Plagiadores vão perder posições no Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A Google entra na luta contra a violação de direitos autorais, agora com mais força ainda. Plagiadores, sites de pirataria ou qualquer um que seja denunciado por conteúdo ilegal, receberá punição de perda de posições para todo o site/blog. Ou seja: se um blog for denunciado por violar direitos autorais, além do conteúdo denunciado ser excluído, todo o restante do conteúdo também perderá posições. Aos plagiadores desavisados, é bom começar a repensar seus projetos.

Já faz mais de 1 ano que a Google está implantando códigos e algoritmos para punir conteúdos duplicados, diminuir o ranking de quem só replica informações ou produz conteúdo classificado como SPAM.

Além das atualizações do algoritmo Panda e Penguin que são focados na originalidade e favorecem quem produz conteúdo único e sempre atualizado:

O que aconteceu agora foi uma atualização no algoritmo, na estrutura da forma como o Google classifica os resultados. Todo site ou Blog que for denunciado por violação de direitos autorais, sofrerá punição com perda de posições no índice. Isso afetará todo o ranking de todas as páginas do site/blog que for denunciado e ficar comprovada a violação.

Já ensinamos aqui como denunciar plágios de seu blog, tanto para o Blogger, para o WordPress.com e até para serviços de hospedagem de terceiros: Adoro denunciar plagiadores e ver seus blogs/conteúdos deletados por completo.

O Google está lutando fortemente pela qualidade dos resultados que apresenta, priorizando sempre a originalidade. Por isso mesmo é bom ficar de olho e não vacilar achando que pode ser mais esperto que o Google.

Esta é uma informação de fonte oficial da Google: An update to our search algorithms.

.

80 Comentários

  1. Putz!
    Então todos os grandes blogs de humor vão pro saco, né?
    Pq só tem cópia alí. Nada dos caras é original.

    Responder

      • Então estou mais aliviado, é que tenho alguns blogs onde repito os textos, noutros repito apenas alguns paragrafos e meo referência para continuarem a ler no outro blog.

        Como nunca me irei denunciar a im mesmo acho que não vou ter problemas 🙂

        Responder

        • Dav7,

          Mas é bom ficar atento com isso também. O Google não gosta de conteúdo duplicado. Mesmo que seja você mesmo, é bom manter o conteúdo original num único lugar e só fazer referências a ele, por links, em outros lugares.

          Responder

    • Concordo com você pois os que mais plagiam são os blogs de humores, eu trabalho com blogs de humores mais graças a deus nunca plagiei conteudo de ninguém deve ser por isso que em 1 mês de blogger sou muito bem posicionado no Google com 1 mês de blog 3 Page rank e mais de 5 Mil visitas por dia

      Responder

    • Kiko,

      Trata-se de um algoritmo que a Google começa a implantar efetivamente nesta semana. Sempre funcionou. As denúncias de plágio sempre são apuradas e, comprovada a violação, o conteúdo é retirado do ar na mesma hora. SEMPRE!
      Agora, a Google vai tirar posições do site todo que tiver sido denunciado por plágio. Isso é simples: recebeu punição por plágio? Então perde posições no ranking geral.

      Se você quiser pagar para ver, fique a vontade.

      Responder

      • Marcos,
        tá um pouco confuso.
        De que punição exatamente você está falando?
        Remoção de conteúdo no Blogger?
        E se o blog for da WordPress e tiver havido remoção de conteúdo lá, como a Google vai ficar sabendo que houve punição?
        Ou essa punição se refere apenas a remoção de conteúdo dos mecanismos de busca?
        Seria interessante esclarecer essas nuances relativo aos tipos de remoção de conteúdo.
        Mais uma dúvida me ocorreu: e se tiver havido remoção de conteúdo (retirada de uma página de um blog WordPress, mas não tiver sido solicitada remoção do mesmo conteúdo do mecanismo de busca do Google, esse blog seria punido? Como a Google fica sabendo que houve remoção de conteúdo da plataforma WordPress? Existe algum tipo de “SERASA” de direitos autorais?

        Responder

        • Gustavo,

          Existe uma certa troca de informações entre os vários serviços. O Google vai usar, pelo que entendi, de tudo o que estiver disponível para identificar o motivo de um conteúdo ter sido removido.
          Claro que eles terão mais controle sobre as remoções que eles mesmos fizerem.

          Responder

          • “Existe uma certa troca de informações entre os vários serviços”
            Você se refere a troca entre que serviços, serviços só da Google (Youtube, Blogger, etc) ou quaisquer serviços entre si (WordPress, Google, Tumblr, etc)?

            Responder

  2. Mas que vai decidir de essa denúncia é verdadeira ou não? qual o blog criou o conteúdo primeiro?

    um autor pode por exemplo criar um tutorial em 2012, e se torna o primeiro do rank por pesquisas sobre o tutorial, e em 2013 ele resolver atualizar/melhorar o tutorial copiando um outro tutorial melhor, com imagens e etc.

    O google não se preocupa em verificar a veracidade da denúncia.

    Não estou reclamando dessas novidades, que por sinal são muito boas, eu mesmo fui obrigado a proibir Ctrl + C , Ctrl + V , Chegou ao ponto de uma pessoa copiar, o endereço do meu site, alterando somente o Brasil com 2 L rsrs.

    Estou com medo de uma onda de denuncias falsas ….

    Responder

    • Marcio,

      Não basta só denunciar. É preciso que quem denuncia prove ser o dono. Também há várias formas de saber se de quem é o original.
      No seu exemplo: se eu alterar o conteúdo de um tutorial antigo do meu blog copiando trechos de outra pessoa, fica registrado na base que o conteúdo sofreu modificações e o Google tem como ver isso, pois eles mantém uma “cópia” do antigo para comparar um versão da outra.

      Responder

  3. Mariana, aos “os grandes blogs” nada vai acontecer com eles, sabe porque?
    R: porque são grandes. sacou?
    Eu tenho um blogs de pensamentos que escrevo e imagens que produzo.
    As copias do que eu faço aparecem nas pesquisas mas originais não.
    Ganha quem é mais forte, aqui na net também é assim.
    Se liga, vamos se ligar.

    Responder

    • Aldecir,

      A coisa não é assim como você diz. Já vi “grandes” blogs e até portais de notícias terem conteúdo retirado e punido pelo Google por violarem direitos autorais.
      As regras valem para todos.

      Responder

  4. Marcos, me tira uma dúvida por favor.
    Se eu pego imagens do Google, e faço montagens com ela, formando assim uma imagem só. Isso seria ilegal?
    Acontece muito de por exemplo querermos uma imagem que represente “ouvir”, dai pegamos uma imagem com um cara com a mão no ouvido no Google e etc…
    Isso seria ilegal?

    Responder

    • Thaynner,

      Pode ser que sim.
      Se uma das imagens da montagem for protegida por direitos autorais, será preciso saber se e como o autor permite o uso dela e como deve ser citada a fonte. Mesmo que você crie algo novo.
      Além disso, seria interessante você procurar por bancos de imagens livres.

      Responder

  5. Ainda bem que a partir de agora podemos ter um pouco mais de tranquilidade e ânimo para nos dedicar na produção dos nossos trabalhos.Mesmo que seja um só paragrafo,ou até mesmo sem muito conhecimento dessa palavra SEO, deve ser autentico.Mereceremos ser respeitados.Pois tudo que produzimos tem a nossa vida,o nosso tempo precioso e nenhum espertinho tem o direito de sair usando como se fosse dono.Parabéns pela Google que deseja imunizar os cupins eletrônicos devoradores da produção alheia.

    Responder

  6. Olá Marcos,

    Ótimo artigo, é muito bom ver que o Google se preocupa com esse assunto.

    Mas tenho uma pequena dúvida: Quando eu utilizo imagens retiradas do Google imagens, estou cometendo o plágio? Se sim, onde encontro imagens que não são protegidas por direitos autorais?

    Abraços.

    Responder

    • Carlos,

      Há forma de procurar imagens livres no Google Imagens e há vários bancos de imagens livres.
      Também há casos em que o autor permite o uso da imagem, desde que citada explicitamente a fonte.

      Responder

  7. Existem jornalistas que escrevem seus artigos e distribuem para vários sites/blogs. Isto gera duplicidade, mas não é plagio, pois o próprio autor é que está distribuindo, se fazendo mais lido com a distribuição.
    Como será que o algoritmo verá esta pratica?
    Poderá punir sites/blogs indevidamente se o critério for apenas eletrônico.
    Mas que é muito legal ver plagiadores pagando a conta, isto é!
    Grande abraço

    Responder

    • Gilberto,

      A punição por conteúdo duplicado é de outro caso.
      Nesse que citamos aqui no artigo trata-se apenas de casos explicitamente denunciados, quando o autor solicitar a remoção e denunciar o plágio ou a duplicação.

      Se um jornalista distribui o conteúdo para vários sites, ele não vai denunciar a si mesmo.

      Além disso, a prática jornalística é um pouco diferente. Há casos que um jornalista ou agência vende um conteúdo para vários sites replicarem.

      Responder

    • Maria,

      Imagens também podem ter direitos autorais.
      É preciso procurar imagens que sejam de uso livre (já ensinei aqui como achar isso) e como o autor exige a citação da Fonte.

      Responder

  8. Também uso as imagens do Google apenas as imagens textos eu procuro ser sempre o mais original possível, será que meu blog corre o risco de ser punido por isso? Se for assim mais de 90% dos blogs serão, pois não há como você postar uma notícia sobre um game, artista ou filme sem usar uma imagens de terceiros, procuro sempre citar a fonte da imagem, será que isso ajuda? Estamos todos aqui na dúvida aguardando.
    Abraço!

    Responder

    • No caso de imagens é comum que o autor permita o uso delas, desde que cita a fonte direta, sem edições e que a fonte esteja imediatamente junto à imagem.
      É preciso procurar saber se a imagem é de uso livre ou se só é livre se não for para uso comercial.
      Um exemplo: se o seu blog é sobre filmes, colocar um poster do filme é permitido, inclusive é permitido o trailer do filme. Mas outros trechos e cenas, pode ser vetado.

      Tenha sempre o cuidado de avaliar como o autor ou o detentor dos direitos permite o uso daquele conteúdo.

      Responder

  9. Caro Marcos,

    Tenho acompanhado seus esforços concernentes ao plágio e acho que todo louvável. Estou apenas começando porém muito atento com estas questões autorais. Sempre fico munido de informações relevantes no Ferramentas Blog para não cair no erro e se for o caso denunciar tais males.

    Grato, até breve.

    Responder

  10. Vai ser ruim se imagens entra nisso ai, quem tem por exemplo uma site que faz criticas da filmes usa posteres e ate cenas do filme em questão, vai ser um saco editar e ter que tirar as imagens, eu por exemplo uso muito imagens editadas por mim, creative commons ou com citação da fonte, mas não estou seguro.

    Responder

  11. Bom dia amigo! no caso de videos do Youtube,é plágio usá-los? o que fazer para usa um vídeo que não seja de propriedade privada? se não temos condições de editar um bom material? só esse canal que oferece esse serviço?

    Responder

    • Cicero,

      Vídeos no Youtube podem ser usados sempre que existir o botão “Compartilhar” e a opção “Incorporar”. Isso já é uma autorização do autor de que o vídeo pode ser usado e divulgado fora do Youtube. Claro que, desde que o vídeo não seja modificado.

      Responder

  12. Blogs que vivem de plágio não deveria somente receber punição do Google pesquisas, mas sim do Google adsense também. Porque maior incentivo aos plagiadores copiarem conteúdo é a chance de ganhar algum dinheiro as custas de outros blogueiros, então acho que deveria ser mais ampla essa punição.

    Responder

  13. Eu tenho uma dúvida. Tenho alguns blogs de divulgação de vagas de emprego, não sei se vc conhece esse segmento, mas a maioria das empresas enviam a mesma vaga para diversos blogs/sites e grupos, através de um único e-mail para divulgá-las. Essas vagas são divulgadas por alguns mais rápido que por outros. Um dia eu posso ser a primeira a divulgar outro dia ser a última. Porém nem eu e nem qualquer um desses outros estamos copiando ou plagiando estas vagas. Porém alguns desses sites/blogs reclamam que estão sendo plagiados e denunciam. Como fica nesse caso.
    Obs: Não sou a favor de jeito nenhum de cópia ou plágio, inclusive eu sofro muito com isso, tem um site que não sei como copia automaticamente todas as minhas vagas (eu sei disso pq eu publico agora e segundos depois está no site deles com a formatação especial que eu faço nos meus blogs, inclusive até com a informação de originalidade que aprendi com você aqui a colocar).
    No meu caso tenho todos os e-mails que recebo com as vagas para comprovar que foram enviadas para mim (também). O Google vai se dar ao trabalho de confirmar isso?

    Responder

    • Cris,
      Se é o autor (a empresa) que autoriza a divulgação daquele conteúdo e ela é a dona, ela nunca vai denunciar você ou outros por plágio ou violação de direitos autorais.
      Além disso, trata-se de propaganda e não de conteúdo.

      Veja bem. A Google vai punir somente aqueles que forem denunciados por plágio. Se não há denúncia, não há punição.

      Responder

      • Oi Marcos, obrigada pela resposta, mas no caso que denuncia são alguns outros sites/blogs que recebem as mesmas vagas que eu e tantos outros.
        Agora disso eu não sabia, quer dizer que meus posts de vagas não são considerados conteúdo? Eu divulgo alguns artigos (todos de minha autoria) para ajudar meus visitantes, esses sim seriam considerados conteúdo?
        Gosto muito do seu site, tem me ajudado demais. Obrigada.

        Responder

        • Claro, Cris.

          É preciso diferenciar o formato dos artigos e posts para saber o que é conteúdo e o que é anúncio ou outras forma de informação. Agora, se o autor original é quem lhe dá o conteúdo a ser publicado e permite que você divulgue exatamente como recebeu, então não tem problema.
          Melhor ainda quando você mesma faz algumas modificações, reescreve a informação ou cria seu próprio conteúdo baseado no original. Isso pode ajudar e muito a melhorar o seu trabalho de divulgar vagas.

          Responder

  14. Marcos, qual a sua opinião no meu Caso. Este blog divulga algumas promoções de viagens e passagens aéreas. Neste caso os textos são sempre baseados no que divulgam as companhias aéreas. É claro que o meu texto não é um plágio ou cópia, porém não se pode fugir do post da companhia aérea, pois não há nada diferente para falar. Ou seja, alguns dados vão está semelhantes e ai como fica neste caso? Obrigado!

    Responder

  15. Marcos

    Boa Noite,

    No WordPress existem aplicações de indicações de vídeos do Youtube, que são utilizados do smartphone, esse tipo de utilização pode gerar uma perda de posicionamento.

    abs
    Paulo Araujo

    Responder

    • Paulo,

      Como eu disse num comentário acima, vídeos do Youtube podem ser compartilhados e incorporados livremente, desde que essa opção esteja disponível, pois o autor assim o liberou na hora de publicar o vídeo.

      Responder

  16. Marcos,
    Você pode citar alguma referência que detalhe mais como se dá essa troca de informações entre diferentes empresas de Internet sobre usuários ofensores de direitos autorais?
    Nunca tinha ouvido falar sobre a existência de um processo de troca de informações entre empresas.

    Responder

    • Gustavo,
      Trata-se de varias agências e serviços, leis nacionais e internacionais, que regulam esse tipo de troca de informações. Essas empresas precisam se comunicar sobre direitos autorais, principalmente porque boa parte de seus conteúdos são interligados. Por exemplo: temos um blog no Blogger, incorporamos vídeos do Facebook, adicionamos imagens do Twitpic e usamos arquivos Java hospedados num Host. Se alguma das partes é denunciada por práticas ilegais, essas empresas precisam se comunicar para verificar se o usuários em questão não está violando outras normas em seus serviços.

      Essas empresas não são isoladas umas das outras.

      Responder

  17. Pingback: Plágio: O que Google pensa sobre conteúdo duplicado? | GF Soluções

  18. A minha duvida é com relaçao ao uso de fotos de produtos. Em meus artigos utilizo bastante fotos de celulares de marcas famosas. Eu pego estas imagens através do google imagens pois ja busquei em banco de imagens e nunca achei..Posso estar cometendo uma violação?

    Responder

    • Alvaro,

      você pode solicitar da própria empresa as imagens, por exemplo. Mas é claro que essas empresas não vão denunciar você por estar divulgando gratuitamente um produto deles. Eles vão é agradecer.

      veja que aqui estou tratando de conteúdo que já foi denunciado por violação d direitos autorais. Se não tem denúncia, não tem punição.

      Responder

  19. Eu acho que a net pode melhorar, basta alguns caras fazerem os seus conteudos com gosto de faze-lo e divertir as pessoas e não apenas por ganancia de ganhar dinheiro. eu não sou profissional em blog, e nem quero ser, faço porque adoro blog, expor minha ideias.

    “Para o google apresentar os melhores resultados nas suas pesquisas é preciso primeiro se melhorar.”

    Responder

  20. Muito blablablablablablablablabla , há unica coisa que o Google está dando é preferência as marcas , se fosse assim a rede não estaria cheias de robots , “auto blogging” , outra coisa a vários blogs com anuncios above the fold , ….
    AI QUE MEDO !!!!!!
    WEBMASTERS BRASILEIROS COLOCAM UMA COISA EM MENTE O GOOGLE PINGUIM DÁ PREVILÉGIO AS MARCAS SOMENTE ISSO , MAIS NADA .
    Adoro autoblogs há webmasters brasileiros ainda na idade da pedra , não usam tecnologias , com medo do Google ….
    ALIAS O QUE É PLAGIO ???????????????????????????????????????????

    Responder

    • É amigo , há certos blogueiros que adoram as decisões que o Google toma , essa questão de plágio até concordo até certo ponto , mas não concordo com o que Pinguim e Panda fizeram com a SERPS ,blogs e sites de terceiros não tem mais valor nenhum nos mecanismos de busca , hoje temos que construir Marcas .Faz uma pesquisa na SERPS para determinadas palavras chaves – o resultado será as tais marcas famosas .
      Digo que as grandes empresas pedem para o Google tirar sites de afiliados das primeiras posiçôes de determinadas buscas . Dou risada quando blogueiros tolos puxam o saco da G , não sabem que seus blogs estão para ser destruídos , daí eu falo “Querem rankings !!!” “Compre Adwords”

      Responder

  21. Quando um cara copia um conteúdo minutos depois dele ter sido postado em outro blog.Se o google encontra primeiro o conteúdo do plagiador, como fica para ele decidir entre os conteúdos duplicados?

    Responder

    • Lucas,
      Os artigos e conteúdos de blogs e sites têm um “registro” que diz quando aquilo foi publicado. Isso não dá para falsificar. O Google vê esse registro e sabe qual foi publicado primeiro.

      Responder

  22. Graças á Deus, isso já estava na hora de acontecer.
    Os comentários á cima estão de parabéns, assim como seu artigo e também seu blog.
    Ambos estão impecáveis!
    Continue assim, e desejo-lhe muito sucesso na vida pessoal e profissional.
    Parabéns!

    Responder

  23. Olá Marcos!

    Eu tenho uma dúvida: a penalização também se aplica as pessoas que traduzem artigos dos sites(blogs) gringos para português e postam nos seus blogs??

    Responder

    • Vera,

      Essa penalização se aplica a todos que forem denunciados por violação de direitos autorais. Se um artigo traduzido estiver violando os direitos de autor de alguém e esse alguém denunciar, então poderá haver punição.

      Mas, repito, só tem punição se tiver denúncia antes.

      Responder

  24. Olá Marcos,

    até que enfim que o Google decidiu dar início à caça ao plagiadores. Eles afirmam que a caça já começou há muito tempo, mas eu desconfio que foi apenas para tapar os olhos ao pessoal.

    Tem sido bastante comum ver sites de conteúdo de baixa qualidade ou com conteúdo inteiramente plagiado de outros blogs, aparecerem melhor posicionados do que os originais.

    Até hoje (e penso que irá continuar assim), os Google continua a posicionar melhor os blog com mais e melhores backlinks. E parece-me que quem apenas tem o trabalho de fazer um copy/paste, acaba por ter muito mais tempo para dedicar à criação de links para o blog.

    Ou seja, enquanto isso não mudar, enquanto a linkagem for mais importante que o conteúdo(e se o blog não for denunciado) não me parece que os resultados desta alteração serão muito significativos.

    É esperar para ver 😉

    Abraços

    Responder

  25. Eu admito que já fui plagiador, mas quando vi muitas opiniões de isso ser ilegal e ser muito mau para quem cria, eu agora crio os meus artigos.

    Quero muito agradecer ao Dicas Blogger e ao Ferramentas Blog por me terem ajudado e criei esse site há cerca de uma semana e vai ser sem plágio, e, quero que dure pelo menos 1 – 2 anos.

    Obrigado Marcos Lemos.

    Responder

  26. Na minha opinião vejo isto como um abismo muito profundo , muitos plagiam e dizem que estão citando a fonte ,isto é plagio da mesma forma e oque não é falado as vezes é que não tem muita gente ou praticamente minguem inovando na web , são toneladas e toneladas de conteúdos plagiados todos os dias por pequenos blogueiros e grandes blogueiros que dizem “um exemplo” modifiquei o código do meu amigo e trouxe aqui pra você etc,hehe ,conversa pra boi dormir , é um mini plagio digamos assim , mais oque me incomoda bastante é saber que o responsável por acabar com isto tudo é o doutor Google , ao meu ver o maior plagiador da historia ,ou ninguém conhece o youtube ,hehe ,a maquina de dinheiro do Google paramos por aqui ,belo artigo e quem sabe a próxima geração terá mais ideias e consequentemente conteúdo pra movimentar esta internet um tanto quanto inchada sempre do mesmo…

    Responder

  27. Que maravilha! Não existe coisa mais grotesca do que uma pessoa ter a “cara de pau” de copiar um texto fruto de conhecimento e experiência de outra pessoa. Que bom que não ficarão mais impunes. Muito obrigado por passar essa informação! Eu ja estava pensando que o Google estava se tornando “terra sem lei”. Falo isso porque acho muito frustrante batalhar para ter conteúdo único e relevante, e depois que o Google mudou alguns parâmetros, percebi que blogs “fantasmas” com nenhum conteúdo bom (não apenas na minha opinião, mas considerado ruins por VARIAS pessoas) e blogs que não se atualizam a quase 1 ano cheio de matérias “roubadas” de outros blogueiros famosos estando na frente de quem ta batalhando. Agora Tenho uma dúvida amigo Marcos:

    E no caso desses blogs que a pessoa por pensar que não consegue escrever nada de bom, ou por falta de tempo cria um blog e cadastra feeds de blogs dos outros e todo dia tem um post novo la em seu blog, mas sendo conteúdo de terceiros..

    Qual é a posição do Google quanto a isso? Essa prática ainda é bem vista?

    Agradeço por esse post muito bom, e mais ainda se tirar minha dúvida 😀

    Abraços

    Responder

    • Eduardo,

      Essa prática nunca foi “bem vista” pelo Google. O Google sempre repudiou conteúdo duplicado. O que eles estão fazendo agora é aprimorar os mecanismos que detectam esse tipo de coisa e agindo de forma mais rigorosa.
      O Google nunca gostou de conteúdo duplicado.

      Responder

      • Muito obrigado pela resposta. Ainda bem que nunca fiz isso.. mas conheço blogs aos montes que fazem isso, e tem ate curso que diz que é uma prática louvável e que o dono do blog ainda agradece!

        Fica o alerta então para não fazerem isso. Obrigado mesmo.. 😀

        Responder

  28. Agora em relação ao tema, concordo com a Google, pois não é nada fácil criar conteúdo exclusivo o tempo todo e quando conseguimos com esforço, chega um eXpertinho Virtual e copia, e pior depois cola, e como não bastasse ele publica e assina..rsrsr…

    E tudo com a maior naturalidade, isso quando não criam blogs com a cara, nicho ou temas iguais ao seu.

    Trocadilhos aparte, é uma medida mais do que justa, que só valoriza o trabalho de quem tem trabalho ao criar.

    Parabéns pelo post, excelente.

    Responder

  29. Ainda não entendo como a Google vai diferenciar de um conteudo original para um fake (plágio “copiado”).

    Se eu sou criador de um conteudo e perdo posição para um plagiador, e ai? como que fica?

    Responder

  30. Bom dia, tenho uma dúvida, se alguém puder me ajudar ficarei muito grato!

    Se eu pegar o conteúdo de algum site de noticias, por exemplo política, economia, e distribuir para algumas pessoas através do meu blog, isso é caracterizado como plágio? mesmo colocando a noticia na íntegra, com nome de quem escreveu e tudo mais?

    Obrigado!

    Responder

    • Luciano,

      A primeira coisa que é importante lembrar: duplicar conteúdo nunca é bom para seu blog. Mesmo quando temos a permissão do autor original, o Google não gosta de conteúdo repetido e multiplicado.

      Segundo: Alguns sites de notícias permitem que seja copiado o conteúdo, citando a fonte e o link original. Mas, como disse antes, isso não significa que seja certo ou bom fazer.

      O melhor é você indicar o link original para seus leitores, citando o artigo, mas sem copiar o conteúdo original.

      Responder

  31. Boa noite Marcos, obrigado pela dica,

    Estava pensando em fazer algo do tipo captar a noticia para dentro de um site e não um blog, depois distribuir através de RSS(na verdade não sei ainda como funciona o RSS, e nem sei se funciona realmente…estou estudando ainda), pretendo enviar não como conteúdo principal, mas como algo para usar no pós venda, para gerar um relacionamento.
    1 – O que você acha?

    Obrigado Marcos!

    Responder

  32. Boa noite Marcos, sobre a minha pergunta sobre plágio, verifiquei que existem diversos sites de notícias que distribuem a mesma noticia. Você acha que existe alguma maneira de fazê-lo sem ser ilegal? Eles não ganham o mérito da notícia, que está sendo divulgada na íntegra com o nome do autor, mas, ganham o mérito pela distribuição aos seus leitores. O que você pensa sobre isso? Obrigado, grande abraço!

    Responder

    • Luciano,
      Esse tipo de prática é comum e o Google entende que notícias são amplamente copiadas e republicadas. Por isso mesmo que o Google tem diretrizes e códigos próprios para notícias, inclusive com um sistema de busca próprio.
      São coisas diferentes.

      Responder

  33. Pingback: Plagiadores Estão Com Seus Dias Contados! | Mestre Dinheiro

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.