Perfil do Autor específico do Post no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

perfil-icon Para aqueles blogs que têm vários autores a grande dificuldade é apresentar o perfil individualmente em cada artigo publicado, para que fique claro para os leitores quem escreveu aquele texto. Há códigos condicionais que podem ajudar nessa tarefa e são bem simples de usar. Pode ser aplicados em qualquer parte do template e até determinar que esse perfil dos autores seja exibido abaixo do título dos posts ou na barra lateral como um gadget. Vejamos como aplicar essa função.

Esse será um Tutorial bem objetivo e prático, mas que vem com funções muito interessantes para blogs com vários autores. Toda forma de organização do layout de seu blog é extremamente importante para não confundir seus leitores e melhorar a navegabilidade, e o que vamos mostrar pode até ajudar a melhorar o uso do espaço disponível em seu template.

O que queremos ensinar é uma forma mais organizada para seu blog mostrar quem são as pessoas que publicam, com um pequeno perfil, seja abaixo do título ou no final dos artigos, e até mesmo na barra lateral como um gadget.

perfil-author01

perfil-author02

Imagens do Woods.

Passos iniciais.

Tudo que vamos fazer em nossos blogs e que for mexer no código-fonte, começamos fazendo o Backup para evitar sustos. Claro que só mexemos no blog principal depois de ver como tudo funciona num blog de testes.

Para quem não sabe, veja como seu blog pode ter várias pessoas publicando, sem confundir ninguém e com um único administrador:

Já ensinarmos aqui alguns recursos que são importantes conhecer para executar essa função que vamos mostrar. Veja alguns desses artigos primordiais sobre as funções que envolvem vários autores:

E sobre o layout do blog e o posicionamento de elementos no código-fonte:

Com o que está descrito acima você já terá uma idéia de como vamos proceder nesse tutorial e saberá mais facilmente manipular os códigos segundo as suas intenções. Claro, até aprende como criar novas possibilidades para o seu layout.

Adicionando perfil individual.

Você pode adicionar um perfil abaixo do título dos artigos ou mesmo usar um gadget (elemento de página do Blogger) para só aparecer quando um autor específico publicar. Não importa a forma como for fazer, o código que vamos usar é o mesmo para os dois casos.

Para começar, vá ao painel do Blogger, clique no menu “Layout” ~> “Editar HTML” e marque o “Expandir modelos de widgets” para poder visualizar o código-fonte do seu template por inteiro. E prossiga com o tutorial.

Modelo 1 – Para dentro do Artigo.

Como mostramos no tutorial “Configurando as partes dos Artigos do Blog” há algumas linhas que determinam o posicionamento de elementos no corpo dos textos.

Se quiser que algo apareça abaixo do título do post, terá que procurar no código-fonte a seguinte linha:

<div class='post-header-line-1'/>

Ou para colocar algo no roda-pé dos textos, procure pelas seguintes linhas (qualquer uma delas):

<div class='post-footer'>

<div class='post-footer-line post-footer-line-1'>
<div class='post-footer-line post-footer-line-2'>
<div class='post-footer-line post-footer-line-3'>

Agora é preciso adicionar um código HTML para o perfil de cada autor, com as devidas condicionais. É preciso ter muita atenção e cuidado para que tudo funcione perfeitamente. Onde for mais conveniente para o layout de seus artigos, cole o seguinte trecho de código fazendo apenas as modificações indicadas:

<b:if cond='data:post.author == "AUTOR1"'>
…coloque aqui o que preparar para o perfil do autor 1…
</b:if>
<b:if cond='data:post.author == "AUTOR2"'>
…coloque aqui o que preparar para o perfil do autor 2…
</b:if>

Se o seu blog tem mais de dois autores, basta repetir o código quantas vezes for necessário. Onde está indicado de vermelho escreva o nome de cada autor EXATAMENTE como aparece no perfil de cada um, pois o código examinará o que aparece escrito para determinar o que irá ou não aparecer. Ou seja: se o código encontrar “AUTOR1” só que está definido para ele será exibido o o outro ficará escondido e vice-versa.

Modelo 2 – Para um Gadget.

Caso prefira que o perfil de cada autor apareça apenas na barra lateral do seu template terá que preceder de outra forma e ter muito mais atenção. Você terá que criar um elemento de página do tipo “HTML/Javascript” para cada perfil. Repetindo: cada perfil terá que ser criado em um gadget diferente e disposto na barra lateral exatamente onde deseja que os perfis seja exibidos, de preferência no topo da sidebar (barra lateral) – que ficará algo como na imagem de exemplo abaixo:

Cada gadget precisa ter um título diferente – aqui ilustrado como “AUTOR 1” e “AUTOR 2” – que pode ser o nome de cada um dos colaboradores de seu blog. tantos forem os autores, crie um gadget para cada.

Agora vá o código-fonte de seu blog – “Layout” ~> “Editar HTML” marcando “Expandir modelos de widgets” – e procure pelo nome dos gadgets que você deu aqui. Cada autor terá uma linha de gadget no código-fonte e para cada uma delas vamos adicionar uma condicional par que essas partes só apareçam segundo o nome de cada um nos artigos.

As linhas que você deve encontrar serão semelhantes ao que está na imagem abaixo:

perfil-partes-gadgets

Imediatamente ABAIXO da linha “<b:includable id=’main’>” cole o trecho:

<b:if cond='data:post.author == "AUTOR 3"'>

E ACIMA da linha “</b:includable>” cole o restante do trecho condicional:

</b:if>

Note mais uma vez que o que destacamos na imagem com a linha verde é o nome do elemento (gadget) de um dos autores. Colocamos o código condicional com o exato nome do autor. Isso é o que determinará que tal elemento só aparece quando o nome daquele autor for citado no artigo.

Repita essa operação para cada um dos gadgets com perfil de autor. Salve o modelo e veja  resultado em seu blog.

Toda organização, por mais simples que seja é fundamental para mostrar aos seus visitantes que o seu blog é sério e fácil de navegar. Dedique-se sempre a aprimorar o seu template e torná-lo o mais personalizado possível.

Mais artigos para ajudar a melhorar seu Layout.

.

5 Comentários

  1. Amigo, fui passo a passo conforme foi indicado e apareceu a seguinte mensagem: Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.
    Mensagem de erro em XML: Open quote is expected for attribute “{1}” associated with an element type “cond”.

    Fico aguardando retorno! A tempos estou procurando colocar isso no blog sem sucesso!

    Responder

    • Wagner,
      Revisei o procedimento e está funcionando exatamente como está no tutorial.
      Veja se você nào excluiu algo ou deixou de fazer algum parte do código. Esse tipo de erro acontece quando alguma coisa no código não foi digitada corretamente.

      Responder

  2. Pingback: Esconder nome do autor e perfil na página principal do Blogger - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.