Por que ninguém lê seu Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

3 3 motivos por quê seu blog não tem leitores.
Se publicamos um blog é porque queremos público para nossas idéias e queremos compartilhar algo com outras pessoas. Esse é o objetivo mais básico e simples de um site ou blog, não importando qual seja o conteúdo. Mas é importante se perguntar por quê seu blog não atinge seu púbico alvo e poucas ou quase ninguém lê o que você publica. Há vários motivos que podem direcionar um resposta, vou mostrar aqui 3 pontos que acredito ser a resposta para a maioria.

Sempre tratamos aqui da importância de seu escrever bem e com qualidade, investindo tempo, dedicação diária e atualizações constantes de um tema específico e um público alvo bem definido. São elementos importantes na hora de se criar um blog, especialmente porque o desafio é muito grande para todos em conquistar espaço:

Muitos entram em contato e questionam sobre como parecer nos resultados orgânicos do Google e se preocupam muito com as técnicas de SEO ou com formas de divulgação do conteúdo:

Tudo isso ajuda e é importante, mas não é isso que garantirá bons resultados e leitores fieis. Seu conteúdo precisa conquistar as pessoas de seu nicho e sua forma de atuar e interagir com seus leitores, bem como a forma que elabora seus artigos podem influenciar diretamente na qualidade e quantidade de visitas que seu blog recebe.

1. COMO você diz O QUE você diz?

Estamos num tempo de informação telegráfica, rápida, resumida e digerida. As pessoas não querem perder tempo buscando informações ou esperando que chegue até elas. Basta vermos o Twitter ou o Youtube. Todos estamos viciados na “lei do menor esforço” para praticamente tudo e todos queremos ter nossas necessidades satisfeitas de forma eficiente.

Um exemplo bem simples: Os conteúdos mais lidos aqui no [ Ferramentas Blogs ] são os artigos que ensinam a usar Gadgets (elementos de página) automáticos, que não precisam de configurações manuais, e também os vídeos que são mais fáceis de compreender e não precisa nem do esforço de ler. Mas isso não significa que as pessoas abrem mão de qualidade, nem que vão “engolindo” qualquer coisa.

É preciso criar artigos e conteúdo objetivos, disponíveis em páginas navegáveis e de fácil acesso, numa linguagem eficiente e explícita. Seu blog tem que conter o que promete e estar sempre um passo à frente do que seus leitores querem e buscam, como um canal confiável, que tem o que precisam antes mesmo de procurarem.

2. As pessoas querem ler o que VOCÊ tem a dizer.

As pessoas não querem ler qualquer coisa, querem o que estão procurando e querem satisfazer seus próprios interesses. Nesse momento a originalidade de um blog é determinante para conquistar leitores, pois as pessoas se fidelizam ao conteúdo que pode oferecer algo mais do que lê em outros lugares. Mas como você se dirige ao seu público?

Não fale, nem escreva para seus visitantes, mas fale COM seus visitantes, interagindo com eles e se relacionando com eles, oferecendo algo de si mesmo. Muitos blogs fracassam justamente por não oferecerem um mínimo de interação e retorno com seus visitantes. Até escrevemos um artigo inteiro sobre isso que vale muito a pena ler e aprofundar:

3. Escreva títulos e resumos atraentes para os artigos.

A grande falha da maioria dos blogs e não conseguir chamar a atenção para seus artigos e conteúdo, atraindo o interesse dos leitores em clicar e continuar lendo. Isso passa obrigatoriamente pelo título dos artigos. Basta pensar em um Jornal impresso: há estudo sérios e uma dedicação profunda dos editores em escrever títulos para os artigos de seus jornais que chamem a atenção dos leitores imediatamente e que eles sintam vontade de ler aquele artigo. O mesmo deve-se passar em seu blog.

Há duas maneiras muito eficientes de atrair a atenção dos leitores:

1. Com títulos que indiquem do que trata o texto e que sejam objetivos;
2. Resumos de postagem que definam bem o corpo geral do que vão encontrar se continuarem lendo o texto.

Para o ponto 2 indicado até já tratamos nos seguintes artigos:

Concluindo.

Isto não é tudo, mas já são os primeiros passos para melhorar seu blog e atrair mais a atenção de seus leitores para seu conteúdo. Revisando esses pontos, você será capaz de identificar outras deficiências e encontrar as soluções para gerar mais audiência para seu blog e aumentar o número de visitas de forma gradativa e consistente.

Mantenha sempre o foco em seus leitores e invista seu tempo em pesquisar e ler sempre mais sobre seu tema escolhido, pois esta é a melhor forma para garantir que seu blog será bem-sucedido.

Outros artigos que podem ajudar:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

10 Comentários

  1. A forma com que você escreveu esse artigo, direto, objetivo e não sendo prolixo, certamente que é uma outra receita para que alguém leia um artigo e preste atenção nele. As informações contidas, são boas e bem elaboradas.

    Parabéns.

    Responder

  2. ::: Belo post. Vc tem toda a razão. As pessoas hoje buscam rapidez e facilidades. Veja o sucesso do Twitter…

    Responder

  3. Os internautas são impacientes, precisam ver logo de cara se o artigo lhes interessa. O primeiro parágrafo é essencial, afinal é o que aparece no resumo das postagens. Parabéns pelo artigo!

    Responder

  4. Bom dia, Marcos
    Este tema é muito interessante.Tenho lido muito o que você escreve e aprendendo cada vez mais, para melhorar o meu blog também.

    Responder

  5. Tenho tentado fazer o 3º item, resumindo de forma interessante o início dos meus posts. As vezes ponho um resumo um pouco mais engraçado para chamar atenção outras vezes falo com o leitor.
    Aos poucos vou tentando fazer oque vocÊ fala no artigo.
    Obrigado pelas dicas.

    Responder

  6. é… isso me faz pensar se meu blog se encaixa. Ta certo que ele ainda esta no inicio (tem 2 posts soh kkkkkk) e o conteudo dele não é p/ qualquer um… (trata-se de bdsm).

    Ate ai tudo bem, mas me preocupo com uma coisa.. uso um site em flash p/ criar o conteudo e o blogger serve apenas p/ a hospedagem… será q isso é uma boa ideia??? a aparencia fica otima!! mas será q as pessoas gostam de site em flash??

    parabéns pelo blog, conheço a pouco tempo mas ja estou frequentando sempre!! ^^

    Responder

  7. @Candy,

    Sempre é bom avaliar outros recursos mais textuais para se criar sites e blogs. O Flash é um recurso que melhora muito a qualidade gráfica do layout, mas se perde em indexação e navegabildiade.

    Mas é preciso pesar tb o que agrada o seu público alvo.

    Responder

  8. Pingback: Porto Cai na Rede e como ter um Blog Eficiente | [ Ferramentas Blog ]

  9. Ótimas dicas, se todos aqueles que têm blog lessem se tornariam blogueiros de responsa.

    Adorei o novo layout, no entanto, os botões de compartilhamento não poderiam ser fixos?

    Abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.