Porto Cai na Rede e como ter um Blog Eficiente

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

PortoCainaRede_thumbPor quê quero ir ao Porto Cai na Rede.
Quando se cria um blog/site o mais importante é ter um conteúdo que atinja seu público alvo de forma eficiente, mas para isso é preciso ter claro quais são seus objetivos e conhecer bem quem é esse público: se quer ter resultados consistentes saiba onde quer chegar – eu quero chegar em Porto de Galinhas. Veremos abaixo um estudo de caso muito interessante e que está acontecendo. Com esse modelo é possível aprender muito em como melhorar seu blog e conquistar espaço na blogosfera e eu posso até conseguir ir para o paraíso.

 

Surgiu há pouco mais de um mês – o blog publicou pela primeira vez no dia 13 de Agosto (2009) – um grande movimento de divulgação e promoção do turismo em Porto de Galinhas (Pernambuco), conhecido como Porto Cai na Rede – http://www.portocainarede.com.br/. Comecei a acompanhar o trabalho pelo Twitter, que tem o perfil @portocainarede, mais como curiosidade e logo percebi que seria algo mais, com promoções para nos levar para essa deslumbrante região do Brasil e um ótimo modelo de estudo para interações de blogs e conteúdo. (veja abaixo como participar da promoção e concorrer a uma vaga nessa viagem)

 

Os responsáveis pelo evento começaram a reunir um grupo de 40 blogueiros de diversos tipos (alguns bem estranhos) e, com artigos bem-humorados e instigantes, chamaram a atenção para o que queriam: Convencer as pessoas de que Porto de Galinhas é uma boa opção para umas férias (veja a foto):

 

porto-de-galinhas

Alguém tem alguma dúvida se é um bom lugar?

 

Então comecei a perceber que este trabalho de promoção do lugar era uma grande fonte de estudo para aprender mais como atuar na internet, como divulgar e atingir objetivos de forma rápida, prática e simples, de modo que qualquer blogueiro, iniciantes e experientes , conseguem ampliar seu público e divulgar de forma eficiente seu conteúdo com custo zero.

 

Este artigo está concorrendo a uma das vagas e preciso de seu voto. Não leva nem 1 minuto pra votar e é o apoio que peço para o meu trabalho aqui na blogosfera.

  • Acesse aqui para votar neste artigo.url_icon

 

São 5 pontos que pude perceber na estratégia do Porto Cai na Rede, aplicável a qualquer nível e nicho, e que vamos analisar aqui para ajudar seu blog a crescer. Já tratamos aqui sobre como divulgar bem seu conteúdo, criar artigos melhores e atingir seu público alvo. Como complemento ao que virá, recomendo que leia também:

 

1. Público alvo bem definido.

O que sempre noto como deficiência da maioria dos blogs é que até escolhem um nicho, um único tema para o blog, mas não conhecem e não têm definido qual seja o público a atingir com o que estão produzindo. Não basta escolher o que se vai tratar e esperar que as pessoas, supostamente interessadas cheguem até sua página.

 

Quando se tem um público bem definido é preciso ir até ele, onde quer quer esteja e interagir com essas pessoas. A internet trata-se de relações entre pessoas e elevou isso a níveis nunca antes sonhados por qualquer outro tipo de mídia.

Foi exatamente isso que a equipe do Porto Cai na Rede percebeu e trabalhou. Perceberam que a interação e a opinião das pessoas era mais relevante que qualquer outra forma de divulgação e trataram de ir atrás daqueles que poderiam ajudar dessa forma. Vamos aprofundar sobre a forma de divulgação no ponto 3 deste artigo, mas já fica claro que só se sabe como divulgar algo quando sabemos quem queremos atingir.

 

2. Parcerias naturais e comprometidas.

Já tratamos sobre isso no artigo “3 Técnicas de Link Building – Gerar links para seu Blog” e de forma indireta no vídeo “3 Dicas para ter um Blog de Qualidade [Vídeo]”. O que é preciso entender aqui é que as parcerias são muito eficientes em gerar tráfego para seu blog quando são naturais, quando complementam o conteúdo de outros blogs do mesmo nicho e são um incentivo que amplia o debate de seu tema escolhido.

 

Pense nos parceiros como seu grupo de amigos, que são aqueles que conhecem seu trabalho e você conhece o deles e interagem uns com os outros se ajudando e complementando mutuamente.

O que pude perceber do Porto Cai na rede é que se cercaram de pessoas interessadas e envolvidas nos objetivos do projeto, já que foram convidados a passar 4 dias maravilhosos no paraíso, mas não só porque ganhavam algo, e sim por este projeto envolver pessoas, promover as relações entre os blogueiros e fortalecer este nicho de mercado como uma fonte confiável, relevante e alternativa às mídias tradicionais.

 

3. Divulgação constante e pontual.

O que mais chamou a minha atenção no projeto Porto Cai na Rede é a forma como insistiram e aproveitaram todo o potencial das relações e parcerias como uma forma eficiente de divulgação. Isso ficou explícito via Twitter que tem se mostrado uma grande ferramenta para essas relações e a velocidade em difundir conteúdos.

O projeto Porto Cai na Rede investiu basicamente em duas formas de divulgação: Blogs parceiros/convidados para publicarem sobre o evento; bem como na ação em massa que o Twitter pode pr
oporcionar. Dedicaram ao máximo nessas formas e tiraram todo o resultado positivo disso.

 

Quando se quer divulgar seu blog, primeiro é importante saber que se divulga conteúdo e é preciso saber onde isso pode ter resultados mais eficientes. Não adianta distribuir links para todos os lugares e em todos os agregadores e ter banners e milhares de blogs falsos parceiros. É preciso saber onde isso é mais eficiente e gerar o tráfego consistente e constante para seu blog.

 

4. Acompanhar e medir resultados.

Se você não sabe acompanhar as estatísticas de seu blog, nem tem o controle de quais são seus melhores artigos e qual o conteúdo atrai mais visitantes, bem como quais são as palavras-chave mais eficientes para seu assunto nos mecanismos de pesquisa, não há como saber se seu blog está atingindo seus objetivos.

Acompanhar e medir os resultados é extremamente importante e é o ponto principal na hora de traçar objetivos e metas para seu blog. Sem esse conhecimento não há como saber se sua forma de atuar atingiu os resultados esperados.

 

Como o Porto Cai na Rede, mesmo sem olharmos dados de visitas e números/gráficos, é possível avaliar bem o resultado simplesmente observando o envolvimento de dezenas de blogs e centenas de pessoas de diversas formas. Avaliar resultados passa também por reconhecer e perceber se sua forma de atuar é relevante e agrega valor para as pessoas à sua volta.

 

5. Inovação Constante.

Esse é o grande segredo de todo o movimento entorno do Porto Cai na Rede. Praticamente essa é a primeira vez que um evento dessa magnitude é feito e está provando ser extremamente eficiente. Se o objetivo era promover Porto de Galinhas como atração turística para o ano todo e como paraíso, essa forma de divulgação tem se mostrado mais eficiente do que tudo o que foi feito antes. Atraiu a atenção de milhares de pessoas e envolveu dezenas delas, e nem acabou ainda.

 

Sua inovação começa na forma de divulgar que evolveu pessoas e a opinião delas, a vontade que todos temos de passar dias em lugares paradisíacos e deslumbrantes e fazer isso lançando mão de tudo o que há de mais novo e eficiente na internet. Não se prenderam aos métodos convencionais e consagrados, mas tiveram a coragem de arriscar e descobrir novas formas de se atingir o mesmo objetivo, mas de forma muito mais eficiente.

 

Assim deve agir seu blog e seu conteúdo. Não é possível ter uma página que se fecha em apenas publicar e esperar resultados mágicos. O trabalho de um blogueiro não é apenas publicar textos. Antes é relacionar-se e compartilhar conhecimento e informação (seja sobre o que for) e ampliar debates. Pense no seu blog como uma plataforma e quais sejam as maneiras de se lançar.

 

Concluindo e explicando mais.

Este meu artigo tem dois objetivos:

1. Participar da promoção do Portal Porto Cai na Rede – http://www.portocainarede.com.br/ – que já escolheu 40 blogueiros para o evento e ainda vão levar mais outros 5, e eu quero ser um deles. Para saber mais leia: Os 5 Finais – Promoção.
2. E mostrar como boas idéias e trabalho sério dão resultados eficientes.

 

05FINAIS Eu quero muito ir para Porto de Galinhas e compartilhar com esses outros 40 Blogueiros de dias de convivência, aprendizado e muito sossego no paraíso. Como este é um blog para ajudar blogueiros, não poderia escrever sobre o tema de outra forma e sem parecer invasivo, mudando o sentido de meu trabalho. Espero que estas análises ajudem você a melhor seu blog e me ajude a ir para Porto de Galinhas.

 

Não há segredo para se ter resultados positivos na blogosfera e nem é impossível para ninguém. Manter um blog e atingir objetivos certos qualquer um que se dedicar consegue, pois este é um espaço democrático e igual. Todos começam no mesmo nível. Até já tratei sobre isso em outro estudo de caso que vale como complemento para esse artigo:

 

Artigos Complementares:

 

Imagens do portal e blog do Porto Cai na Rede.

.

1 Comentário

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.