Um levantamento de dados realizado com mais de 100 milhões de blogs por todo o mundo, mostra um quadro geral sobre quem são as pessoas por trás dessas páginas, definindo idade média, gênero e lugar. Vou mostrar esses resultados e aproveitar para fazer uma pequena pesquisa de amostragem para identificarmos o nosso perfil de blogueiros mais específico para o Brasil.
Os dados da pesquisa que vou mostrar abaixo foram conseguidos pela Sysomos e divulgados agora em Junho/2010 – Inside Blog Demographics.Foram baseados em informações colhidas diretamente dos blogs em suas páginas, com blogs do mundo todo. Também indico como fonte o Mashable – Look Who’s Blogging [STATS].
Aproveitando isso, gostaria de começar esse post pedindo para que você participe também de uma pequena pesquisa, para fazermos uma amostragem do perfil do blogueiro brasileiro especificamente. É só marcar as 4 opções abaixo:
A pesquisa que fizemos já foi finalizada. Veja o resultado que publicamos.
Os resultados dessa pesquisa serão publicados aqui mesmo no [ Ferramentas Blog ] no dia 14/Junho/2010.
A pesquisa feita lá fora pela Sysomos, mostra dados bem interessantes e que coloca o Brasil numa posição relevante na produção de conteúdo no mundo para blogs. Estamos bem atrás dos EUA, que lidera essa mídia, mesmo assim, em quarto, não ficamos longe de Inglaterra e Japão.
O dado que mais chama a atenção, no entanto, é o do gênero, onde as mulheres lideram, com uma pequena margem, mas têm mais blogs pelo mundo:
Acredito que essa seja a tendência: as mulheres vão superar e crescer esses números ainda mais. Isso fica evidente ao notarmos que elas praticamente dominam as redes-sociais, como o FaceBook, Orkut e Twitter.
Por fim temos os dados para a idade. É interessante ver que o grupo com maior número de blogueiros esteja na faixa etária de 21-35 anos, que é bem a geração que cresceu com a internet nesta última década. O Blogger mesmo, plataforma da Google, já tem 10 anos.
Essa turma mais madura, mais adulta, também é engrossada por aqueles que já perceberam nos blogs e redes sociais uma ferramenta profissional e de estudo, muito mais que um brinquedo ou passa tempo. Por isso mesmo que a faixa menor de 20 anos não domina, como era de se esperar. Já os bem mais velhos, acima da meia idade, está ainda descobrindo tudo isso.
É certo que essa pesquisa é uma visão muito ampla e geral, pode nos mostrar por onde anda a blogosfera, mas não dita muito tendências, já que precisaríamos de dados mais específicos. Mas a força desses dados está na forma como foram coletados e por abranger um número muito grande de blogs.
Estou curiosa para ver os dados que você vai coletar. Publique! 🙂
Boa iniciativa marcos, não posso contribuir pois não pertenço á blogosfera Brasileira!
Abraço
RicardoBR
Parabéns pela pesquisa. Uma amostra estastisticamente significativa do todo pode revelar dados importantes pra todos nós interessados. Acredito que todos estarão dispostos a responder uma outra pesquisa mais abrangente. Aguardamos os resultados.
Abraço.
Parabéns pela pesquisa.
Respondida!
Beijo
Legal,gostei mesmo da pesquisa,se der certo eu vou ver o resultado,naum esquece de publicar…
Prontinho. Respondida!
Bem interessante a amostragem. No Brasil eu acredito que as mulheres ainda estão em minoria.
Marcos, será que não dá para trocar o "bem mais velhos" para "bem mais experientes". Nossa, estou ficando deprimida! Tenho 53 e me sinto tão jovem! rsrsrs…
Já participei da pesquisa. Estou curiosa pelo resultado.
Desculpe a brincadeira, ok?
Abraços!
Olá Marcos!!!
Mais uma vez um assunto muito interessante. Parabéns.
Achei ótima esta pesquisa, como estou na blogosfera somente há três meses, estou curiosa para saber os resultados.
Após o resultado desta pesquisa, não seria interessante também tentar um estudo mais amplo com as características comportamentais e psicológicas dos blogueiros, como suas preferências pessoais, esportes, lazer, manias, hábitos diários e etc.?
Fica aqui a minha sugestão.
O que você acha?
Abraços.
Gostei da ideia, Marcos! Parabéns pelo teu Blog, ta ficando cada vez melhor!
Votei, no dia 14 vejo os resultados! ;]
Se com esse mercado monopolizado de banda larga, nós já estamos em 4º lugar… imagino depois do Plano Nacional de Banda Larga. O segundo lugar será nosso!!!