Por que o Blogger é melhor que o WordPress.org

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Esse post não é bem um comparativo entre os dois serviços, mas são indicações de por que o Blogger pode ser melhor para se criar blogs do que o WordPress.org. Quem já tem blog ou ainda vai criar um, é inevitável se perguntar qual serviço usar, então aqui seguem algumas idéias.

Para quem vai criar um blog no Blogger, recomendo:

Se quiser argumentos sobre o outro lado, leia também:

Aqui tenho algumas opiniões de por que acho o Blogger melhor que o WordPress.org. Mas aproveite os comentários para dar sua opinião também e dizer o que você acha nos comentários.

blogger-blospot-wordpress

1. Praticamente gratuito

O Blogger é uma plataforma que podemos dizer ser totalmente gratuita. É possível ter um blog de qualidade e relevante a longo prazo gastando apenas com o registro de um domínio.

1.1. Investimento inicial zero

Se você não quiser gastar nem com Host, não precisa. Você vai gastar tempo pra publicar, mas não vai investir nem um centavo para o seu blog ficar no ar.

2. Mais intuitivo e fácil de usar

Tem um painel muito simples e bem objetivo onde tudo é feito sem precisar conhecer códigos. Especialmente para quem não entende da linguagem de internet, os nomes dos menus são fáceis de entender.

3. Não precisa configurar para usar

O Blogger já vem praticamente pronto para uso. Assim que você acaba de se cadastrar seu blog já está funcionando e totalmente configurado. É só começar a publicar suas idéias e gerar conteúdo.

4. Sistema de layout mais simples

Até para quem quer criar um layout exclusivo o Blogger facilita a sua vida. Nem é preciso saber HTML, CSS, PHP e outros códigos, nem mesmo precisa entender de design. No próprio painel do Blogger você pode criar visualmente os seus templates.

Mas você pode usar templates criados por outras pessoas e existem milhares totalmente gratuitos: é só achar e baixar.

5. Está nos servidores da Google

Simples! Seu blog estará hospedado diretamente dentro dos servidores da Google (lá em Mountain View). Não há nada mais garantido que isso para seu blog estar sempre online e acessível para o seu público. Nenhum outro servidor de hospedagem no mundo pode oferecer isso.

6. Integração com o PicasaWeb

Você tem um banco de imagens e um local de host (com 1Gb gratuito) para criar seus álbuns, fazer uploads e garantir que essas imagens nunca se perderão. É da Google também e já é integrado ao Blogger, ou seja, toda imagem que você publica no blog, vai direto pra sua conta do PicasaWeb.

7. Código fonte simples

Até mesmo se você quiser mexer um pouco no código vai encontrar facilidade. O modelo XML que integra o HTML ao CSS (padrão do Blogger) é mais simples que o PHP. Além de que está toda a estrutura do Blog em um único arquivo.

Outro detalhe é que todos os templates para Blogger têm que seguir o mesmo padrão, ficando mais fácil fazer pequenas personalizações e instalar códigos.

Enfim, essa é minha opinião sobre o que torna o Blogger melhor que o WordPress.org. Mas e você, o que você acha do Blogger e por que usa esse serviço e não outro?

99 Comentários

  1. @Gama,
    Como eu disse, é mais simples do que comparado ao do WP.
    Sei que para muita gente aprender códigos é difícil, mas o do Blogger é mais simples que outros.

    Responder

  2. Adorei o artigo, com certeza vai fazer com que muitos blogueiros iniciantes pensem duas vezes antes de gastar dinheiro com um projeto incerto.
    Existem desvantagens em todo tipo de coisa, mas vantagens também fazem parte do blogger e com certeza a maior delas é o gasto mínimo que se tem. Com o dinheiro que seria usado para pagar a hospedagem paga (um pouco mais que isso, ás vezes) o blogueiro pode contratar um template muito, muito bom no Mundo Blogger, no Ice Breaker ou no Dicas Blogger (o DB fechou por um tempo, por motivos de saúde da autora).
    É possível ter um ótimo blog com o Blogger, eu já contratei um template da Clau (Mundo Blogger) que deve ficar pronto daqui a um mês.
    Depois de certo tempo blogando vale a pena pensar em mudar como o [Ferramentas Blog] fez, mas vale a pena dizer que mudar para o WordPress só vai te dar um pouco mais de segurança (por causa do host próprio) e tirar algumas limitações, como a do formulário de contatos, por exemplo.

    Marcos

    Responder

  3. Ainda assim prefiro o WP, na minha opinião bem mais fácil. Tenho blog no WP e no blogger, e sinceramente prefiro o WP, é fácil de usar(personalizações, recursos, ferramentas) tudo bem dá mais trabalho, pois existe carregamento do blog, servidores, CPU e uma infinidade de outras coisas que tem que se preocupar. Mas para mim o blogger está longe de WP em sistemas de recursos e facilidade.

    Ex: No WP basta um plugin e pronto você já tem uma galeria de imagens interativa, já no blogger além de colocar uma porrada de códigos no html, e ainda mais um tanto na área de composição do post.

    Como já disse (MINHA OPINIÃO) já usei e uso o blogger é de grátis, mas prefiro pagar, mas ter algo melhor. E meu blog no blogger logo logo vai migrar…

    Responder

  4. Equipe [In]Commun,
    Eu acho o WP necessário para os probloggers, até por questões de segurança. Mas para descobrir se você terá condições de ser problogger ou se realmente necessita do WP, acho que é necessário ter um blog no blogger e investir tempo nele por um certo período. Se você ver que o seu blog tem grandes chances de ser monetizado ou se notar que é realmente necessário, use o WP.
    Não vejo problema nenhum para quem tem recursos fazer um blog no WP, mas sou a favor de ficar um ano no blogger como período de testes e de certeza do que quer.

    Marcos

    Responder

  5. Primeiramente quero deixar claro que este comentário não é uma "trollagem" ao post do Marcos Lemos, ao qual admiro muito e respeito o trabalho, é apenas uma opinião pessoal, que pode ser diferente de muitos dos leitores do Ferramentas Blog.

    Concordo que o Blogger seja uma plataforma excelente para criação de blogs. Mas não diria que ele seja melhor que WordPress.org (aquele com hospedagem própria).

    Defino o WordPress.org em 3 palavras: Liberdade, flexibilidade e poder.

    Liberdade:

    Vamos supor que você queira instalar um blog na intranet da sua empresa. Com o WordPress.org isso é possível.

    Ou então, digamos que você precise de um determinado plugin para realizar uma determinada função no seu blog. O WordPress.org conta com milhares de plugins, gratuitos e pagos, e ainda lhe dá a possibilidade de criar seus próprios.

    Flexibilidade:

    O Blogger é uma excelente plataforma para criação de blogs, e só!

    O WordPress.org é um CMS flexível, nele você pode criar, além de blogs, lojas virtuais, redes sociais, classificados online, sites de empregos, guias de empresas, portais.

    Quanto ao visual, o WordPress.org também possui milhares de temas gratuitos e premium (pagos) dando também a possibilidade de você criar os seus.

    Poder:

    No WordPress.org você tem o poder.

    É você quem tem o controle total e absoluto do seu blog. Basta você tomar alguns cuidados, como, fazer backups frequentes de arquivos e banco de dados; e sempre atualizar o sistema para a última versão. Se você fizer isso seu servidor pode sumir do mapa, é só você escolher outra empresa para hospedar seu blog, fazer a migração, e pronto!

    Já pensou se a Google decide parar com o Blogger? Impossível? Pode até ser, mas nunca se sabe! Afinal a Google é a dona da bola, é ela quem decide se vai continuar ou não com um determinado serviço. (neste ponto vai ter muita gente me xingando! rs.)

    Ter um blog em WordPress.org envolve investimento? Sim! Envolve conhecimento? Sim! Envolve dedicação? Sim! Mas se você não está disposto a isso, pra que quer ter um blog?

    Bom, como eu disse, esta é uma opinião pessoal. Mas, independente da plataforma escolhida, o que faz um blog ter sucesso é o seu conteúdo!

    Abraços,

    Rodrigo R. Neto
    InformacaoVirtual.com / BlogosferaBrasil.com

    Responder

    • Rodrigo, mais um detalhe em favor do WP que passou batido por você, no WordPress é melhor de fazer SEO, e nas minhas experiencias sempre o WP apareceu em primeiro lugar em relação ao Blogger, com o mesmo conteúdo “tudo igual nos dois”, e o WP saiu-se melhor. Por tudo o que você falou e mais esse detalhe eu ficou o WP. O blogger é muito para quem esta começando. Depois de chegar a essa conclusão em breve migrarei para o WP.

      Responder

  6. Ta bom no WordPress basta um plugin e pronto!

    Mais você fica preso naquele plugin sem poder fazer modificações no visual, mesmo que no blog você tem a necessidade de inserir uma quantidade vasta de código para fazer um hack funcionat, você têm a opção de personalizar a seu gosto.

    E os servidores do Google…

    Responder

  7. Foi esse post que você disse no twitter que ia ser polemico? Nossa se você se referiu a este post, está certissimo! Abraço.

    Responder

  8. Código fonte é simples sim, só basta ter dedicação, se você gosta de código fonte fica fácil sim. Aprendi a mecher com xml e html só com o blogger, um dos grandes motivos de eu estar fazendo curso técnico de informática é graças ao blogger. Não trocaria o blogger por nada!

    Responder

  9. Oi Marcos,

    Escolhi o blogger justamente porque é mais simples… Mesmo aqui tenho dificuldade para mexer nos códigos, imagine se usasse o WP, hehe.

    Mas acho que vai da necessidade… Como o Rodrigo acima apontou, o WP é melhor se a pessoa quiser fazer coisas bem diferentes.

    Eu acho o blogger muito melhor para quem tem blog amador, como eu.

    Responder

  10. @entrarnoita.com

    Solicitando o espaço do amigo Marcos Lemos >> Meu caro! Como citado no meu comentário acima, meu blog nasceu, deus seus primeiros passos e cresceu no blogger, e depois de dois anos e um longo período de dor de cabeças entre outras coias, migrei para o WP (NÃO ME ARREPENDO). E como citado é MINHA OPINIÃO prefiro o WP de olhos fechados, devida a grande gama de recursos que temos a disposição, mais como já falei e repito existe alguns prós aí, tais como servidor, tabelas, grana entre outros…

    Vou usar as palavras do meu amigo Rodrigo do Informação Virtual
    Defino o WordPress.org em 3 palavras: Liberdade, flexibilidade e poder.

    Como já foi dito, repito mais uma vez, é minha OPINIÃO e acho que já está na hora do meu outro blog, que ainda está rodando no blogger mudar de plataforma.

    Responder

  11. Rodrigo,
    Eu concordo com você na maioria dos pontos, agora que estou começando a lucrar com o meu blog penso em mudar para o WP, mas estipulei um período de um ano no blogger para eu ter realmente certeza se os meus lucros continuarão vindo, seu eu ainda conseguirei fazer conteúdo e se eu teria realmente essa necessidade do WP.
    Acredito que o investimento de que falou (Ter um blog em WordPress.org envolve investimento? Sim! Envolve conhecimento? Sim! Envolve dedicação? Sim! Mas se você não está disposto a isso, pra que quer ter um blog?) como primeiro ponto seja investimento monetário,este investimento não é necessário para se ter um blog de qualidade. Existem milhões de temas ótimos, eu não fiz investimentos além de tempo e dedicação para meu blog começar a ter um pouco de sucesso e com o dinheiro que comecei a ganhar contratei um template.
    Acredito que 1 ano seja o período de testes, a fase beta do seu blog, para você ter certeza de que quer continuar com ele e durante esse um ano não vale a pena fazer investimentos com o próprio dinheiro que vão além dos domínios (para o template usei o dinheiro que já ganhei).

    Responder

  12. Muito bom,
    WordPress tem que ter muito dinheiro.
    Mas, também é uma ótima plataforma.
    Também é a mais usada pelos blogueiros, para mim, essa luta entre "Blogger X WordPress" Não leva a nada.

    Responder

  13. Olá Marcos!

    Sempre defendo o WordPress e o Blogger. Vamos pensar da seguinte maneira: Se você quer ter um blog, para compartilhar opiniões, e publicar suas idéias, para que o WordPress.org, se com o Blogger você pode fazer tudo isso? Não é preciso plugins, banco de dados, ou hospedagens para fazer um blog para compartilhar opiniões. Porém, se você quiser ter uma loja virtual, ou um site profissional, aí o WordPress.org pode ser uma boa idéia. Não digo que o Blogger é melhor, ou que o WordPress é melhor, mas ambos tem suas vantagens, e você pode economizar dinheiro usando apenas o Blogger como plataforma para ter um simples blog.

    Abraços!

    Responder

  14. Bom, quero deixar minha opinião sobre três mitos que envolvem estas duas plataformas.

    1. Blogger é para blogs amadores e WordPress.org é para blogs profissionais.

    (Mito) O Blogger pode sim ser utilizado para blogs profissionais. Basta ver o exemplo deste blog (Ferramentas Blog) e o blog da Juliana Sardinha (Dicas Blogger), só para citar dois. Assim como o WordPress.org também pode ser utilizado para blogs pessoais ou amadores.

    2. Ter um blog no WordPress.org exige um grande investimento.

    (Mito) O único investimento a mais que você terá com o seu blog em WordPress.org, em comparação com o Blogger, é a hospedagem do sistema, que custa em torno de R$30,00 mensais no servidor onde eu hospedo meus blogs e oferece domínios ilimitados, espaço em disco ilimitado, transferência ilimitada, SSL & IP dedicado grátis, além de outras tantas ferramentas sensacionais. Existem empresas de hospedagem que cobram até mais barato que isso, mas cuidado. Comparando o custo-benefício, este é um investimento é irrisório.

    Vale lembrar que se você quiser elevar o seu blog a um nível superior, fatalmente você terá que investir nele, de uma forma ou de outra.

    3. O WordPress.org é muito difícil de aprender.

    (Mito) Existe tanta informação na internet sobre o WP, que é impossível não aprender a utilizar este sistema. A não ser que você tenha preguiça de aprender coisas novas. Além disso, um excelente livro sobre o assunto é o "WordPress 3 Básico" (fiz uma resenha sobre ele no meu blog). O livro tem tudo o que você precisa saber para instalar e administrar seu WP, ensina inclusive a criar temas, plugins e widgets para esta plataforma.

    Abraços,

    Rodrigo R. Neto
    InformacaoVirtual.com / BlogosferaBrasil.com

    Responder

  15. De forma alguma eu posso dizer que um é melhor do que o outro.
    Eu particularmente prefiro o Blogger.

    Mas é errônio dizer que o blogger é melhor que o WordPress e vice versa.

    Ambos são blogs e desenvolvem bem o papel no qual foram submetido.

    Ser diferente não é ser pior ou melhor. Ser diferente é apenas mais uma opção.

    O mesmo se aplica para Sistemas Operacionais, Navegadores, Classe Social, Opção sexual e etc…

    O WordPress é mais caro do que o Blogger [isso é fato]
    Mas ele tem suas vantagens.

    [Bom, essa é a minha opinião] =]

    Responder

  16. Eu particularmente concordo com suas opiniões Marcos, para quem está iniciando e não tem uma noção básica de CSS e Html o Blogger é a melhor opção. O Worpress possui recursos que o Blogger não posui, mas a objetividade e a facilidade e gerir um blog no blogger em comparação ao WordPress é surpreendente.

    Responder

  17. Olá!
    Concordo com absolutamente tudo que você falou nesse post.
    Tenho 3 blogs e todos hospedados pelo Blogger que considero, sem dúvida, a melhor opção.

    Responder

  18. Concordo totalmente com o Rodrigo R. Neto.

    Mas calma ae galera, estou desenvolvendo o tema para o Ferramentas Blog rodar em WordPress.org…
    Tenho certeza que a cada dia que passar o Marcos vai se arrepender mais de não ter começado a blogar no WP.

    xD

    Responder

  19. ja usei wordpress mais desisti por que o blogger é mais facil pra tudo mais o wordpress tbm é simples quando se acostuma com a plataforma, mas o pior é a parte de pagar hospedagem por isso optei pelo blogger, sem falar que os templates blogger personalizados são superlegais e mais baratos de se comprar.

    Responder

  20. Marcos,
    pelo número de comentários acima e pelos que suponho que ainda não foram moderados, posso afirmar que o artigo alcançou seu objetivo, que é levantar um debate saudável sobre as duas plataformas de blog mais utilizadas no mundo.
    Tenho blogs de sucesso tanto no Blogger (querocriarumblog.com.br) como no wordpress (gfsolucoes.net/gustavo) e pela minha experiência nessas duas plataformas afirmo que as duas dão conta do recado. Agora uma opinião pessoal, se eu tiver que criar mais 5 blogs amanhã, crio todos eles no wordpress.org, mas não desisto de meu blog na plataforma blogger de maneira alguma, pois vejo nele vários desafios…desafio em conseguir um melhor posicionamento nas buscas (o blogger é muito mais difícil (não é impossível) de trabalhar o SEO), desafio em passar credibilidade para meus visitantes e anunciantes (que ainda não consegui na plataforma blogger, mas na wordpress consigo), entre outros.
    Eu me especializei em wordpress.org e por isso crio novos projetos nele. Mas acho tranquilo utilizar tanto um como outro, depende do seu nível de comprometimento e o que você deseja realmente fazer. Se é só blogar, blogger x wordpress.org tranquilo, agora se parte pra portal, e-commerce…etc a comparação não tem nenhum sentido.
    abraço e parabéns por abordar esse tema.

    Responder

  21. Na época em que criei meu blog, escolhi o Blogger por preguiça de aprender a mexer no WordPress. Meu inglês era meio fraco e, apesar de ser programadora Web, achei o código do WordPress de difícil compreensão e eu teria que dispender mais tempo para aprender. Além disso, a variedade maior de layouts personalizados para o Blogger e o fato de estar integrado com o Google também contou pontos.

    Porém o Blogger possui algumas desvantagens bastante incômodas. Comigo nunca aconteceu, mas já vi muitos usuários reclamando que perderam seus comentários e posts, por exemplo. Agora, o que mais me incomoda são as limitações no sistema de comentários. Instalei o Disqus em meu blog principal, mas ainda espero que a própria plataforma ofereça um sistema mais avançado, com possibilidade de responder aos comentários e o usuário receber a resposta em seu e-mail, moderação por e-mail/IP/Username/Palavra-chave, entre outras coisas.

    Abraços

    Responder

  22. Eu utilizo o Blogger e gosto muito, mais assim que eu tiver mais condições concerteza irei migrar para o WordPress.org.

    Mesmo o código fonte dele sendo mais difícil vou me arriscar 🙂 Nada que algumas apostilas e umas madrugadas viradas não dêem jeito.

    Responder

  23. Olá Marcos,

    Como o Gustavo disse, esse post foi uma ótima oportunidade de abrir uma discussão saudável sobre o que cada plataforma tem de melhor. Porém, discutir qual plataforma é melhor é o mesmo que discutir futebol: sempre o time de quem está falando é o melhor por algum motivo, ou seja, que gosta do Blogger o defenderá, e quem gosta do WordPress.org também o defenderá.

    Afinal, qual é o melhor?

    Isso é muito relativo: depende do nível de conhecimento do blogueiro (ou criador do site), tempo disponível para dedicação ao blog, se a pessoa quer se tornar um problogger ou não, etc.

    Possuo dois blogs: um no Blogger (http://blogsimplesassim.com) e outro no WordPress.org (http://dicasdetecnologia.com). Cada um tem sua facilidade, e sua dificuldade também. Já passei por situações onde a alteração que fiz no código-fonte do template no Blogger não funcionou, mas também já instalei um plugin no WordPress que também não funcionou. Coisas da informática…

    No meu ponto de vista o ideal é que um blogueiro iniciante tenha contato primeiramente com o Blogger e, caso queria crescer para um projeto maior, tenha contato com o WordPress.org. Bem, é isso aí.

    Um abraço.

    Responder

  24. Calma ae xD,

    Mais difícil onde gente o "código fonte" do WordPress?
    O XML do Blogger funciona de forma parecida com um PHP.

    No WordPress você vai aprender a usar PHP, algo que poderá usar em outros sites, não apenas dentro do WordPress, como é no caso do Blogger.

    Outra coisa, o WP disponibiliza uma source completa de toda sua documentação, qualquer dúvida de como alterar algo, você pode consultar ela, que com certeza lá você vai achar algo.
    Essa documentação esta em grande maioria em inglês e uma parte em português. Porém qualquer tradutor pode resolver isso.

    Além é claro de vários metablogs que ensinam do mesmo jeito que para Blogger.

    E o Blogger? Vocês aprenderam a alterar a XML dele sozinhos, na cara e na coragem, já que o Google não disponibiliza documentação nenhuma para o Blogger…
    Vai me falar que é mais fácil alterar algo que quem criou não da suporte para alterar o código? Ou é mais fácil alterar algo quando você tem um suporte completo e cheio de exemplos do próprio grupo desenvolvedor?

    Responder

  25. Mais concerteza o blogger é melhor que o wordpress.org , na minha opinião o blogger é a ferramenta mais facil de usar HTML basico e CSS basico, da um ***** de um blog, olha que é ridiculo pra que, que vou gastar 20 reais em host, se tem o blogger que é a mesma coisa só muda 5,7 coisas …. (BLOGGER É O MELHOR)

    Responder

  26. Olá Marcos,
    Ótimo post, é sempre legal gerar polêmica!
    Eu concordo e discordo, pois o melhor blog dependerá de cada um e do conhecimento prévio.
    Se a pessoa é realmente leiga, concordo.
    Porém, se a pessoa tem interesse em crescer profissionalmente com blogs. Aprender como usar o WordPress é fundamental, pois muitas empresas (inclusive a Konfide) solicitam conhecimento em WordPress.
    É importante lembrar que o WordPress.com é muito similar ao Blogger. Veja meu post:
    http://blog.konfide.com.br/blogs/como-criar-um-blog-gratis-no-wordpress-com

    Por isso, acho que a comparação deveria ser com o WordPress.com.

    A vantagem é que com o WordPress, o profissional poderá evoluir para um blog proprietário com customizações que o Blogger não permite.

    Acho que o fato de não ser possível ter o Blogger como código open source, é um fator limitante para as empresas adotarem.

    Ah! Também precisamos lembrar que existe a COMUNIDADE WordPress que é bem legal, e isso só é possível no conceito open source.

    Abraços,
    Marcio Okabe
    @marciokonfide

    Responder

  27. Uma vez eu fui tentar criar um blog no wordpress, é muito estranho, apesar de eu gostar muito do layout do wordpress,o blogger você pode mudar o template na hora que quiser e ainda encontrar alguns que parecem site de sucesso.

    Responder

  28. Ai o WP é para profissional, fiquei confundido com várias coisas. Não tenho tempo de ler tutoriais enormes. Tenho que ler e usar na hora. O Blogger é muito fácil é quase como escrever email. Outra coisa o Google ajuda na divulgação no meu blog recebe muitas visitas vindas das buscas por assuntos e por imagens. No WP eu fiz um backup do meu blog e nada aparece nas buscas. Outra coisa plugin para o blogger não falta e tem muitos plugins que funcionam nos dois. Meu blog já tem mais de 4 anos e já tem mais de 4230 post, cada post é uma foto, e tudo funciona muito bem. Quando meu blog tinha 1500 fotos/post eu estava testando um outro templete, aí meu amigos eu fui deletar o templete de teste e por desatenção deletei o principal. Através do forum eu pedi para recuperar e em dois dias estava tudo lá.
    Quem é programador e quer ser probloger aí e WP, fora isso é Blogger.
    Grande Abraço a todos.
    Fotos PPF

    Responder

  29. Juro que eu tentei usar o WordPress, pois um amigo meu usa e disse que é super simples. Mas convenhamos, a interface do Blogger ainda é bem mais amigável. Eu estranhei muito o WP e deixei de lado na hora. Não deu.

    Responder

  30. Olha, eu comecei meu blog pelo Blogger. Eu gostava dele, e tinha tentado inclusive usar o WordPress.com, mas tinha achado meio complicado.

    Agora eu registrei um domínio e tentei transferir o blogger para o domínio. Foi uma trabalheira, e acabei desistindo.

    Resolvi então baixar o WordPress.org e instalar no servidor. Importei as postagens e estou usando agora.

    Só digo uma coisa: é muito melhor que o Blogger! Me arrependi de não ter feito isso antes! Recomendo o WordPress, dá de 10 a zero no Blogger!

    Pra fechar, gostaria de dizer que achei estranho vc dizer q o Blogger é melhor e tal, este site estar usando WordPress…

    Responder

    • @Ueritom,
      Nào sei a quanto tempo você conhece o [ Ferramentas Blog ], mas até poucos dias eu estava usando o Blogger. Também publiquei um post chamado “Por que o WordPress é melhor que o Blogger”.
      A idéia é debater sobre as plataformas e ajudar as pessoas na sua decisão de qual o melhor sistema para elas.

      Responder

  31. Pingback: Como escolher entre o Blogger ou o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  32. No blogger eu consegui deixar o visual do meu blog como eu queria, adicionar vários Widgets, mas as visualizações do meu blog, comparado a época que era no WordPress, caiu demais.

    Responder

  33. Eu vou discordar apenas para dizer que o Blogger não é *melhor* que o WordPress, apenas *mais simples*, o que já é um enorme passo, precisamos concordar.

    Eu não explorei muito os plugins do Blogger, mas os do WordPress são excelentes, instalando-se e configurando-se com quase nenhuma dificuldade. Realmente não posso discutir muito sobre isso, por que não sei como funciona no blogger…

    …mas o sistema de tags do WordPress é centenas de vezes melhor que o do Blogger.

    Responder

  34. Pingback: blogger v. wordpress | O Meu Moleskine

  35. Pingback: 18 técnicas comprovadas para ter um blog de qualidade no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  36. Blogger apenas para sites de download… pois no WordPress vc muda direto de um servidor para o outro (mas msmo acontecendo isso , prefiro WordPress) … pois sempre deletam a conta no servidor… para iniciantes e quem busca baixo custo…
    Pois do contrario… é muito ruim Blogger … to tentando fazer um tema e num tenho liberdade em muitas coisas… jah o WordPress .. é muito simples fazer um tema do zero … E vc possui muita liberdade ..
    Ateh +++

    E acho que nos comentários esta faltando um plugin para assinarmos estes…

    Flws Ateh +++ …

    Responder

  37. Pingback: O que mudou no [ Ferramentas Blog ] depois de migrar para o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  38. Desculpa Marcos, mas, eu vou ter que concordar com o @Gama uma vez que XML seja muito mais complicado do que HTML ou CSS e não é preciso necessariamente saber PHP pra poder editar um template no WordPress já que quase todos tem um campo especifico pra edição visual do tema. E caso o usuário queira fazer alguma edição no PHP, seja implementar widget ou qualquer besteira dessa, a internet está repleta de tutoriais bem simples e explicativos sobre como realizar tal ação. De fato, o WordPress é melhor que blogger.

    Responder

  39. O blogger é mais simples, intuitivo, flexível (da pra criar vários blogs com a mesma conta no google) e pra quem gosta de personalizar o visual do blog e não manja mto de programação, é o que ha.

    Responder

  40. Olá. Muito bom o conteúdo de seu blog. Tenho acompanhado o post e sigo voces no twitter.

    Sou um dos autores do blog PENSOTI já tive experiencia com o BLOGGER e atualmente uso WordPress. Realmente dependendo do ponto de vista ele é mais fácil de se usar porém não acredito que sempre o que é mais fácil é melhor.
    O meu voto seria WordPress acredito que é uma ferramenta melhor, porém realmente para as pessoas que não possuem um conhecimento mesmo que prévio terá problemas para realizar instalação se o objetivo for poder ter acesso full aos recursos.

    Acho que é complicado dizer qual o melhor mas minha opnião é:

    Se você não tem conhecimentos de informática utilize o Blogger porém vai chegar o momento que vai ter que editar o estilo adicionar novas funcionalidades e terá de botar a mão na massa.

    Se você é a favor do OpenSource e não tem medo da programação assim como eu vai gostar muito da plataforma que proporciona muitos recursos através de plugins desenvolvidos por toda a comunidade. Além do que se gosta de desafios poderá inclusive desenvolver o seu.

    Mais uma vez parabéns ao FerramentasBlog muito bom o conteúdo de voces

    Responder

  41. Desculpe discordar, mas acho que cada um depende do caso.
    Acho que pra novos “blogueiros” o blogger é recomendado, pela simplicidade do uso. Também recomendo blogger pra quem não tem objetivos comerciais/profissionais.

    Fui usuaria por anos. Mas como conheço bem os dois, acho que wordpress tem uma proposta bem mais profissional pra pro-bloggers…

    Responder

  42. O meu é blogger mas quero muito mudar apra o wordpress pq a forma de psotar comentários é horrível no blogger é muito burocrática e estimula as pessoas não familizarizadas a não postar comentários..mas eu não sei como migra para o wordpres queria contratar alguém ams também não encontro ou quando encontrei era muiiiiiiito caro!

    Responder

  43. Pingback: Como ter vários blogs numa mesma conta do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  44. Pingback: 5 motivos porque blogueiros mudam para o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  45. Uso o blogger e o meu blog fala exatamente sobre como melhorar o uso da plataforma, além de hacks, novidades e dicas de personalização.

    Realmente, quando começei a usar o blogger fiquei bem incomodada com a forma como os comentários se apresentaram, mas existem formas de melhorar a área dos comementários também, a deixando mais profissional. Para isso, existem muitos metablogs que ensinam essa técnica (o meu é um deles, rs!)

    Ótimo artigo como sempre Marcos e parabéns pelo blog!

    Responder

    • Olá Giovanna na verdade o Blogger é muito bom eu eu uso bastante, meus blogs são todos nele, pois tô sempre buscando o melhor se você clicar em meu nome vc irá acessar o meu e nele tem links de outros meus em questão do comentário eu coloquei uma outra ferramenta nova de comentários ou seja widgest, e ficou ótimo é muito bom. Pois no começo eu tive dificuldade pra usar a plataorma hoje eu uso até brincando.

      Responder

  46. Olá,

    Estou acostumada com o blogger e meus blogs são profissionais. Alguns deles já registrei domínio próprio e gosto de “blogar” no blogger. Não pensava em mudar. Levei muito tempo para aprender sobre os códigos em HTML e CSS e tudo o mais. Além do que são lançados novas ferramentas a cada dia.

    Porém, queria criar um agregador de links via feeds, ou seja, todos os posts de determinados blogs saem com a foto e o resumo. Não estou conseguindo fazer isso no blogger. Alguém me dá uma dica? Já criei um agregador tipo Ocioso, onde a gente escolhe que posts colocar, mas quero fazer um outro, alimentado exclusivamente via feeds, mas não estou conseguindo. Alguém tem uma dica? ou vou ter que começar a estudar do zero o wordpress?

    Responder

    • Renata,
      O problema de agregadores que usam Feed, mesmo que só pra puxar o resumo e uma imagem, normalmente geram conteúdo duplicado e pode ser considerado plágio. Não recomendo esse tipo de coisa.

      Responder

  47. Nossa Marcos! Muito obrigada mesmo!!

    Mas na verdade não pretendo puxar o texto, apenas o link que quando a pessoa clicar vai direto para o blog da pessoa. Nenhum texto aparecerá no blog.

    Explicando melhor… Quero fazer algo como esse aqui:
    [link suprimido]

    Mas não de receitas e sim de outro assunto.

    Obrigada pela resposta rápida!

    Responder

    • Renata,
      Isso gera outro problema, conteúdo duplicado, que pode gerar punições do Google. Eu não me arriscaria. Além disso, nenhum blogueiro vai gostar de ter seu conteúdo duplicado, mesmo que gera alguma visita por um tempo.

      Responder

      • Marcos, ano passado, quando fiz a pergunta, eu me referia a este tipo de agregador via feeds:
        tuasreceitas(ponto)com(ponto)br
        Não acredito que haja punições já que vejo vários agregadores assim e sempre têm adsense. Eu queria fazer um desses, mas com outro tema (se ser de receitas).
        Abraços

        Responder

  48. Valeu mesmo Marcos!

    Não vou me arriscar!! Nunca me arrisco se der problemas com o “patrão”!!

    Abraços e parabéns pelo blog. Já virei fã!

    Responder

  49. É, eu prefiro o blogger, mais uma coisa eu acho que o WordPress tem melhor que o blogger, o sistema e comentarios, por isso eu coloquei o IntensseDebate no meu blog, o sistema de comentar do meu blog ficou igualzinho ao do WordPress no meu blog n blogger e ele tem opções de ferramentas tambem

    Responder

  50. Olá, Marcos Lemos eu tenho uma perguntinha (?)
    Para mim criar o meu blog na Blogger eu preciso assinar a Globo.com? pois lá no site da Blogger diz assim se você já tem uma conta na Blogger ou é assinante da Globo.com é só escrever seu login e sua senha e no do Google é preciso escrever o numero de celular eu não queria colocar meu numero de celular lá.
    PS:É preciso eu assinar a Globo.com?

    Responder

  51. Tudo bem eu sei mais o que eu não gosto do da Google é que temos que colocar o numero de celular e eu não acho muito seguro a pergunta é:
    Existiria no futuro ou até mesmo agora no presente algum MAL (algo de diferente) pois eu coloquei meu numero de celular.

    Responder

    • Não há nenhum risco em adicionar o seu celular. Esse é um registro somente para o Blogger para verificarem a autenticidade de sua identidade, caso seja necessário.
      Pode colocar o celular sem medo.

      Responder

  52. Olha eu aqui de novo com + uma perguntinha
    Para eu ter um blog eu preciso abrir uma conta Picasa e uma Gmail antes de me cadastrar?

    Responder

    • Não.
      Mas automaticamente, ao entrar no Blogger, será criada uma conta no PicasaWeb, já que é lá que ficarão armazenadas suas imagens. Quanto ao Gmail, só se você quiser usar.

      Responder

  53. o que é CSS eu ainda não criei meu blog mais entrei no Experimente o design de modelo ai estava escrito no final avançado :adicionar CSS o que é CSS?

    Responder

    • CSS é um tipo de código da estrutura dos sites e blogs para fazer aplicações e modificações no layout quando você tem algum domínio dessas técnicas ou quando algum recurso que for instalar no seu blog, solicitar isso.

      Responder

  54. Marcos,
    Parabéns pelos artigos, ajudam muito um leigo como eu que só quer utilizar o blog como ferramenta para difundir ideias (por isso deve ser o mais fácil possível).
    Olhe, desde a mudança do blogger, há um ano ou pouco mais, fiquei com enorme dificuldade em posicionar imagens na página. Quando quero fazer uma página com 8 imagens, por exemplo, não consigo coordenar o posicionamento delas na página. No máximo consigo movê-las para a direita ou esquerda.
    Há algum conselho para isso?
    Valeu!

    Responder

  55. Gostei muito do artigo! Eu uso o Blogger há algum tempo e não tenho nada conta essa Plataforma. Mas dá para ver que o WordPress.org é mais profissional. Acabei de criar um para ver se consigo aprender alguma coisa.Olha!É bem complicado!Outra dificuldade é que está em inglês, ou eu eu estou errado?

    Responder

  56. Parabéns pelo blog. Estou viciada em ler seus artigos.
    O WordPress.org é show, mas eu uso o wordpress.com e não gostei tanto. Você indicaria usar o wordpress.com ou blogger?

    Responder

    • Nesse seu caso o melhor é o Blogger, se procurar algo gratuito.
      Mas melhor ainda é migrar para o WordPress.ORG para ter um blog mais profissional e recursos mais completo.

      Responder

  57. As comparações sempre geram discussão, isso é muito bom, porque todos aprendemos com as experiências dos outros. Uso somente o Blogger, não troco por nada e ainda permitam-me dizer, muita coisa que falaram aí que não é possível fazer no blogger é besteira, no Blogger você faz o que quiser, não tem limitação de tráfego, pode ganhar dinheiro profissionalmente, com o Adsense, com outras plataformas e mesmo com publicidade local, tudo depende do conhecimento do usuário. Iniciantes (O Blogger é mais fácil), blogs profissionais (O WordPress oferece mais recursos. Se você é um usuário (profissional) com conhecimento amplo, o Blogger se torna melhor porque é grátis, está dentro de uma plataforma infinita, com possibilidade de pane menor. Eu faço o que quero no Blogger, coloco o que quero, mexo no que eu quero, mudo o que quero. Uso o Blogger como se fosse uma folha em branco e aproveito o que me interessa. Não troco um Blogger por 10 WordPress. A propósito trabalho em uma empresa que administra sites, blogs, vídeologs, fotologs e weblogs, todos na e com a tecnologia do Blogger, a propósito são 75 no total. E que seja feliz cada um com sua opinião e com o que se sente feliz.

    Responder

  58. Cara vc está completamente certo, eu tenh um site no Blog: [link suprimido] ele é sempre elogiado. E sempre quando pesquiso algo que preciso ele aparece como opção enquanto outros sites que tenho no WP desaparecem da pesquisa.
    O único porém é que eu não consigo colocar flash no cabeçalho do meu Blog, vc já escreveu sobre isso?
    Do resto obrigado!!

    Responder

  59. Uso o blogger há anos, já tive uma experiencia no WP e fiquei morrendo de saudade do blogger…..Não abro mão dele de jeito nenhum. A unica coisa que vou fazer e passa-lo para um dominio proprio, que já tenho há bastante tempo mais ainda não mudei. Tô com o blogger!

    Responder

  60. E sobre eles te excluirem sem nenhuma explicação e te deixarem na mão e tu i de atraz e não ter nenhuma resposta tu não fala?
    Tu te teu blog, passa trabalho pra cresce e quando fica grande eles te rapam fora
    Blogger em quesitos de to não do resto eu axo ruim mas respoito quem gosta, mas agora essa parte de tu não se dono do teu site não dá
    Eu tenho sites no WP e eu so dono, ninguem tira fora, no blogger o dono é o google e eles te tiram quando bem quiserem, não recomendo, só quem passou sabe e tou escrevendo pra ninguem mais passar

    Responder

  61. Eu estou começando agora um blog para a empresa que estou montando, e estou bastante satisfetito com o Blogger. Já tive outros blogs no Blogger e fui postador de um blog no WP (todos falavam de futebol), eu sinceramente não curti o WP, pelo simples fato de tudo que o ADM do blog do WP faz lá ele poderia fazer no Blogger.

    Não tive outro contato com o WP além desse, mas o Blogger sempre me satisfez com todas as minhas necesssidades, e o FerramentaBlog tem me ajudado bastante com alguns recursos que quero onstalar no meu blog!

    Enfim, não me vejo atualmente mudando de plataforma, não sei o dia de amanhã, mas hoje não saio do Blogger!

    A questão é, vc realmente precisa do WP?

    Abraços!

    Responder

  62. Estou aqui levando uma surra desse wordpress…estou achando tudo muitoooooo complicado!! Se ele é ou não melhor que o blogger ainda não posso afirmar. Mas que acheio o blogger muito mais fácil e simples de personalizar achei!!!

    Responder

    • É porque você está usando o WordPress.COM. Aqui estou tratando sobre o WordPress.ORG que é bem mais completo e mais eficiente que o Blogger e o WP.COM.
      Há muita diferença estre os dois.

      Responder

  63. Marcos Lemos muito bom o seu post, já acompanho seu blog há algum tempo, meu blog é o Tudo Information plataforma Blogger, eu to contente com o visual dele para versão web, eu mesmo personalizei vendo vários tutoriais na internet,descobri que ele não é tão limitado quanto eu pensava, mas só para web,pois para versão mobile estou bastante insatisfeito, queria colocar um menu personalizado, colocar os posts relacionados, redes sociais e postagens populares em baixo, mas já pesquisei e não achei nada que ensine a colocar isso no blogger. Já no wordpress eu vi que a versão personalizada para mobile é automática, só que tem que pagar a hospedagem por mês, meu blog não tá me trazendo retorno financeiro esperado, mas mesmo assim eu quero continuar blogando, me inscrevi no adsense e lá tá com apenas 10 dólares e alguma coisa, parece que se eu não chegar a 100 dólares até completar um ano eu perco o dinheiro que tiver lá, me increvi no adsense em junho de 2015. Aí to em dúvida.

    Responder

  64. Existe uma guerra conceitual entre os opostos apresentados. O artigo que defende o wordpress coloca não o serviço do WordPress, mas o produto WordPress, e como não existe o produto Blogger, a comparação perde mérito. Ao comparar os serviços, o Blogger é muito superior. O meu website eu abandonei WordPress hospedado pelo Blogger por exata causa das complicações de manter a hospedagem e o resto, subutilizado, porque com o Blogger, eu tenho email, eu tenho sistema que posso criar um site completo, e não preciso pagar nada, nem mesmo hospedagem ou os recursos que o serviço WP cobra.
    A única coisa que pago opcionalmente é o domínio.

    Como serviço, o WP não é viável. Como produto, o WP só é viável se não for a única utilidade da hospedagem que o acomoda.

    Responder

  65. O WordPress é MUUUito melhor com seo. Mantive um blog no WP.org por 3 meses, só para testar e recebia cerca de 800 visitas diárias. Isso sem qualquer divulgação e com seo mal monetizado, pois só era teste. No blogger, meu host atual, faço a monetização de seo certinha e divulgo muito, e recebo cerca de 300 visitas diárias. Meu atual blog no blogger tem 6 meses no ar, e falo dos mesmos assuntos de quando era no teste do WP.

    Claro que tem muito mais vantagens em relação ao blogger, mas mesmo se não tivesse outras, só por essa razão o WP ainda sim seria muito melhor. A prioridade com um blog, na minha opinião, tem essa ordem: conteúdo > design > tráfego. Blogger cobre muito bem as 2 primeiras, mas a terceira não podemos dizer o mesmo. Dizem que o design do blogger é não profissional, o que é mentira. Os templates free tem qualidade semelhante ou mesmo igual ao themes do WordPress, e os exclusivos (comprados) são tão bons quanto os exclusivos do WP também. Mas o que pega é a monetização ruim de seo. Pior coisa do blogger é essa. Bom tráfego é essencial, pois é ele que te dá dinheiro.

    Outra coisa péssima no blogger é o sistema de comentários. Além de feio, não mostra o IP do comentarista, não tem login por facebook e twitter, não envia a resposta ao comentarista… Torna-se assim, indispensável instalar o disqus e intensedebate, que além de dificultarem ainda mais o seo, pois por serem em java não monetizam, pesam no site. Tanto é que acho desnecessário blogs e postais mantidos com WP com comentários do disqus, pois o sistema nativo do WordPress é suficientemente eficiente.

    Eu vou ficar alguns meses no blogger, pois estou em situação de instabilidade financeira. Mas quando minha situação econômica normalizar, vou voltar ao WordPress.

    Responder

  66. Olá Marclos Lemos, bom dia. Por acaso você sabe dizer se o Blogger fez alguma alteração recentemente em seu editor? Desde domingo a opção de criar um comentário sobre a postagem simplesmente sumiu. Você está sabendo de alguma coisa?

    Responder

  67. Olá Marcos, gostei muito do post, mas tenho que discordar um pouco do seu ponto de vista, pelo menos para as minhas necessidades o WordPress é muito melhor e muito mais completo e livre. Claro que não estou com hospedagem nos servidores deles, comprei uma hospedagem na [*****] e coloquei meu site normalmente no ar. Ja trabalhei com ambos, Blogger e WordPress, cada um tem seus pontos fortes, mas hj pra mim o WordPress é muito superior. Mas gostei muito do seu ponto de vista.

    Responder

  68. Foi difícil me adaptar ao wordpress, já que eu vim do Blogger, mas agora que estou bem familiarizado, ouso a dizer que com o Blogger a gente acaba aprendendo um pouco sobre HTML e no wordpress não é preciso digitar uma linha!

    Responder

  69. Quando iniciei meu blog fiz pelo Blogger, mas na questão do registro do dominio, nao optei pelos gratuitos.
    PRa fica mais confiável, pesquisei em alguns sites e me indicaram a Weblink. Estou gostando bastante do servico deles e eles tem o melhor custo X beneficio. Recomendo!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.