Podcast #12: Qual o melhor conteúdo para Blogs: Texto, Vídeo ou Áudio?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Os blogs oferecem a possibilidade de diversificarmos o estilo e formatos de conteúdo que publicamos. Sem contar que há novas tendências de usabilidade para a internet nos últimos anos, especialmente com o crescimento de acesso via smartphones (celulares). Então, qual o melhor formato de conteúdo: Texto, Vídeo ou Áudio?

Neste podcast quero deixar minha opinião e sugestão sobre o potencial da diversificação de conteúdo para os Blogs e como isso pode ajudar você a conquistar mais público.

Escute e deixe sua opinião na área de comentários:

Links citados:

Não penso que há uma hierarquia entre os formatos de conteúdo, mas tenho certeza de que são complementares e todo Blog precisa oferecer uma diversidade de formatos para atrair o interesse dos visitantes.

Particularmente gosto muito dos vídeos e tenho investido no canal do Youtube. Mas nunca deixo de interligar esse conteúdo adicionando a ele os textos e criando artigos complementares como forma de aprofundar a experiência das pessoas que chegam até o meu Blog.

Acredito que a tendência para os Blogs seja justamente somar o máximo de formatos e estilos para tudo o que for publicado.

Tenho aqui um artigo que falo sobre os Podcasts, uso o formato de áudio e somo a ele o artigo em texto: Blogueiro: Você ainda escuta ou produz Podcasts?
Serve como exemplo para o que tratei acima e fica como referência para você como um estilo de formato de conteúdo prático que você pode usar em seu Blog, somando áudio e texto.

E seguindo este mesmo estilo, tem os ÁudioPosts (Você sabe o que é um ÁudioPost?). Isso é algo bem simples de fazer se você já tem a prática de escrever textos para seu Blog, podendo transformar isso num conteúdo em áudio facilmente.

Sobre produzir vídeo, deixo aqui uma sugestão de vídeo: Por que e como gravar vídeos pro Blog.
Apresento algumas dicas e técnicas que uso para meus próprios vídeos e falo sobre os equipamentos que uso.

.

4 Comentários

  1. Marcos Lemos, com certeza essa dica é espetacular… Pensei logo em fazer a gravação de postagens quando percebi suas primeiras postagens gravadas. Vi também que no site da Folha, existe opção para leitura do texto por um robô. Somei tudo e achei que as coisas estão mudando e que eu preciso me atualizar. Ainda não sei como fazer direito, mas vou tentar. Vi que você tem postagem ensinando como fazer, vou olhar… Só tem um problema: meu blog é do Blogger, não sei se vai dar. Já estou recomendando Ferramentas Blog para outros blogueiros de corrida, como eu.
    Muito obrigado!

    Responder

    • Oi,
      Obrigado pelo retorno. O mais importante é tentar e começar a fazer. Realmente essa é uma tendência e vale a pena dedicar um tempo para esse tipo de formato, mesmo no Blogger.

      Responder

  2. Olá Marcos Lemos, já pensei em criar podcasts mas me vejo limitando quanto a limitação de local adequando sem muita interferência externa..crianças por exemplo.
    Mas na verdade eu gostaria de dar uma sugestão para um conteúdo, vou colocar aqui em formas de perguntas, caso você já tenha abordado algumas de forma relevante, me desculpe e desconsidere, vai lá:
    Em sua experiência de blogueiro, com o ferramentasBlog, você percebe que hoje há uma diferença em termos de qualidade de visitas de 5 anos para cá?
    Em sua percepção o número de concorrência (desleal) aumentou e isso tem prejudicado a grande maioria dos blogueiros mais sérios?
    Ainda há possibilidade de um blog se pagar, veja não estou falando aqui sobre ganhar dinheiro, até porque eu (acho) que esta época já passou. É prazeroso blogar, apresentar conteúdo, ser útil, mas é um trabalho árduo que só quem faz sabe.
    Você considera que estamos passando uma crise de imposição pelo Google? Sempre faço pesquisas fora da minha área e tento me aprofundar como blogueiro, mas eu vejo um grande número de pessoas que antes mantinha um certo status como blogueiro e hoje percebe-se um declínio generalizado.
    E o Adsense, vale a pena?
    Abraços.

    Responder

    • Marcelo,

      suas questões são muitos boas e acredito que para responder terei que preparar conteúdos específicos. São mesmo questões que todos nós blogueiros levantamos. Tentarei responder isso em outros artigos.

      Sobre gravar podcasts, uma sugestão é gravar à noite.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.