Qual a melhor forma de ganhar dinheiro com Blogs? Monetização de Blogs

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quando tocamos no assunto de como ganhar dinheiro com blogs, a dúvida que mais aparece é sobre que tipo de programa de afiliados escolher ou se é melhor vender anúncios ou produtos/serviços diretamente. Mas o que muita gente esquece é que nem tudo funciona para todos: cada caso é um caso! É preciso avaliar alguns fatores para saber o que é melhor para seu blog escolher a melhor forma de monetização.

tela-ganhar-dinheiro

Publiquei um post mostrando os passos para melhorar suas metas e até ganhar dinheiro com seu blog sendo consistente em seus objetivos:

Então muita gente perguntou sobre escolher programas afiliados e como saber o momento certo para monetizar o blog, entre outras coisas que podem parecer muito específicas. Só que dá pra ter algumas dicas de como descobrir o melhor caminho para o seu caso.

Qual o momento certo para começar a monetizar?

Já vi todo tipo de recomendação e a grande maioria dirá que é melhor depois de ao menos 6 meses de existência do blog (eu mesmo já disse isso várias vezes). Repensando um pouco, o melhor momento é aquele em que você sente confiança em seu trabalho e que seu blog está crescendo de forma consistente, ficando cada vez melhor.

É preciso tomar um cuidado: os ganhos financeiros podem demorar (ou até nunca chegar, já que nem todos conseguem ganhar dinheiro com blogs). Assim, quando começar a tentar monetizar seu blog, não desanime com os pouco centavos. Ninguém começa ganhando muito e isso não pode atrapalhar seu desempenho e entusiasmo com o Blog.

Qual a quantidade ideal de visitas para monetizar?

Você terá de tentar descobrir qual é o tamanho do seu público e o potencial de crescimento do seu blog a partir do seu Assunto/Tema.

Nem todos os nichos têm o mesmo potencial para atrair milhares de visitas. Claro que, quanto mais visitas seu blog recebe, maiores são as chances de ganhar mais dinheiro com ele. Mas pense bem: um blog de assuntos filosóficos tende a ter menos visitas que um blog de fofocas. Dessa forma, receber 200 visitas por dia num blog de filosofia é bem melhor que receber 2.000 num blog de fofocas.

A qualidade das visitas é o mais importante. Outro fator é que a qualidade e origem das visitas do seu blog podem influenciar muito. É preciso conhecer o seu público para saber o que pode interessar. Um detalhe: visitantes vindos dos mecanismos de busca tendem a clicar mais em anúncios do que seus visitantes fieis.

banner-venda-486x90

Qual o melhor programa de Afiliados/monetização?

Essa é a dúvida mais comum, mas isso é impossível dizer. O que pode ser bom para o meu blog e dar muito certo, pode não funcionar para o seu, mesmo que nossos temas/assuntos sejam parecidos.

É preciso dedicar tempo pesquisando sobre os programas e serviços de monetização. Recomendo que se leia o Escola Dinheiro do Paulo Faustino (@escoladinheiro), para aprender o máximo possível sobre monetização. Esse é um tema que você sempre deve pesquisar.

A dica principal é: nunca use um único serviço, por melhor que seja. Diversificar é a melhor opção.

  • Google AdSense = é o mais usado. Fácil de instalar e tem várias opções de banners. Como é um serviço contextual, os anúncios tentam se adequar ao tipo de assunto do seu blog. Paga por clique recebido e é preciso ter um bom volume de visitas.
  • Programas Afiliados de anúncios = (Submarino, Afilio e outros) dão a liberdade de escolher os anunciantes. Normalmente pagam por venda ou clique. Você mesmo quem escolhe o que vai anunciar. É preciso conhecer bem o seu público para saber que tipo de anúncio pode ser interessante.
  • Vender anúncios diretamente = Se o seu blog é mais conhecido e tem boa visitação e segue um assunto bem específico, pode despertar o interesse de empresas/serviços que queiram usar os espaços do seu blog. Isso pode demorar mais para acontecer, mas dá melhores resultados de ganhos.
  • Vender seus próprios produtos/serviços = você não precisa depender de outros, pode vender seus próprios produtos e serviços. O melhor disso é que o controle dos ganhos e do trabalho é todo seu.

Existem milhares de maneiras para monetizar seu blog e isso depende apenas da sua imaginação. Aqui só coloquei os exemplos mais comuns para ajudar a pensar no assunto. Você vai precisar testar o maior número de sistemas e serviços até descobrir os que geram melhores resultados.

Quanto tempo leva para ganhar dinheiro com Blog?

Pode levar a vida toda, pode ser em alguns dias, meses, anos… mas pode também nunca acontecer!

Qualquer um que disser para você que “em tantos dias você verá o dinheiro”, como se fosse mágica, está mentindo. Leva tempo, muito tempo e vai exigir muito trabalho e dedicação. Quanto mais você se dedicar, maior será o potencial do seu blog para gerar receita para você.

Quanto dinheiro é possível ganhar com blog?

Essa pergunta é melhor respondida com um vídeo.

O mais importante aqui é saber que não é mágica, nem é fácil a ponto de qualquer um conseguir. Ganhar dinheiro com Blogs é um trabalho e, como todo trabalho, irá exigir dedicação, tempo e muito esforço da sua parte.

Outros artigos e posts sobre monetização:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

12 Comentários

  1. Uma coisa que você diz que eu já comprovei na prática é que os visitantes vindos dos mecanismos de buscas clicam mais, ou até só eles clicam. No Google Adsense é bom seguir os conselhos deles mesmos, seguido nos mandam mensagem sugerindo uma mudança nos banners ou até no sistema de buscas usado no blog. Eu sigo os conselhos deles e aumentei muito meus ganhos.

    Responder

  2. Tenho visitas razoáveis no blog diariamente, mas tenho bastante visualização de pagina gerada por essas visitas, uma OBS: elas são fixas usuários que visitam todos os dias o blog, minha duvida e qual sistema de afiliados que pague por CPM devo usar alem do EGRANA para rentabilizar ainda mais meu blog.

    Responder

  3. Olá Marcos!

    Desde o primeiro dia do meu BLOG já venho tentando monetizar ele. Fiz a inscrição no Adsense e começei a estudar sobre o assunto.

    Fico feliz por estar em sintonia com aquilo que você pensa. Porque exatamente tudo que você diz nesta postagem é aquilo que estou implementando no blog.

    Leio regularmente o ESCOLA DINHEIRO e as quatro maneiras de monetizar um blog que você cita acima estou trabalhando para implantar.

    Realmente digo que precisamos de muita dedicação e sempre confiei que um dia meu blog será uma fonte de renda ótima para mim. Já consigo resultados satisfatórios e visualizo sucesso lá na frente. Isso porque meus projetos estão em fase de montagem ainda, imagina quando estiverem efetivamente funcionando.

    Abraço e Sucesso sempre.
    Roger Dance

    Responder

  4. oloko, meu blog tem muita filosofia, e eu tenho uma média de 3000 visitas, no minimo mil e o pico foi quase 7mil… eu posso provar que tudo é possível, nem só de fofoca se leva a vida na blogesfera

    Responder

  5. Olá, Marcos!

    Muito bacana o seu artigo, com certeza nos ajuda muito.

    Só uma dúvida:

    É preciso ter uma conta corrente para as empresas efetuarem o depósito, eles exigem algum banco específico ou eu posso abrir uma conta em qualquer um?

    Um abraço e parabéns pelo site!

    Lara.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.