Player MP3 em Flash para Blogs – DewPlayer

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

player-musica-blogJá faz um tempo que venho produzindo conteúdo em formato de áudio aqui para o [ Ferramentas Blog ] e usando um player bem leve e simples integrado aos artigos. É o mesmo modelo que uso no BlogCast. Vou mostrar como usar o modelo padrão e como usar o serviço gratuito do DewPlayer, criador do modelo.


Para adicionar um player de músicas eu seu blog é sempre recomendável alguns cuidados que já mencionei aqui e recomendo que se leia:

E já ensinei um serviço muito bom do Yahoo que tem um player super agradável e bonito para se colocar em blogs:

Mas depois que eu descobri o DewPlayer, passei a usá-lo por ocupar pouco espaço, ser fácil de adicionar dentro dos posts e carregar rapidamente os arquivos de MP3.

dewplayer

Bom, uma coisa importante antes de seguir em frente: se você criou um blog no Blogger (Blogspot), sabe que não é possível hospedar arquivos de MP3 e você precisará de um lugar alternativo para enviar e hospedar seus áudios para usar no blog junto desse player.

Uma alternativa é contratar um serviço de Host ou usar algum site gratuito para isso (não vou recomendar nenhum porque nunca usei esse tipo de serviço).

Para quem usa o WordPress.org, já tem hospedagem própria e isso facilita muito.

Sobre o DewPlayer e como usar
O DewPlayer é um aplicativo gratuito que você pode baixar e hospedar inteiro em seu próprio host só pra tocar seus arquivos de MP3. Para entender mais sobre o serviço, acesse:

http://www.alsacreations.fr/dewplayer-en

Mas se você não tem um host, pode usar um código simples para tocar um único arquivo MP3 (como faço no BlogCast por exemplo), usando a hospedagem deles.

Para isso basta copiar o seguinte código, só alterando o que está indicado e colando onde você quer que o player apareça:

<object type=”application/x-shockwave-flash” data=”https://ferramentasblog.com.br/audio/dewplayer/dewplayer-bubble.swf” width=”250″ height=”65″ id=”dewplayerbub” name=”dewplayerbub”>
<param name=”movie” value=”https://ferramentasblog.com.br/audio/dewplayer/dewplayer-bubble.swf” />
<param name=”flashvars” value=”mp3=URL_do_ARQUIVO_MP3” />
</object>

Onde está marcado de vermelho, troque pelo endereço (a URL) onde está hospedado o arquivo de áudio em formato MP3 que deverá tocar. O resultado será como esse aqui abaixo que toca um de meus AudioPosts:

Na página do DewPlayer você aprende a criar outros modelos, até mesmo uma playlist usando XML, como o que coloquei aqui na barra lateral do blog. Os usos são variados e vai de sua criatividade.

Outros artigos com áudio:

.

17 Comentários

  1. O Dewplayer é muito bom mesmo. Gosto dele porque é bem simples e não ocupa muito espaço.

    Marcos, escrevi um artigo tutorial sobre áudio HTML5 usando o player nativo do navegador em posts em meu blog. Dentro dele, coloquei o dewpayer como condicional. Se me permite deixo aqui o link.

    Obrigado.

    Marco Damaceno

    Responder

  2. A tempos que eu venho tentando achar um player bom para por em post's do meu blog, e vi esse player nos audiopost do [ Ferrametas Blog ], achei super legal você ter postado o código do player, mais marcos, eu copiei oo codigo, colei o URL da audio.mp3 que eu queria, mais quando eu posto o player não aparece, fica apenas uma barra branca.
    Tem algo que possa ter saido errado? Agradeço muito ser me disser!
    Muito obrigado pela post e Parabéns pelo [ Ferramentas Blog ]

    Responder

  3. @Marco Damaceno,
    Valeu pelo tutorial. Depois eu mesmo ou testar em alguns AudioPosts aqui.

    .

    @Henrique,
    Certifique-se de não apagado nada do código. Veja que é só o ue está marcado em vermelho que deve ser trocado pela URL do áudio.

    Responder

  4. Pingback: Pra que serve "campos de link" no editor de posts do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Adicionar o gadget de Membros (Seguidores) no Blog | [ Ferramentas Blog ]

    • Exatamente.
      Como descrevi no tutorial acima, o código tem que ser inserido no post pelo modo HTML.
      Verifiquem sempre se o caminho do áudio está funcionando sem problemas.

      Responder

  6. Marcos, eu queria primeiramente agradecer por você cuidar tão bem do seu blog e sempre vim com postagens tão boas e úteis para nossa vida, eu ja vinha buscando algo parecido com o dewplayer a algum tempo. estou gerenciando um blog a pouco tempo e fazendo algumas mudanças nele ( o blog não é meu.) e estava tentando muito colocar o playlist do dewplayer mais nao consegui, estou testando ainda, tentando entender o que está dando errado pois ja hospedei o arquivo .xml .swf .mp3 em um site gratuito, pois a pessoa que me pediu ainda usa blogspot,
    e arrumei o codigo para ver se funcionava perfeitamente no blogspot. mas para a minha surpresa, todo o arquivo flash apareceu normalmente, inclusive as mudanças no titulo de música que eu faço, só que o player não toca o áudio, eu hospedei o msm codigo na propria pagina que colokei os arquivos .mp3 .xml .swf e pegou normalmente. vc poderia me ajudar? vou deixar algumas coisas que se poder da uma olhada. Aguardo ancioso a resposta.

    Responder

    • Rafael,
      É difícil saber o que pode estar dando errado. É bem provável que haja algum problema em buscar informações dos arquivos ou algum código errado. Outro problema pode ser o uso de um Host gratuito. Não recomendo isso e pode ser a principal dificuldade.
      Desculpa não saber como te ajudar além disso.

      Responder

  7. Marcos,

    infelizmente também não logrei exito com o DewPlayer.
    A dica com Yahoo Media Player funcionou certinho no blog de testes. Porém a proposta do DewPlayer é a que mais me agradava.

    Mesmo assim, o conceito de AudioPost para mim ainda é excelente!

    Responder

  8. Bom dia Marcos,

    Estou iniciando na blogosfera e seu blog tem sido muito útil para melhorar o meu blog!
    Ah algum tempo estou com a ideia de fazer áudio posts, mas não sabia como fazê-lo, e este post serviu como uma luva.

    Parabéns pelos mais de 1000 posts!

    Continue assim…

    Vamos que vamos rumo ao Sucesso!

    Responder

  9. Gostei desse player(não trava como o do yahoo) mas vou ter que botar o do yahoo porque é a milésima vez que eu tento e não consigo colocar flash no blogspot. sugiro um post explicando porque é tão dificel colocar flash no blogspot. obrigado.

    Responder

  10. Pingback: Como colocar música no Blog | [ Ferramentas Blog ]

  11. Esse que você colocou no tutorial não funcionou.
    Esse que você utiliza com seu podcast no fim da postagem, você tem o HTML dele?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.