Problemas no upload de imagens e vídeos do Blogger: Uma solução

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A equipe do Blogger confirmou pelo Twitter (hoje, 22/jun/2011) o que muitos usuários já estão relatando: há algum problema no editor de postagens do painel de controle que impede a inserção de imagens e vídeos nos artigos. Eles ainda não sabem a causa, mas é um problema que pode ser contornado facilmente até que tudo volte ao normal. Isso só está afetando a criação de novas postagens, mas também está impedindo o uso de imagens que já estão salvas no PicasaWeb.

Atualização: A equipe do Blogger já conseguiu solucionar o problema descrito abaixo. Mas recomendo que leia para ver como evitar esse problema futuramente e saber como pode ser contornado.

O comunicado da equipe do Blogger só veio depois de várias reclamações dos usuários do serviço nos fóruns e no Twitter, conforme você pode conferir na tradução (livre) abaixo da postagem do Known Issues for Blogger:

“Estamos investigando solicitação de usuários sobre não ser possível fazer upload de imagens no editor de postagens. Daremos satisfação assim que soubermos de algo.”

Ao clicar no ícone de inserir imagem do editor de posts, você pode escolher uma imagem do seu PC ou que já foi usada e está no álbum do PicasaWeb. Mas nenhum dos dois está funcionando. Você carrega a imagem, mas na hora de clicar para adicionar a imagem selecionada, nada acontece.

Mas, com a ajuda de uma de nossas seguidores no Twitter, a Mariana Sete (@MarianaSete), descobri que é possível contornar esse problema apenas mudando o tipo de editor de postagens do Blogger.

Para quem não sabe, há no Blogger 3 versões do editor de posts e podemos escolher qual o melhor para o seu caso. Se você mudar para o editor antigo, o upload de imagens volta a funcionar sem problema algum.

Para fazer isso, basta clicar no menu “Detalhes” (“Configurações”) ~> “Básico”, role a página até achar as opções que dizem “Configurações Globais”, como ilustra a imagem abaixo:

Então é só selecionar a opção “Editor antigo”, salvar as mudanças nas configurações e voltar ao editor de postagens do Blogger para poder novamente fazer upload de imagens e vídeo, sem problema algum mais.

.

12 Comentários

  1. Eu consegui pelo editor atualizado mesmo. para enviar as imagem eu cliquei no modo HTML do campo de postagem e depois voltava pra o campo ESCREVER e ajeitava as fotos.

    Bjos

    Responder

  2. Boa dica para quem usa o editor do próprio blogger.
    Eu utilizo o Windows Live Writer para criar meus artigos e não encontro problemas com imagens ou vídeos. Tudo está funcionando numa boa. Aliás, passei a usar o Writer após ler sobre esta ferramenta super fácil de configurar e usar, aqui no [Ferramentas Blog].

    Bom trabalho, Marcos.

    Abraço.

    Responder

  3. será que existe algum programa que faça uploads de imagens para o blogger, sem ser o picasa desktop? me refiro a algo parecido com o file & image uploader, ou o 4shared desktop, se existir tal programa ficaria muito feliz e saber qual é, afinal upar muitas imagens pelo editor do blogger é um saco, bem como pelo picasa.

    Responder

  4. Tenho uma dúvida que não encontro esclarecimento em lugar nenhum.
    Bom a minha dúvida é a seguinte.
    Para onde vão os upload de videos no blogger?
    bom no caso de imagens, vão para albuns do picassawebgooge. e da pra gerencialas. mas e os videos? como exclui-los depois? se aluem puder me ajudar agradeço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.