Qual a diferença entre Tags e Categorias no WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

tags-categoriais-wordpress Classificar o conteúdo de seu blog, determinando o tipo de assunto, temas e subtemas é uma ótima forma de facilitar a navegabilidade e mostrar para seus leitores uma coerência e organização em seu blog. O WordPress tem duas formas de marcar e classificar os posts, que são as Tags e as Categoriais. Entenda a diferença delas e como usar.

O que são Tags e Categorias no WordPress

Categoriais – São basicamente os marcadores de conteúdo e que classificam, agrupam os assuntos semelhantes de seu blog. Um blog é feito de tema e subtemas, então as Categoriais são essa divisão, que coloca cada tipo de post junto de seu grupo. É uma forma mais genérica.

Tags – As Tags servem para definir em poucas palavras o que está no texto. Servem para dar destaque às palavras-chave do texto e agrupam os artigos de acordo com essas palavras, mesmo que não pertençam à mesma Categoria. Isso as torna bem mais específicas, você pode ir aos pormenores.

Em todo caso, é importante sempre usar as duas combinadas. Isso porque esse tipo de organização facilita a navegabilidade de seu blog, levando o leitor a encontrar mais assuntos relacionados e se interessar mais por mais artigos. Sem contar que também ajuda a tornar seu blog mais organizado e relevante.

Recomendo que se leia:

Adicionando Tags e Categoriais no WordPress

Inserir Categoriais e Tags num post do WordPress é algo relativamente simples e prático. A primeira coisa é escrever o post e na mesma janela, ver na barra lateral direita os espaços para criar esses elementos:

adicionar-tags-categoriais-wordpress

Você pode usar as que já existem, criar novas e adicionar várias para classificar e organizar um único post em mais de uma opção. Depois é só publicar normalmente o artigo.

Você também pode criar previamente as suas Tags e Categoriais preferidas ou as mais importantes para o seu conteúdo, de acordo com suas pesquisas de palavras-chave ou os seus subtemas mais significativos. Para isso, abra o menu “Posts”, na barra lateral esquerda e clique nas opções “Tags de posts” ou “Categorias”. Assim as palavras já ficam prontas para usar.

Adicionar Widget de Tags e Categorias na página do Blog

Se você quiser – e recomendo que o faça – pode exibir essas palavras, seja as Tags ou as Categoriais do conteúdo do seu blog, na barra lateral (sidebar), como uma opção de navegabilidade do visitante por entre seus artigos e poderem procurar pelo que acharem melhor.

Para isso, vá ao menu “Aparência” e clique em “Widgets”.

widgets-wordpress-tags-categorias

Basta arrastar para a área desejada e configurar como quiser que sejam exibidas dentro do layout de seu Tema.

Outros recursos para o WordPress

.

16 Comentários

  1. Boa dica, estou começando a usar o wordpress, daqui para agosto vou migrar para ele, porém quero dominar ele, além de desenvolver um template bom até lá

    Responder

  2. Eu uso muito nos meu artigos, é essencial, por exemplo como meu blog é de esportes eu faço assim…

    Falo sobre um jogo do Corinthians no Campeonato Brasileiro…

    Ai a Categoria vai como Corinthians e a Tag como Campeonato Brasileiro.

    Ou o Palmeiras faz uma contratação, Categoria Palmeiras e Tag Contratação, acho que faço certo, uso várias tags no mesmo artigo.

    Responder

  3. Boa noite Marcos. Não sei se está acontecendo com você e outras pessoas que usam o WordPress: depois que atualizei para a versão 3.3.1 toda vez que adiciono um novo post e coloco as tags elas não aparecem nas nuvens de tags, você já percebeu isso? Tem como resolver?

    Responder

  4. Marcos, no Blogger há a “Descrição de pesquisa”, uma frase curta que resume o conteúdo do post e que aparece junto com o link nos resultados dos buscadores. Pergunta de iniciante: no WordPress onde devemos inserir essa descrição ao publicarmos um novo post?

    Obrigado.

    Responder

  5. Boa noite, Marcos

    Sou novato em Blog/WordPress, estou tentando montar um blog sobre dicas e tutoriais do LibreOffice, até aqui já entendi como funciona Categorias e Tags (Categorias = assunto e Tags = palavras chaves do post )

    Contudo como nem todos os artigos serão de minha autoria, tem como criar um novo “grupo” de Categorias (ou Tags) a qual daria o nome de Autores?

    Responder

    • Gilberto,

      Você pode adicionar novos autores no seu blog e o nome deles aparecerá nos artigos que eles escreverem. Não precisa de categoria para isso. Lembrando a importância de se criar conteúdo original e nunca copiar de outros.

      Responder

  6. Olá Marcos, eu estou fazendo um novo site para minha empresa, onde eu tenho “PRODUTOS” que seria por exemplo as categorias disponívels, minha dúvida é: “Crio as categorias como POST ou como PÁGINAS?” qual será a melhor forma para gerenciar e também para os meus clientes visualisarem? Seriam cerca de 40 categorias principais, mais outras sub-categorias! estou na dúvida em como vou poder organizar melhor isso tudo!! HELP!!!

    Responder

  7. Oi Marcos! No meu blog não aparece “Tags” na edição do artigo. Tags seria o mesmo que “Etiquetas”? Caso não, eu devo então configurar as tags com widgest? Obrigada!

    Responder

  8. Digamos que um blog de concursos. Um post na categoria concursos 2016 e a tag Concurso INSS. Ficaria correto?

    Outra dúvida, conheci essa semana um plugin que retira a palavra “tag” da url ,ficando somente o nome da tag. Acha que pode ser útil?
    Abraços!

    Responder

  9. Oi Marcos 😀 Estou organizando o meu Blog com categorias e tags, não uso o WordPress, uso a Plataforma da Builderall. Lá eu falo sobre negócios e presença na internet. Será que posso colocar Categoria e tags dessa forma:
    Exemplo:
    Categoria -> Negócios na Internet | Tags -> Com seu site, com seu blog, com youtube…
    Categoria -> Negócios nas Mídias Sociais | Tags -> Com Facebook, Com Twitter, Com Instagram…

    Mais uma vez parabém pelo seu blog, é inspirador!

    Grande abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.