Para criar um blog preciso fazer cursos?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Indo direto na resposta eu diria: sim e não! Vai depender do que você quer fazer. Muita gente pensa que para ser blogueiro eu poder criar um blog é preciso muitos conhecimentos técnicos de internet. Até encontramos por aí vários cursinhos de informática que prometem, além de ensinar a usar a internet (?), também vão te ajudar a criar um blog. Mesmo assim não podemos descartar que você pode querer se tornar um profissional, um webmaster ou webdesigner, aí sim, será preciso fazer cursos.

Recebi o seguinte contato (via comentário) aqui no Blog, perguntando exatamente sobre isso, se é preciso fazer certos cursos para saber criar blogs:

Alguma coisa e alguns cursos você tem que fazer para se tornar um blogueiro melhor, segundo seus objetivos e necessidades. Até já recomendei alguns aqui:

Lendo esse contato do Mark, acredito que a dúvida dele se referem a alguém que queira se tornar um profissional de desenvolvimento de sites e blogs. Esses cursos que ele cita o ajudarão a desenvolver layouts, criar estruturas de sites em Blogs a partir do código e imagens. São necessários, sim, para quem quer se tornar um profissional.

O Claudio Sanches (@Claudiosmweb), que é o nosso editor para WordPress.org, é webdesigner, programador e está se formando num curso técnico de Multimídia e Tecnologia. Ele é desenvolvedor e para isso estuda e faz cursos, mesmo tendo aprendido muita coisa sozinho.

Mas a grande maioria das pessoas só quer criar o seu próprio blog ou, se muito, acabam virando profissionais de blogs. Nesse caso não é preciso cursos específicos para criar blogs. É preciso estudar e aprofundar nos assuntos do seu nicho, mas também aprender o máximo que puder sobre como um blog funciona. Só que há a vantagem de se poder contratar alguém que faça alguns serviços mais técnicos e específicos.

Eu mesmo, Marcos Lemos, conheço quase nada de programação e códigos. Quando preciso de coisas muito específicas recorro a profissionais como o Claudio. Tanto é que foi ele quem fez toda a migração do [ Ferramentas Blog ] para WordPress.org.

Recomendo que você tenha conhecimentos nas áreas que são de seu interesse ou que você aprenda um mínimo de coisas sobre HTML, CSS, além de saber criar projetos e ler um pouco de marketing, gestão e administração, pois um blog é um pequeno negócio. Ler, estudar e aprofundar é obrigação de blogueiros:

.

14 Comentários

  1. Concordo com você Marcos, se a pessoa busca apenas criar um blog para postar suas opiniões, no meu ponto de vista, não e necessário nenhum curso, os pequenos problemas que ela poderá vim a encontrar geralmente serão resolvidos com uma pesquisa no Google.
    Por outro lado uma pessoa que busca ganhar dinheiro e viver de blogs ,esse sim deve buscar cursos profissionalizantes que possam lhe ajudar como,por exemplo,cursos de webmaster,programação, marketing e etc…

    Responder

  2. Atualmente estou fazendo TI e aprendi um pouco de HTML e afins mas não vejo a hora de começar um curso de webdesigner, gosto muito dessa parte mas não entendo nada.
    Se alguém quiser ajuda com Servidores (qualquer tipo), Redes (Wireless ou cabeada) pode contar comigo mas templates e layouts de blogs sou péssimo.
    Espero um dia fazer o meu próprio template

    Obrigado Marcos

    Responder

  3. Obrigado por me citar Marcos.

    Realmente para ter um blog é necessário mais conhecer sobre o nicho do que qualquer outra coisa, em segundo plano fica ai como você disse, algo de Marketing e Empreendedorismo irão ajudar muito com certeza.
    Tudo é questão de vontade e não falta fontes para todos aprenderem (por exemplo aqui no Ferramentas Blog).

    Também não adianta sair fazendo vários cursos, cursos também que você irá usar apenas uma vez.
    É preciso saber diferenciar o que é a prioridade, por exemplo:
    Não adianta pagar alto em um curso e ficar um ano fazendo ele, sendo que vai precisar dos ensinamentos dele algumas vezes em seu blog, é melhor dar prioridade para cursos que serão de uso essencial e que você tem a necessidade de colocar em prática todos os dias em seu blog.
    Com o dinheiro que iria gastar em cursos que não tem necessidade de usar todos os dias, você pode usar pagando para alguém fazer isso por você, esta pessoa vai ter mais conhecimentos na área (já que ela se dedica inteiramente e profissionalmente nisto) e você irá gastar menos.

    Vou contar para vocês como é na minha vida e no meu blog para ilustrar isso que falei:
    Eu pago coisa de 6 mil reais no meu curso técnico (valor total do curso que tem duração de um ano e meio, lembrando também que ainda faço um curso de nível superior na mesma área, mas este não vamos contabilizar), meu investimento na área é algo se for parar para pensar, isto ainda que boa parte do que aprendi e uso, foi conhecimento adquirido ao longo do tempo, precisei estudar muito para chegar até aqui, porém pra mim valeu apena, porque é nesta área que desejo seguir minha vida profissional (ainda quero fazer alguns cursos de SEO depois que terminar minha faculdade).

    Em meu blog (tenho um blog onde falo sobre Heavy Metal) o que eu tenho de conhecimento NÃO É SUFICIENTE, precisamos de gente para fotografar, fazer resenha de shows, resenhas de cds, traduzir notícias, fazer locução de nosso programa de web rádio, entre várias outras coisas.

    Eu tenho plena consciência, que não vou conseguir NUNCA NA MINHA VIDA e muito menos VOU TER TEMPO ou DINHEIRO para fazer cursos de Fotografia, Redação, Locução (ainda mais com essa minha voz xD) entre outras coisas que preciso para ter meu blog funcionando e concorrer com os outros do nicho.

    Por isso conto com uma equipe tem 3 fotógrafos, 5 pessoas para escrever resenhas, 2 pessoas para fazer locução, entre várias outras, que no total somam 15 pessoas que trabalham juntas para fazer um blog.
    Meu blog ainda não da dinheiro na forma convencional, ganhamos todos com shows (que entramos sem pagar), reconhecimento, elogios.
    Além o que todos nos em meu blog achamos mais importante: meu blog é como um portfólio para todos da equipe, onde estamos exercitando todos os nossos conhecimentos, todos os dias!

    Vejo que foi criando um mito de ser um “Ultra Super Mega Blast Blogueiro”, onde o cara é obrigado aprender coisas que vão desde dominar o que escreve e indo até o layout, programação e etc.

    Entretanto, a coisa não é bem por ai, podemos ver aqui mesmo no Ferramentas Blog ou em qualquer grande blog que esta prosperando com qualidade.
    Sempre existe mais de uma pessoa para conseguir colocar tudo em ordem, ou existe apenas uma pessoa que gerencia, porém ela cuida de seu blog como um empreendedor e investe financeiramente (investimentos em qualquer parte que ele não tenha domínio absoluto!).

    Se você não conta com pessoas que tem domínio nestas outras áreas especificas ou se não pode investir em seu blog, certamente será muito difícil concorrer com gigantes de seu nicho.

    Vejo todos os dias vários exemplos desses “Ultras Supers Megas Blasts Blogueiros”:

    Blogs que tem o conteúdo impecável, porém o layout tão ruim e tão poluído com adsense, que é possível apenas conseguir ler qualquer coisa apenas se for via Feed.
    Ou blogs que tem o layout perfeito, quantidade certa de publicidade, tudo correto, porém chega no conteúdo e ele é medíocre, não acrescenta em nada na internet, é apenas mais uma copia de algum outro blog.

    Entre os dois casos, pelo menos o primeiro ganha assinantes de feed, já o segundo nem isso.

    Bom de resumo é isso: Invista em conhecimento que você necessita usar todos os dias, de resto deixe para quem trabalha com isso.
    Você com certeza vai gastar bem menos desta forma e terá um blog de qualidade.

    P.S.: Me desculpem pelo post aqui dentro :P.

    Responder

  4. Se o cara quiser fazer um layout próprio ou algum tipo de sistema, o curso realmente ajuda.

    Porém, dá pra aprender um monte de coisas online, de graça.

    Mas há sempre um limite. Por exemplo, eu consegui alterar praticamente tudo o que eu queria alterar no design do blog. Deixei ele completamente diferente do layout que eu usei como base. Mas tem uma coisa que eu não consigo deixar do jeito que eu quero: o layout dos comentários. Já tentei de tudo e nada deu certo (acho que usei todos os tutoriais que existem na Internet e nenhum resolveu o meu problema LOL).

    Se eu tivesse feito um curso, se eu tivesse um conhecimento mais formal, eu provavelmente seria capaz de resolver isso facilmente. Nesse caso um curso viria a calhar.

    Quando eu tiver dinheiro, eu vejo se pago um profissional pra resolver isso pq eu mesmo já desisti.

    Responder

  5. Muito bom artigo Marcos!
    Para ser um blogueiro não é necessário fazer faculdade e cursos técnicos, mas sim ser você mesmo explicando sobre um assunto que gosta e tem conhecimento, mas se pretende ter um blog mais profissional ou realizar alguma prestação de serviço, você DEVE fazer cursos profissionalizantes ou até entrar em uma faculdade da área.

    Responder

  6. Eu entrei na blogosfera sem conhecimento sobre o assunto. Mas tenho a capacidade de aprender rápido e hoje consigo me virar muito bem em HTML, CSS, edição de templates e não me aperto mais. Eu me viro, consigo buscar em outros excelentes espaços as dúvidas mais comuns. Vai muito da pessoa querer buscar e absorver o conhecimento, enquanto outras não pensam e esperam tudo pronto, de bandeja. Vai também do esforço e da dedicação da pessoa, pois manter um blog de fato não é fácil.

    Responder

  7. Muito bom o artigo Marcos,
    Para mim, não custou quase nada para me integrar na blogosfera.
    Quando tinha 11 anos, fiz alguns cursos como photoshop, Dreamweaver, e quando comecei com minha ideia boba de ter um blog, não tinha ideia do que era CSS. Busquei aprender mais sobre através de video-aulas que encontro na internet (me ajudou muito o allartes.com).
    E hoje, tenho o DiretorioBlogger.com que levo a sério e tem bons resultados

    Responder

  8. 1º – vc tem dinheiro???

    Se tem, acho que nem tem tanta necessidade de aprender a programar… pague alguem para dar manutenção…

    Não tem??? se quiser se dar bem com um site, vá aprender o básico de programação… pelo menos css e html… e outra… vc vai apanhar muito pra criar um blog interessante,,,, que ira fazer sucesso…

    Após 1 ano e meio blogando…. hoje eu posso dizer que consigo fazer um site que irá gerar dinheiro em 1 ou 2 anos,,,… pois se eu continuo com o conhecimento de 1 ano atras… eu iria conseguir ganhar dinheiro com meus sites daqui uns 10 anos….

    a única coisa que fiz, foi comprar um curso para criar sites no WordPress, baixar vídeo aulas da internet e coragem para aprender um pouco de programação… o bastante para criar sites em WordPress….

    E isso aprendi em menos de 2 meses e venho aperfeiçoando até hoje,,,

    Responder

  9. Olá a todos.
    Hoje em dia podemos encontrar toda a informação que necessitamos na Internet, é só pesquisar e ter muita vontade de aprender!

    Acho também muito importante as conferências e workshops para estarmos em contacto com as novas tendências e fazer muito networking com aqueles que já andam nisto há mais anos!

    Fazer cursos, claro que também é muito importante e cada vez mais o Online é a melhor plataforma!

    Abraços.

    Responder

  10. Hoje em dia é tudo muito simples, tudo muito facil! Apesar de eu ter alguns cursos referente a informatica e internet para dispnibilizar meu blog. O povo pode facilmente criar um blog com um bom layout e tudo apenas com o blogger (que oferece “tudo na mão”).

    Responder

  11. Meu blog ainda está sendo produzido por um web designer, já que eu tenho poucos conhecimentos na área, mas tenho sim, um profundo conhecimento na área que meu blog atua, aí a pessoa tem obrigação de ter… Já o Blogger também oferece tudo na mão, ferramentas simples que não precisa tanto conhecimento e quase nenhum curso pra poder saber utilizá-las. Bom post Marcos, abraço!

    Responder

  12. Olá Marcos,
    Estou um tanto preocupado com relação a segurança do Meu Blog e de vários outros amigos da Região com relação a segurança diante de mal feitores. Já faz um tempo que Blogs “esquerdistas” Vem sendo atacados e até mesmo tirados do Ar em todo o ceará e acho que em outras partes do brasil também. Queria que se possível, Você fise-se aqui no Ferramentas Blog uma Postagem sobre o assunto. Lembrando que a maioria dos Blogs atacados são do Blogger. Ontem me surpreendi com o Link do Blog da Radio Altaneira Fm (que administro) Encaminhando para um aplicativo do Facebook que provavelmente sería uma especie de Vírus.

    Responder

  13. O ferramenatsblogs é um dos melhores blog com dicas para fazer algumas alterações no blog. Para mim foi fundamental fazer um curso, não foi um urso profissional mais deu pro gasto. Se eu tiver alguma dúvida eu recorro ao google, sempre funciona.

    Aprendi muita coisa que curso nenhum ensina, só ali na raça é que a pessoa vai aprendendo e se aperfeiçoando, pois quem meche com a criação de sites e blogs, sempre tem que ficar por dentro das novidades. É um aprendizado que não acaba nunca!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.