Qual a diferença entre Tags e Categorias no WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

tags-categoriais-wordpress Classificar o conteúdo de seu blog, determinando o tipo de assunto, temas e subtemas é uma ótima forma de facilitar a navegabilidade e mostrar para seus leitores uma coerência e organização em seu blog. O WordPress tem duas formas de marcar e classificar os posts, que são as Tags e as Categoriais. Entenda a diferença delas e como usar.

O que são Tags e Categorias no WordPress

Categoriais – São basicamente os marcadores de conteúdo e que classificam, agrupam os assuntos semelhantes de seu blog. Um blog é feito de tema e subtemas, então as Categoriais são essa divisão, que coloca cada tipo de post junto de seu grupo. É uma forma mais genérica.

Tags – As Tags servem para definir em poucas palavras o que está no texto. Servem para dar destaque às palavras-chave do texto e agrupam os artigos de acordo com essas palavras, mesmo que não pertençam à mesma Categoria. Isso as torna bem mais específicas, você pode ir aos pormenores.

Em todo caso, é importante sempre usar as duas combinadas. Isso porque esse tipo de organização facilita a navegabilidade de seu blog, levando o leitor a encontrar mais assuntos relacionados e se interessar mais por mais artigos. Sem contar que também ajuda a tornar seu blog mais organizado e relevante.

Recomendo que se leia:

Adicionando Tags e Categoriais no WordPress

Inserir Categoriais e Tags num post do WordPress é algo relativamente simples e prático. A primeira coisa é escrever o post e na mesma janela, ver na barra lateral direita os espaços para criar esses elementos:

adicionar-tags-categoriais-wordpress

Você pode usar as que já existem, criar novas e adicionar várias para classificar e organizar um único post em mais de uma opção. Depois é só publicar normalmente o artigo.

Você também pode criar previamente as suas Tags e Categoriais preferidas ou as mais importantes para o seu conteúdo, de acordo com suas pesquisas de palavras-chave ou os seus subtemas mais significativos. Para isso, abra o menu “Posts”, na barra lateral esquerda e clique nas opções “Tags de posts” ou “Categorias”. Assim as palavras já ficam prontas para usar.

Adicionar Widget de Tags e Categorias na página do Blog

Se você quiser – e recomendo que o faça – pode exibir essas palavras, seja as Tags ou as Categoriais do conteúdo do seu blog, na barra lateral (sidebar), como uma opção de navegabilidade do visitante por entre seus artigos e poderem procurar pelo que acharem melhor.

Para isso, vá ao menu “Aparência” e clique em “Widgets”.

widgets-wordpress-tags-categorias

Basta arrastar para a área desejada e configurar como quiser que sejam exibidas dentro do layout de seu Tema.

Outros recursos para o WordPress

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

16 Comentários

  1. Boa dica, estou começando a usar o wordpress, daqui para agosto vou migrar para ele, porém quero dominar ele, além de desenvolver um template bom até lá

    Responder

  2. Eu uso muito nos meu artigos, é essencial, por exemplo como meu blog é de esportes eu faço assim…

    Falo sobre um jogo do Corinthians no Campeonato Brasileiro…

    Ai a Categoria vai como Corinthians e a Tag como Campeonato Brasileiro.

    Ou o Palmeiras faz uma contratação, Categoria Palmeiras e Tag Contratação, acho que faço certo, uso várias tags no mesmo artigo.

    Responder

  3. Boa noite Marcos. Não sei se está acontecendo com você e outras pessoas que usam o WordPress: depois que atualizei para a versão 3.3.1 toda vez que adiciono um novo post e coloco as tags elas não aparecem nas nuvens de tags, você já percebeu isso? Tem como resolver?

    Responder

  4. Marcos, no Blogger há a “Descrição de pesquisa”, uma frase curta que resume o conteúdo do post e que aparece junto com o link nos resultados dos buscadores. Pergunta de iniciante: no WordPress onde devemos inserir essa descrição ao publicarmos um novo post?

    Obrigado.

    Responder

  5. Boa noite, Marcos

    Sou novato em Blog/WordPress, estou tentando montar um blog sobre dicas e tutoriais do LibreOffice, até aqui já entendi como funciona Categorias e Tags (Categorias = assunto e Tags = palavras chaves do post )

    Contudo como nem todos os artigos serão de minha autoria, tem como criar um novo “grupo” de Categorias (ou Tags) a qual daria o nome de Autores?

    Responder

    • Gilberto,

      Você pode adicionar novos autores no seu blog e o nome deles aparecerá nos artigos que eles escreverem. Não precisa de categoria para isso. Lembrando a importância de se criar conteúdo original e nunca copiar de outros.

      Responder

  6. Olá Marcos, eu estou fazendo um novo site para minha empresa, onde eu tenho “PRODUTOS” que seria por exemplo as categorias disponívels, minha dúvida é: “Crio as categorias como POST ou como PÁGINAS?” qual será a melhor forma para gerenciar e também para os meus clientes visualisarem? Seriam cerca de 40 categorias principais, mais outras sub-categorias! estou na dúvida em como vou poder organizar melhor isso tudo!! HELP!!!

    Responder

  7. Oi Marcos! No meu blog não aparece “Tags” na edição do artigo. Tags seria o mesmo que “Etiquetas”? Caso não, eu devo então configurar as tags com widgest? Obrigada!

    Responder

  8. Digamos que um blog de concursos. Um post na categoria concursos 2016 e a tag Concurso INSS. Ficaria correto?

    Outra dúvida, conheci essa semana um plugin que retira a palavra “tag” da url ,ficando somente o nome da tag. Acha que pode ser útil?
    Abraços!

    Responder

  9. Oi Marcos 😀 Estou organizando o meu Blog com categorias e tags, não uso o WordPress, uso a Plataforma da Builderall. Lá eu falo sobre negócios e presença na internet. Será que posso colocar Categoria e tags dessa forma:
    Exemplo:
    Categoria -> Negócios na Internet | Tags -> Com seu site, com seu blog, com youtube…
    Categoria -> Negócios nas Mídias Sociais | Tags -> Com Facebook, Com Twitter, Com Instagram…

    Mais uma vez parabém pelo seu blog, é inspirador!

    Grande abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.