Qual é a diferença entre Categorias e Tags?

Quando eu conheci o wordpress, na época, a versão 2.1, eu me deparei com uma excelente plataforma para blogs. Na versão 2.3, no entanto, apareceu um novo recurso que até hoje levantou uma dúvida minha, que, embora banal, pode ser decisiva: Qual é a diferença entre categorias e tags?

A resposta para esta pergunta é muito simples, e, para respondê-la, disponibilizamos abaixo as definições para categorias e tags, respectivamente:

O que são Categorias?

Organize o seu Conteúdo e ganhe mais visitas com isso!

Organize o seu Conteúdo e ganhe mais visitas com isso!

Categorias servem basicamente para definir as áreas gerais ao qual o post se enquadra, tendo como função enquadrar de modo geral vários posts falando basicamente sobre o mesmo assunto. Aqui no Blogueiros na Web, por exemplo, eu tenho bem poucas categorias, cobrindo de forma absolutamente generalizada todo o conteúdo do Blog.

O que são Tags?

Tags são definições mais objetivas à respeito do conteúdo do Post, enquadrando-se como sub-categorias ao conteúdo do mesmo. Por isso, e por ser mais livre que as categorias por si só(note que o wordpress não usa caixas de seleção para tags), as tags podem ser usadas para relacionar o post com qualquer tópico por si só. Como foi usado nesse link, no qual o Thiago Mobilon, editor do post citado, usa a tag ‘gente besta’ para resumir o conteúdo do post.

Por se complementar às categorias, as tags podem ser usadas de modo à ganhar mais exposição nos motores de busca, e, para que isso aconteça, é explicitamente recomendado o uso de boas palavras-chaves como tags.

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.