#1 Projeto: Blog – Introdução ao início do Projeto

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Sempre quisemos ajudar as pessoas a desenvolverem um blog de qualidade, mas nunca mostramos um passo a passo completo de como são todas as etapas de seu criar um blog. O que queremos com essa séria de vídeos é justamente ilustrar com um exemplo real, como é empreender na internet. O Marcos Lemos, editor chefe do [ Ferramentas Blog ] está criando um novo projeto pessoal e vai mostrar tudo o que acontecerá, “em tempo real”, com esse novo projeto. Será um “diário” de um novo Blog.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

A ideia dessa sequência de vídeos, é mostrar como um blog nasce, cresce e se desenvolve, dando certo ou errado, servindo de modelo para outros blogueiros, em como podemos manter nossos projetos.

Muito mais do que um simples tutorial ou uma sequência de dicas, o Marcos Lemos mostrará como um blog real, verdadeiro, que ele está criando, pode ser mantido. Ele vai mostrar todas as etapas do projeto à medida em que o seu próprio projeto for se desenvolvendo e você poderá acompanhar tudo e ainda tirar suas dúvidas.

O primeiro vídeo da série é uma introdução explicando o que e como será feito.

Esta série não tem um limite de vídeos e foi baseada na ideia do Jonny Ken (Diário de um projeto) – criador do Migre.me e de muitos outros projetos na internet. Ele tentou fazer uma série de vídeo para um modelo de projeto de aplicativo para Twitter.

Seguindo essa mesma ideia, queremos fazer uma espécie de “diário” sobre a vida de um Blog e tudo o que se passa ao criarmos algo novo, começando do zero.

Para acompanhar as atualizações, recomendamos que assine nosso canal no Youtube, curta nossa página no Facebook, nos siga no Twitter. Também vamos publicar um artigo novo junto a cada vídeo da série. Então, quem acompanha o Blog por Feed ou Newsletter também receberá as atualizações.

Aproveite para dizer o que achou dessa ideia, mande suas sugestões e dúvidas que tentaremos tratar da melhor forma possível em nossos vídeos. Comente aqui abaixo.

22 Comentários

  1. Excelente iniciativa, que, tenho certeza, irá ajudar muitos blogueiros que estão tentando iniciar um projeto, que é o meu caso. Venho estudando, “garimpando” informações, assistindo palestras… Confesso que não é nada fácil, mas não vou desistir. Portanto, parabéns pelo projeto.

    Responder

  2. O Ferramentas Blog está ficando cada vez melhor e esse novo projeto com certeza vai ser útil não só para quem está querendo montar um blog agora, mas também para nós que já temos pois assim poderemos ver alguns erros e acertos que tivemos quando montamos nosso projeto.

    Parabéns pela iniciativa e com certeza irei acompanhar essa série de vídeos.

    Responder

  3. Olá Marcos, tudo bem? Tenho certeza que essa série ajudará milhares de novos blogueiros que estão perdidos e muitas vezes iludidos com blogs e empreendimento on-line.

    Parabéns pela iniciativa e desejo sucesso com o projeto.

    Estarei acompanhando e divulgando em minhas redes!

    Abraço.

    Responder

  4. Olá Marcos!

    Gostei da ideia e estarei acompanhando.

    Mesmo com a comodidade que temos de buscar facilmente conteúdo para criar/administrar e manter um blog, nem sempre encontramos o que queremos ou quando encontramos, foge uma pouco da compreensão, por ser um usuário iniciante.

    A blogosfera conta com milhares de artigos, vários e-books, e, as vezes, acaba atrapalhando para quem está dando início a um blog. As vezes, várias opiniões geram muitas dúvidas.

    Um projeto documentado em vídeo, como este, é uma ótima ferramenta de seguir um passo a passo qualitativo, com paciência e sem medo, no desenvolvimento de um blog.

    Espero aprender um pouco mais durante esse projeto.

    Desejo sucesso.

    Abraço!

    Responder

  5. Boa idéia! A minha sugestão é que vocês dêem o máximo de informações sobre como tornar um blog conhecido. Seria muito bom se existisse na internet o mesmo que há na telefonia: um grande guia, em que os sites e blogs ficariam agrupados por categorias. Não creio que isto seja impossível. Se é possível, por que não existe ainda? Todo site ou blog deveria ter o direito de constar deste guia. Talvez no futuro ele venha a existir.

    Responder

  6. Marcos, conheci o teu trabalho (via pesquisa google)no primeiro semestre deste ano de 2012. Vocé é uma pessoa impar ou “iluminado” para os internautas iniciantes, principalmente. As tuas orientações vão ao encontro da ética aos direitos autorais e deveres de cada cidadão para o bem comum universal. Realmente ler tutoriais sem ver a dinâmica do clique aqui e clique ali em “tempo real”, é desanimador… para quem deseja, como eu, fazer um trabalho de crédibilidade, tanto pessoal como para aqueles que queiram deleitar-se no mundo virtual.
    Moço bonito, das ações boas, belas e verdadeiras vá em frente.
    Parabéns pela iniciativa.

    Responder

  7. Pingback: #2 Projeto: Blog - Preparando os alicerces de um Blog - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: #3 Projeto: Blog - Conteúdo e detalhes de um Blog - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  9. Achei o máximo! Pois assim você poderá dar uma feedback aos leitores conforme as dúvidas e comentários no final de cada vídeo aula ou artigo. Pena que muitas pessoas não entendem direito e ficam acanhadas em perguntar ou comentar.
    Eu mesmo tenho um blog doente que não vai nem a pau e preciso direto e reto de consultas e dicas com os Doutores bloguers, Já tem mais um paciente, para tratar.

    Responder

  10. Pingback: #4 Projeto: Blog - SEO de configurações gerais - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  11. Pingback: #5 Projeto: Blog - Revelando o segredo e outras considerações - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  12. Quero aprender como montar um blog, e trabalhar com isso. É possível?
    Vejo que você é uma pessoa séria, não é igual as outras pessoas picaretas.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.