Porto Cai na Rede e como ter um Blog Eficiente

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

PortoCainaRede_thumbPor quê quero ir ao Porto Cai na Rede.
Quando se cria um blog/site o mais importante é ter um conteúdo que atinja seu público alvo de forma eficiente, mas para isso é preciso ter claro quais são seus objetivos e conhecer bem quem é esse público: se quer ter resultados consistentes saiba onde quer chegar – eu quero chegar em Porto de Galinhas. Veremos abaixo um estudo de caso muito interessante e que está acontecendo. Com esse modelo é possível aprender muito em como melhorar seu blog e conquistar espaço na blogosfera e eu posso até conseguir ir para o paraíso.

 

Surgiu há pouco mais de um mês – o blog publicou pela primeira vez no dia 13 de Agosto (2009) – um grande movimento de divulgação e promoção do turismo em Porto de Galinhas (Pernambuco), conhecido como Porto Cai na Rede – http://www.portocainarede.com.br/. Comecei a acompanhar o trabalho pelo Twitter, que tem o perfil @portocainarede, mais como curiosidade e logo percebi que seria algo mais, com promoções para nos levar para essa deslumbrante região do Brasil e um ótimo modelo de estudo para interações de blogs e conteúdo. (veja abaixo como participar da promoção e concorrer a uma vaga nessa viagem)

 

Os responsáveis pelo evento começaram a reunir um grupo de 40 blogueiros de diversos tipos (alguns bem estranhos) e, com artigos bem-humorados e instigantes, chamaram a atenção para o que queriam: Convencer as pessoas de que Porto de Galinhas é uma boa opção para umas férias (veja a foto):

 

porto-de-galinhas

Alguém tem alguma dúvida se é um bom lugar?

 

Então comecei a perceber que este trabalho de promoção do lugar era uma grande fonte de estudo para aprender mais como atuar na internet, como divulgar e atingir objetivos de forma rápida, prática e simples, de modo que qualquer blogueiro, iniciantes e experientes , conseguem ampliar seu público e divulgar de forma eficiente seu conteúdo com custo zero.

 

Este artigo está concorrendo a uma das vagas e preciso de seu voto. Não leva nem 1 minuto pra votar e é o apoio que peço para o meu trabalho aqui na blogosfera.

  • Acesse aqui para votar neste artigo.url_icon

 

São 5 pontos que pude perceber na estratégia do Porto Cai na Rede, aplicável a qualquer nível e nicho, e que vamos analisar aqui para ajudar seu blog a crescer. Já tratamos aqui sobre como divulgar bem seu conteúdo, criar artigos melhores e atingir seu público alvo. Como complemento ao que virá, recomendo que leia também:

 

1. Público alvo bem definido.

O que sempre noto como deficiência da maioria dos blogs é que até escolhem um nicho, um único tema para o blog, mas não conhecem e não têm definido qual seja o público a atingir com o que estão produzindo. Não basta escolher o que se vai tratar e esperar que as pessoas, supostamente interessadas cheguem até sua página.

 

Quando se tem um público bem definido é preciso ir até ele, onde quer quer esteja e interagir com essas pessoas. A internet trata-se de relações entre pessoas e elevou isso a níveis nunca antes sonhados por qualquer outro tipo de mídia.

Foi exatamente isso que a equipe do Porto Cai na Rede percebeu e trabalhou. Perceberam que a interação e a opinião das pessoas era mais relevante que qualquer outra forma de divulgação e trataram de ir atrás daqueles que poderiam ajudar dessa forma. Vamos aprofundar sobre a forma de divulgação no ponto 3 deste artigo, mas já fica claro que só se sabe como divulgar algo quando sabemos quem queremos atingir.

 

2. Parcerias naturais e comprometidas.

Já tratamos sobre isso no artigo “3 Técnicas de Link Building – Gerar links para seu Blog” e de forma indireta no vídeo “3 Dicas para ter um Blog de Qualidade [Vídeo]”. O que é preciso entender aqui é que as parcerias são muito eficientes em gerar tráfego para seu blog quando são naturais, quando complementam o conteúdo de outros blogs do mesmo nicho e são um incentivo que amplia o debate de seu tema escolhido.

 

Pense nos parceiros como seu grupo de amigos, que são aqueles que conhecem seu trabalho e você conhece o deles e interagem uns com os outros se ajudando e complementando mutuamente.

O que pude perceber do Porto Cai na rede é que se cercaram de pessoas interessadas e envolvidas nos objetivos do projeto, já que foram convidados a passar 4 dias maravilhosos no paraíso, mas não só porque ganhavam algo, e sim por este projeto envolver pessoas, promover as relações entre os blogueiros e fortalecer este nicho de mercado como uma fonte confiável, relevante e alternativa às mídias tradicionais.

 

3. Divulgação constante e pontual.

O que mais chamou a minha atenção no projeto Porto Cai na Rede é a forma como insistiram e aproveitaram todo o potencial das relações e parcerias como uma forma eficiente de divulgação. Isso ficou explícito via Twitter que tem se mostrado uma grande ferramenta para essas relações e a velocidade em difundir conteúdos.

O projeto Porto Cai na Rede investiu basicamente em duas formas de divulgação: Blogs parceiros/convidados para publicarem sobre o evento; bem como na ação em massa que o Twitter pode pr
oporcionar. Dedicaram ao máximo nessas formas e tiraram todo o resultado positivo disso.

 

Quando se quer divulgar seu blog, primeiro é importante saber que se divulga conteúdo e é preciso saber onde isso pode ter resultados mais eficientes. Não adianta distribuir links para todos os lugares e em todos os agregadores e ter banners e milhares de blogs falsos parceiros. É preciso saber onde isso é mais eficiente e gerar o tráfego consistente e constante para seu blog.

 

4. Acompanhar e medir resultados.

Se você não sabe acompanhar as estatísticas de seu blog, nem tem o controle de quais são seus melhores artigos e qual o conteúdo atrai mais visitantes, bem como quais são as palavras-chave mais eficientes para seu assunto nos mecanismos de pesquisa, não há como saber se seu blog está atingindo seus objetivos.

Acompanhar e medir os resultados é extremamente importante e é o ponto principal na hora de traçar objetivos e metas para seu blog. Sem esse conhecimento não há como saber se sua forma de atuar atingiu os resultados esperados.

 

Como o Porto Cai na Rede, mesmo sem olharmos dados de visitas e números/gráficos, é possível avaliar bem o resultado simplesmente observando o envolvimento de dezenas de blogs e centenas de pessoas de diversas formas. Avaliar resultados passa também por reconhecer e perceber se sua forma de atuar é relevante e agrega valor para as pessoas à sua volta.

 

5. Inovação Constante.

Esse é o grande segredo de todo o movimento entorno do Porto Cai na Rede. Praticamente essa é a primeira vez que um evento dessa magnitude é feito e está provando ser extremamente eficiente. Se o objetivo era promover Porto de Galinhas como atração turística para o ano todo e como paraíso, essa forma de divulgação tem se mostrado mais eficiente do que tudo o que foi feito antes. Atraiu a atenção de milhares de pessoas e envolveu dezenas delas, e nem acabou ainda.

 

Sua inovação começa na forma de divulgar que evolveu pessoas e a opinião delas, a vontade que todos temos de passar dias em lugares paradisíacos e deslumbrantes e fazer isso lançando mão de tudo o que há de mais novo e eficiente na internet. Não se prenderam aos métodos convencionais e consagrados, mas tiveram a coragem de arriscar e descobrir novas formas de se atingir o mesmo objetivo, mas de forma muito mais eficiente.

 

Assim deve agir seu blog e seu conteúdo. Não é possível ter uma página que se fecha em apenas publicar e esperar resultados mágicos. O trabalho de um blogueiro não é apenas publicar textos. Antes é relacionar-se e compartilhar conhecimento e informação (seja sobre o que for) e ampliar debates. Pense no seu blog como uma plataforma e quais sejam as maneiras de se lançar.

 

Concluindo e explicando mais.

Este meu artigo tem dois objetivos:

1. Participar da promoção do Portal Porto Cai na Rede – http://www.portocainarede.com.br/ – que já escolheu 40 blogueiros para o evento e ainda vão levar mais outros 5, e eu quero ser um deles. Para saber mais leia: Os 5 Finais – Promoção.
2. E mostrar como boas idéias e trabalho sério dão resultados eficientes.

 

05FINAIS Eu quero muito ir para Porto de Galinhas e compartilhar com esses outros 40 Blogueiros de dias de convivência, aprendizado e muito sossego no paraíso. Como este é um blog para ajudar blogueiros, não poderia escrever sobre o tema de outra forma e sem parecer invasivo, mudando o sentido de meu trabalho. Espero que estas análises ajudem você a melhor seu blog e me ajude a ir para Porto de Galinhas.

 

Não há segredo para se ter resultados positivos na blogosfera e nem é impossível para ninguém. Manter um blog e atingir objetivos certos qualquer um que se dedicar consegue, pois este é um espaço democrático e igual. Todos começam no mesmo nível. Até já tratei sobre isso em outro estudo de caso que vale como complemento para esse artigo:

 

Artigos Complementares:

 

Imagens do portal e blog do Porto Cai na Rede.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

1 Comentário

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.