Uma das coisas mais mais incomodam a nós, blogueiros sérios, é o roubo e cópia ilegal de conteúdo por terceiros. Já tratamos muito aqui sobre plágio e duplicação de conteúdo e como isso é prejudicial para os blogs. Mas você pode se proteger desse tipo de ação ao menos dificultando a vida de quem tentar afanar seus artigos. Descobri um plug-in para WordPress que pode ajudar a resolver esse problema.
Não custa nada repetir e insistir no tema sobre plágio e roubo de conteúdo e é bom saber as consequências desse tipo de atitude para quem pensa que a internet é uma terra sem leis:
- Copiar conteúdo de outros blogs é divulgação?
- Sobre Conteúdo Duplicado e Punições da Google
- Sobre Plágio e Blogueiros Parasitas
- Criar um Blog Original e Relevante [Vídeo]
Plug-in WP-CopyProtect
Mas mesmo com toda essa informação disponível, ainda tem gente que insiste no erro e só nos resta tentar ao máximo nos proteger desse tipo de vandalismo e crime. Uma dessas formas é desabilitar o uso do botão direito do mouse e a seleção de textos. É exatamente isso que faz o plug-in WP-CopyProtect de forma bem objetiva e simples de ser implantada.
Ele já é compatível com as novas atualizações do WordPress. A página do criador, com mais detalhes sobre o plug-in é: TheChetan – Protect your blog content from Theft.
Para usar, basta baixar o arquivo e instalar o plug-in normalmente pelo painel de serviços do WordPress ou diretamente na pasta “/wp-content/plugins/” do seu servidor de hospedagem.
Recomendamos também sobre o WordPress
Eu precisei utilizar esse plugin recentemente no meu novo blog Presentes de Natal Já que copiaram um artigo e me prejudicaram muito por causa disso, pois acabei ficando 10 dias fora dos índices do google, pois ele achou que eu que tinha copiado, já que o site do plagiador foi indexado primeiro.
Mesmo assim continuo usando o plugin, é chato, eu sei, mas é uma atitude radical para tentar diminuir esse problema.
Um abraço!
Marcos, tu tem razão quanto a copia alheia. Tentamos sempre fazer nosso trabalho suado, que é escrever um artigo bom que nos chame visitantes. Contudo sempre há quem nos copie.
Lá no meu blog isso ocorria, mas ao contrário. Era meu blog que copiava conteúdo alheio, e sinto vergonha por isso. Eu e meu companheiro viemos agora tentando crescer com conteúdo próprio, mas acho que meu amigo não entendeu a história de conteúdo próprio.
Chegamos hoje às 1000, e foi empolgante esse número, quero me dedicar cada vez mais, e tenho medo que agora, com conteúdo próprio, alguém nos copie. Se você conseguisse um plug-in para Blogger, seria muito bom! 😉
Abraço!
Oi, Marcus! Estou trabalhando para escrever artigos de conteúdo e, como não existe ninguém inventando a roda, sempre cito fontes e ofereço links para consulta aos locais onde pego alguma informação, como aprendi aqui com vc. Gostaria de usar esse instrumento de não permitir a cópia no blogguer, tem como? E outra: por que você mesmo não utiliza esse artifício no seu blog? Obrigada e parabéns pelo trabalho!
@Aurélio,
Vou disponibilizar esses recursos de bloqueio para o Blogger tb. Pode acompanhar que vou publicar sobre isso logo logo.
Infelizmente eu não posso usar isso aqui já q muita gente vem aqui e precisa copiar os códigos e links que disponibilizo. Não posso bloquear o botão do mouse.
O jeito é confirma nas pessoas mesmo.
Marcos,
Tive problemas muito sérios com uma plagiadora, ao ponto de me fazer dar um tempo no blog. A pessoa se deu ao trabalho de criar meia dúzia de blogs com conteúdo copiado do meu, usando nomes diferentes… e todos apontando para a página "oficial" dela. Usei um código para bloquear o botão do mouse no blogger, mas aí a criatura aprendeu a copiar direto do código-fonte.
Você sabe se tem jeito para isso?
@Lory,
Tem um jeito infalível para evitar essas coisas e é a maneira que uso: Denunciar pra polícia. A pessoa para na hora.
Infelizmente, para evitar certos plágios e cópias, a melhor maneira é apelar e denunciar.
Olá Marcos,
Muito Obrigado por divulgar o plugin. Infelizmente tive que usá-lo em meu site. Não podemos contar com o bom senso das pessoas.
Esta semana tive uma experiência desagradável com um concorrente que copiou literalmente todos os meus posts, não mudou nem ponto nem vírgula, copiou as fotos e até meus ícones.
Depois de uma notificação extra judicial ele tirou rapidinho o conteúdo.
Abs!
Este o artigo mais completo que encontrei sobre o Plug-in WP-CopyProtect
Parabéns
Nilton Falé
Também estou tendo muito problema com plágios, instalei este plugin e espero solucionar o meu problema. Valeu pela informação.
Gente, este plugin é ótimo, eu fiz um comentário acima,e resolvi fazer outro. Ele bloqueou tudo no meu site, não deixa nenhuma função do mouse funcionando, mas tem a opção de uma mensagem caso alguma pessoa séria queira usar parte do conteúdo ou código HTML para um projeto, No meu caso eu coloquei o meu e-mail.
Parabéns pelo artigo, ótimo mesmo.
Usando, rs.
Uma simples pergunta, se esse plugin é tão útil assim, porque você não utiliza aqui, no seu blog?
Luiz,
Porque aqui divulgo trechos de códigos que os visitantes precisam copiar. Se eu usar algum plugin que bloqueia a marcação de texto ou o uso do Ctrl+C, ficaria impossível usar o conteúdo do meu blog quando ensino códigos.
Olá Marcos Lemos! Gostaria de saber se eu utilizar esse código para bloquear o texto se interfere na indexação dos artigos e se é contra a diretrizes do Google e se atrapalha usar o Hotwords e Adsense?
A sim queria saber se atrapalhar também lincar outras páginas no post?
Desde já agradeço por sanar minha dúvida.
Não.
Isso não influencia em nada. Apenas evita o cópia do conteúdo diretamente no navegador.
Seu SEO fica preservado e não afeta seus programas de monetização.
Muito obrigado Marcos Lemos por tirar minha dúvida, que Deus possa te abençoar grandemente!!!!!!!!!!
Boa tarde.
Obrigado pelo esforço e cooperação.
Gostaria de proteger meus vídeos, não para que a pessoa não baixe, já que há inúmeros programas para isto; mas para garantir que mesmo copiados fique clara a autoria. Vi que alguns sites (como o CERS, exemplo) que incluem uma mensagem randômica nos vídeos (no caso do CERS, em alguns momentos o CPF do aluno aparece na tela). No meu caso eu gostaria de incluir o meu endereço de e-mail. Você sabe como fazer isto? Abraço.
Alguém sabe como instalar este plugin no wordpress? Baixei, mas não sei como instalar. Obrigado
Vá ao menu “Pligins” e clique em “Adicionar Novo”.
Estou usando esse plugin que funciona pelo computador.. mas quando entro no ipad, a seleção e cópia é permitida. tem alguma solução? ou outro plugin?
Camila,
infelizmente não tem como mesmo, já que alguns modelos de aparelhos móveis não rodam certos códigos como Java, que bloqueiam cliques.
Quando fui instalar o pluggin aparece uma mensagem que “não foi testado ainda com minha versão do wordpress” (4.5.2). Instalei mesmo assim e ativei, mas quando fui testar não funcionou. Preciso fazer alguma configuração? Existe outro pluggin mais atualizado para esse mesmo fim?
Grata.
Olha, eu baixei, instalei e ativei. Aí par não ter pelota, fui em detalhes do pluggin e vi como era a configuração. Rodei e salvei. Funcionou como um motor… Show de bola.
Cara, muito bom esse artigo, me ajudou muito. Estavam copiando as imagens do meu site, com esse plugin dá pra diminuir isso. Muito grato.
Artigo muito útil.
O uso desse plugin atrapalha que a leitura de meu coteúdo nos mecanismos de busca no meu blog?
Não, não atrapalha em nada.
Muito obrigado por compartilhar essa dica, estava tentando localizar um plugin com essa função. Vlw!!
Olá Marcos, este plugin funcionou bem no meu site, porém agora não funciona mais. Instalei o WP Site Protector e também não funciona. Inclusive, posso copiar seu conteúdo desta página sem problema. Não sei se você usa este plugin ou se usa e não percebeu que ele parou de funcionar. Verifica pra mim meu amigo, um abraço.
Adilson,
Eu não uso esse plugin. Como tenho alguns tutoriais e exibem códigos que precisam ser copiados, não posso bloquear cliques no meu post.
Este plugin em questão parece não ter sido atualizado recentemente e não é compatível com as novas versões do WordPress. Recomendo que você pesquise se existe algum outro modelo funcional.