Qual plano de hospedagem contratar para Blogs no WordPress.org

FBlogHost - Hospede seu Blog

host-blog-wordpressEsta é a dúvida mais comum entre os blogueiros na hora de criar um blog ou de migrar para o WordPress.org. A escolha do melhor plano e plataforma para hospedar um blog é algo que envolve vários fatores, como por exemplo: deve imaginar o trafego mensal de visitantes que você gostaria de atingir, as ferramentas usadas em seu blog, se ele terá vídeos hospedados ou arquivos em áudio para podcast e etc.

Quem já tem um blog em algum serviço gratuito como Blogspot, Sabo Blog entre outros, com certeza já tem alguma noção de quanto será sua audiência. Depois de calculados todos esses fatores, se quer migrar para o WordPress.org, é a hora de escolher um Host de sua confiança. (Não vou indicar nenhum Host nesta postagem, vamos apenas explicar como se deve proceder na hora de escolher o plano.)

Se você quer criar um Blog no WordPress.org ou migrar para esse serviço, veja também:

É muito importante que o plano seja pago, pois sites gratuitos de hospedagens irão lhe deixar na mão com toda a certeza, além de não oferecer segurança alguma para você. Já um site de hospedagem paga tem o dever de oferecer sempre 100% de tudo aquilo que você comprou e você como cliente tem o direito de reclamar quando o serviço não esta funcionando como deveria. Levando em conta essas coisas vamos finalmente entrar em detalhes nos planos.

O que o plano de hospedagem deve lhe oferecer:

Para começar um blog no WordPress.org ou até muitas vezes permanecer muito tempo com ele, recomendo uma hospedagem que ofereça por volta de 5 a 10 gigas de espaço em disco, Bando de Dados MySQL e espaço para este banco de 5 a 10 gigas também, suporte PHP5 e o mais importante, seu plano tem que ter trafego mensal alto por volta 1 terabyte por mês ou de preferência que seja ilimitado, assim no final do mês você não corre o risco de ter seu site fora do ar.

Esta configuração é mais do que perfeita para um blog pequeno ou até mesmo para um de tamanho relativamente grande, é muito espaço para trabalhar e você gastará normalmente entre R$ 14,00 a no máximo R$ 60,00 por mês. (A maioria desses sites oferecem ótimos preços para quem compra o ano inteiro no ato, você pode as vezes ter bons descontos desta forma).

Plataforma Windows ou Linux: qual é a melhor para meu blog em WordPress?

 

Acabei de ensinar como escolher o melhor plano de hospedagem, mas acredito que muitos de vocês poderiam chegar nesta conclusão sozinhos. Porém, além do plano de hospedagem, existe a plataforma na qual iremos trabalhar.

A Plataforma pode ser Windows ou Linux. Então afinal qual é a melhor para se ter um blog WordPress e o que muda de uma para outra? Leia com atenção o resto do post. Aqui vamos nos aprofundar no assunto.

Características de hospedagem em plataforma Windows: Neste tipo de plataforma podemos desenvolver nas linguagens de programação: ASP, ASP.NET, PHP e etc. Tem permissões de pastas herdadas e não permite permissões especificas em arquivos.

O que isso significa? É possível dar permissões para arquivos escreverem ou acessarem pastas, porém não é possível fazer o mesmo em arquivos.

Outra característica importante é o arquivo web.config que fica na raiz do seu servidor e é responsável por URLs amigáveis de seu blog.

Exemplo de URL não amigável:

http://www.seublog.com/?post=0888.

URL amigável: http://www.seublog.com/categoria/nome-do-post/

Leia mais sobre web.config e URL amigável:

Características de hospedagem em plataforma Linux:

Já na plataforma Linux é possível desenvolver nas linguagens: PHP, PERL, PYTHON e etc. As permissões para pastas não são totalmente herdadas como do Windows, além que é possível dar permissão apenas para um arquivo, não precisa ser todos de uma mesma pasta. Seu arquivo de raiz que cuida das URLs amigáveis é o .htaccess.

Os dois tem suporte PHP então qual vocês devem escolher?

Escolham SEMPRE a plataforma Linux. Pois o PHP foi desenvolvido para funcionar melhor nela e por consequência o WordPress.org inteiro também funciona melhor em hospedagens Linux.

Existem plugins de Cache que funcionam apenas se você tiver configurado corretamente o arquivo .htaccess.

Além de muitos outros fatores como por exemplo as permissões de pastas e arquivos que podem lhe permitir mais segurança. E voltando ao arquivo .htaccess, é possível configurar ele para deixar seu blog mais seguro também. Podemos fazer várias configurações que o arquivo web.config do Windows não suporta.

Quero deixar claro que essas plataformas serão usadas apenas pelo site de hospedagem, isso não significa que você terá que começar a usar um Linux agora para arrumar o seu site.

Então agora atenção na hora de contratar seu plano de hospedagem, tenha certeza se ele oferece plataforma Linux.

Não cometa o mesmo erro que eu cometi. Confesso que acabei contrato uma hospedagem com plataforma Windows no começo. Não fiz esta besteira por não saber, pois na época sabia que plataforma Windows não oferecia total suporte para PHP, mas eu estava interessado a aprender ASP. Porém pouco tempo depois meu blog cresceu e fui iluminado a desistir de aprender ASP e ficar apenas no PHP.

Então liguei na UOL Host onde tenho meu blog e solicitei a migração. Foi um processo bem fácil, que não durou mais de uma hora, tive apenas que fazer backup completo dos meus arquivos, banco de dados e e-mails e depois subir tudo de novo assim que estava pronto, o melhor de tudo que fizeram isso sem cobrar nada.

Quem acabou cometendo o mesmo erro, aconselho a entrar em contato com seu site onde você hospeda seu blog e conversar sobre como é possível migrar de Windows para Linux. Atenção também na hora de contratar o plano de hospedagem, se possível escolha bem ele e leia todos os termos de uso para não ter dores de cabeças no futuro.

Outros posts sobre WordPress.org:

FBlogHost - Hospede seu Blog

22 Comentários

  1. Bem, obrigado por me avisar, já ia cometer o mesmo erro que você e contratar a plataforma Windows, rsrsrsrs.

    Também pretendo contratar um hospedagem no UOL HOST e desenvolver meu blog sobre WordPress.org, além disso gosto do UOL HOST porque o domínio é grátis, e ainda a possibilidade de criar e-mails personalizados. Ex:contato@nome-do-site.com.

    Mais aqui vai a minha dúvida, qual dos planos deve contratar, econômico, profissional 1, profissional 2, profissional 3, Premium?

    Agradeceria muito se pudesse responder;

    Responder

  2. @Antônio,
    Como está descrito nesse post, o tipo de hospedagem vai depender de suas necessidades.
    Mas se você está começando agora, não precisará de algo exagerado. A vantagem é que, à medida que suas necessidades forem surgindo, especialmente com relação a espaço, então você solicita o upgrade do serviço.

    Responder

  3. Realmente o PHP por ser nativo do Linux, se comporta melhor nessa plataforma. Porém, acho uma grande jogada a plataforma híbrida do UOL HOST.

    Também possuo um blog hospedado lá e nunca tive problemas. Destaco a performance e estabilidade como pontos fortes.

    []s

    Responder

  4. Bom saber que existem esses sistemas híbridos. Já conhecia este tipo de hospedagem mas nunca cheguei a usar por medo de saber se iria prejudicar meu site. Na empresa de hosting que uso a inter.net, eles tem este sistema vou começar a usa-ló pra ver se meu site roda melhor em windows, atualmente uso com o Linux.

    Responder

  5. @helio,

    Se o seu site é em WordPress com certeza vale muito mais apena continuar em Linux. Ele vai funcionar melhor nele do que no Windows.

    Responder

  6. Eu posso indicar um host né? rsrs

    Indico a kinghost, pra mim a melhor entre as 3 mais top hoje do brasil, que são locaweb, uolhost e kinghost.

    locaweb ja foi boa, hoje sofre com quedas constantes, uolhost = uma enrolação danada, demoram no mínimo 1 dia pra resolver seus problemas, suporte online lento, porém o plano mais econômico é 10 reais menos que o plano econômico da locaweb.

    e agora a kinhost, a empresa de hospedagem que mais cresceu nos ultimos tempos, suporte maravilhoso, meu site nunca ficou off, e o preço é o melhor dos 2 citados acima

    Responder

  7. Pingback: Como escolher entre o Blogger ou o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Dicas para Blogger: Como criar um Blog Blogger e WordPress | [ Ferramentas Blog ]

  9. Tenho um site wordpress relativamente grande estou usando a hospedagem da hostgator que oferece suporte a conteudo adulto e outros mais plano barato e tudo ilimitado site nunca ficou off. recomendo muito…

    Responder

  10. Estou quase comprando uma hospedagem
    É bem barata (30 por ano) e já ouvi falar muito bem dela
    Mas ainda estou com uma pulga atras da orelha
    Marcos ou Claudio por favor me ajudem!
    Em recursos na parte do MySQL aparece isso:
    “MySQL (4.x / 5.x) 5 contas”
    e também tem esse outro que não entendi:
    “PHP com configuração própria do php.ini 5.x”
    O que quer dizer?
    Quem me ajudar eu agradeço muito

    Obrigado
    PS: pra quem quiser ver aqui está o link: http://www.hospedagem-anual.com.br/recursos-da-hospedagem-de-sites.html

    Responder

    • Tynn,

      Isso do banco de dados MySQL significa que você poderá criar 5 (cinco) bancos de dados MySQL dentro da sua hospedagem.
      Para usar o WordPress você precisar de apenas um banco de dados.
      Sobre o PHP o que estão passando é apenas o padrão.
      Agora precisa saber exatamente estas configurações do servidor. Porque estão falando que é versão 5.x, porém esse “x” é o que?

      Porque o WordPress na versão 3.2 você precisa:
      Versão do PHP 5.2.4 ou superior.
      Versão do MySQL 5.0 ou superior.

      Agora precisa entrar num chat dessa hospedagem, uma FAQ, qualquer coisa que explique a versão corretamente.

      Porém minha sincera opinião sobre isso de hospedagem paga 30 reais por ano, pra mim isso é furada, com certeza o servidor não deve aguentar nada e seu blog vai cair em qualquer pico nos visitantes.
      Acredito que você consegue hospedagem melhor, pagando pouca coisa por mês.

      Responder

  11. Pingback: Blogueiros: Não contratem a UOL Host | [ Ferramentas Blog ]

  12. Claudio, obrigada! Pela primeira vez tenho uma dúvida devidamente esclarecida. Estou fazendo a migração do windows para o linux justamente no UOLHOST. Só faltou dizer que não precisa ter o linux na sua máquina. Essa informação, para leigos como eu, é muito importante!
    Sucesso!
    Fatima Bispo

    Responder

    • Fatima eu avisei sobre não precisar ter o linux em sua máquina sim:

      Quero deixar claro que essas plataformas serão usadas apenas pelo site de hospedagem, isso não significa que você terá que começar a usar um Linux agora para arrumar o seu site.

      Responder

  13. Pingback: O que é Hospedagem Compartilhada para Blogs e sites? | [ Ferramentas Blog ]

  14. Pingback: Como evitar problemas com seu Blog no WordPress.org - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  15. Pingback: Aprenda como modificar o endereço da pasta de mídia do Wordpress.org - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  16. Olá, Claudio. Bom, o artigo já tem mais de 2 anos e penso que os valores já não batem mais. Meu blog WordPress, por exemplo, comecei pagando R$ 25 por mês, com direito a 400 MB. Hospedagem compartilhada com mais de 2 GB de espaço já está custando mais de R$ 100 e banda de 1 Terabyte nem tem em hospedagem compartilhada. O cenário realmente mudou de lá pra cá.

    O artigo, no entanto, apontou pontos importantes a considerar na escolha da hospedagem. Valeu.

    Responder

  17. Bom dia galera, bom gostei do post esclareceu muita coisa mas na hora de hospedar as empresas oferecem tipos de planos diferentes, qual seria o melhor deles para um blog que receber 1000 visitas diárias? ou qual seria o melhor para que essas visitas aumentem sem ter problemas de lentidão com relação ao trafego? esse tipo de duvidas que o pessoal tem e eu to me matando para achar um resposta… abraco!

    Responder

  18. O conselho que eu posso dar é que não se pode levar em consideração empresas que dizem ter recursos ilimitados por que isso não existe… já me ferrei bastante com empresas que oferecem esse tipo de plano… Hoje estou na Kosbit e me atende bem… este é meu conselho, abraços.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.