Como deixar imagens de blogs no WordPress.org mais leves: Plugin WP Smush.it

FBlogHost - Hospede seu Blog

Boa parte do peso de uma página de blog está nas imagens inseridas dentro dos post e outras partes do layout. Um blog precisa ser leve e carregar rapidamente para não perder visitas ou entediar as pessoas. Por isso vamos mostrar aqui como você pode melhorar a qualidade das imagens com relação ao tempo de carregamento, tornando-as mais leves e adequadas. É um recurso de um plugin para WordPress.org, chamado WP Smush.it.

Já vimos a algum tempo sobre o serviço do Yahoo Smush.it, onde podemos comprimir imagens fazendo com que elas percam “peso” sem perder nada na qualidade.

Hoje iremos ver o plugin WP Smush.it. Com ele é possível otimizar as imagens dos posts no momento em que as upamos, economizando assim espaço em nossas hospedagens e também deixando as páginas mais leves.

Instalando o plugin WP Smush.it

Faça o login em seu blog, depois vá para o menu “Plugins” e clique em “Adicionar novo”. Agora realize uma busca por “WP Smush.it”, clique em “Instalar agora” e quando terminar de instalar clique para ativar o novo plugin.


Agora toda vez que você subir uma imagem em seu blog o Smush.it irá otimiza-lá.

Mas o plugin não é apenas para as novas imagens do seu blog. Esse plugin otimiza imagens já existentes e verificando quanto suas imagens “perderam peso”:

Como já disse, o plugin funciona de forma automática, otimizando na hora que você esta upando a imagem, porém podemos também otimizar imagens que já foram upadas antes da instalação do plugin e o mais legal de tudo é possível ver quanto a imagem ficou mais leve.

Para poder fazer isso basta entrar no menu “Mídia” e clicar na opção “Biblioteca”, nesta nova tela temos todas as imagens de nosso blog, porém agora temos uma nova opção:

Com a opção “Smush.it” é possível saber qual imagem foi otimizada e qual não foi ainda.

Para otimizar uma imagem basta clicar no link “Smush.it now!” e em poucos segundos a imagem já estará otimizada.

Com isso tenho certeza de que você vai conseguir deixar as páginas de seus posts um pouco mais leves e ainda economizar algum espaço em sua hospedagem.

Considerações Finais:

Quando você subir uma imagem para seu blog, ela será tratada com a API do Smush.it, isso as vezes pode demorar um pouco, podendo deixar o processo de upload delas um pouco mais lento, porém o resultado final compensa muito a espera desses segundos a mais no upload.

Outro ponto que vale lembrar, é que o Smush.it não aceita imagens maiores de 1 MB, elas serão upadas, mas não irão ser tratas pela ferramenta.

Outros Plugins de WordPress:

FBlogHost - Hospede seu Blog

7 Comentários

  1. Que bom que gostaram deste plugin.

    @Diego, infelizmente não tem nenhum jeito de fazer isso de uma vez em todas as imagens, o plugin é bem simples, porém ajuda muito.

    @Maycon Mazzo, não gosto muito de usar plugins para personalizar a frente do blog, ainda mais que isso pode deixar pesado, porém para questão assim de administração uso vários, este é um plugin que não dispenso nunca.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.