Porquê instalar plugins desnecessários é prejudicial para o meu blog

Já ensinamos aqui no Blogueiros na Web sobre como instalar plugins no seu blog do WordPress. Se você não sabe, leia este post:

O problema, no entanto, é que como em todas as situações dessa vida, quando instalamos muitos plugins o script como um todo tende à ficar mais lento. Leia-se nesse caso, o WordPress, e, correspondentemente, o seu blog. Isso acontece pois quando instalamos um plugin, o WordPress organiza-se para que ele haja em determinada etapa da requisição, informada pelo próprio plugin. Quando há plugins demais, ou um determinado plugin fica muito lento, toda a fila tende à correr mais lentamente, podendo até cancelar a requisição do usuário ao seu blog, afetando as visitas diretamente. Por exemplo.

Seu blog está muito lento? Saiba que isso pode ser culpa dos plugins!

Seu blog está muito lento? Saiba que isso pode ser culpa dos plugins!

Para resolver este problema, só há uma forma bem básica e prática de deixar o seu blog mais leve: Eliminar o que é desnecessário. Isso, óbviamente, exige determinada atenção, mas geralmente destina-se à apagar plugins com as seguintes funções:

  • Plugins de estatísticas.
  • Sistema para captura dos usuários que mais comentam no seu blog.
  • Medidores de popularidade.
  • Coisas completamente inúteis (como plugins para implementar códigos no seu template)

De qualquer forma, vale o teste. Às vezes, um determinado plugin pode ter uma incompatibilidade com outro e gerar conflito, por exemplo, nesse caso, só na base do teste é que você vai saber o que está ocorrendo no seu blog, podendo ser ajudado pelos logs de erros gerados automaticamente pelo servidor do seu site.

Vale lembrar que para mexer com essa área é recomendado determinado conhecimento de PHP, linguagem sob o qual foi feito o WordPress, e SQL, para saber o que um determinado código faz no banco de dados, por exemplo.

2 Comentários

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.