Pinterest: Aprenda como criar, como usar e mexer no Pinterest

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Como usar o Pinterest | Como mexer no Pinterest | Como criar uma conta no Pinterest
Alguns poderão dizer que já temos redes sociais suficientes e que não precisamos de outras. Mas a nova Pinterest já chegou a poucos meses e está ocupando espaço significativo com um novo formato de compartilhamento, específico para imagens e vídeos, alta velocidade de interação e compartilhamento. O Pinterest é uma jeito divertido e eficiente de mostrar para quem te segue o que você tem visto de melhor navegando na internet.

Pinterest Logo

Esta nova rede social, o Pinterest http://pinterest.com/, chegou e rapidamente conquistou o gosto das pessoas por sua simplicidade de conexão, layout e navegabilidade super simples e fácil, focado no compartilhamento específico de imagens e vídeos. Há espaço para adicionar comentários e textos junto ao que foi compartilhado e a interação se dá especialmente em seguir as pessoas, comentar o que elas compartilham e dar Repin naquilo que mais gostou.

O que atrai usuários para o Pinterest é que o serviço pode ser incorporado à navegação do Facebook ou Twitter e tem botões de compartilhamento rápido, sem precisar abrir o site do Pinterest toda hora que encontrar algo legal e quiser compartilhar. Também envia seu “Pinning” direto para o Twitter ou Facebook, o que amplia a divulgação.

Tudo é dividido em categorias de interesse, pessoas que você segue e conteúdos compartilhados, de forma que você organiza as informações do seu jeito. É uma grande “parede” ou quadro virtual para colar imagens e vídeos que você gosta, mostrando para seus amigos.

Tela de conteúdo do Pinterest

http://pinterest.com/

1. Solicitar convite

O serviço do Pinterest não está disponível abertamente para inscrição, mas você pode solicitar convite. Pode levar alguns dias para a resposta chegar, mas eu recebi o convite no mesmo dia. É apenas uma outra forma de cadastro. No fim, todos conseguem.

Como você pode ver na imagem abaixo, quando se entra na página principal do Pinterest você verá o botão de solicitar convite “Request an Invite”:

Convite para acessar e entrar no Pinterest

Então é aguardar o email de resposta.

2. Conectar ao Facebook ou Twitter

Chegada a resposta com o convite para acessar o Pinterest, você vai clicar num link dentro do email recebido, que o levará à página para conectar sua conta do Facebook ou Twitter ao serviço.

Conectar Facebook ao Pinterest

Com os dados de conexão com sua conta do Facebook é que sua conta será criada e ainda serão localizados alguns amigos que já estejam usando o serviço.

3. Criar uma conta (nome de usuário, URL e senha)

Depois de inserir o aplicativo você voltará à página de criação da conta para gerar um nome de usuário e senha. Esse nome de usuário também será parte do endereço de sua página pessoal do Pinterest e você poderá divulgar esse endereço para seus amigos.

Criar uma conta de usuário no Pinterest

O endereço de sua página será http://pinterest.com/SEUusuario. Como exemplo, tenho aqui a minha página no Pinterest que criei, mas ainda não tem muita coisa compartilhada:

4. Selecionar assuntos de interesse

O sistema do Pinterest vai sugerir pessoas e encontrar seus amigos que já usam o serviço. Isso será baseado numa lista de interesses comuns que você pode selecionar manualmente. Está em inglês, mas as imagens ajudam:

Assuntos e pessoas de interesse no Pinterest

Clique sobre as opções desejadas, quantas quiser e depois role a página para clicar no botão de continuar. você verá as sugestões de quem você está seguindo e terá inserido seus amigos do Facebook ou twitter que usam o Pinterest também adicionados à lista.

5. Criar Boards no Pinterest

Aqui começa a etapa de criar seus próprios “quadros” (Pinboards) de imagens e vídeos para compartilhar. Depois de clicar no botão “Create Boards” você poderá escolher quais assuntos quer compartilhar e já dividir seus interesses. São sugeridas alguns padrões, mas os nomes podem ser mudados e você pode criar seus próprios, sem seguir os padrões.

Estes serão os primeiros “Pinboards” que você irá criar e usar como categorias para o que for compartilhar. Tudo o que é compartilhado precisa entrar dentro de uma categoria como essas ou serem criadas novas. É o que organiza suas imagens e vídeos.

6. Adicionar o botão Pin no Chrome para compartilhamentos

Se você usa o Google Chrome como navegador de internet, seus compartilhamentos podem ser facilitados usando o botão. Aqui tem um vídeo mostrando como é adicionado o botão no Chrome e como é feito o compartilhamento de um conteúdo no Pinterest.

Alguns sites e blogs já possuem o botão do serviço para que você compartilhe o conteúdo deles.

7. Role a página e clique no botão “Start pinning!”

Agora é começar a usar o serviço, administrando seu próprio painel e interagindo com as pessoas.

Nessa tela é que você verá tudo o que você tem compartilhado e poderá administrar seu perfil e conteúdos, interagir com quem comentar suas imagens e vídeos ou recebeu Repin.

Mesmo tendo chegado agora, o Pinterest já conquistou boa fatia do mercado como você pode ver no artigo que publicamos sobre o tempo médio que as pessoas passam nas redes sociais. Nesse ponto o Pinterest já rivaliza com o Twitter: Quanto tempo as pessoas passam nas redes sociais?.

Penso que o forte do Pinterest como rede social seja a sua simplicidade e objetividade sobre o que se deseja compartilhar e como interagir.

.

48 Comentários

  1. Acabo de solicitar meu convite.

    Meu blog tem recebido algumas visitas originadas do Pinterest e eu estava curioso para saber exatamente do que se tratava.

    Pensei que era apenas um painel de fotografias. Não sabia que era uma rede social.

    Responder

    • Carlos,
      Sim… é uma rede social e está sendo muito usada nos EUA, agora chegando de vez no gosto dos brasileiros. Acredito que será um ótimo serviço à medida que mais gente usar e incorporar ao Facebook.

      Responder

  2. Tenho usado o pinterest ultimamente.
    Aquelas imagens que você quer perder, simples, joga lá. Todas ficam salvas no tamanho original, embora pra visualização aparecem as mais leves. fiz o teste.

    Uma forma de gerar tráfego é hospedando as imagens do seu blog lá.
    As pessoas vêem a imagem, clicam nelas e são redirecionadas ao endereço de origem. Super últil.

    Responder

  3. Pinterest é um grande sucesso, foi feito algumas pesquisas e provavelmente o Pinterest já tenha superado o Twitter, por usuários ativos e a criação de contas em um curto espaço de tempo, praticamente 2 anos online o serviço atrai principalmente o público feminino que compartilha mais conteúdo na rede e com certeza é uma excelente fonte de tráfico para nosso blogs, quem ainda não tem conta deve correr para sair na frente de seus concorrentes e ganhando espaço nessa nova rede social, e ótimo tutorial bem explicado e direto.

    Responder

  4. Marcos, fazia um tempinho q houvia falar desta nova rede social. O teu tutorial é muito esclarecedor e fez crescer mais as minhas expectativas, só que… Eu ja solicitei duas vezes(com intervalor de 1 semana) um convite, mas até agora não recebi resposta, demora tanto assim? Nem nos primórdios do falecido Orkut demorava tanto… rsrsrs! Como eu consigo um convite!

    Responder

  5. Olá Marcos!

    Parabéns por este ótimo artigo sobre essa nova rede social que todo mundo está falando no momento. Você teria algum convite para me enviar?

    Obrigado e parabéns pelo excelente blog!

    Responder

  6. Não vejo uma rede social como substituição para a outra. O Facebook pode ser uma rede social mais casual, o Twitter mais para divulgação, o Google+ algo como Twitter+Facebook e este novo Pinterest para compartilhamento de conteúdos multimídia.

    Acho que mais uma sempre é bom e este Pinterest parece ótimo. Fiz meu pedido, estou esperando a resposta! ^^

    Responder

  7. Booas …. realmente mto bom esse tutorial. Estava me interessando pelo Pinterest, mas nao sabia como proceder..Agora tdo ficou mto claro!!! Super explicativo. Muito obrigada mesmo..

    Em tempo.. alguem teria um convite para me enviar? Ficaria imensamente grata….

    Abçs

    Viviane

    Responder

  8. Pingback: Como adicionar o botão “Pin it” do Pinterest no Blog | [ Ferramentas Blog ]

  9. Oi. Eu uso o Pinterest já faz um tempo. O melhor dele, pelo menos para mim, é armazenar as fotografias juntamente com o link da fonte de forma automática. Assim, sempre poderemos voltar e ver o conteúdo completo na origem. Me ajuda muito.

    Responder

  10. Uma dúvida: Não dá pra usar somente ele, sem incorporar ao twitter ou facebook? Acabei de solicitar o convite e entrei aqui para mais detalhes, algumas dúvidas já foram esclarecidas, mas me resta essa ainda. Eu gostaria de usar o Pinterest apenas para guardar imagens, sem a intenção de compartilhá-las com os amigos do face ou twitter. Aguardo ajuda. Obrigada. 😉

    Responder

  11. Pingback: Você já conhece o Pinterest? | Artesanato EVA

  12. Pingback: Como Organizar um casamento usando o Pinterest « Clube Noivas

  13. Adorei o seu post,muito explicativo.Ja tinha o Pinterest e o seu tutorial foi o que eu precisava para aprender.Agora so falta esclarecer uma simples duvida:E possivel fazer compra pelo Pinterest???Se sim,explica p/ gente???Muito obrigada

    Responder

  14. Não é bem assim… Não recebi convite nenhum. Apenas entrei no site e criei uma conta. E pronto! Comecei a usar.

    Responder

  15. Ola Marcos,
    estou começando a me familiarizar com o Pinterest, ja tenho uma conta esigo algumas pessoas, gostaria de saber como adiciono fotos nos meus paineis…
    Voce pode e ajudar?
    obrigada

    Responder

  16. entrei no site.na hora de criar a conta o pinterest cruzou meus dados com os do facebook e promto já comecei a usar.

    Responder

  17. Eu tenho uma duvida,toda vez que eu repino uma imagem aparece o nome de um usuario,sempre o mesmo.Eu nao entendo porque,será que a pessoa marcou para tudo que eu pinar ela ser avisada?Tem como fazer isso?

    Responder

  18. Olá, gostaria de saber se quando eu compartilho nos meus albuns fotos de outras pessoas, se um dia elas deletarem a tal foto, vai sumir do meu album tb , ou a foto fica salva na minha pasta mesmo sendo deletada de onde eu repinei ?

    Responder

  19. Não sou adepta de redes sociais mas acho o Pinterest o máximo, porque adoro imagens. Tenho apenas uma dúvida tenho vários gostos das minhas imagens, mas só aparecem 2 na página, porque será?

    Responder

  20. Marcos, clic numa gravura no face e fui inserida na rede, mas não sei como usar…
    Quero mandar pins para o blog o site não deixa…eles me inseriram pelo meu blog.
    Como faço?

    Responder

  21. Marcos, boa noite! tenho uma dúvida: tenho FB e lá vejo minhas publicações e as pessoas que visitam, compartilham e comentam. no Pinterest nada acontece: não vejo minhas publicações no meia das outras e ninguém curte nada. o material que publico é o mesmo. o que acontece? grato pelo retorno!

    Responder

  22. Marcos, boa noite! tenho FB e lá vejo minhas postagens com as curtidas, os comentários e compartilhamentos. no Pinterest nada que posto aparece e ninguém curte nada. o material postado é o mesmo. o que acontece? agradeço seu retorno. abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.