bloqueando Ctrl+C e Ctrl+V: Protegendo o conteúdo do blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Proteger_Pastas Essa é outra recomendação que encontrei no Dicas para Blog e que considero muito útil para quem tem um blog onde publica textos de autoria pessoal e não quer correr o risco ou facilitar para os plagiadores. É possível desabilitar a marcação de textos e o uso do “copiar e colar” (Ctrl+C e Ctrl+V) na sua página de blog.

É um procedimento muito simples e não requer mais do que uma simples edição do HTML do seu blog. Eu tenho um blog onde publico meus textos e não quero que outro com um único clique de marcar o texto e copiar, roube as minhas idéias.

Claro que existem outras maneiras de copiar o texto de um site, mesmo usando o mecanismo q vou ensinar aqui, mas ao menos podemos dificultar a vida de quem quer fazer o mesmo.

Vamos ao código de proteção de textos e imagens:

1. Abra em “Layout” no editor do seu blog e clique depois em “Editar HTML”.
2. Na janela onde está o código para editar o modelo, encontre a linha “<head>”.
3. Logo abaixo dela, cole o seguinte código:

<script language='JavaScript1.2'>
function disableselect(e){
return false
}
function reEnable(){
return true
}
//if IE4+
document.onselectstart=new Function (&quot;return false&quot;)
//if NS6
if (window.sidebar){
document.onmousedown=disableselect
document.onclick=reEnable
}
</script>

4. Clique em “SALVAR MODELO” e pronto. verifique se está funcionando.

Super simples e prático… Quando quiser desabilitar, basta deletar este código. Até onde sei, funciona em todo tipo de template e tb em sites.

.

31 Comentários

  1. Olá Marcos…
    Infelizmente esse código só bloqueou o Firefox, e os outros navegadores? É assim mesmo?
    Help me…

    Responder

  2. Roberta,
    esse código se trata de um script. Se no navegador estiver desabilitado para executar alguns tipos de script, a pessoas conseguirá marcar o conteúdo do site e o código perde função. Por isso que em sua máquino o IE deve estar com os scripts desabilitados e no FFx estão habilitados!

    Responder

  3. Muito Interresante, a tempos procuro, uma manha assim, esse]a manha é mais interresante pra quem precisa mesmo a proteção de direitos autorais como escritores…

    A cada vez mais, vc reuni infos de outros blogs e junta tudo no seu, por isso, quando eu preciso alguma “MANHA” pro meu blog, procuro aki…
    Vlw Ai Marcos Lemos!!

    Responder

  4. Muito Bom suas dicas passo horas no seu blog!
    Um dos melhores pra valer tu e o Inho da comunidade Blog Brasil.
    Vocês arrazam!

    Responder

  5. Dj Sany,

    esse script funciona perfeitamente em qualquer navegador. Mas lembre-se, por se tratar de um script, se a função de ler esses scripts estiver desativada no navegador, aí não vai funcionar mesmo…

    Responder

  6. Marcos como sempre teu site muitíssimo útil. Isso preserva um pouco e em parte os direitos de quem se esforça para escrever algo novo.
    E de certa forma, se for o caso, caso o texto seja muito bom e alguém queira utilizá-lo, pode solicitá-lo via email. E Utilizá-lo citando a fonte.

    Responder

  7. Funciona perfeitamente. Seu blog é sempre muito útil. Já utilizo esse hack há algum tempo… Tenho uma pergunta, no Firefox esse hack funciona tão bem que bloqueia até o campo de pesquisa e o de assinar feed, daí a pessoa tem que apertar com o botão direito primeiro aí sim habilita o campo. uhaeuaeh Isso não acontece no IE.

    No IE ele trava apenas o conteúdo, mas o campo de pesquisa e de assinar feed funcionam normalmente. Você sabe se tem como arrumar isso? Dá uma passada no meu blog pra entender o que digo (www.infopix.net).

    Abraço!

    Responder

  8. Otto,

    eu não sei explicar pq acontece isso. No meu FF não acontece isso não…
    Precisa ver as configurações de Java do navegador e essas coisas, mas não sei como pode resolver aí.

    Responder

  9. caranba muito show deu certinho agora ta tudo protegido pow galera entrem la no meu blog e so de animes mesmo e narutoninja2000.blogspot.com

    Responder

  10. "esse script funciona perfeitamente em qualquer navegador. Mas lembre-se, por se tratar de um script, se a função de ler esses scripts estiver desativada no navegador, aí não vai funcionar mesmo…"

    Então basta que o internauta desabilite essa função de ler scripts e poderá fazer cópia. De nada adiantaria funcionar só no meu navegador, já que a decisão de fazer cópias de mim mesmo é, óbvio, só minha, e eu não tenmho interesse de me copiar. Vai funcionar apenas em navegadores de internautas muito inexperientes…

    Todavia, as dicas são interessantes!

    abçs

    Responder

  11. Muito show. Bravíssimo. Excelente. Tenho um blog chamado zeroacidentes e as postagens são escritas por mim. Apesar de ter pouco tempo devido ao trabalho,todo o aprendizado está postado lá.
    A autenticidade está segura.

    Responder

  12. Eu jah inseri em meu novo blog essa opção, mas num foi o do seu blog, foi um que encontrei em outro blog, tipo bloquiou o texto em todos navegadores, mais no crhome as imagens podem ser copiadas facilmente…. Aí veio uma idea na minha kbça… é a coisa mais simples copiar noticia de um blog com o botão direito bloquiado… é só vc clicar no feed e pronto não adianta nada … vc bloquear… Agora agente vai ter que descobrir um código que bloqueie o Feed também, ou então não utiliza-lo…
    vlw

    Responder

  13. Pingback: Assuntos importantes – TUb Ferramentas Parte 3 | [ Ferramentas Blog ]

  14. Obrigada. Eu já não aguentava mais a clonagem. Ridículo como não se pode mais ter idéias sem ser plagiadas. Ser copiado pode parecer legal para algumas pessoas que acham que estão sendo admiradas. Mas, no meu caso que é um negócio comercial virou uma obssessão. Eu não posso mudar uma vírgula parece que me vigiam 24 hs por dia estou ficando maluca. Eu dou um tempo e espero meses para ver se me esquecem, aí eu passo um tempão criando planejando quando faço as mudanças, diversifico, crio coisas inusitadas originais, no mesmo dia vou ver tá igualzinho!!
    Criei outro blog para ver se desencanava, mas, não adianta incluiu o nome do novo blog no site e somou com o outro tá uma coisa de louco.
    Parece stalker. Por isso eu NUNCA coloco dados pessoais nem endereço etc.
    Valeu mesmo gente. Esse site do Marcos Lemos é 10.

    Responder

  15. Sabe, foi ótimo encontrar esse artigo, eu te acompanho mas não tinha visto esse…

    Ta uma onda de meninas que estão pegando um post de cada blog e colocando como se fosse delas… em uma semana pegamos 2 com conteúdos de várias blogueiras. Mesmo sabendo que o “Google Panda” pegaria pesado nisso, parece que ta meio lento os robots…

    Gostei da dica e já fiz no meu!
    Divulgando na rede!
    Abraços

    Responder

  16. Olá marcos, coloquei o código deu certo, ele não deixa copiar mas ele não deixa também a pessoa pesquisar o blog, alterar o idioma nem me enviar uma mensagem no contato. Como alterar isso? Obrigada

    Responder

  17. Isso é uma tremenda idiotice, é como tentar censurar a internet, justamente a web cresceu astronomicamente por causa da gratuidade e acessibilidade total, querer impedir a cópia do conteúdo do site, que na maioria das vezes já é cópia de outros, é uma tremenda babaquice, na minha opinião, fora que burlar essa “trava” é facílimo, qualquer um pode colocar no Google e ler como se faz. Quem realmente é original e cria seus Blogs do zero tem que pedir às pessoas para citar suas publicações, só isso, impedir cópia é infantilidade, se eu me deparo com uma idiotice dessa eu nem volto a visitar o blog, pois atrapalha as minhas pesquisas, muitas vezes só quero me certificar se aquilo é verdade, vc usa o Ctrl C e CRTL V para fazer buscas, mas se vc não consegue copiar, então tem alguma coisa errada com o blog que deve estar escondendo algo, coisa de bundão.

    Responder

    • Carlos,

      não podemos esquecer que há direitos autorais em muita coisa que é produzida, mesmo que esteja disponível gratuitamente. É errado copiar. E é direito de quem criou querer impedir a cópia.
      Se o que as pessoas encontram é gratuita, por que duplicar o conteúdo de outra pessoa? Se gostou, indique o link, sem copiar o conteúdo.

      Responder

  18. Já tinha ouvido falar que era possível bloquear o Ctrl C / Ctrl V mas não sabia como. Não é justo passar horas ou até dias criando um conteúdo para o site e simplesmente vir um espertinho e copiar. Agora sim, bloqueio neles!! Valeu!

    Responder

  19. É mais prático e ético incentivar que as pessoas deixem os devidos créditos do autor ao copiar um conteúdo, ao invés de tentar impedir a cópia do mesmo, sendo que burlar esse bloqueio é bastante fácil.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.