Qual a origem das visitas do seu Blog? [Estratégia de Divulgação]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Can you hear me? Sempre queremos reverter mais visitas para nosso blog e queremos que mais e mais pessoas leiam nosso conteúdo, mas é importante fazer uma análise sobre os tipos de visitas que recebemos e sua origem para direcionarmos bem nosso trabalho e manter o fluxo de visitas sempre crescente e consistente, dando resultados satisfatórios. É preciso divulgar seu conteúdo de todas as formas possíveis e depender pouco dos mecanismos de busca, mas é preciso analisar a qualidade e o tipo de visitas e definir as estratégias. Vejamos como melhorar a qualidade de suas visitas.

Quem me acompanha no Twitter (@hordones) leu meus comentários sobre minhas visitas vindas de outras fontes que não o Google apenas. Existem centenas de milhares de maneiras de se divulgar o conteúdo de um blog e sempre recomendamos que não esperem apenas as visitas chegarem por indexação dos mecanismos de pesquisa. Seus números podem ser altos e satisfatórios quando se divulga corretamente seus artigos.

O que vamos tratar irá usar de recursos disponíveis no Google Analytics, que mostram dados de origens de visitas e outros resultados importantes para termos uma visão completa.

Motivação desse artigo – Introdução.

Recebi um contato da Sani Hadek, do Blog Terapia Cotidiana, novo, mas que se mostra muito bom em qualidade de artigos e layout muito bem utilizado. A Sani lê e acompanha o [ Ferramentas Blog ] regularmente e tem feito uso de nossas dicas para blogs sobre divulgação de conteúdo. Percebeu que recebe muitas visitas de agregadores de conteúdo e que alguns trazem melhores resultados que outros, descrevendo da seguinte maneira:

“Comecei a divulgar através de sites e comunidades relacionadas no orkut, e Dihitt e afins. Estava tendo uma media de 50 visitas diárias, [taxa de rejeição] entre 35 e 40% e tempo médio [da visita] no site de 10 minutos, o que achei dados muito bons.
Ontem decidi enviar duas matérias para o site Ocioso. Para minha surpresa ontem tive 250 acessos e hoje são apenas 11am no Brasil (estou na Rep. Tcheca) e já tive quase 400 visitas.
As visitas ‘bombaram’, mas as outras estatísticas pioraram horrores. A [taxa de rejeição] geral foi para 68%, tempo médio [para] menos de 3 min.
Qual a sua opinião? Vale a pena enviar as noticias para sites como o Ocioso??”

Vou detalhar a minha resposta, pois sei que essa é a dúvida de muita gente, e se você nunca parou para pensar nesses detalhes que foram levantados pela Sani e que já tratei em dezenas de artigos aqui, então comece a se preocupar – seu blog está perdendo visitas por sua culpa.

Para onde enviar os links?

Sempre que for divulgar seu conteúdo tenha estratégia e descubra quais os mecanismos que mais trazem visitas para o seu blog e com melhor qualidade – isso é o que temos como prioridade e é o melhor. É bom que o número de visitas seja alto, mas a taxa de rejeição seja baixo. Mas é preciso observar também o número de páginas visitadas e o tempo de permanência do visitante para saber qual é a qualidade dessa visita e se vale a pena insistir em certos mecanismos de divulgação.

A melhor resposta mesmo é dizer: divulgue seu blog em todo lugar, indiscriminadamente, para atrair todo tipo de visitas, boas e ruins. Mas isso não é uma estratégia e sim um “ataque” desesperado e massivo e você nunca será capaz de selecionar o que é melhor para o seu blog, nem definir quais são seus melhores artigos e conteúdos. Nem será possível definir bem um público alvo claro, já que você não saberá quem está sendo atingido por seus links.

Determinando a qualidade de uma divulgação.

A princípio envie seu blog para todos os agregadores, redes-sociais e fóruns para atrair todo tipo de visitas e, com isso, poder analisar os resultados obtidos e determinar quais são as melhores fontes e quais dão resultados satisfatórios e importantes.

Você poderá saber qual tem dado mais resultados analisando um painel do Google Analytics. Vá ao menu lateral “Fontes de tráfego” ~> “Todas as fontes de tráfego”:

analytics-fontes-menu

No painel que abrir você terá o endereço dos sites que direcionaram visitas para o seu blog e uma série de outros dados importantes para observar e levar em consideração, conforme ilustramos abaixo:

 

analytics-painel-fontes

Vamos usar duas fontes de tráfego desse painel para ilustrar o que estamos querendo ensinar aqui. Tomemos o Linklog e o Ocioso como modelos e depois mostrarei outros.

Esses dois podem ajudar bem a entender como trabalhar com esses dados e saber melhor qual dá mais resultados.

comparar-links

Fica evidente que o Linklog (578 visitas) gerou mais visitas no mesmo período que o Ocioso (303). Se olharmos apenas isso, poderíamos dizer que o Linklog é melhor para divulgar o conteúdo de um blog, mas essa não é toda a verdade. Ao observarmos a última coluna, “Taxa de Rejeição”, veremos que o Linklog é menos eficiente, nesse caso, em manter os visitantes interessados no restante do blog ou em outros conteúdos.

A Taxa de rejeição, basicamente, mede se o visitante passou para outros artigos e conteúdos, ou seja, se visitou mais de uma página. Na terceira coluna da imagem do painel vemos, de fato, que o número de páginas visitada

s em média é de 1,15 – isso significa que poucas pessoas que chegaram ao blog pelo link que enviei para o Linklog nesse caso, continuaram navegando. O tempo médio (quarta coluna) também foi significativamente baixo, o que demostra que essa é uma visita de baixíssima qualidade, onde os visitantes praticamente nem chegaram a ler tudo, se considerarmos que em menos de 40 segundos, não dá pra ler um texto ou um tutorial aqui no [ Ferramentas Blog ].

Nesse caso mostrado o Ocioso foi mais eficiente.

Lembre-se que esse é um exemplo e para cada blog ou tipo de conteúdo os resultados podem ser diferentes e vai depender dos seus objetivos. Por isso é importante observar por algum tempo as estatísticas de seu blog para saber medir bem o que é melhor. Nunca despreze uma fonte de tráfego sem fazer essas análises de forma consistente e sem traçar metas.

Concluindo.

Como no exemplo eu poderia responder para a Sani que ela deve insistir no Ocioso, mas isso é verdade para o meu blog. Para ela os resultados foram diferentes no período observado. Isso também tem a ver com o seu público alvo. Claro que em redes-sociais específicas e fóruns de debates que tratem do seu nicho, os resultados sempre serão melhores em termos da qualidade de visitas, mas o número de visitantes será menor vindos dessas fontes.

Em alguns momentos é importante observar a qualidade e em outros a quantidade. Há artigos que divulgamos para a massa e o que importa são apenas os números gordos, mas há conteúdos específicos que precisam de um trabalho e mais elaboração.

Invista um pouco de seu tempo em analisar seus resultados e suas estatísticas e defina melhor as suas estratégias de divulgação. Repito: nunca despreze uma fonte de tráfego e entenda como ela funciona e que tipo de público ela atrai para seu blog e use disso na hora certa e do modo certo para fazer o seu blog crescer de forma mais consistente.

Mais artigos sobre esse tema:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

12 Comentários

  1. Meu problema é bem parecido com o da Sani. Quando envio um linl para o Linklog as visitas aumentam extraordinariamente e a rejeição também.
    Vejo que o público desse agregador prefere coisas mais rápidas pra se ler e não fica muito preso ao conteúdo.
    Muito bom o post!

    Marco Damaceno

    Responder

  2. Marcos, mais uma vez vc foi super prestativo e seu comentario (e post) ajudou muito. Acabei de checar e as visitas so do ocioso ja chegam quase a mil, apenas hoje. Vou fazer testes com as diversas redes, mesmo porque meu tempo nao me permite enviar as noticias para 300 redes todos os dias, entao preciso selecionar as que realmente valem a pena. O Adsense esta tendo cliques e o blog esta comecando a ser conhecido. Como vc mesmo disse em um dos seus posts, blogar eh uma tarefa a longo prazo mesmo!
    Obrigada mais uma vez,
    Sani

    Responder

  3. Marcos, inscrevi meu blog ontem no Google Analytics. Segui suas instruções deu certo! Obrigada!
    Agora vou olhar diariamente e estudar de onde vêm as visitas, o que leem, etc.
    Seus conselhos valem ouro sabia?…rs (claro que sabe, né)

    Bjs

    Responder

  4. Oi, Marcus!

    Muito legal e esclarecedor esse seu artigo. Mais legal ainda é vc pegar um caso real de uma leitora sua e destrinchá-lo.

    Divulgar o blog por vários linkadores, fóruns e redes sociais é sempre bom pq são nestes espaços que temos a chance de mostrar o nosso trabalho e, quem sabe, fidelizar visitantes.

    Abraço

    Responder

  5. Mas tem que ver também que mesmo que a taxa de rejeição desses sites possa ser alta, se não for absurdamente alta (acima de 95%) ainda é lucro. Imagine que 2 mil pessoas entrem em seu blog pelo ocioso, digamos que apenas 10% rodem pelo site, isso significa que 20 pessoas se interessaram por ele e são potenciais novos leitores. Então embora os seus números no adsense possam ser prejudicados violentamente, você pode ter agregado 10 ou 20 leitores ao seu blog, o que é um número considerável. E veja que falo de uma taxa de rejeição de 90%.

    Portanto, é preciso pesar para saber se vale a pena ou não. Analisar se o número de assinantes de Feed sobe ou não consideravelmente depois de um dia num site como Ocioso e Linklog pode ser uma forma ainda melhor de medir o sucesso. Assim você sabe quantas pessoas se tornaram leitores depois do link lá (embora você provavelmente vá agregar mais leitores do que leitores de feed uma vez que muita gente prefere ir direto ao blog).

    Mais uma vez, excelente postagem, Marcos.

    Abraço.

    Responder

  6. Olá!
    Sou fã do ocioso, mas tenho posts antigos que ainda são visitados graças ao Google.
    Ultimamente tenho recebido também algumas visitas do Twitter e do Blogsblog.
    Parabéns pelo blog e pelo excelente artigo!
    Sumy

    Responder

  7. Olá Marcos, PARABÉNS, amigo, estou se tornando cada vez mais, seu fã, fã dos seus artigos, em breve manterei contato, para analisarmos uma questão que estamos desenvolvendo aqui, na rede, forte abraço, continue produzindo sempre meu caro, você é um potêncial no assunto.

    William Douglas

    Responder

  8. Mais da metade das visitas ao meu blog vieram de outros sites / blogs. Um quarto veio da pesquisa do Google e muito poucas foram de acesso direto.

    Responder

  9. Tenho o Google Analytics no meu blog, mas percebi que estava ficando viciada nas estatísticas diárias (risos!), o que estava me causando um certo estresse principalmente ao perceber a taxa de rejeição…

    Resolvi ver as estatísticas apenas uma vez por mes, mas acho que é um período muito longo para que eu tenha noção se o blog e seus artigos estão sendo bem aceitos pelos leitores.

    Verei os resultados dia 30 de abril (estou a 22 dias sem abrir o Google Analytics, estou quase tendo uma crise de abstinência kkkkkkkk!)

    Depois deste mês, passarei a ver as estatísticas uma vez por semana (de preferência no domingo, quando o trafego de visitas cai), assim terei uma melhor noção de onde vem as visitas e onde devo permanecer investindo em divulgação (agregadores de links em geral.)

    Responder

  10. Pingback: 18 técnicas comprovadas para ter um blog de qualidade no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  11. Marcos, Boa tarde… Sempre ouvi dizer que é preciso fazer um cadastro no Ocioso e outros agregadores de links e torcer muito para ser escolhido.. Até aí, nada de mais, visto a quantidade de blog existente. Depois que li sobre os agregadores de links (e isso tem uns 15 dias) até pensei em fazer um cadastro lá no Ocioso e fui para o site.. E qual não foi a minha surpresa quando vi que o meu post estava na segunda colocação!!! Naquele dia fui a 3.513 visitas, sendo que o normal girava em torno de 900 a 1.300 visitas/dia… E olhando as outras postagens vi várias minhas lá em outras posições… A minha pergunta é: se não fiz cadastro nenhum em nenhum agregador, como fui parar lá? Não que eu esteja reclamando, longe disso… Mas me surpreendi, pois achava que deveria me cadastrar e depois torcer muito para meus posts serem selecionado… Hoje mesmo já tenho outro lá em terceiro lugar, o que aumentou novamente as visitas (e também a taxa de rejeição, o que não me preocupa, visto que meu blog é especificamente de saúde, então, as pessoas entram veem o que lhes interessam e saem, as vezes procuram outras páginas, as vezes não). O Ocioso busca posts mesmo sem o blog estar cadastrado? Um grande abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.