Plugin MyFTP para WordPress.org: Acesso e upload de arquivos via FTP

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muitas vezes para editar, instalar ou arrumar alguma coisa no WordPress.org é necessário acessar arquivos que estão instalados em seu host de hospedagem. Existem diversas maneiras de se fazer isso. Hoje aqui vamos ver como usar o Plugin MyFTP que com certeza é a melhor opção para quem é iniciante.

 

Novo Colaborador!

Apresento a você o novo colaborador do [ Ferramentas Blog ], ainda em fase de estágio: Claudio Sanches. O Claudio é WebDesigner, faz o curso técnico em Multimídia pelo SENAC e trabalha em uma empresa de e-commerce.

Aqui ele irá publicar sobre WordPress e este é seu primeiro tutorial. Espero que gostem do trabalho dele.

 

Introdução: o que é FTP?
Existem o HTTP que significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto”, que é o mais comum e o FTP que significa “Protocolo de Transferência de Arquivos” que como o próprio nome sugere, serve para upar arquivos para seu host de hospedagem. Para fazer isso você pode usar programas em seu computador, usar o próprio Windows ou Mac, plug-ins e através do painel de sua hospedagem.

Leia mais o que é FTP pela wikipedia: File Transfer Protocol.

 

Instalando o MyFTP Plugin

Agora que vocês já sabem o que é FTP vamos instalar o Plugin.

Faça o login em seu blog WordPress.org, e clique em plugins no menu de seu painel de administração. E logo em seguida cliquem em “Adicionar novo”.

 

add-novo-plugin

 

Você será levado a página de busca, então digite “My FTP” (sem aspas) e clique para buscar. Logo em seguida aparecerá os resultados e o plugin My FTP é o primeiro da lista. Clique em “Instalar agora” e depois de finalizado confirme para ativar.

 

instalar-my-FTP-plugin-WP

 

Qualquer dúvida sobre instalação de um plugin vocês podem conferir o artigo: Como instalar plugins no WordPress aqui do Ferramentas Blog.

 

Depois de instalado basta ir em “Configurações” no painel e clicar em “MyFTP” para ver todos os detalhes e começar a usar. Essa é a forma mais prática de ter acesso a todos os arquivos do seu blog hospedados no seu host:

 

clip_image002

 

Nesta tela irá aparecer tudo que esta hospedado em seu host. Veja na imagem todas os arquivos de minha hospedagem.

 

Logo no topo podemos fazer upload de arquivos. Basta apenas clicar e selecionar ele, e é possível até mesmo criar uma nova pasta para coloca-los caso seja necessário.

 

Mais a baixo temos os arquivos e as pastas, podendo navegar pelas pastas e acessar os arquivos. Para isso basta dar um clique sobre o arquivo que gostaria de abrir. E logo ao lado do nome do arquivo tem um botão para deletar ele caso seja preciso.

 

Atenção: Como a mensagem a baixo desta tela sugere, não delete nenhum arquivo do seu blog sem saber o que esta fazendo. A exclusão de qualquer arquivo errado pode tirar seu blog do ar.

 

Resumindo: O plugin My FTP lhe dará acesso total ao FTP de seu site, sem precisar de grandes conhecimentos no assunto. Podendo upar, alterar e deletar arquivos.

Este post vai servir de base para outros tutoriais que terão assuntos um pouco mais específicos e iremos precisar acessar e modificar alguns arquivos em seu host.

 

Mais plugins para WordPress.org:

 

Sobre o Autor:

Claudio Sanches Claudio Sanches tem 22 anos e é de São Paulo. É Webdesigner, Programador e está cursando Técnico em Multimidia (SENAC). Curte um Heavy Metal (visite A Ilha do Metal). Portfolio | FaceBook

.

3 Comentários

  1. Erro 3_tr.png O arquivo enviado não pode ser movido para wp-content/uploads/2013/09.

    Boa noite Marcos, Estou tentando fazer uploads de imagem para o blog e esta dando o erro acima.

    Você sabe o motivo desta negação.

    Grato.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.