Por que o seu blog não atrai a atenção de ninguém?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

post-it mania Algumas vezes pequenos detalhes é que tornam blogs aparentemente simples, em grandes referências, atraentes para várias pessoas e crescem de forma constante. Manter um blog é uma tarefa que exige dedicação constante e cuidado extremo com o conteúdo que é produzido. Atrair a atenção de seu público é uma tarefa que você precisa sempre se preocupar e é o que vamos tratar nesse artigo. Veja se você não está perdendo o foco ou se dedicando de forma leviana e reveja passos simples nessa construção e na sua atuação na blogosfera.

Seu Twitter/Facebook é melhor que seu blog.

O Twitter conquistou e domina nossa forma de trocar informações e só é seguido quem tem a capacidade de interagir e ser relevante. Com a velocidade que a vida moderna nos impõe pode ser que você esteja sendo resumido demais e se tornando mais interessante apenas nas redes-sociais em geral e esquecendo de manter a qualidade e aprofundar o debate de seu nicho nos seus artigos.

Além disso, muita gente tem preferido passar mais tempo e dedicar-se mais ao Facebook, como forma de trocar informações e interagir com os outros. Perder a capacidade de direcionar seu público para algo mais no seu blog é ruim.

Você pode e deve ser relevante nas redes sociais, mas este deve ser uma ferramenta de interação, que chame a atenção para pessoas para algo mais. Use o Twitter e o Facebook, além de outras redes-sociais como uma isca, sendo apenas um aperitivo, provocando o interesse e o desejo das pessoas em saber o que mais você tem a dizer além do que cabe em 140 caracteres. Use seus links que apontam para seus melhores conteúdos para ilustrar suas conversas e nunca tenha vergonha ou medo de repetir seus links. Também é importante nunca concluir totalmente seus debates nos fóruns, remetendo sempre a algo que você já publicou sobre o assunto.

Seus artigos não são únicos e originais.

Sempre repito isso aqui no [ Ferramentas Blog ] de como é importante ser original, único no conteúdo que você oferece para seu público alvo. Se você publica o que pode ser visto igual em outros lugares ou nem é muito melhor do que outros já fazem, por quê alguém leria o seu blog? É certo que é praticamente impossível ser totalmente novo e falar de coisas 100% inéditas, mas você pode ser original da forma de tratar seus temas, renovar na forma de abordar seus leitores, oferecer uma nova visão e ampliar debates. Tudo isso são passos de originalidade.

Seus artigos são muito difíceis ou muito ruins de se ler.

A não ser que o seu público alvo seja extremamente específico e especializado, não faz sentido escrever com uma linguagem totalmente técnica e com um vocabulário de rasgar dicionários. Há um nível da linguagem escrita que, mesmo formal e culta, consegue ser acessível para todos. É sempre importante manter a qualidade na escrita, primando pela boa gramática, mas sem cair em extremos.

O pior extremo de todos é o das gírias, internetês, miguxês e outras mirabolâncias que ofendem, não são legíveis para todos e só mostram a total falta de prática na escrita. Blogs que escrevem com um português sofrível e porco, sem o menor cuidado com as regras e a boa lexia, afastam visitantes e deixam uma impressão ruim com relação à capacidade intelectual do escritor.

Artigos que podem te ajudar a escrever melhor:

.

7 Comentários

  1. Concordo com o trecho da originalidade que você citou. Usar conteúdo que há em outros sites, pode parecer bom, pelo fato de adquirir artigos sem muito esforço. Se você oferecer conteúdos deste tipo, você estará prejudicando o seu blog e o outro que você pegou o artigo. Eu acho que a originalidade é fundamental, mesmo sendo difícil de mante-la sempre. É impossível apenas nosso blog ter um tipo de conteúdo, mas é possível você diferenciar e adicionar um toque seu nele. Parabéns, sem dúvidas outro ótimo artigo do Ferramentas Blog!

    Responder

  2. Artigo bem didático, seria bom se todo mundo escrevesse sem essas gírias malignas que dão desgosto de ler, sempre que entro em um blog que tem essa linguagem horrível que você citou, nem termino de ler o artigo (se é que posts escretos assim podem ser chamados de *artigos). Gostei da ironizada que você deu a essa linguagem "português sofrido e porco". Muito bom Marcos, por isso que tenho gosto de sempre voltar ao [ Ferramentas Blog ].

    Responder

  3. O único problema é que os blogs que crio menos um não são visitados mas quem visita gosta muito.Divulgo e divulgo meus blogs mas acho que quase ninguém entra D:

    Responder

  4. Meu caro Marcos, fiz um post recente no Invicioneiros abordando justamente o tema escrita em blogs. Repito aqui o que disse lá:

    Sempre gostei de blogs com textos bem redigidos, não sei se estou sendo muito exigente, mas tem blogs com conteúdos até interessantes mas com linguajar nauseabundo, esses, quase sempre, não conseguem fidelizar os leitores, ou quando conseguem, os leitores são uma cópia fiel do escritor, ou seja, são atraídos pela afinidade.

    Um grande abraço!

    @jmpsousa

    Responder

  5. Em gestão empresarial (somos todos empresarios de nosso proprio blog), qualidade significa aperfeiçoamento constante e contínuo de todos os processos, do planejamento ao produto e serviço. Se um blog não se atualiza constantemente não terá publico.

    Responder

  6. Eu tenho um blog que foi criado faz uns 15 dias, o publico dele é mais ou menos bom, mas acho que consegui alguns visitantes porque eu tinha um blog velho e me linquei…

    meus post são fáceis de ler, o meu blog é melhor que meu twitter, e no caso da originalidade, eu coloco o resumo do post e coloco o link da postagem… mesmo assim não consigo tantos visitantes como eu queria!

    Responder

  7. De certa forma acho certo, mas se usar muito isso pode prejudicar.

    Falo isso pois tenho amigos blogueiros que tem somente o blog a +/- 6 meses e ele mostra coisas do blog dele que ele já postou VÁRIAS VEZES repetidamente (teve vez que ele colocou o mesmo link UMA SEMANA INTEIRA TODOS OS DIAS).

    Acho que é bom avisar que abusar dessa ideia de usar o twitter como uma Re-divulgação prejudicará .

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.