Qual a vantagem de oferecer Feeds e Newsletter no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

small_business_arrow Tudo o que todo blogueiro deseja é muitas visitas, números altos e crescentes. Sempre trato aqui no [ Ferramentas Blog ] sobre como fidelizar seus leitores e como atrair mais visitas, melhorar a qualidade de seus artigos e focar num nicho, entre outras tantas estratégias para conquistar seu público alvo. Mas muita gente fica na dúvida se deve ou não usar Feeds completos e oferecer atualizações por e-mail (newsletter), com medo de que o leitor não vá à página do blog, já que leu o conteúdo em outro lugar. Mas isso é um engano. Vejamos.

Como vou tratar disso aqui: Assine gratuitamente nosso Feed ou nossa Newsletter para estar sempre atualizado sobre nossas dicas, tutoriais e artigos para bloggers.

Recentemente fiz uma pesquisa aqui sobre a Importância do uso de Feeds para seu blog, demonstrando exatamente o contrário do que muitos pensam. Meus assinantes de Feeds, mais de 90% deles, mesmo tendo lido a atualização no leitor de Feeds, visitam a página do blog, seja para deixar comentários, ler outros textos complementares ou porque preferem mesmo ler o artigo na página e não no Reader.

Mas recebi esse comentário aqui no [ Ferramentas Blog ], com uma dúvida pertinente:

comentario-sobre-newsletter

No artigo: Criar Newsletter para Blog

Realmente não é possível enviar uma atualização para e-mails cadastrados em sua newsletter de forma resumida – não usando o FeedBurner, que ensinamos aqui. E também recomendo que se publique o Feed completo, oferecendo ao leitor assinante, a possibilidade de ler o artigo inteiro, sem precisar abrir o blog, caso ele não queira.

Mas, respondendo a pergunta: Qual seria a vantagem da newsletter?

Fidelização. O mais importante em toda forma de enviar atualizações para seus leitores é que você conquistou um leitor fixo e constante, que está interessado em tudo o que você já publicou e ainda vai publicar. Significa que tal pessoa gostou de seu trabalho e acredita que tudo o que virá será útil da mesma forma. E sobre newsletter, tem uma outra vantagem: os e-mails não carregam todo o conteúdo de um artigo com a mesma qualidade que a página de um blog, perdendo recursos, como vídeos, animações e até imagens ou edições de texto.

Como atrair o leitor de Feed e Newsletter para abrir diretamente o blog?

Por fim, quero dar essas dicas sobre como atrair seus leitores assinantes para que sempre visitem sua página.

1 Interligar conteúdo = Ofereça links complementares, que ao clicarem serão direcionados a outros artigos. Para ver tais artigos, terão sempre que abrir o navegador e carregar o link, já que não é possível abrir links no leitor de feeds ou no e-mail;

2 Ir além do texto = Mantenha sempre o nível de qualidade de seus textos, cite fontes e use outros recursos complementares, além do simples texto;

3 Propor interações = Chame para uma ação, como deixar comentários, dar opinião, responder enquetes e outras formas de interação que são ativas na sua página.

Mas de todas essas sugestões acima, o mais importante é sempre interligar ao máximo seu conteúdo, o que exigirá que o leitor se interesse por algo além daquele novo texto/conteúdo. Veja quantos links e artigos recomendei apenas nessa postagem e tenho certeza de que muitos de meus leitores, aqueles que lerem até o final, vão clicar em algo mais para aprofundar o que acabaram de ver. Alguns poucos virão aqui para comentar e até tratar de suas próprias experiências. Lembre-se: você quer mais leitores, fidelizados, pois esses é que nos motivam a continuar trabalhando.

.

11 Comentários

  1. Eu acho superútil e gosto demais quando os blogs que gosto dispõem do feed ou newsletter.A gente fica sabendo quando o blog é atualizado e escolhe se vai no blog(eu prefiro)ou lê lá mesmo.

    Responder

  2. São informações muito uteis,hoje em dia dificilmente encontra-se algum blog ou website principalmente sem o tão conhecido termo ''assine nosso feed''.

    Responder

  3. @Conga,

    Não há limites de assinantes de Newnsletter e se vc quer saber quantos vc tem, olhe no painel do FeedBurner. Lá tem todas as estatísticas.

    Responder

  4. E pensar que tem blogs bons que acabam só oferecendo feed parcial. Odeio isso. Acabo tirando do G.reader e deixando de ler.

    Responder

  5. Marcos,

    Tenho muitos pedidos de assinatura não confirmados ou desativados. Vc acha interessante enviar um e-mail a essas pessoas avisando-as sobre isso?

    Em caso de mudança da url do feed, ou qualquer coisa relacionada ao blog, vc tmb acha interessante enviar um e-mail a elas falando sobre isso ou pode parecer insistência?

    Parabéns pelo blog, tem muita coisa interessante por aqui!

    Responder

  6. @Luiza,

    Eu não gosto de ser insistente. Deixo sempre para que a pessoa perceba q algo deu errado e q as atualizações não estão chegando.
    Como é escolha da pessoa assinar Feed e newsletter, é preferível não fazer esse tipo de contato.

    Mas essa é minha opinião e pode haver tipos de público q exiga esse tipo de interação. Fica a seu critério mesmo.

    Responder

  7. Pingback: Criar conteúdo exclusivo para assinantes do Feed | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Traduzindo Newsletter do FeedBurner – cadastro e confirmação | [ Ferramentas Blog ]

  9. Marcos,

    Tenho um blog no qual faço atualizações diárias e através do Feedburner há o envio das newsletters para aqueles que se cadastraram. Porém, existem alguns que não confirmam o cadastro e ficam como não verificados, assim não recebendo nossas atualizações.
    Gostaria de saber, por gentileza, se existe alguma outra ferramenta que também faça o envio das newsletters automaticamente após nova postagem e que não seja necessário confirmação de cadastro.
    Agradeço a atenção, desde já, e fico no aguardo da resposta.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.