Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org?!

Apesar de serem plataformas bastantes distintas, muitos usuários acabam confundindo as duas ferramentas de blogagem como uma só, o que na verdade é um grande erro.

Você deve entender que o WordPress.com e o WordPress.org tem características muito diferentes e que cada uma possuem suas vantagem como também suas desvantagens. Neste post você vai entender um pouco mais sobre ambas as plataformas e decidir qual a melhor para você e para o seu blog.

WordPress.com

Digamos ser uma plataforma bem simples, possuidora de poucos recursos e bem limitados. No WordPress.com você pode por exemplo criar um blog com o domínio padrão seublog.wordpress.com, mas também pode optar assim como o blogger pela compra de um domínio próprio.

Você também estará limitado a customização do tema do seu blog, já que a plataforma não permite a utilização de CSS ou de JavaScript por exemplo, a não ser que você adquira uma conta premium para realizar alguns upgrades tanto na personalização do tema como no aumento de espaço de alguns recursos nativos da plataforma.

Claro que o serviço possui alguns pontos positivos: como o fato de você não precisa ter nenhum tipo de gasto financeiro para manter o seu blog (a não ser que você resolva comprar um domínio ou fazer um upgrade na conta) já que o blog será hospedado em um servidor gratuito e estável, também não é necessário um conhecimento técnico avançado já que a própria plataforma se encarregará de cuidar da segurança e configurações internas do seu blog (como as atualizações e algumas configurações automáticas por exemplo).

WordPress.org

O WordPress.org sempre foi um serviço bastante elogiado por várias pessoas já que possui recursos de extrema qualidade e bem profissionais.

Para manter um blog no WordPress.org será necessário que você pague uma quantia mensal ou anual dependendo do servidor escolhido para hospedagem do seu blog, além do registro orbigatório de um domínio próprio. Tendo tudo isso em mãos você estará apto a criar um blog profissional e com tudo o que tem direito, desde a personalização/criação de temas, como a instalação ou criação de plugins para o seu próprio blog. Resumindo, você terá um controle completo do seu blog, e por isso será preciso um certo conhecimento técnico para manter o seu blog nos conformes.

Concluindo

Acredito que a escolha vai de acordo a necessidade de cada um, se você por exemplo precisar de um serviço simples e que não necessite de grandes conhecimentos, opte pelo WordPress.com. Agora se quiser criar um blog profissional e independente além de dispor de inúmeros recursos recomendo a escolha do WordPress.org.

E você, qual plataforma prefere? WordPress.com ou WordPress.org? Deixe sua resposta nos comentários abaixo, até a próxima.

17 Comentários

  1. Olá,

    Eu sempre quis mudar para o WordPress.org pela sua boa qualidade e também pelo elogios que vejo entre os blogueiros, mas como sou de menor, não tenho dinheiro para poder manter a quantia seja por ano ou mensal.

    Por isso sempre optei pela plataforma Blogger. Que é bem simples, fácil utilização. E como já estou me acostumando, quando eu puder comprar um domínio acho que vou ficar com o Blogger mesmo 😉

    Responder

  2. Pingback: Como usar Domínio Próprio no WordPress.com | [ Ferramentas Blog ]

  3. Olá Leonardo, estou querendo fazer um blog, pelas suas dicas, como não tenho conhecimento terei que iniciar com o wordpress.com, até entender um pouco e poder mudar para o wordpress.org, pois quero um blog bem profissional.
    Quero saber que esse e-book Blogar, tem orientações para uma principiante como eu ou só para quem já é da àrea.
    Se puder me dar dicar de onde consultar material para iniciar os conhecimentos necessários para fazer um bom blog eu agradeço.
    Parábéns pelo material.

    Responder

    • Cislene,
      Com certeza o e-book “Blogar – O processo de criação de Blogs” é o material certo para ajudar você nessa fase inicial de criação do seu blog. Vai ajudar você a pensar todo o processo que precisa ser desenvolvido na elaboração e aplicação de seu projeto.

      Responder

  4. Oi Marcos,
    Sou da blogosfera a quase 1 anos. Vive esse “tempo todo” no blogger e por causa de boas indicações fiz meu registro free no WordPress. Eu gostaria muito de tornar meu blog mais profissional, mas não entendo muito da parte tecnica do blog, e não tenho como pagar dominio, hospedagem, web desing e afins.
    O interessante pra mim seria me hospedar no Wp mesmo. Quais custos REAIS eu teria se me registrasse e me mantasse dentro do WP. Obg desde já !

    Responder

  5. Pingback: O que é wordpress.org e como começar a usá-lo - Aprenda WordPress

  6. ola. finalmente achei uma explicacao clara sobre este assunto, acho q vou tentar fazer no .org mesmo. entao veja se entendi: posso primeiro comprar um dominio, depois criar meu blog no .org, depois hospeda-lo em um provedor de hospedagem? ou primeiro cria o blog? ou registra dominio, hospedagem e depois cria? aguardo resposta, obrigada

    Responder

  7. Pingback: É possível colocar anúncios AdSense no WordPress.COM? - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: 5 sinais de que os jovens vão dominar a internet

  9. Leonardo, tenho uma dúvida; quando estamos editando as configurações de postagem no WordPress, uma das versões nos disponibilizam personalizar os links conforme nossa preferência. Em qual desses sites é possível fazer isso, no ”Wordpress.com” ou no ”Wordpress.org”?

    []’s

    Responder

  10. Marcos, me desculpe trazer essa dúvida talvez tão banal e tão tarde no post. Entrei no WordPress.com e gostaria de colocar um tema diferente que baixei. sei que ali é impossivel fazê-lo e no ORG dá. Minha duvida é: se eu registrar o domínio “.com” como o próprio wordpress.com sugere por $18/ano, eu posso usar temas e editar como se fosse no wordpress org, ou ainda terei restrições?

    Responder

  11. Prezado Senhor Marcos, boa noite!

    Abri um blog no WordPress.com, pago, e estou bem satisfeita. É verdade que os recursos não são ilimitados, mas também não são engessados. Há algum recurso, e está de acordo com meus objetivos – pelo menos, por enquanto.
    Sugiro aos interessados um contato maior com o WordPress pago, repito, e as ferramentas disponíveis antes de qualquer iniciativa. Caso não esteja de acordo com o esperado, basta migrar para . org.
    Cordial abraço,
    Marilia B.G.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.