Pesquisa e estatísticas sobre qual o perfil do Blogueiro

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

pesquisa-lupa-blog Um levantamento de dados realizado com mais de 100 milhões de blogs por todo o mundo, mostra um quadro geral sobre quem são as pessoas por trás dessas páginas, definindo idade média, gênero e lugar. Vou mostrar esses resultados e aproveitar para fazer uma pequena pesquisa de amostragem para identificarmos o nosso perfil de blogueiros mais específico para o Brasil.

Os dados da pesquisa que vou mostrar abaixo foram conseguidos pela Sysomos e divulgados agora em Junho/2010 – Inside Blog Demographics.Foram baseados em informações colhidas diretamente dos blogs em suas páginas, com blogs do mundo todo. Também indico como fonte o Mashable – Look Who’s Blogging [STATS].

Aproveitando isso, gostaria de começar esse post pedindo para que você participe também de uma pequena pesquisa, para fazermos uma amostragem do perfil do blogueiro brasileiro especificamente. É só marcar as 4 opções abaixo:

A pesquisa que fizemos já foi finalizada. Veja o resultado que publicamos.

Os resultados dessa pesquisa serão publicados aqui mesmo no [ Ferramentas Blog ] no dia 14/Junho/2010.

A pesquisa feita lá fora pela Sysomos, mostra dados bem interessantes e que coloca o Brasil numa posição relevante na produção de conteúdo no mundo para blogs. Estamos bem atrás dos EUA, que lidera essa mídia, mesmo assim, em quarto, não ficamos longe de Inglaterra e Japão.

Country-Share

O dado que mais chama a atenção, no entanto, é o do gênero, onde as mulheres lideram, com uma pequena margem, mas têm mais blogs pelo mundo:

info-viz-blogs-gender-demographics

Acredito que essa seja a tendência: as mulheres vão superar e crescer esses números ainda mais. Isso fica evidente ao notarmos que elas praticamente dominam as redes-sociais, como o FaceBook, Orkut e Twitter.

Por fim temos os dados para a idade. É interessante ver que o grupo com maior número de blogueiros esteja na faixa etária de 21-35 anos, que é bem a geração que cresceu com a internet nesta última década. O Blogger mesmo, plataforma da Google, já tem 10 anos.

info-viz-blogs-age-demographics

Essa turma mais madura, mais adulta, também é engrossada por aqueles que já perceberam nos blogs e redes sociais uma ferramenta profissional e de estudo, muito mais que um brinquedo ou passa tempo. Por isso mesmo que a faixa menor de 20 anos não domina, como era de se esperar. Já os bem mais velhos, acima da meia idade, está ainda descobrindo tudo isso.

É certo que essa pesquisa é uma visão muito ampla e geral, pode nos mostrar por onde anda a blogosfera, mas não dita muito tendências, já que precisaríamos de dados mais específicos. Mas a força desses dados está na forma como foram coletados e por abranger um número muito grande de blogs.

.

11 Comentários

  1. Boa iniciativa marcos, não posso contribuir pois não pertenço á blogosfera Brasileira!

    Abraço
    RicardoBR

    Responder

  2. Parabéns pela pesquisa. Uma amostra estastisticamente significativa do todo pode revelar dados importantes pra todos nós interessados. Acredito que todos estarão dispostos a responder uma outra pesquisa mais abrangente. Aguardamos os resultados.
    Abraço.

    Responder

  3. Marcos, será que não dá para trocar o "bem mais velhos" para "bem mais experientes". Nossa, estou ficando deprimida! Tenho 53 e me sinto tão jovem! rsrsrs…
    Já participei da pesquisa. Estou curiosa pelo resultado.
    Desculpe a brincadeira, ok?
    Abraços!

    Responder

  4. Olá Marcos!!!
    Mais uma vez um assunto muito interessante. Parabéns.
    Achei ótima esta pesquisa, como estou na blogosfera somente há três meses, estou curiosa para saber os resultados.
    Após o resultado desta pesquisa, não seria interessante também tentar um estudo mais amplo com as características comportamentais e psicológicas dos blogueiros, como suas preferências pessoais, esportes, lazer, manias, hábitos diários e etc.?
    Fica aqui a minha sugestão.
    O que você acha?
    Abraços.

    Responder

  5. Gostei da ideia, Marcos! Parabéns pelo teu Blog, ta ficando cada vez melhor!

    Votei, no dia 14 vejo os resultados! ;]

    Responder

  6. Se com esse mercado monopolizado de banda larga, nós já estamos em 4º lugar… imagino depois do Plano Nacional de Banda Larga. O segundo lugar será nosso!!!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.