aula! Sucesso pra ti!

    Ariadna

    Responder

  3. Ola meu amigo! Parabéns pelo ótimo post! Algumas das dicas já tenho colocado em prática, mas as dicas de subtítulos pra mim é novidade e será parte dos meus novos posts.

    Só uma pequena correção, não são obrigatoriamente 39 dígitos que ficarão na URL do Post feito. Isso depende do tamanho do nome de seu blog. O Blogger coloca como URL até 80 caracteres. Então se o seu blog chama-se "teste" por exemplo, a url principal dele seria: http://teste.blogspot.com. Se o dono desse blog fizesse uma postagem com o título de "testando o blog", a URL dessa postagem seria mais ou menos isso: http://NomedoseuBlog.blogspot.com/2009/07/testando-o-blog.html. Ao todo essa postagem tem 63 caracteres, portanto ele poderia usar mais 17 caracteres no título sem prejudicar a URL.
    Resumindo, o blogger disponibiliza 80 caracteres para uma URL de postagem, desse 80, 34 são utilizados no http://.blogspot.com/AAAA/MM/.html . Sobra então 46 caracteres. Diminua a quantidade de caracteres do nome de seu blog e tem-se o número de caracteres que poderá usar no título da postagem sem prejudicar a URL.

    Será que deu pra entender? Lembrando que esses cálculos são para blogs com o endereço .blogspot.com. Para blogs com domínios próprios o cálculo deve acrescentar o www. e retirar o .blogspot.

    É um pouco complicado, mas quem falou que seria fácil melhorar a indexação do blog?

    Grande abraço amigo, sucesso e continue a publicar ótimas dicas assim.

    Responder

  4. @Botoja,
    Obrigado pela correção e o blog agora conta com a sua contribuição no corpo do texto em forma de Errata com o seu link como agradecimento.

    Responder

  5. Mas por exemplo, no meu blog, percebi que nos títulos das postagens o blogger adiciona a tag [h3], mas e se eu quiser fazer uma postagem sobre um serie que tem diversos episódios e cada um titulo, qual tag eu posso adicionar em cada titulo contido neste post?

    Responder

  6. Não saio mais desse blog….comecei errado (confesso ) de trás pra frente ,montei um blog ,mudei templantes centenas de vezes ,implantei varios detalhes estéticos nele e tenho certeza que ainda vou mudar,,,, não me agrada o visual, ainda não me encontrei na ''blogosfera''.
    agora tô lendo os artigos mais importantes.
    Seu blog é uma biblia pra quem não entende nada de códigos e tudo mais….

    parabéns !

    Responder

  7. @Willian Rodrigues.

    No Blogger não é possível fazer qualquer tipo de modificação nas URLs. Isso é padrão do Blogger.

    Responder

  8. Pingback: Não dependa apenas do Google [Investir em outros Buscadores] | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: 18 técnicas comprovadas para ter um blog de qualidade no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  10. Pingback: LinkWithin – Artigos Relacionados no Roda-pé com Imagens | [ Ferramentas Blog ]

  11. Pingback: Aprofundando sobre SEO para melhorar seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  12. Estou com uma dúvida cruel.
    Postei alguns artigos no meu blog e percebi que os títulos não ficaram bons (muito vagos) e creio que isto está impactando nas buscas do google.
    As postagens não são recentes. Tem problema se eu mudar os títulos? Dá algum problema nos links?

    Valeu, e obrigado.

    Responder

  13. Obrigado , o dificil é que os titulos do meu blog estão em h3 vou ter que mudar o template pra colocalos em h1 mas enfim vamos ao trabalho vlw pelas dicas.

    Responder

  14. Oi Marcos,

    Como fazer para aparecer APENAS o título da postagem, ou seja, sem aparecer “Nome do blog: Nome da postagem”, mas, sim, apenas aparecer “Nome da postagem” quando eu compartilhar uma postagem no Facebook, por exemplo, mas sem precisar de editar lá na página do Facebook?
    Aguardo sua ajuda.
    Desde já agradeço pelos esclarecimentos que você tem feito a mim.

    Abraço

    Responder

  15. Olá Marcos!!
    Estou com um problema referente aos títulos e subtítulos. Antes quando era um blog simples, eu tinha essas opções para configurar meus títulos. Só que instalei Tamplates internacionais, e infelizmente não tem esta opção, tudo aparece em códigos, e eu não consigo destacar os meus subtítulos. Assim os meus textos ficam chatos e sem esclarecimentos. O que devo fazer? Obrigada

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.