Preparando artigos com antecedência

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

calendario-dias-postagens Um blog é feito de conteúdo #fato. E o grande desafio de todo blogueiro é manter o blog sempre atualizado com postagens novas e originais. O que faz muitos se perderem é a falta de uma organização mínima e de critérios na hora de elaborar e criar suas postagens. É possível preparar artigos com antecedência e programar essas postagens, aliviando o trabalho diário e fazendo a escrita fluir melhor. Veja uma ótima técnica de criação de conteúdo antecipadamente, que pode salvar o seu blog do ostracismo.

Esse é um artigo rápido e objetivo, mas que vai salvar a vida de muito blogueiro desorganizado ou que tenha pouco tempo para se dedicar ao blog. Vamos ver uma técnica que uso a muito tempo para criar e programar postagens, ajudando a ganhar tempo no desenvolvimento de seu blog.

É indispensável ler esses dois artigos que seguem. O primeiro é uma técnica que vai te ajudar a pesquisar mais rapidamente para seus artigos e te ajudar a ter idéias para centenas de artigos. O segundo texto é ensinando como programar postagens para datas futuras e deixar seu blog no modo automático:

Escrevendo antecipadamente.

Com a possibilidade de se programar as postagens para serem publicadas automaticamente em seu blog e, se você seguir as dicas do Mapa de Idéias, poderá facilmente escrever centenas e dezenas de artigos e, com isso, ter mais tempo livre e manter o seu blog sempre cheio de conteúdo e atualizado diariamente. Mas para isso dar certo é preciso um mínimo de organização e é essa a dica, a técnica que vou mostrar agora.

Vamos tomar uma semana, 7 dias como parâmetro:

A proposta é escrever todos os dias ao menos 2 artigos – dois artigos todos os dias e programar para serem publicados em dias posteriores. Se você começar isso numa segunda feira, como faremos no exemplo abaixo, isso significará conteúdo para 14 dias seguidos, dedicando-se apenas em 7. Veja:

Segunda-feira (Dia 1) = Escreva dois artigos, que chamaremos de Post1 e Post2. Publique o Post1 na segunda e programe o Post2 para terça-feira (que será o Dia 2). Assim a segunda e terça já terão artigos prontos.

Terça-feira (Dia 2) = Escreva mais dois artigos: Post3 e Post4. Programe o Post3 para quarta-feira (que será o Dia 3) e programe o Pos4 para a quinta-feira (Dia 4).

Quarta-feira (Dia 3) = Você, mais uma vez, escreverá outros dois novos artigos: o Post5 e o Post6. Estes serão programados para serem publicados, respectivamente, na sexta (Dia 5) e no sábado (Dia 6).

Quinta-feira (Dia 4) = Outros dois novos artigos: Post7 e post8 – programados para um no Domingo (Dia 7) e um na segunda (Dia 8). Nesse ponto você já tem 5 dias de vantagem. Mas é momento de persistência para colher frutos mais duradouros.

Sexta-feira (Dia 5) = Mais uma vez dedique tempo para escrever dois novos textos: Post9 e Post10. Programando cada um deles para a terça (Dia 9) e quarta (Dia 10).

Sábado (Dia 6) = É final de semana, mas não é momento para relaxar totalmente. Pense a longo prazo. Então escreva mais dois artigos, como já fez nos dias anteriores. Programe estes para quinta (Dia 11) e sexta (Dia 12).

Domingo (Dia 7) = Uma semana de dedicação vai valer a pena. Será preciso escrever apenas mais dois artigos: Post13 e Post14. Como já fez antes, estes serão programados para o sábado (Dia 13) e o Domingo seguinte (Dia 14). Nesse pronto você ganhou uma semana de vantagem e seu blog será atualizado sozinho.

calendario-posts

Foram 14 dias de blogagem (acho q essa palavra não existe) em apenas 7 dias de dedicação.

Se você se dedicar mais um pouco, digamos que faça esse exercício por 15 dias seguidos, sem saltar nenhum, você terá postagens para 30 dias seguidos. e se fizer o mesmo por 30 dias ininterruptos, isso vai significar uma produção de 60 artigos.

Caso você consiga escrever mais de dois artigos diariamente, não tome isso como vantagem para relaxar no dia seguinte. Cada dia você escreverá no mínimo dois e tome os dias que escrever mais como uma forma de diminuir o ritmo no futuro, quando for fazer uma viagem ou tiver muito trabalho e/ou outros imprevistos. Manter uma rotina vai te ajudar a estar sempre criativo e interligando seu conteúdo. Ganhará tempo para pesquisar, divulgar seu blog e interagir com seus visitantes.

.

10 Comentários

  1. Aff! Eu confesso que acho esses métodos de atualização um porre. Se eu tiver que seguir algum tipo de regra para atualizar meu blog prefiro não blogar nunca mais, é broxante!

    Responder

  2. @Helen Fernanda,

    hehehe…
    Não precisa fazer isso como uma "regra", mas como uma menira de ganhar tempo e ter critérios.
    Algumas pessoas precisam de um mínimo de organização. Vejo que tem muitos blogueiros se perdendo e não conseguindo manter o blog atualizado justamente por deixar para a "última hora" sempre.

    Mas cada um cria seu melhor jeito.

    Responder

  3. @Marcos Lemos, exatamente. Cada um tem que escolher o que melhor se adapta ao seu perfil. Eu funciono melhor no modo espontâneo, mas tem gente que rende mais seguindo algum método. =)

    Responder

  4. Olá caro Lemos, tenho acompanhado seu blog com muito afinco de quem almeja aprender smepre, e a cada postagem posso acompanhar o grau de empenho que você dispensa sobre cada tópico abordado, antes do mais, estou lhe parabenizando mais uma vez. – A ideia de postar algo com programação, é uma boa para blogs com conteúdo que não abordam temas com validade pequena, com por ex. o seu blog, pois sempre vai haver pessoas interessadas em aprender qualquer um dos seu artigos; infelizmente não podemos programar publicações em blogs altamente dinâmicos, como os de noticias (real time) , meso assim, é sempre uma boa dica. Forte abraço. William Douglas – Web Analytics.

    Responder

  5. Se programar para fazer artigos assim, realmente só funcionam para blogs de nicho. Um blog pessoal, se não for para artigos como "fail images" e coisas do tipo. Realmente não funcionam para blogs pessoais, afinal geralmente se fala sobre assuntos do momento, ou acontecimentos da sua vida que ocorreram no dia.

    Responder

  6. A organização é fundamental, mas cada um segue de acordo com a sua maneira de ser. às vezes um "desorganizado" rende muito mais do que um "organizado"

    Responder

  7. Achei interessante organizar dessa forma, já estou começando assim e é um pouco dificl…Mas é vantajoso mesmo!Vale a pena se tiver idéias interessante, ne…bjs

    Responder

  8. Mas e no caso de quem trabalha com um blog de notícias, que diariamente tem que estar atualizado com as notícias.

    Não teria como eu programar a morte de Michael Jackson por exemplo, esse são fatos inesperáveis, por isso que mesmo eu programando postagens ainda sim teria que improvisar, certo?

    Muito Bom seu blog, como posso dizer… suas dicas são indispensáveis!
    Abraço,
    Josué

    Ah, ficou muito bom também o FBlog Host.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.