Muita gente acha que basta ter um domínio, instalar um layout bonito em qualquer plataforma para ser blogueiro. Esse é apenas o primeiro passo e isso é apenas a aparência. A estrutura de um blog é composta por mais elementos que isso, sem os quais seu Blog não seria capaz de sobreviver a longo prazo.
Este artigo e vídeo são parte de uma série de conteúdos que vão ajudar você a se tornar um Blogueiro de Elite. Por isso recomendo que veja o conteúdo anterior e os próximos, como no link abaixo:
- Os 4 pilares do Blog de Elite
Entenda quais são os fundamentos básicos para seu Blog ser mais profissional.
Existem muitos elementos que compõem a estrutura geral de um Blog. Quando vamos criar um Blog novo acabamos ficando presos em olhar apenas para a superfície e este é o erro da maioria. Para ser um Blogueiro de Elite você precisa pensar além do básico.
Acesse para saber mais: http://blogueiro.pro
E descubra como ser um Blogueiro de Elite.
Um Blog é como uma casa
Podemos usar a analogia com uma casa na hora de pensar naquilo que é fundamental para a estrutura de qualquer blog. Uma casa precisa de terreno, fundações, paredes e telhado. Mas apenas essas coisas não torna essa casa habitável. Você vai precisar colocar coisas dentro dessa casa, sem as quais seria impossível morar.
Nesta analogia, o terreno de um blog é o serviço de hospedagem e o domínio seria o endereço local. E o sistema (Blogger ou WordPress…), bem como o layout e plugins, podem ser relacionados às fundações, paredes e telhados. Claro que falta muito mais coisas para que isso se torne um blog de verdade.
Pense também em elementos como os plugins que vão servir ao funcionamento do Blog, deixando-o mais fácil de usar e otimizando a sua rotina. Somando a isso temos mesmo a sua rotina de blogueiro, o tempo que dedica à pesquisa e criação, a interação com seu público.
Ainda dentro do Blog precisamos das páginas estáticas, dos cuidados com a segurança (bem mais do que só fazer backup) e a análise de dados que recebemos de serviços como o Google Analytics ou o Search Console.
Tudo isso só pra citar algumas coisas que montam a estrutura do seu Blog e sem as quais ele não sobreviveria a longo prazo.