Porque validar meu blog no W3C?

FBlogHost - Hospede seu Blog

Esse post será uma verdadeira aula sobre a estrutura dos sites e Blogs e da importância disso para várias questões de SEO. Já indicamos sobre os testes que fizemos para o [ Ferramentas Blog ] quando migramos para o WordPress e agora vamos ensinar algumas questões mais avançadas que não podem ser ignoradas por nenhum blogueiro em nenhum nível. Leia com muita atenção esse tutorial e saiba mais sobre validações no W3C.

Este post tem um conteúdo vasto e muito completo. Por isso foi dividido em algumas partes para explicar cada detalhe. É um tema bem complexo, mas de extrema importância para o seu blog:

  • Introdução: sobre HTML e outros códigos
  • Validando o XHTML do seu Blog no W3C
  • O W3C acusou erros no código do seu Blog?
  • Meu blog não valida no W3C!
  • Onde posso aprender mais sobre HTML?

Introdução: sobre HTML e outros códigos

No primórdio a existência da internet, surgiram diversas linguagens de códigos que apenas cientistas podiam entender, a internet era usada exclusivamente por eles, que a usavam para se comunicar.

No início dos anos 90 com o surgimento do HTML a internet pode ser usada de forma mais simples, sendo possível qualquer tipo de usuário manipular o código e entender. O HTML desde então se tornou a linguagem mais comum para a troca de informações na internet.

Muitas pessoas não sabem, porém o HTML não é uma linguagem de programação e sim de marcação, onde usamos ele apenas para marcar o texto e fazer a formatação. HTML siginifica “HyperText Markup Language“, que traduzido para o português: “Linguagem de Marcação de Hipertexto“.

Com a invenção do HTML e ele sendo cada vez mais usado, surgiu a necessidade de sua padronização, pois cada usuário usava como bem entendia e cada navegador renderizava de uma forma diferente. Foi quando se formou o World Wide Web Consortium (W3C) na metade dos anos 90, um consórcio que conta com membros no mundo todo, desde impressas privadas, como órgãos governamentais.
Este consórcio cuida da padronização e das boas práticas do uso de linguagens como HTML, XML, XHTML e até mesmo imagens como PNG, JPG e etc.

O XHTML é uma invenção do W3C, onde visa deixar a linguagem mais prática tanto para quem esta desenvolvendo um projeto na web quanto para os navegadores e motores de busca.

Logo quando começamos a desenvolver um site em XHTML precisamos escrever o seu DOCTYPE, é isso que determina como terá que ser todo o resto do código do seu projeto, pois é a partir dele que o navegador ou o motor de busca vai começar a ler.
Existindo na versão do XHTML 1.0 que é a mais usada hoje os modelos de DOCTYPE:

  • Strict: É forma mais restrita do XHTML, aceita menos códigos (por exemplo não aceita o <center>, CSS inline e etc), porém é a linguagem que deixa seu código de forma mais limpa, facilitando assim a leitura pelo seu navegador e motor de busca.
  • Transitional: Esta é a mais usada, um pouco mais flexível que o Strict, aceitando mais códigos, também possibilitando um código limpo.
  • Frameset: Hoje não é mais usada com muita frequência, o Frameset é para websites criados apenas por iframes.

Exemplo de DOCTYPE:

<!DOCTYPE html PUBLIC “-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN” “http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd”>

Existem também as padronizações para o HTML 4.01 que traz também as formas Strict, Transitional e Frameset.

Nos últimos anos foi lançada a versão do HTML 5, ele traz melhorias em todos os sentidos, os motores de busca entendem muito melhor seu blog com o HTML 5, indexando melhor suas informações. Porém algumas pessoas ficam com o pé atrás andes de usa-lo, pois é algo novo e os navegadores antigos não são capazes de entender certas coisas do HTML 5.
Mas se você tiver oportunidade de desenvolver usando ele, com certeza vai ser um bom investimento, como já disse neste post, o HTML é apenas uma linguagem de marcação, os navegadores antigos irão entender sua marcação, porém não vão conseguir atribuir estilos CSS a estas marcações, nada que um pouco de criatividade não resolva…

Validando o XTHML do seu blog no W3C.

Validar seu blog no W3C não significa que depois de validado o código sempre estará validado, o que acontece é que o W3C apenas checa e lhe avisa se esta tudo ok ou se existem erros em seu código.

Para validar você pode usar o seguinte link: http://validator.w3.org/

Existem 3 opções para você validar seu código. pode ser validado pela URL (endereço do seu blog), Upload do arquivo .html ou simplesmente colar todo o código HTML e mandar checar.
Estas opções estão são divididas por abas no site do W3C:

O W3C vai detectar o DOCTYPE do seu HTML e fazer a verificação através dele.

O W3C acusou erros no código do seu blog?

Com certeza muitos de vocês que fizerem a verificação agora irão se sentir frustrados, pois ela acusou centenas de erros no seu código.

Costumo dizer que existem dois tipos de erros na hora de validar seu site, um deles é por pura barbeiragem e o outro causado por “HTML personalizado“.

  • Barbeiragem: Você escreveu seu código de forma errada, deixando ele quebrado e ignorando as boas práticas e a hierarquia do código.
  • HTML personalizado: Para determinados projetos é necessário criar tipos de “HTML personalizados” para que Javascripts, PHPs ou etc, achem aquela parte do código, trazendo certas funcionalidades. Este HTML por ser personalizado não faz parte do contexto do W3C e nem dos navegadores e ferramentas de busca.

Sempre que possível evite o uso de HTML personalizado, pois não é legal para o navegador e nem para o motor de busca, por uma questão simples de SEO, este tipo de HTML não vai ser bem lido então deve ser evitado.

Aqui mesmo no Ferramentas Blog hoje, temos 4 erros causados por HTML personalizados, dois erros são causados pelo Javascript do contador do Twitter e outros dois por causa da source do Addthis para compartilhar os posts.
Ainda não tive tempo de desenvolver algo para contornar esta situação, mas em breve estaremos com o código do Ferramentas Blog totalmente validado.
Antigamente existiam mais de 200 erros, apesar de parecer ser uma grande melhora ainda não é o nosso ideal.

Veja outras melhorias feitas aqui no Ferramentas Blog:

Já para barbeiragens, o próprio W3C já trás dicas de como melhor na hora da validação (para o personalizado ele vai avisar que não existe e quem tem algo errado ali). Use estas dicas para melhorar seu código.

Meu Blogger não valida no W3C!

O seu Blogger não valida no W3C pois existem algumas falhas na source do serviço, principalmente se você usa temas antigos.

Muita gente não sabe, porém o Blogger não foi inventado pelo Google e sim inventado pela Pyra Labs em 1999 (nesta época existiam até mesmo planos pagos para o Blogger), apenas em 2003 que o gigante Google comprou deixando ele totalmente grátis.

Acredito que no meio desta transição foi deixado algumas coisas para trás, deixando a source do Blogger com algumas falhas e sujeiras das primeiras versões, o que obriga o uso de diversos HTML personalizados, além de templates padrões do sistema mesmo que contam com centenas de erros na hora de validar.

Não adianta se iludir e pensar, “se é do Google o Google Search vai poder ler meu blog facilmente“, porque você está enganado.
Isso não acontece porque o resultado do Google Search é orgânico e gerado sem interferência direto ou indireta do Google.

Como já disse neste post, a validação não é apenas uma questão de boas práticas, mas sim também uma questão de SEO.

Você que esta no Blogger deve pelo menos evitar erros na validação no sentido de “barbeiragem” como já avia dito. Assim você estará melhorando um pouco sua indexação.

As novas versões de templates lançadas pelo Blogger tiveram algumas melhorias neste sentido também, porém ainda falta muito tornar o código adequado as boas práticas da W3C.

Lembrando sempre que é possível ter um blog de qualidade no Blogger.

Onde posso aprender mais sobre HTML?

A melhor forma de evitar estes erros é o estudo profundo e constante sobre as boas práticas e usos do HTML e XHTML.
Recomendo que vocês estudem estas linguagens nos seguintes sites:

  • W3Schools – O melhor e mais completo website sobre o assunto no mundo, porém em inglês:
  • Maujor – Com certeza o melhor e mais completo na lingua portuguesa:

Em um próximo post pretendo dar algumas dicas de como evitar certos erros causado por “barbeiragem” no XHTML, são erros que vejo acontecendo sempre é que podem ser evitados.

Outras dicas sobre SEO:

FBlogHost - Hospede seu Blog

30 Comentários

  1. Excelente post. No meu blog há 459 erros, só que mais da metade refere-se às variáveis do próprio código do template. Parece que o W3C não aceita o HTML e CSS do Blogger. Além disso, muitos erros provenientes de scripts. Como proceder nesse caso?

    Responder

    • Não é que o W3C não aceita o HTML do Blogger, é que o Blogger que não tem o código adequado as boas práticas como falei no post.

      Estava olhando o seu código, mais da metade dos erros podem ser eliminados.

      Amanhã vai ser publicado um outro post dando dicas de como arrumar essas coisas.
      80% do conteúdo deste post novo, vai servir de ajuda para você resolver esses seus erros…

      Responder

    • Olá, muito bom esse post. Segundo o teste que fiz o meu blog possui 9 erros, contudo nao consegui identificar como resolver isso. Tem pouco tempo que tenho o blog, cerca de 4/5 meses e ja coloquei muitos widgets e coisas la de varios sites, a maioria deles daqui. Espero saber como resolver isso. Abraco.

      Responder

  2. Cláudio muito obrigado pela postagem! Eu fui chegar e acabei descubrindo que meu blog tem pouco mais de 200 erros. Vou esperar a postagem de amanhã para não fazer besteira no HTML do meu blog.

    Responder

  3. @ Claudio o tem padrão do wordpress 3.0 em diante tem só 3 erros é incrível!,porém quando se instala os plugins é gerado vários erros de validação,será que tem como corrigir(é só editar o plugin?) e em sua opinião 56 erros dá para relevar ? rs
    Abraço!

    Responder

    • Então xD, você que tem que saber se quer relevar, porque tipo como eu disse, quanto menos erros tiver, melhor será o funcionamento do seu blog, tanto para navegadores quanto para motores de busca.

      Alguns erros que vi ai no seu blog são fáceis de de arrumar.

      Acontece bastante de plugin vim com erros, porém tem erros ai no seu tema de coisas que você mesmo inseriu.

      Aguarde mais tarde o meu outro post que sai hoje.
      Nele tem dicas de várias coisas que são erros comuns de muita gente aqui.

      Responder

  4. Pow muito bacana essas informações, o Ferramentas tá show ! Amigo gostaria de saber se é também possível instalar no servidor de hospedagem, mais de um blog wordpress.

    Abraços

    Responder

  5. Pingback: Algumas dicas de como validar e corrigir seu Blog no W3C | [ Ferramentas Blog ]

  6. Meu blog encontrou cerca de 102 erros. Nem vou mexer no template atual. Fiz o teste no novo template que estou fazendo e encontrou 76. Vou terminar toda a construção para corrigir.

    Ótimo post Cláudio!

    Responder

  7. Ola,

    Muito bom o post.
    É bom ver que pela internet encontramos informações uteis.

    No meu blog encontrou 160 Errors, 25 avisos. Em geral dos erros me parece muito comum. Mas agora uma pergunta eu queria por tudo correcto mas como é que eu sei de que ficheiro é? Tipo se esta na barra lateral ou no cabeçalho.

    Aguardo uma resposta sua obrigado

    Responder

    • Você precisa analisar onde foi o erro, pegar e verificar em todos os arquivos, alguns podem estar vindo até mesmo de plugins.
      Então tem que sair verificando os IDs e Class dos elementos para achar.

      Responder

  8. Tenho um blog no Blogger e ele tem 110 erros e uma pena que eu não posso contorná-los, pois uma parte esmagadora dos erros são provenientes do código gerado pelo próprio serviço.
    Ainda sobre o Blogger, uma coisa que eu notei foi que blogs com templates desenvolvidos pelos próprios usuários tem muito mais erros do que os padrão do serviço(Awesone inc, Watermark…). Teve um que chegou a ter mais de 400 erros e mais de 200 avisos

    Responder

  9. Claudio,

    Meu blog contem 96 erros ¬¬” é erro que não acaba mais.
    e alguns eu procuro no html e não encontro, mas, o w3c indica que contem erro lá. Como arrumar isso tudo?!

    Abraço

    Responder

  10. No meu blog da blogger, foi acusado apenas 15 erros. Entretando gostaria de saber no que isso pode me prejudicar. Se alguém puder me exclarecer ficarei muito grato. Abraço.

    Responder

    • Paulo,
      Tente ler com atenção esse artigo junto com os outros que foram indicados para ter sua resposta. Está tudo aí no texto, inclusive dando sugestões de como corrigir certos erros.

      Responder

      • Eu lí sim, mas realmente não ví utilidade (minha opinião, desculpe a sinceridade)
        site famosos estão com mais erros que o meu e estão bombando. era só isso. mas valeu.
        grato.

        Responder

        • É possível conviver com alguns erros, problema é não permitir que tenha muitos erros, ainda mais no sentido de semântica.

          Isso pode ser terrível para indexação, além que se existe um orgão responsável para padronizar os websites, significa que é algo importante.

          Além de como eu falei no post, isso ajuda e fazer com que seu website abraça perfeitamente em qualquer navegador.

          Responder

  11. O meu estar com 233 erros mais muitos são de códigos de javascript que foram passado para html, identifiquei aqui, são mais erros em & eo certo sera >.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.