Qual a vantagem de oferecer Feeds e Newsletter no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

small_business_arrow Tudo o que todo blogueiro deseja é muitas visitas, números altos e crescentes. Sempre trato aqui no [ Ferramentas Blog ] sobre como fidelizar seus leitores e como atrair mais visitas, melhorar a qualidade de seus artigos e focar num nicho, entre outras tantas estratégias para conquistar seu público alvo. Mas muita gente fica na dúvida se deve ou não usar Feeds completos e oferecer atualizações por e-mail (newsletter), com medo de que o leitor não vá à página do blog, já que leu o conteúdo em outro lugar. Mas isso é um engano. Vejamos.

Como vou tratar disso aqui: Assine gratuitamente nosso Feed ou nossa Newsletter para estar sempre atualizado sobre nossas dicas, tutoriais e artigos para bloggers.

Recentemente fiz uma pesquisa aqui sobre a Importância do uso de Feeds para seu blog, demonstrando exatamente o contrário do que muitos pensam. Meus assinantes de Feeds, mais de 90% deles, mesmo tendo lido a atualização no leitor de Feeds, visitam a página do blog, seja para deixar comentários, ler outros textos complementares ou porque preferem mesmo ler o artigo na página e não no Reader.

Mas recebi esse comentário aqui no [ Ferramentas Blog ], com uma dúvida pertinente:

comentario-sobre-newsletter

No artigo: Criar Newsletter para Blog

Realmente não é possível enviar uma atualização para e-mails cadastrados em sua newsletter de forma resumida – não usando o FeedBurner, que ensinamos aqui. E também recomendo que se publique o Feed completo, oferecendo ao leitor assinante, a possibilidade de ler o artigo inteiro, sem precisar abrir o blog, caso ele não queira.

Mas, respondendo a pergunta: Qual seria a vantagem da newsletter?

Fidelização. O mais importante em toda forma de enviar atualizações para seus leitores é que você conquistou um leitor fixo e constante, que está interessado em tudo o que você já publicou e ainda vai publicar. Significa que tal pessoa gostou de seu trabalho e acredita que tudo o que virá será útil da mesma forma. E sobre newsletter, tem uma outra vantagem: os e-mails não carregam todo o conteúdo de um artigo com a mesma qualidade que a página de um blog, perdendo recursos, como vídeos, animações e até imagens ou edições de texto.

Como atrair o leitor de Feed e Newsletter para abrir diretamente o blog?

Por fim, quero dar essas dicas sobre como atrair seus leitores assinantes para que sempre visitem sua página.

1 Interligar conteúdo = Ofereça links complementares, que ao clicarem serão direcionados a outros artigos. Para ver tais artigos, terão sempre que abrir o navegador e carregar o link, já que não é possível abrir links no leitor de feeds ou no e-mail;

2 Ir além do texto = Mantenha sempre o nível de qualidade de seus textos, cite fontes e use outros recursos complementares, além do simples texto;

3 Propor interações = Chame para uma ação, como deixar comentários, dar opinião, responder enquetes e outras formas de interação que são ativas na sua página.

Mas de todas essas sugestões acima, o mais importante é sempre interligar ao máximo seu conteúdo, o que exigirá que o leitor se interesse por algo além daquele novo texto/conteúdo. Veja quantos links e artigos recomendei apenas nessa postagem e tenho certeza de que muitos de meus leitores, aqueles que lerem até o final, vão clicar em algo mais para aprofundar o que acabaram de ver. Alguns poucos virão aqui para comentar e até tratar de suas próprias experiências. Lembre-se: você quer mais leitores, fidelizados, pois esses é que nos motivam a continuar trabalhando.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

11 Comentários

  1. Eu acho superútil e gosto demais quando os blogs que gosto dispõem do feed ou newsletter.A gente fica sabendo quando o blog é atualizado e escolhe se vai no blog(eu prefiro)ou lê lá mesmo.

    Responder

  2. São informações muito uteis,hoje em dia dificilmente encontra-se algum blog ou website principalmente sem o tão conhecido termo ''assine nosso feed''.

    Responder

  3. @Conga,

    Não há limites de assinantes de Newnsletter e se vc quer saber quantos vc tem, olhe no painel do FeedBurner. Lá tem todas as estatísticas.

    Responder

  4. E pensar que tem blogs bons que acabam só oferecendo feed parcial. Odeio isso. Acabo tirando do G.reader e deixando de ler.

    Responder

  5. Marcos,

    Tenho muitos pedidos de assinatura não confirmados ou desativados. Vc acha interessante enviar um e-mail a essas pessoas avisando-as sobre isso?

    Em caso de mudança da url do feed, ou qualquer coisa relacionada ao blog, vc tmb acha interessante enviar um e-mail a elas falando sobre isso ou pode parecer insistência?

    Parabéns pelo blog, tem muita coisa interessante por aqui!

    Responder

  6. @Luiza,

    Eu não gosto de ser insistente. Deixo sempre para que a pessoa perceba q algo deu errado e q as atualizações não estão chegando.
    Como é escolha da pessoa assinar Feed e newsletter, é preferível não fazer esse tipo de contato.

    Mas essa é minha opinião e pode haver tipos de público q exiga esse tipo de interação. Fica a seu critério mesmo.

    Responder

  7. Pingback: Criar conteúdo exclusivo para assinantes do Feed | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Traduzindo Newsletter do FeedBurner – cadastro e confirmação | [ Ferramentas Blog ]

  9. Marcos,

    Tenho um blog no qual faço atualizações diárias e através do Feedburner há o envio das newsletters para aqueles que se cadastraram. Porém, existem alguns que não confirmam o cadastro e ficam como não verificados, assim não recebendo nossas atualizações.
    Gostaria de saber, por gentileza, se existe alguma outra ferramenta que também faça o envio das newsletters automaticamente após nova postagem e que não seja necessário confirmação de cadastro.
    Agradeço a atenção, desde já, e fico no aguardo da resposta.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.