Pagerank da Google e novas classificações – Isso é relevante?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A Google usa uma série de métricas e algoritmos para definir a relevância/qualidade de um site ou conteúdos distribuídos na internet. Uma dessas métricas, a que é divulgada explicitamente ao público é o PageRank que é uma medida que vai de 0 a 10, como uma nota final que engloba e define a “hierarquia” entre os sites. essa nova classificação foi divulgada na sexta-feira (30 de outubro [2009]) e não foi tão bem recebida dessa vez por muitos. ATUALIZADO: 03 de Abril, 2010.

 

É importante, para entender o que virá abaixo, ler o seguinte artigo do Fábio Ricotta, publicado no MestreSEO:

 


Infelizmente, para a grande massa das pessoas e até empresas (leia-se as empresas de publicidade principalmente) essas métricas importam muito na hora de escolher parceiros, divulgar produtos e classificar quem é “melhor ou pior” deixando de lado os fatores que realmente são importantes para definir a qualidade e influência/relevância de um site ou blog.

Não vou nem citar a tal da “Meritocracia informal da Internet” que impera. O fato é que essas métricas servem, a meu ver apenas ao Google.

 

Se pensarmos bem, a relevância de um site/blog só pode ser medido por quem o utiliza e isso é muito intangível, não é possível mensurar ou pesquisar e definir métricas e padrões. Aqui, eu mesmo com meu blog de exemplo: Passamos de um PR3 para PR2 (voltando para PR3 agora em Janeiro/2010, repetindo em Abril/2010), nessa última com o link do endereço ferramentasblog.com – mas este blog tem uma outra URL, esquecida e abandonada, que só redireciona para o novo (ferramentasblog.blogspot.com) e que tem um PR4. Estranho? Sim, muito.

 

Mas se olharmos apenas o novo PageRank 2(3) desse meu blog, alguns poderiam pensar: “então este é um blog pequeno e ruim, sem qualidade ou conteúdo relevante e pouco indexado no Google”. Mas não é isso que outros meus números mostram.

Cada dia que passa tenho mais visitas, com uma taxa de crescimento/mês superior a 10%. Tenho uma média de visualização de mais de 3,5 páginas por visita – o que é muito, muito acima da média de outros do meu nicho que ficam abaixo de 2. Tenho uma taxa de rejeição inferior a 50%, quando a média gira acima de 65%.

 

Números medem a qualidade?

A última classificação do PageRank da Google foi em junho desse ano (2009), onde de lá pra cá o [ Ferramentas Blog ] cresceu em número de visitas 40% e Pageviews mais de 32%. As visitas vindas do Google, provando nossa excelente indexação, subiram mais de 48%. Naquele período contávamos apenas com 700 assinantes de Feed e hoje já ultrapassamos a marca de 1500 3500 – o que mostra nossa capacidade de fidelizar leitores. Em apenas 1 ano produzi e publiquei aqui mais de 450 artigos (e em 1 anos e meio, mais de 640), atualizado constantemente, focado em meu público alvo.

Mas esses números não dizem nada da qualidade do que faço, porque isso importa apenas ao leitor, quem faz uso do meu conteúdo e tira proveito disso.

 

Por fim, o que tenho a dizer de fato é: o que mais importa e o que prezo aqui é a QUALIDADE. Isso não tem Pagerank, nem métrica ou algoritmos para medir, nem robôs ou scripts pra criar. Não adianta todas as técnicas de SEO e Link Building, pois não é o que convence pessoas, isso só convence máquinas. Pessoas prezam por encontrar o que precisam, conseguirem ler e entender e poder interagir com isso.

Meu trabalho aqui no [ Ferramentas Blog ] não muda em função de métricas criadas apenas para atender variáveis em fórmulas de algoritmos que ninguém entende. Respeito e valorizo o poder da Google, mas não é isso que define as medidas da competência de outros.

 

Outros artigos sobre SEO e indexação:

.

13 Comentários

  1. excelente artigo! Concordo com vc, o PR não demonstra a qualidade de um site, acho até a fidelização (feeds) + relevante

    Responder

  2. É, isso é muito engraçado.

    Eu também mudei para um domínio próprio e nessa atualização, o antigo do blogspot conseguiu um pagerank igual ao do atual.
    Mas seguindo uma dica que li aqui, todo o conteúdo de lá foi deletado. não tem nada. nem o layout eu deixei, tem só o redirecionamento.

    Vai saber o que esses bots do google leem.

    Camila.

    Responder

  3. Oi Marcus!

    Confesso que nunca entendi mto bem esse negócio de Page Rank. Sei o valor do meu blog pq me foi pedido pelos anunciantes, mas se não fosse por isso, nem me interesso.

    Como vc falou, o que realmente interessa é a credibilidade que o blog/blogueiro possui na blogosfera. Isso não tem preço, nem métrica.

    Abraço

    Responder

  4. Concordo com você! Ao meu ver o Google errou feio, tenho acompanhado vários blogs, e a mudança do Page Rank foi vergonhosa, blogs que mereciam um aumento no PG não tiveram, outros que não "mereciam" teve um PG muito, muito significativo…
    Como assim Bial?? É a coisa está feia, mais não acredito que o PG alto seja sinônimo de blog "Bom" tem blogs por aí com PG baixo e são excelente blogs dentro da blogsfera..

    Parabéns excelente artigo
    [In]C

    Responder

  5. Concordo plenamente.
    Senti isso na pele agora. Meus blogs estavam com PR 3, 4 e 2… Quando mudei para os domínios ponto com todos fora a ZERO.

    Mas fico na mesma pergunta… E daí? Sou blogueira há 10 anos e nunca teve tanta "frescurada" na blogosfera para dividir "quem é melhor que quem".

    Tá ficando difícil conviver no mundo online. A disputa por "um espaçinho" aqui tá pior do que pegar ônibus ou metrô lotado ¬¬

    Responder

  6. Ok…Vamos lá…
    Tenho um blog (A Casa de noca) que era PR 1 passou pra 2 e voltou pra PR1.

    Tenho um outro blog com 8 artigos abandonado, sendo que o último artigo foi postado faz quase um ano. Era PR 1, 2 e agora PR 3.

    Difícil de explicar isso não é mesmo ?

    Responder

  7. ai brother é muito difícil eu comentar em um blog.. ams sua postagem vale a pena.. concordo com vc em 1000%

    Abraços

    Responder

  8. Confesso Seu Noca que não faço idéia do que pode ter acontecido. Sei que essa mudança de Pagerank foi realmente estranha. Pro meu blog foi bom, eu tinha mudado de domínio (e quando isso acontece zera o PR) e com a nova atualização foi para 3.

    Achei estranho o Ferramentas Blog ter caído, pois imagino que, com a qualidade do blog e a quantidade de pessoas que entra e comenta, ele teria recebido um número bem grande de links e aumentado o PR. Sinceramente, achei esquisitíssimo.

    E também acho complicado medir a relevância de um blog só por PR, mas, infelizmente, o problema é que ele ainda tem uma importância razoável para o google na hora de conseguir boas posições na busca (embora essa importância seja cada vez menor).

    O número de assinantes de feeds, como alguém comentou, é uma boa medição, mas também incompleta, porque há determinados públicos/alvo que não estão acostumados a usar feed para acompanhar os sites dos quais gostam. Exemplo: dos meus amigos mesmo, que passam horas e horas no computador, só uns poucos sabem o que é de fato FEED.

    Responder

  9. Olá MArcos, realmente isso é outras frescura da google!

    Só tenho uma dúvida!
    Como é feita essa medição de page rank ? Por página, por post por comentarios? por visitas diarias, mensais ou oque ? Pq ha um tempão pos um desses banner que fazem a medição e em nada muda !

    Desde já obrigado!

    Responder

  10. @Luan dos Santos,

    São dezenas de fatores e esse é o grande segredo da Google. O PR é apenas o resultado de um algoritmo que determinar como o site e seu conteúdo é visto.

    Responder

  11. É isso meu querido. Seus dois últimos paragrafos disseram tudo. Continue priorizando a qualidade, como sempre.
    Em tempo: Seu layout está lindo! Parabéns!

    Responder

  12. Também ainda acho interessante a forma como os algoritimos da google tem trabalhado, pois há 4 meses criei meu Blog – Finanças Economicas e possuo keywords como "taxa di" (que é muito buscada) me deixando na terceira posição do google, e outros termos relacionados a DI continuam no páreo fazendo erger o blog.

    Responder

  13. Confesso que nunca me importei muito com esse negócio de PageRank. Pra mim o que importa é a qualidade do blog e o que as pessoas que frequentam, participam dele acham.
    Meu blog tem poucos meses de vida e estou com PR3, mas sei que logo irei perde-lo, pois acabei de transefrir o endereço para um dominio próprio, mas que saber? Eu nem me importo, pq sei q em nada vai interferir no trabalho q desenvolvo nele.

    Abçs,

    .::Clau::.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.